Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 08/01/2026
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Monica Ramalho, 08/01/2026

"Nas manhãs de quinta-feira, Rosângela dos Santos já sabe que é dia de servir com esmero as mesas do salão do Petit Trianon, na sede da Academia Brasileira de Letras. O ritual atravessa gerações desde julho de 1897, quando a ABL foi fundada por quarenta escritores arregimentados pelos colegas de ofício Machado de Assis, o primeiro presidente, e Joaquim Nabuco, secretário-geral. O encontro semanal é uma tradição inaugurada no século XIX, nos moldes da Académie Française e sob as bênçãos de Dom Pedro II. Quase 130 anos depois, o Chá das Cinco continua aproximando os acadêmicos, antes e depois das sessões plenárias. O objetivo é propôr um respiro nos debates mais sérios e oferecer — de bandeja — certa leveza ao convívio entre os companheiros de fardão". Leia a reportagem completa, publicada na segunda edição impressa da Revista PublishNews.

PublishNews, Fernando Tavares, 08/01/2026

Uso de IA já é realidade entre autores e editores brasileiros | © Freepik"Iniciei o ano com uma leitura densa e provocante, daquelas que em tempos de scrolling as pessoas não fazem mais, que porém são necessárias para nos mantermos lúcidos, críticos e abertos às mudanças: o artigo se chama Distant Writing: Literary Production in the Age of Artificial Intelligence, do filósofo Luciano Floridi. Muitos de nós já usamos a inteligência artificial para estruturar ideias, redigir parágrafos e escrever textos. Isso já é uma realidade entre autores e editores brasileiros. A grande contribuição deste artigo não é apresentar uma tecnologia nova, mas sim dar nome a esta forma de escrita, estruturá-la e pensar mais profundamente sobre o impacto que pode ter no nosso mercado. Por que isso é importante? Leia a coluna completa de Fernando Tavares para saber!

PublishNews, Redação, 08/01/2026

O Institut Français de Paris está com inscrições abertas para o primeiro edital do Programa de Apoio à Publicação – Cessão de Direitos 2026, até o dia 6 de fevereiro. Desde 1990, o Programa contribui para a tradução e publicação de mais de 26 mil títulos de autores franceses e francófonos em 80 países. Focado na venda de direitos, o programa contribui para o trabalho e o envolvimento de editoras estrangeiras (incluindo as brasileiras) na publicação de autores francófonos. As bolsas são destinadas a editoras que queiram incluir em seus catálogos versões originais ou traduzidas de textos de escritores do francês, originalmente publicados na França. Clique no Leia mais para saber como se inscrever.

PublishNews, Redação, 08/01/2026

Neste começo de ano, o PublishNews lança o grupo de Dicas de Leitura do HUB PN, um canal exclusivo no Whatsapp para que amantes de livros e entusiastas do mercado possam se aproximar de novas leituras e autores. No grupo, semanalmente, o PN compartilhará alguma "leitura do momento", seja um livro que algum membro da equipe leu recentemente, seja algum título de notável repercussão no meio do mercado literário. O espaço também serve como uma alternativa à já tradicional seção de lançamentos do PublishNews, que divulga os principais novos títulos do mercado diariamente. Com o slogan "Conectando leitores e o mercado do livro", o canal de comunicação online está hospedado no WhatsApp e nada mais é do que uma comunidade para reunir pessoas em grupos de assuntos específicos. Empresas e editoras como Amazon, Aleph, Primavera e Globo Livros são algumas das empresas que já divulgaram no espaço. Leia mais!

PublishNews, Beatriz Sardinha, 08/01/2026

Freida McFadden | © Mira Whiting Photography / Reprodução site oficial Freida McFaddenA escritora Freida McFadden emergiu como um fenômeno de vendas nos últimos anos por conta de seus thrillers psicológicos contemporâneos, com personagens em situações-limite e surpreendentes plot twists – características clássicas nas histórias de Freida, como define Mariana Kaplan, Diretora de Marketing da Arqueiro, selo que publica parte dos livros da autora no Brasil. O ano começa forte para McFadden por aqui, com a estreia da adaptação cinematográfica de A empregada, seu best-seller de maior sucesso, e o lançamento de Querida Debbie, programado para março. A autora tem formação em medicina — mais especificamente no estudo de lesões cerebrais —, histórico que pode explicar parte do seu estilo de escrita, de suas histórias e personagens. Acesse a nota para saber mais sobre a autora de suspense!

PublishNews+, Redação, 08/01/2026

O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, adianta, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Entre as novidades está a edição revisitada e atualizada do livro que conta a história dos Rolling Stones. Escrito por Christopher Sandford, a biografia The Rolling Stones: Sessenta anos (Record) revela como o grupo transformou talento, teimosia e um pouco de autodestruição em história da música. Outro lançamento de destaque do período é ULIS (Nemo), quadrinho em que Fabien Toulmé ilumina os bastidores da inclusão escolar em seu país. A HQ expõe as tensões do cotidiano escolar, o peso do preconceito, as pequenas vitórias que passam despercebidas e o impacto profundo da escuta atenta na vida desses jovens. Inspirada em experiências reais, a obra oferece uma reflexão necessária sobre empatia, acessibilidade e o papel social da educação. Confira todas as novidades clicando aqui. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.

PublishNews, Redação, 08/01/2026

No domingo, 20 de janeiro, Dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, um passeio guiado gratuito pelas ruas do Flamengo convida o público a revisitar a passagem pela cidade da poeta francesa Jane Catulle Mendès, responsável por consagrar a expressão Cidade Maravilhosa. A atividade começa às 16h, com ponto de encontro na Praça José de Alencar, e integra a programação inspirada no livro A poeta da Cidade Maravilhosa (Autêntica Editora). “Este ano da visita da madame Catulle Mendès foi repleto de acontecimentos impressionantes e pouco conhecidos nos dias de hoje. Em 1911, as mulheres foram às ruas comemorar a homologação do Partido Republicano Feminino e um aviador realizou o feito de voar pela primeira vez sobre a Baía de Guanabara. São episódios sobre os quais também vou falar neste tour”, adianta ao autor. Para descobrir como participar, acesse a notícia!

