Junior Rostirola e Carla Madeira dominam a Lista Nielsen PublishNews em 2023
PublishNews, Talita Facchini, 09/01/2024
Autores estiveram presentes em todas as apurações de 2023; na última lista do ano, destaque para as estreias de Paula Pimenta e Mari Bigio

Junior Rostirola e Carla Madeira | © Divulgação
Junior Rostirola e Carla Madeira | © Divulgação

A última Lista Nielsen PublishNews de 2023, referente ao período de 4 a 31 de dezembro, trouxe poucas novidades e algumas constatações.

A primeira delas é o domínio da obra Café com Deus pai, de Junior Rostirola. Se na Lista Anual dos Livros Mais Vendidos do PN a edição da Editora Vida garantiu o primeiro lugar do pódio com mais de 90 mil exemplares vendidos, na Lista Nielsen – que apura os autores brasileiros mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento no país –, em Não Ficção, a edição da editora Vélos ficou com o a primeira posição em dezembro, com a edição da editora Vida logo em seguida.

Para completar o pódio, Deus aparece novamente, dessa vez na obra de Rodrigo Bibo, O Deus que constrói sonhos (Thomas Nelson).

Sem novidades, a lista de Não Ficção traz ainda nomes como Thiago Nigro (Do mil ao milhão / HarperCollins), Paulo Vieira (O poder da autorresponsabilidade / Gente), Augusto Cury (Ansiedade – Como enfrentar o mal do século / Saraiva) e Rita Lee com Uma biografia e Outra biografia.

Paula Pimenta | © Marcio Rodrigues / Lumini Fotografia
Paula Pimenta | © Marcio Rodrigues / Lumini Fotografia
Em Ficção, o destaque vai para a estreia da 5ª temporada de Minha vida fora de série (Gutenberg), de Paula Pimenta, na segunda posição. No quinto volume da série – que teve todas as edições anteriores passando pela lista dos mais vendidos – a personagem Priscila embarca para Nova York depois de mudar completamente o rumo de sua vida. Determinada a deixar o passado para trás, ela acaba conquistando bem mais do que esperava.

Além da estreia de Paula Pimenta, Mari Bigio emplacou três obras da série Canoa na lista: Aliens: a lição, na 17ª posição; A bruxa do breu, na 18ª e A sereia garbosa, na 20ª. Publicada pela Companhia das Letrinhas, a coleção Canoa tem como objetivo levar literatura infantil de qualidade a um preço popular para todos os pequenos leitores. Todas as obras custam R$ 9,90.

No topo da lista de Ficção, a outra constatação do ano que passou: o domínio de Carla Madeira. Tudo é rio (Record) manteve o primeiro lugar da categoria durante todo o ano de 2023. O terceiro lugar ficou com As aventuras de Mike – A origem de Robson (Outro Planeta), de Gabriel Dearo e Manu Diligio. Assim como Madeira, o casal de influenciadores apareceu na Lista Nielsen PublishNews durante todo o ano e terminou a listagem anual com um total de cinco obras emplacadas na lista.

No Ranking das Editoras, quem terminou o ano na primeira posição foi a Planeta, com 11 obras na lista. O segundo lugar ficou com o Grupo Companhia das Letras, com cinco; e Grupo Editorial Record e HarperCollins dividiram o bronze com quatro obras cada.

A lista Nielsen PublishNews baseia-se nos dados da solução Nielsen Bookscan oferecida no Brasil, para autores nacionais. São consolidadas mensalmente as vendas de livros nacionais na base de livrarias e varejistas onde a Nielsen mede o número de livros vendidos na boca do caixa.

[09/01/2024 10:00:00]