Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Guilherme Sobota, 07/08/2024
A primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico revelou nesta terça-feira (6) os vencedores das 29 categorias do eixo Ciência e Cultura e os Prêmios Especiais, em cerimônia realizada num Teatro Sérgio Cardoso, na região central de São Paulo, lotado. O Prêmio reuniu e destacou livros científicos, técnicos e profissionais de diversas áreas do conhecimento, das ciências sociais e humanas à química e à física, passando pelo direito e pela medicina – estas duas, as áreas que receberam as homenagens da noite. 23 editoras tiveram obras premiadas, e apenas algumas ganharam em mais de uma categoria. O destaque vai para o Grupo Companhia das Letras, com quatro estatuetas (três no selo Companhia das Letras, e um para o Portfólio-Penguin), e para as editoras Edusp e Blucher, com três estatuetas cada uma. A Editora da Unicamp também levou dois jabutis. As outras editoras com obras premiadas foram: 7Letras, Artmed, Atena Edicão de Livros, Autêntica Editora, Editora Dialética, Editora Fiocruz, Editora Hedra, Editora Jandaíra, Editora Manole, Editora Pangeia, Editora Peirópolis, Editora UFMG, Editora UNESP Digital, Editora Universidade de Brasília, Embrapa, EdUFSCar, Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz e Fundamentos de Axé. Entre os vencedores, se encontram nomes como Marilena Chauí, Eugênio Bucci, Fernando Gil, Carlos Almada, Marina Massimi, Francisco B. Assumpção Jr. e José Alberto Del Porto, entre pesquisadores de diversas áreas. Um livro ganhou dois prêmios: foi Introdução à história da filosofia: Volume 3: a Patrística – Introdução ao nascimento da filosofia cristã (Companhia das Letras), de Marilena Chauí, que levou as categorias Filosofia e o prêmio especial de Divulgação Científica. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews+, Redação, 07/08/2024
O Radar de Licitações – seção fixa do PublishNews+ que reúne, semanalmente, informações sobre processos licitatórios para a compra, confecção de livros e demais serviços editoriais – traz mais dois editais. O primeiro deles visa a aquisição de material didático com solução integrada de apoio à aprendizagem em língua inglesa e livros impressos e digitais. O pregão está marcado para o dia 14 de agosto e o valor chega a R$ 2,9 milhões. O segundo edital da semana tem com objeto o registro de preços de livros literários. São 20 títulos com pedidos de 10 mil unidades de cada um. A disputa ocorre no dia 16 de agosto e o valor do edital chega a R$ 11 milhões. A seção, exclusiva para os assinantes do PN+, é alimentada pelo Radar de Licitações, consultoria de Natália Vieira que, além de buscar novas licitações, presta um serviço de apoio aos editores e distribuidores interessados em vender para governos, nas mais diversas esferas de poder. Para acessar o Radar dessa semana, clique aqui.
PublishNews, Redação, 07/08/2024
A Livraria Gráfica, projeto da Lote 42 com a Casa Rex, está de volta com um novo livro da editora e escritora Cecilia Arbolave. Sapos e Sonhos explora a recorrência de sapos nos sonhos da autora. "Arbolave, que tem medo de anfíbios, mistura ensaio e crônica familiar para refletir sobre temores inexplicáveis. Com humor e um olhar atento, relata desde sapos de brinquedo da infância até os mitos da deusa egípcia Heqet, explorando venenos utilizados em rituais e enigmas do inconsciente", diz a Lote 42 sobre a obra. O livro, de 48 páginas, tem folhas verdes intercaladas ao longo do texto. A sobrecapa imita com tinta verde a textura da pele dos anfíbios. Sapos e Sonhos está disponível para compra no site da Livraria Gráfica até 20 de agosto. Depois dessa data, não será mais possível encomendar essa edição da obra. Arbolave é sócia da editora Lote 42, e vai publicar também neste ano um livro sobre produção gráfica. A casa paulistana também participa da Feria de Editores (FED24), em Buenos Aires, pela sétima vez. O evento é livre e gratuito, vai de 8 a 11 de agosto, no C. Complejo Art Media (Av. Corrientes 6271, Buenos Aires, Argentina). Com a primeira edição em 2013, a FED é o principal evento de publicadores independentes do país vizinho. São esperadas 340 editoras na edição deste ano — do Brasil, participam a Lote 42 e a Fósforo. As informações são do Boletim Tatuí, newsletter da Banca Tatuí. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
A Martins Fontes – Selo Martins está à procura de um vendedor e de um divulgador/marketing. Para a vaga de vendedor é fundamental que o candidato tenha experiência prévia com o vendor da Amazon e com o mercado editorial. Além disso, o contatado será responsável pela digitação de pedidos, atendimento e prospecção de clientes e participação de feiras e eventos. Já para a vaga de divulgador/marketing, é necessário experiência prévia em editora; superior completo na área; redação própria; e conhecimento em ferramentas de edição. As funções incluem divulgar catálogo da editora e filiais nas redes sociais; disparo de informativos; atualização do site; contato com escolas para promover livros; participação em eventos, feiras de livros, etc; produção de material para as redes sociais, informativos e banners. Interessados devem encaminhar currículos para marcio@emartinsfontes.com.br informando no assunto o nome do cargo desejado.