PublishNews, Redação, 08/01/2026

A organização francesa sem fins lucrativos Fontaine O Livres anunciou, nesta semana, as editoras selecionadas para a edição 2026 do Le Tour d’Europe de l’édition indépendante, programa dedicado ao fortalecimento da publicação independente de língua francesa no mercado internacional. Criado em 2021, o Le Tour d’Europe tem como objetivo ampliar a presença internacional de editoras independentes, promovendo a expansão de redes profissionais, a visibilidade de catálogos no mercado de direitos autorais e a qualificação técnica em áreas como contratos, acordos de tradução e negociações internacionais. Acesse a nota para descobrir quais são as editoras e saber mais da iniciativa.

“Um dos méritos da poesia, que muita gente não percebe, é que ela diz mais que a prosa, e em menos palavras do que a prosa.”
Voltaire
filósofo francês (1694 - 1778)
1.
Elo Monsters Books: Flow Pack
2.
Engenharia do lucro
3.
A saúde do coração na era da alta performance
4.
Do dia para a noite (Day to night)
5.
Entre o ego e o sagrado
6.
Mais esperto que o diabo
7.
Dias quentes (Spring Summer)
8.
Isso e aquilo (This & That)
9.
Dias frios (Fall Winter)
10.
Educação da tristeza
 
PublishNews, Redação, 08/01/2026

Uma das maiores produções da história da Netflix, Stranger Things conquistou milhões de fãs e diversos prêmios durante sua exibição. Agora, este fenômeno audiovisual ganha sua aguardada conclusão — mas as histórias de Hawkins continuam na literatura. Escrito por Caitlin Schneiderhan, uma das roteiristas da última temporada da série, Stranger Things: De um jeito ou de outro (Intrínseca, 272 pp, R$ 69,90 – Trad.: Sofia Soter) se passa após os eventos da 4ª temporada e apresenta uma investigação conduzida por duas das personagens mais queridas pelos fãs: Nancy Wheeler e Robin Buckley. Dois meses depois o devastador terremoto causado por Vecna, a cidade de Hawkins tenta se reerguer da destruição. Nancy segue em sua busca por respostas e vingança, sabendo que sua realidade permanece sob a nefasta influência do Mundo Invertido. Prestes a se formar no ensino médio, ela se vê dividida entre o sonho de entrar na faculdade e a sensação de que não pode deixar tudo para trás por conhecer a ameaça que ainda ronda sua cidade e aqueles que ama.

PublishNews, Redação, 08/01/2026

Em Venham e juntem-se a mim (TAG e Nova Fronteira, 256 pp, a partir de R$ 74,90 – Trad.: Regina Lyra), publicado originalmente em 1974, Maya Angelou continua a narrativa iniciada em Eu sei por que o pássaro canta na gaiola, aprofundando o retrato de uma vida marcada pela busca de identidade, liberdade e dignidade. Nesta segunda parte de sua série autobiográfica, a autora — uma das vozes mais influentes da literatura americana do século XX — reconstrói o período de sua juventude, entre os dezessete e os dezenove anos, quando tenta encontrar seu lugar em um mundo que lhe oferece poucas opções, mas exige força, coragem e reinvenção constante. Ambientado no pós-guerra dos EUA, o livro também funciona como um retrato social de uma época: os anos 1940 e 1950, quando a população negra começava a reivindicar espaço em um país ainda profundamente dividido.

PublishNews, Redação, 08/01/2026

Com mais de 10 milhões de livros vendidos no mundo, Ruth Ware consolidou sua reputação como uma das principais vozes do suspense contemporâneo. Em O casal perfeito (Rocco, 352 pp, R$ 84,90 – Trad.: Ulisses Teixeira), a autora oferece um thriller psicológico que transforma um reality show em pesadelo. Lyla Santiago está em uma fase difícil. Sua pesquisa de pós-doutorado não deu frutos, ela tem certeza de que não renovarão seu contrato, e as coisas com o namorado Nico, um ator aspirante, não vão muito bem. Quando surge a oportunidade de participar de um novo reality show com casais, ela concorda em fazer o teste com ele. Após um processo de audição relâmpago, Lyla se vê transportada para um paraíso tropical com Nico, onde competirão contra outros quatro casais por um considerável prêmio em dinheiro. Porém, o que começa como um sonho paradisíaco rapidamente se transforma em pesadelo no momento em que uma tempestade atinge a ilha.

PublishNews, Redação, 08/01/2025

O livro A única da sala (FTD, 144 pp, R$ 78) aborda um tema sempre urgente: o racismo cotidiano, as violências sutis que permeiam as relações étnico-raciais brasileiras. Com uma narrativa literária, a autora Tathyana Viana toca nessa ferida aberta ao pôr em foco a vivência da protagonista Tereza, seus pensamentos e sentimentos. Tereza é uma menina de onze anos que, durante uma aula, percebe a origem de seu incômodo na escola de alto padrão onde passou a estudar: ela é a única criança negra da turma, e uma das poucas de todo o colégio. A partir daí, começa a identificar e compreender as agressões perpetuadas por colegas e professores, inclusive os bem-intencionados. O colorido intenso das ilustrações de Amanda Lobos amplia a potência da obra, fazendo reverberar uma das mensagens mais importantes para os dias de hoje: a luta antirracista é coletiva.

 
©2001-2026 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.