Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Monica Ramalho, 18/12/2025
No meio editorial, um assunto que nunca sai de moda são os prêmios literários. Para muito além do questionamento se aumentam ou não as vendas dos exemplares, eles trazem prestígio e abrem cortinas — nesse mercado altamente competitivo pelo volume de livros publicados diariamente — para escritoras e escritores que sonham em viver do que batucam em silêncio nos seus teclados. Há prêmios para todos os tipos de escritores: cronistas, romancistas, de fantasia, infantojuvenil, romance, poesia. É um pouco impressionante acompanhar o movimento de tanta premiação. Aqui no PublishNews, noticiamos quase toda semana sobre um concurso que prorroga as inscrições aqui, um troféu que já descobriu o nome de quem o levará para casa acolá. Ficam, então, as perguntas pairando no ar: para que serve tanto prêmio? O que ganha quem vence um prêmio literário? Leia a reportagem com quem cria e organiza prêmios e escritores contemplados.
PublishNews, Redação, 18/12/2025
Nesta semana, PublishNews e Great Place to Work celebraram a segunda edição do ranking Melhores Empresas Para Trabalhar – Mercado Editorial: conheça aqui as vencedoras. A novidade agora é que o relatório sobre o trabalho está disponível para download e deve interessar não apenas aos profissionais de gestão de pessoas, mas a qualquer um interessado nas dinâmicas do setor do livro do país. Os rankings do GPTW reconhecem e celebram organizações que lideram a criação de locais de trabalho exemplares, nos quais a maturidade profissional é tratada como um ativo valioso, de acordo com a consultoria global. Relatórios são gerados a partir dos rankings, e não apenas destacam as empresas que priorizam o bem-estar e a satisfação de suas equipes, como também evidenciam aquelas na vanguarda dessa evolução. “Este ranking é mais que um selo de excelência, é um holofote que ilumina editoras no centro de iniciativas progressistas e inclusivas”, diz um trecho do relatório do ranking Mercado Editorial. Clique no Leia mais para ver o relatório.
PublishNews, Lu Magalhães, 18/12/2025
O evento de premiação das Melhores Empresas para Trabalhar GPTW Mercado Editorial – realizado em São Paulo, nesta semana, pelo Great Place to Work e PublishNews – me trouxe reflexões que, embora não sejam novas, são aquelas que permanecem significativas ao longo da vida. Mais do que avaliar a gestão de pessoas ou o clima organizacional dos players do setor, esse levantamento revela o quão inquietos estão os profissionais dessa indústria diante dos desafios. E, um deles, é a dúvida sobre como podemos manter vivo o interesse nos livros. Para além do desafio de formar leitores, é fundamental repensar os lugares onde o livro pode existir. Não apenas como objeto de consumo, mas como dispositivo cultural capaz de gerar encontros, pertencimento e curiosidade em territórios que não foram, historicamente, pensados para a leitura. Clique no Leia mais para continuar lendo a reflexão.
PublishNews, Redação, 18/12/2025
A Edições CNBB anunciou a chegada de Alex Silva como o novo Gerente Comercial da casa. "Este reforço em nossa equipe reflete o nosso compromisso contínuo em fortalecer a nossa missão de evangelizar através da cultura e do conhecimento, aprimorando cada vez mais o atendimento aos nossos parceiros e a distribuição de nossas obras por todo o Brasil. O Alex chega com a missão de estreitar laços, ouvir as demandas do mercado e construir novas oportunidades de crescimento conjunto", diz uma nota da editora enviada ao mercado. Alex trabalhou por 21 anos na distribuidora Loyola, e depois foi trabalhar na Buzz Editora, onde ficou por sete anos, como representante de vendas. Em fevereiro deste ano, a Edições CNBB o convidou pra assumir a gerência da unidade em São Paulo, e agora ele foi promovido a gerente nacional.
PublishNews, Redação, 18/12/2025
A Acaso Cultural (Rua Vicente de Sousa, 16, Botafogo – Rio de Janeiro / RJ) recebe, no dia 21 de dezembro, às 16h, a cerimônia de entrega do Prêmio Argos 2025, um dos mais antigos e importantes reconhecimentos dedicados à literatura fantástica no Brasil. Organizado pelo Clube de Leitores de Ficção Científica (CLFC), fundado em 1985, o Prêmio Argos foi criado em 2000 e celebra anualmente os destaques da literatura fantástica em língua portuguesa nas categorias romance, conto e antologia/coletânea. Desde 2023, os finalistas do prêmio são indicados pelos sócios do CLFC, enquanto os vencedores são escolhidos por meio de votação aberta ao público leitor, reforçando o diálogo direto com fãs e a comunidade literária do gênero. A cerimônia marca um encontro entre literatura, público e espaço cultural, reunindo autores, leitores e entusiastas da ficção científica, fantasia e horror. Clique no Leia mais para conhecer os finalistas.
PublishNews+, Redação, 18/12/2025
O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, tem adiantado, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Entre as novidades programadas para o período, está o novo livro de Gabriela Biló, O juízo final (Fósforo), que serve como documento documenta da história recente do Brasil; com trajetória acadêmica e experiência na gestão pública, Fernando Haddad está em posição singular para interpretar os desafios do mundo contemporâneo no título Capitalismo superindustrial (Zahar); e por último, escrito por Syou Ishida, o título Que tal mais um gato? (Intrínseca) pertence à onda de sucesso dos livros de cura e dos títulos que traz os gatos para o centro do enredo. Confira todas as novidades clicando aqui. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.
