International Excellence Awards divulga finalistas, em mais um ano sem representantes brasileiros
PublishNews, Talita Facchini, 04/03/2022
Prêmio da Feira de Londres celebra os mercados globais e a inovação da atividade editorial fora do Reino Unido. Espanha aparece com três indicações, enquanto a Grécia foi selecionada pela primeira vez

Nesta sexta (04), a Feira do Livro de Londres anunciou os finalistas do International Excellence Awards 2022, que celebra os mercados globais e a inovação da atividade editorial fora do Reino Unido. Nesta nona edição, 16 países estão entre os finalistas, e pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil ficou de fora.

São oito categorias que reconhecem as conquistas editoriais, organizações e indivíduos que demonstraram criatividade, paixão e engenhosidade no último ano. A novidade este ano é a Grécia, que foi selecionada pela primeira vez, enquanto a Espanha lidera com três indicações.

Em Editora Infantil e Young Adult – nova categoria deste ano – concorrem as editoras Damla Publishing (Turquia), Thierry Magnier (França) e Tulika Publishers (Índia), enquanto na categoria Iniciativa de Tradução Literária estão na disputa a livraria independente Al Kotob Khan (Egito), o projeto Europe Comics (Bélgica) e o Institut Ramon Llull (Espanha).

Em Livraria do ano, concorre a La Mistral, livraria espanhola que nasceu em plena pandemia. A loja, que oferece livros de poesia, ensaios e arte, tem também espaço para café, palco para apresentações e se define como um "ponto de encontro que faz o cliente não querer ir embora". Também estão na disputa a norueguesa Norli Universitetsgata, aberta em março de 2019, e a Rahva Ramat Viru Store, que atua na Estônia desde 2004 e é hoje a maior livraria do país.

Fachada da livraria espanhola La Mistral | © Site da Livraria
Fachada da livraria espanhola La Mistral | © Site da Livraria

House of Wisdom, biblioteca pública de Sharjah | © Talita Facchini
House of Wisdom, biblioteca pública de Sharjah | © Talita Facchini
Já na categoria Biblioteca do ano, são finalistas a City of Johannesburg, da África do Sul; a “Fran Galovic" Koprivnica Public Library, da Croácia; e a House of Wisdom, biblioteca pública de Sharjah (EAU) que abriu em novembro de 2020 e junta tecnologia com a melhor experiência para os leitores: há espaço infantil, áreas de descanso, espaço exclusivo para mulheres – e no qual elas podem descansar em pequenos quartos – e até espaço para exposição de arte.

As americanas Macmillan Audio e Penguin Random House concorrem com a dinamarquesa Saga Egmont na categoria Editora de Audiolivros. Lembrando que a Penguin foi a vencedora do prêmio em 2018.

Também nas últimas edições do International Excellence Awards, o Brasil marcou presença e garantiu alguns prêmios. Em 2016, foi premiado com a Festa Literária das Periferias (Flup); em 2017, foi a vez da Tag – Experiências Literárias, mesmo ano em que Luiz Schwarcz recebeu o London Book Fair Lifetime Achievement; e em 2019, foi finalista com a Biblioteca Villa-Lobos concorrendo como Melhor biblioteca; Leonardo Neto, ex-editor do PN, como Melhor jornalista na cobertura do setor, e venceu com a Ed5 na categoria Consórcio de livros acessíveis.

Os vencedores do International Excellence Awards, bem como o ganhador do London Book Fair Lifetime Achievement Award, serão anunciados no final de março.

Confira a lista completa dos finalistas.

Editora de Audiolivros
Macmillan Audio (EUA)
Penguin Random House Audio (EUA)
Saga Egmont (Dinamarca)

Livraria do Ano
La Mistral (Espanha)
Norli Universitetsgata (Noruega)
Rahva Ramat Viru Store (Estônia)

Biblioteca do Ano
City of Johannesburg (África do Sul)
“Fran Galovic" Koprivnica Public Library (Croácia)
House of Wisdom (Sharjah - EAU)

Inovação Educacional
Caramel Tree (Canadá)
Editions Animées (França)
Hamilton House Publishers (Grécia)

Profissional de Direitos (categoria patrocinada pela Sharjah Book Authority)
Anna Soler-Pont, The Pontas Agency (Espanha)
Fatimah Abbas, Fatimah Abbas Literary Agency (FALA) (Egito)
Gray Tan, Grayhawk Agency (Taiwan)

Editora Infantil e Young Adult
Damla Publishing (Turquia)
Thierry Magnier (França)
Tulika Publishers (Índia)

Iniciativa de Tradução Literária
Al Kotob Khan (Egito)
Europe Comics (Bélgica)
Institut Ramon Llull (Espanha)

Inclusão na publicação (exclusivo para editoras do Reino Unido)
Knights Of
Bloomsbury
Saqi Books

[04/03/2022 08:00:00]