Itamar Vieira Junior e padre Reginaldo Manzotti entre as novidades da Lista Nielsen PublishNews​
PublishNews, Talita Facchini, 09/05/2023
Lista tem cinco novidades entre os autores brasileiros mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento; destaque vai para os livros 'Salvar o fogo' (Todavia) e 'Nunca foi segredo' (Petra)

Itamar Vieira Junior | © Adenor Gondim
Itamar Vieira Junior | © Adenor Gondim
Há duas semanas presente na lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews, o segundo romance de Itamar Vieira Junior, Salvar o fogo (Todavia), entrou também para a Lista Nielsen PublishNews – que apura os autores brasileiros mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento no país – referente ao período de 27 de março a 23 de abril, e divulgada nesta terça (9).

Com o nono lugar em Ficção, Salvar o fogo apresenta a trajetória de personagens como Moisés, que vive com o pai, Mundinho, e sua irmã, Luzia, em um povoado rural conhecido como Tapera do Paraguaçu, às margens do rio de mesmo nome, no interior da Bahia. Ao contar a história da família e do povoado onde moram, Itamar mostra, segundo a editora, que os fantasmas do passado de uma família muitas vezes não se distinguem dos fantasmas do país. Uma trama atravessada pelos traumas do colonialismo que permanecem vivos, como uma ferida ainda aberta.

A outra estreia em Ficção é o livro infantil Uma carta para o pirata (Companhia das Letrinhas), de Mari Bigio. A obra, que garantiu a 17ª posição na lista, conta a história de um pirata que não sabe nadar.

No pódio da categoria estão Carla Madeira com Tudo é rio (Record), Textos para tocar cicatrizes (Alt), de Igor Pires; e o próprio Itamar Vieira Junior, com seu best-seller Torto arado (Todavia).

Padre Reginaldo Manzotti | © Washington Possato
Padre Reginaldo Manzotti | © Washington Possato
Em Não Ficção, outras três novidades. Em quarto lugar entrou Nunca foi segredo (Petra), novo livro do padre Reginaldo Manzotti – que também estreou na lista dos Mais Vendidos do PN no final de março. Na obra, o padre traz um "manual de felicidade" no qual o leitor encontra passagens da Bíblia comentadas e conselhos sobre assuntos diversos.

Na 13ª posição está a obra Entre a lucidez e a esperança (Sextante), da jornalista Ana Michelle Soares, na qual ela encoraja os leitores ao contar sua história de superação depois de descobrir o câncer que ela convivia há mais de uma década se agravou.

Por fim, na 14ª posição entrou o livro Colocando a vida em ordem (Editora Vida), de Deive Leonardo. A obra é um devocional no qual o leitor encontra mensagens inspiradoras.

Não Ficção é liderada por Café com Deus pai (Editora Vida), de Junior Rostirola; seguido por Thiago Nigro e seu Do mil ao milhão (HarperCollins) e Paulo Vieira e seu best-seller O poder da autorresponsabilidade (Gente).

No Ranking das Editoras, o Grupo Companhia das Letras ficou com a primeira posição com oito livros emplacados na lista. A Planeta aparece em seguida, com seis livros; e Grupo Editorial Record e Sextante dividem o bronze com três livros cada.

[09/05/2023 08:00:00]