PublishNews, Redação, 07/08/2024
A Edições BesouroBox – editora que publica livros de diferentes segmentos – está à procura de um vendedor. É preciso ter ensino médio, experiência na venda de livros, ser proativo na prospecção de clientes e morar em Porto Alegre (RS) ou na região metropolitana da capital. As funções do cargo incluem participar das rotinas comerciais dos clientes ativos, prospecção de clientes e participação em feiras e eventos. Vale refeição e vale transporte estão entre os benefícios. Interessados devem encaminhar currículos para comercial@besourobox.com.br até 20 de agosto.
PublishNews, Redação, 07/08/2024
A editora nVersos abriu uma vaga para assistente comercial para atuar nas rotinas administrativas e comerciais e dar suporte à equipe de vendas. Também são responsabilidades do cargo lidar com o atendimento aos clientes; acompanhamento de notas fiscais, e consignações; elaborar e enviar propostas comerciais e orçamentos; atender clientes; realizar emissão de pedidos, negociação de venda de exemplares de livros; rotinas administrativas em geral; apresentar propostas comerciais, tabelas de preços, promoções; negociar e controlar compras, consignações, trocas e devoluções de mercadorias; entre outras funções. Para se candidatar, é preciso ter Excel intermediário ou avançado; experiência em rotinas de departamento comercial; flexibilidade e proatividade; ser organizado; ótimo relacionamento interpessoal e comunicação (oral e escrita); trabalhar bem em equipe dinâmica; ter experiência no mercado de livros; formação em Administração ou áreas correlatas; e conhecimento de pacote Office. Interessados devem encaminhar currículos para financeiro@nversos.com.br até 1º de setembro.
PublishNews, Redação, 07/08/2024
Nesta quinta-feira (8), a TV Cultura reapresenta, em celebração dos 55 anos da emissora, um especial com a última entrevista concedida pela escritora Clarice Lispector ao repórter Júlio Lerner, em 1977. Depois da gravação, Clarice pede que o bate-papo só vá ao ar após a sua morte, que ocorreu 10 meses depois, em dezembro do mesmo ano. Com apresentação de Gastão Moreira, o programa vai ao ar a partir da meia noite. No especial, a entrevista da escritora é comentada pela professora e biógrafa Nádia Battella Gotilib, autora do livro Clarice: Uma vida que se conta (Edusp). Também traz depoimentos da escritora Olga Borellli e da cineasta Suzana Amaral, e tem trechos de seus livros lidos por Maria Bethânia. Na entrevista, Clarice fala que sua produção literária na adolescência era caótica, intensa, fora da realidade da vida. “Já escrevia contos para revistas e jornais (...) eu sou tímida e ousada ao mesmo tempo (...) chegava lá e dizia eu tenho um conto, o senhor quer publicar?”, diz. Sobre assumir a carreira de escritora, ela comenta: “eu sou amadora e faço questão de ser amadora. Profissional é aquele que tem uma obrigação consigo mesmo de escrever ou em relação ao outro. Agora eu faço questão de não ser um profissional para manter minha liberdade”. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 07/08/2024
De 27 a 29 de agosto, às 19h30, o publicitário e escritor João Anzanello Carrascoza ministra a formação ao vivo e on-line Escrita literária: sete recados capitais, na Universidade do Livro. A escrita literária, tanto em prosa quanto em verso, é guiada por princípios fundamentais que não apenas definem sua qualidade, mas também servem como critérios para medir seu potencial criativo. Compreender e explorar esses princípios, através de exemplos de obras de autores nacionais e internacionais, é essencial para escritores e leitores que desejam perceber a importância e o impacto da literatura. Durante a formação, os participantes têm a oportunidade de explorar profundamente sete princípios essenciais da escrita criativa: texto, intertexto, forma, conteúdo, estilo, originalidade e intencionalidade. A proposta é compartilhar conhecimentos teóricos e práticos que orientam a criação literária, através de exposições dialogadas, leitura comentada de textos, discussões interativas e desafios de criação textual. Além disso, serão exibidos vídeos musicais e filmes curtos para enriquecer o aprendizado. A formação é destinada a todos os interessados em escrita criativa, literatura e criação literária. Interessados podem se inscrever clicando aqui. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.
