Padre Reginaldo Manzotti lidera a Lista Nielsen PublishNews
PublishNews, Thales de Menezes, 30/08/2022
'O poder da cura' está no pódio da categoria Não Ficção do levantamento que apura os autores brasileiros mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento no país.

Padre Manzotti | © Washington_Possato Divulgação
Padre Manzotti | © Washington_Possato Divulgação
O padre Reginaldo Manzotti, não contente em liderar pelas duas últimas semanas a Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews, coloca seu O poder da cura (Petra) também no topo da Lista Nielsen PublishNews, na categoria Não ficção. Esse levantamento apura os autores brasileiros mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento no país. Os números divulgados agora são referentes ao período de 18 de julho a 14 de agosto.

Quem completa o pódio de Não ficção ao lado de Manzotti são dois velhos conhecidos daqueles que acompanham essa apuração. Em segundo está Tiago Brunet, com Especialista em pessoas (Academia), e em terceiro vem Thiago Nigro, com Do mil ao milhão (HarperCollins), que já frequenta posições no alto da tabela há três anos.

Laurentino Gomes, que liderava as vendas no período anterior com o último volume da sua trilogia Escravidão (Globo Livros) caiu para o quarto lugar. Ele é seguido na quarta e na quinta posições por dois livros de Paulo Vieira pela editora Gente, O poder da ação e O poder da autorresponsabilidade, respectivamente.

A lista de Ficção é dominada por títulos que persistem em não deixar o topo dos mais vendidos. Em primeiro lugar, volta o fenômeno Torto arado (Todavia), de Itamar Vieira Júnior. Na segunda posição, Tudo é rio (Record), de Carla Madeira. Em terceiro lugar, o sucesso young adult brasileiro Conectadas, que Clara Alves lançou pela Seguinte.

É interessante observar que na categoria Ficção quatro livros clássicos aparecem na lista: Dom Casmurro (Principis), de Machado de Assis, Capitães de areia (Companhia de Bolso), de Jorge Amado, A hora da estrela (Rocco), de Clarice Lispector, e Quarto de despejo (Ática), de Carolina Maria de Jesus.

Apenas um livro aparece como novidade nesse período. Na décima posição da lista de Não Ficção está Passaporte 2030 (Avis Rara), no qual Guilherme Fiuza mostra que o mundo está mergulhado num totalitarismo disfarçado de proteção à vida humana. Ele propõe explicar como a chamada Agenda 2030 pode acabar com as liberdades individuais.

Na mesma lista, é interessante observar a entrada do livro Ponto de inflexão (Buzz), na 18ª posição, em que Flávio Augusto da Silva discorre sobre as decisões especiais que as pessoas tomam na vida, decisões que têm o poder de mudar o rumo da história de cada um. A obra havia entrado pela última vez na Lista Nielsen em 28 de outubro do ano passado. É um grande retorno.

No Ranking das Editoras, estão empatadas em primeiro lugar a Globo e o Grupo Companhia das Letras, com seis livros cada. Em segundo lugar vem a Planeta , com cinco títulos, seguida do Grupo Editorial Record, com três livros.

[30/08/2022 12:00:00]