Tópicos que movimentaram as discussões na Feira do Livro de Londres 2024
PublishNews, Redação, 19/03/2024
Questões como usos da inteligência artificial no mercado editorial, produção de audiolivros, sustentabilidade e exportações de livros de língua inglesa foram os temas dominantes

Feira do Livro de Londres foi considerada movimentada neste 2024 | © Edward Hill / LBF
Feira do Livro de Londres foi considerada movimentada neste 2024 | © Edward Hill / LBF
Questões como usos da inteligência artificial no mercado editorial, produção de audiolivros, sustentabilidade e exportações de livros de língua inglesa foram os temas dominantes da Feira do Livro de Londres 2024, realizada entre os dias 11 e 14 de março, na capital inglesa. Segundo diversos veículos e impressões compartilhadas por profissionais nas redes sociais, a questão tecnológica se impôs como tema central nos debates e conversas na Feira, que também evidenciou a situação de que as editoras de língua inglesa veem seu faturamento com vendas para o exterior aumentar consideravelmente.

A Feira também anunciou as datas para sua edição de 2025: 11 a 13 de março, no Olympia Theatre.

O PublishNews reuniu alguns tópicos que chamaram atenção dos colegas na Feira de Londres 2024.

  • Uso da inteligência artificial de maneira geral

Segundo Andre Castro – reitor da nova Faculdade Labpub – "a IA foi tema da maioria das palestras, mesmo quando ela não era o tema principal acabava sendo mencionada", escreveu em sua página no Linkedin. "O que ficou claro é que as grandes editoras inglesas já estão usando o IA em todos os seus processos produtivos. Em alguns casos a utilização é bem explícita, em outros casos fica subentendido. Seguem algumas: a) Marketing e vendas- todas usam para tudo. Campanha de rede social, metadados, imagens, textos e muito na análise de dados. b) Produção editorial - algumas já admitem utilizar em parte do processo, como em uma segunda revisão de texto, correção ortográfica e gramatical. c) Tradução - ninguém admitiu utilizar totalmente mas já se observa que os trabalhos que vão para tradução estão sendo finalizados antes. Estariam os tradutores utilizam IA para dar agilidade ao trabalho ? Isso seria uma forma de canibalizar o mercado, pois o mesmo tradutor consegue fazer mais trabalhos tirando o trabalho de outros? Não sei… d) Narração de livros - utilização total. Alguns alegam que isso ajuda a aumentar o acervo e que com isso beneficia o setor e a sociedade. Também não sei…"

A editora brasileira Karine Pansa, presidente da International Publishers Association (IPA), participou de um dos principais painéis da Feira, ainda no dia 12. "Não entendemos as consequências da IA sobre os direitos autorais", comentou. "Podemos dizer com facilidade que nosso conteúdo está sendo utilizado, sem permissão e sem licenciamento, pela IA". Questões relacionadas à liberdade de publicação e movimentações contra as diferentes censuras de livros ao redor do mundo também foram abordadas.

  • Inteligência artificial na tradução

Um painel realizado no dia 13 de março reuniu especialistas para discutir a questão da tradução e IA. O diretor executivo do British Centre for Literary Translation, Duncan Large, disse que até pouco tempo atrás o setor de tradução estava em negação. "Tradutores têm usado as tecnologias para uma assistência básica, como com dicionários online, mas também foram muito resistentes à ideia de que uma tradução via máquina poderia ter um papel significativo no trabalho", disse, segundo o Publishers Weekly. Isso mudou com os sistemas generativos.

Os participantes do painel mostraram dados da Society of Authors (SA) do Reino Unido, de que 9 em cada 10 profissionais da produção literária acreditam que o uso de IA vai substituir trabalhos e oportunidades no setor.

  • E o uso da IA nos audiolivros?

Outro painel discutiu o futuro do áudio na indústria. Executivos do alto escalão de empresas como Audible, Storytel e Spotify discutiram as possibilidades, e segundo o PW, eles concordaram que precisa haver transparência. "É preciso haver transparência e confiança", disse Videl Bar-kar, head de audio da Bookwire. "Os consumidores precisam decidir".

  • Já sobre o futuro dos audiolivros

Michele Cobb, diretora executiva da Audio Publishers Association, compartilhou dados do mercado nos EUA: pela primeira vez em 2023, a pesquisa da Associação mostrou que mais de 50% dos adultos nos EUA ouviram um audiolivro. As receitas do subsetor cresceram a dois digitos por 11 anos seguidos. Os debatedoras também concordaram que mercados de língua inglesa ainda tem muito a crescer, a começar pelo mercado em língua espanhola, que atinge meio bilhão de pessoas no mundo todo.

Aurelie de Troyer, VP e head de conteúdo da Audible no Reino Unido e Europa, falou que os investimentos da empresa devem focar em conteúdo próprio e produções dedicadas. Ela também mencionou a expansão da Audible para novos mercados em desenvolvimento, como Japão, Espanha e Brasil.

  • Exportação de livros em língua inglesa

Outro tópico que chamou atenção na Feira foi o crescimento das vendas dos livros em inglês em outros mercados da Europa, um fato que se consolida conforme a "geração TikTok" aparenta gostar de ler os livros sem tradução. O mercado total de livros em língua inglesa na Europa em 2022 foi de £ 4,1 bilhões (R$ 26 bilhões), com um crescimento de 8% em relação ao ano anterior.

Trailblazers Award

A Feira também reconheceu os vencedores dos Trailblazers Awards 2024, reconhecendo alguns dos jovens talentos nos seus primeiros dez anos na indústria do livro.

Os vencedores da nona edição anual do prêmio incluem uma Gerente de Marketing e Co-diretora que defende a liderança feminina na publicação; uma Editora Assistente, especialista em Estudos do Oriente Médio; uma Diretora de Publicação responsável por publicar best-sellers do Sunday Times; uma Gerente Sênior de Comunicação e duas vezes vencedora do prêmio PPC Best Newcomer; uma Gerente Online, que usa sua plataforma para promover autores estreantes e vozes sub-representadas; e um assessor de imprensa especializado em literatura infantil.

Os vencedores do Trailblazers Awards 2024 | © LBF
Os vencedores do Trailblazers Awards 2024 | © LBF
Os vencedores dos Prêmios Trailblazers 2024 foram:

  • Cassie Rocks, Marketing Manager, HarperCollins & Co-director, The FLIP (Female Leadership in Publishing)
  • Humairaa Dudhwala, Assistant Editor, Manchester University Press
  • Molly Powell, Publishing Director, Hodderscape
  • Niamh Anderson, Senior Publicity Manager, Little Brown Book Group
  • Renae Prince, Online Manager, Fane
  • Rory Codd, Press Officer at Farshore, HarperCollins Publishers
[19/03/2024 09:16:45]