Publicidade
Waterstones adquire Blackwell’s
PublishNews, Talita Facchini, 02/03/2022
Maior livraria independente do Reino Unido faz parte agora da principal rede de livrarias do país. Valor da transação não foi divulgado.

Blackwell's | © Soham Banerjee / Wiki Commons
Blackwell's | © Soham Banerjee / Wiki Commons
A Waterstones – maior rede de livrarias do Reino Unido – adquiriu a Blackwell's, maior livraria independente do país. A compra, que não teve o valor revelado, encerra os 143 anos de uma propriedade familiar e sinaliza uma maior concentração da indústria livreira.

Com 18 livrarias pelo país, a Blackwell's é referência em livros acadêmicos e opera a Heffers, em Cambridge. A rede foi colocada à venda este mês depois que seus proprietários abandonaram um plano de entregá-la aos funcionários. Agora, assim como a Foyles, que foi comprada pela Waterstones em 2018, a Blackwell's continuará tendo sua própria marca e passará a fazer parte do fundo Elliott Investment Management, que em 2019 também comprou a Barnes & Noble.

"Blackwell's e Heffers estão entre os nomes mais ilustres do mercado livreiro, um legado pelo qual temos o maior respeito", avaliou James Daunt, diretor administrativo da Waterstones. "Estamos muito ansiosos para trabalhar ao lado dos livreiros da Blackwell's enquanto garantimos o futuro dessas maravilhosas livrarias e preservamos a venda de livros acadêmicos em tantas cidades e campi em todo o Reino Unido.", completou.

Toby Blackwell, que vendeu a livraria independente, disse que achar compradores foi um grande desafio e que vê a Waterstones como "o comprador certo no momento certo". “Este é um resultado positivo para Waterstones, para a Blackwell’s e para todos os nossos clientes no Reino Unido e no exterior, que ainda poderão desfrutar da natureza individual do que ambas as marcas oferecem”, comentou.

Já David Presscot, CEO da Blackwell's, disse que a aquisição garantirá que o futuro da livraria e de seus funcionários seja seguro e falou sobre o compromisso feito pela gigante do Reino Unido. "A Waterstones delineou seu compromisso de investir em nosso pessoal, nossas lojas e em nossa crescente operação de comércio eletrônico. Sua aquisição garantirá que a Blackwell's continue a fazer parte do cenário de venda de livros a longo prazo."

[02/03/2022 09:20:00]
Matérias relacionadas
O livreiro britânico que saneou finanças de duas redes gigantescas ao assumir como CEO de Waterstones e Barnes & Noble, respectivamente em 2011 e 2019, dá depoimento e entrevista no painel 'Como salvar sua livraria',
CEO das redes Barnes & Noble e Waterstones recebeu comenda do Império Britânico durante as comemorações do jubileu da rainha; ele está entre os convidados do InterLivro, programação de debates organizada pelo PN na Bienal do Livro de SP
Novo CEO da maior rede de livrarias dos EUA disse que as mudanças necessárias passarão por um novo desenho das lojas, pela curadoria dos seus catálogos e mais investimentos, afinal, ‘lojas precisam de amor e de dólares’
Leia também
Assessor lidará com obras infantojuvenis e educacionais
Oportunidades são para as áreas editorial e financeira
Nova editora do Grupo Elo Editorial é voltada para a educação e conta com pautas com alta demanda no mercado atualmente, como a diversidade