PublishNews, Redação, 18/12/2025
Após uma estreia de sucesso e uma trajetória marcada por números expressivos, a HBO Max confirmou que a segunda temporada da novela Beleza fatal, criada pelo escritor Raphael Montes, está em desenvolvimento. Produzida pela Coração da Selva para a Warner Bros. Discovery, a primeira temporada figurou entre os conteúdos mais assistidos da HBO Max e liderou indicadores de alcance, aquisições e horas consumidas em toda a América Latina na semana final de exibição. A nova temporada repete o time de sucesso da anterior: a trama é criada e escrita por Raphael Montes, com supervisão de Silvio de Abreu. No dia 15 de dezembro, a plataforma lançou o Especial Beleza Fatal, que revive os bastidores da primeira temporada da novela. Clique no Leia mais para saber mais sobre o desenvolvimento da novela.
PublishNews, Redação, 18/12/2025
A Panini e a MSP Estúdios continuam a celebração dos 90 anos de Mauricio de Sousa com novos lançamentos e edições. Em 2025, a Mauricio de Sousa Produções (MSP) iniciou um novo capítulo em sua história e, depois de seis décadas, a companhia passou por um reposicionamento estratégico e passou a adotar a marca MSP Estúdios. Entre os novos lançamentos, está Mauricio: Aniversários, uma edição especial de 124 páginas, em capa dura, que revisita os momentos mais marcantes da trajetória do cartunista. Com a ajuda de um lápis mágico, o criador da Turma da Mônica, embarca em uma jornada de memórias e reflexões, em um tributo sensível e poético à vida de quem dedicou nove décadas ao sonho de contar histórias. Clique no Leia mais para saber detalhes dos títulos.
|
“Literatura é a imortalidade da fala.”
Poeta alemão
(1767 – 1845)
|
1.
|
Elo Monsters Books: Flow Pack
|
|
2.
|
Engenharia do lucro
|
|
3.
|
A saúde do coração na era da alta performance
|
|
4.
|
Do dia para a noite (Day to night)
|
|
5.
|
Entre o ego e o sagrado
|
|
6.
|
Mais esperto que o diabo
|
|
7.
|
Dias quentes (Spring Summer)
|
|
8.
|
Isso e aquilo (This & That)
|
|
9.
|
Dias frios (Fall Winter)
|
|
10.
|
Educação da tristeza
|
|
|
|
PublishNews, Redação, 18/12/2025
No livro A alma brasileira do negócio (Matrix, 184 pp, R$ 54), Luiz Lara ensina como as grandes ideias tornam marcas inesquecíveis, se misturam ao cotidiano das pessoas e até provocam transformações sociais. Fundador da Lew’Lara\TBWA e chairman do Grupo TBWA no Brasil, entre outros negócios, Lara compartilha as lições que aprendeu nas últimas décadas à frente de campanhas icônicas, que estão na memória afetiva de milhões de brasileiros. Mais do que um relato de bastidores, A alma brasileira do negócio é um manifesto sobre o poder das ideias e da comunicação que defende causa e propósito. Da era de ouro da propaganda à sua evolução para a era digital, Lara mostra a importância de não perder de vista sua missão essencial: criar valor onde só havia produto, gerar desejo onde antes havia apenas necessidade e mover a indústria e a sociedade com criatividade.
PublishNews, Redação, 18/12/2025
O vendedor estoico (Alta Books, 208 pp, R$ 59,90), de Mamá Brito e Rafael Mendes, é um livro que busca ajudar o leitor a encontrar respostas e soluções unindo técnicas de vendas a ensinamentos de filósofos estoicos. A maneira de negociar e de se comportar afeta diretamente os resultados. É conhecida a angústia de preparar uma apresentação sobre um produto, fazer escolhas, entregar o melhor e, ainda assim, lidar com a incerteza. A verdade é que ninguém tem controle sobre as escolhas dos outros. Um "vendedor estoico" deve ter em mente que não pode controlar quanto de dinheiro sai da carteira de alguém, mas pode controlar 100% do seu próprio comportamento.
PublishNews, Redação, 18/12/2025
Ainda um tabu, o luto é um processo natural, desencadeado pelo rompimento de um vínculo. Ao longo da vida, todos experimentamos algumas dezenas de perdas, umas menores, outras maiores, nem todas ligadas à morte. Lutos corporativos (Intrínseca, 144 pp, R$ 49,90), de Mariana Clark, aborda como o luto pode ser ocasionado por mudança de cidade ou país, divórcio, doença, aborto, além, lógico, pela perda de entes queridos. Nesses momentos, o enlutado muitas vezes se sente impotente. E a alta performance exigida nas empresas pelo líder e pelos colegas fica ameaçada. Nessas horas, é preciso olhar para tudo aquilo que impede as pessoas de atravessarem a jornada da dor e compreender que a forma como as organizações lidam com o luto de um colaborador pode ser crucial para o processo de cura.
PublishNews, Redação, 18/12/2025
O livro Full marketing (DVS, 384 pp, R$ 94) tem como público leitores cansados de investir em marketing e não ver os resultados que esperava, de aplicar técnicas que funcionaram para outros, mas não colaram na sua realidade e de terem a sensação constante de que está “fazendo de tudo um pouco”, mas sem direção clara. O autor Fernando Lebbe, após 23 anos ajudando mais de duas mil empresas a encontrarem seu caminho, compartilha na obra a metodologia que criou e mudou sua forma de enxergar o marketing para sempre. O livro é escrito especialmente para CMOs, CEOs, líderes de marketing e empreendedores que sabem que suas marcas têm potencial, mas precisam de clareza para desbloqueá-lo.
|
|
|