|
“Quero escrever textos que me surpreendam.”
1.
|
Novena e festa da Padroeira do Brasil - 2024
|
2.
|
Café com Deus pai - 2024
|
3.
|
É assim que acaba
|
4.
|
Mundo mais consciente
|
5.
|
O poder da autorresponsabilidade
|
6.
|
É assim que começa
|
7.
|
As 48 leis do poder (capa dura)
|
8.
|
O diário de uma princesa desastrada
|
9.
|
Harry Potter - Meu diário mágico
|
10.
|
A biblioteca da meia-noite
|
|
|
PublishNews, Redação, 07/08/2024
A Universo – rede social de literatura – se aproxima do seu segundo ano de atividade com uma novidade. A partir do sucesso dos livros de leituras diárias, como best-seller Café com Deus Pai, a rede social está organizando sua primeira obra literária, intitulada Converso com o Universo. A publicação será produzida nas versões física e digital e vai reunir 365 histórias inspiradoras e reais de pessoas que pediram e o Universo atendeu. O projeto do livro está sendo desenvolvido por meio do sistema de financiamento coletivo. Cada autor interessado deve se inscrever e contribuir com a taxa de R$ 200 por história, o que equivale à uma página do livro. Cada autor pode reservar até cinco histórias para esta primeira edição. Para participar do projeto do livro é preciso acessar a landing page www.vemserescritor.com.br e preencher o formulário. A página também apresenta todas as informações e dúvidas frequentes a respeito do livro. Toda a arrecadação será destinada à publicidade do projeto, editoração do livro nas versões física e digital, produção gráfica dos primeiros mil exemplares e gestão das vendas, incluindo, sua divulgação e os autores terão participação nos resultados finais de vendas dos exemplares. A primeira edição será comercializada em ambas as versões – física e digital -, em diversos canais de vendas virtuais, além da publicação diária de cada história dentro do aplicativo do Universo. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 07/08/2024
Um acervo fotográfico de quase cem anos é o ponto de partida de Lucas Verzola para montar o álbum-livro Infelizes à sua maneira (Editora Incompleta), que tem posfácio de Felipe Charbel e projeto gráfico de Letícia Lampert. O autor lança a obra na Ria Livraria (Rua Marinho Falcão, 58, Sumarezinho – São Paulo / SP) nesta quarta-feira (7), às 19h. Atormentado por memórias do cotidiano de sua própria família, o autor constrói uma série de narrativas curtas, combinando textos de hoje com retratos de ontem – alguns tirados há mais de um século –, e convida o leitor a percorrer a intransponível ponte entre a suposta objetividade da imagem e a abertura imaginativa da palavra. Os personagens deste inquérito ficcional encarnam um Brasil que, décadas depois, seguiria assombrado pelos mesmos espectros. "Entre a candura do amor de primos e a força bruta dos bondes, o pacto vil de homens honrados e uma panela queimando no fogo, o autor desobstrui brechas íntimas que nos permitem espiar, curiosos, vidas que bem podiam ser a nossa, infelizes à nossa maneira", diz a editora. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 07/08/2024
A Livraria Drummond (Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073 – São Paulo / SP) recebe nesta quarta (7), a partir das 18h30, o evento de lançamento do livro Recuperação de empresas em tempos de crise, de autoria dos especialistas Eduardo Boniolo e Julio Cesar Teixeira de Siqueira e publicado pela Trevisan Editora. Com uma vasta experiência acumulada ao longo de anos assessorando centenas de companhias, os autores apresentam um guia para quem deseja entender como reverter situações de crise e evitar a temida falência. Existem diversas alternativas para a solução de uma crise e a empresa deve buscar aquela que melhor atenda aos seus objetivos, de acordo com os autores. “Conhecer as causas e os efeitos sob a ótica econômica e financeira é condição mínima para o planejamento de uma recuperação. Uma empresa em crise é como um paciente. E não é possível iniciar qualquer tratamento sem saber as causas da sua dor”, explica Eduardo. "Atuamos em centenas de empresas e constatamos, na prática, que a falta de planejamento, de controle e de gestão foram os principais fatores que levaram as empresas à situação de crise, sendo algumas de forma irreversível", afirma Julio Cesar. "Portanto, o objetivo deste livro é, além de discutir as principais causas, mostrar casos reais e apresentar as alternativas escolhidas para a solução de cada problema”, completa. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 07/08/2024
Em Marketing de Conteúdo B2B (Autêntica, 304 pp, R$ 89,80 – Trad.: Maíra Meyer Bregalda), Gay Flashman guia o leitor pelo dinâmico mundo do marketing digital, mostrando como empresas e organizações podem usar o jornalismo de marca para criar narrativas autênticas e envolventes. Flashman começa abordando a crise de confiança que muitas marcas enfrentam hoje e a importância do propósito de marca como uma forma de se conectar verdadeiramente com os consumidores. A autora argumenta que o jornalismo de marca é a chave para construir essas conexões, proporcionando histórias que refletem os valores e a missão da empresa de maneira autêntica. O livro detalha como as empresas podem adotar uma abordagem de redação jornalística em suas estratégias de marketing de conteúdo. Flashman introduz conceitos como story mining e storytelling, explicando como identificar, criar e compartilhar histórias que impactem o público-alvo. Além disso, ela explora a criação de diferentes formatos de conteúdo, incluindo textos, vídeos, imagens e podcasts, destacando as melhores práticas para cada formato. Com uma abordagem objetiva e prática, este livro é uma ferramenta valiosa para qualquer profissional que atua em marketing, vendas e comunicação no universo B2B, proporcionando insights e estratégias que podem ser aplicadas imediatamente para melhorar a eficácia do conteúdo e fortalecer a presença da marca no mercado.
PublishNews, Redação, 07/08/2024
Como encantar sua audiência e transformar sua narrativa em uma ferramenta poderosa que mudará a vida de todos aqueles que param para lhe ouvir? Foi a partir dessa inquietação e busca pelo storytelling perfeito que nasceu a obra Crie palestras inesquecíveis (Gente, 175 pp, R$ 64,90), fruto da união de Joni Galvão e Dennis Penna, especialistas quando o assunto é cativar a atenção de seus espectadores. No livro, eles revelam lições importantíssimas que podem ser seguidas por todos os profissionais que discursam em público, garantindo apresentações fora de série, que expandem a consciência e ganham espaço na memória de quem estiver na plateia. Os autores ensinam como garantir que suas apresentações gerem conexão emocional com o espectador; a ter mais controle sobre a experiência que a audiência vai vivenciar e contar com dicas baseadas nas técnicas cinematográficas de Hollywood; e a se sentir mais preparado para falar com qualquer público, livrando-se da insegurança.
PublishNews, Redação, 07/08/2024
Project Thinking: Abordagem de gestão centrada em pessoas (Labrador, 128 pp, R$ 49,90) é uma obra que desafia o status quo da gestão empresarial, apresentando uma metodologia inovadora focada na humanização dos processos de trabalho. Eduardo Freire, com sua vasta experiência e embasamento acadêmico, compartilha suas descobertas e reflexões sobre como a empatia e a valorização das pessoas podem revolucionar a maneira como gerenciamos projetos e lideramos equipes. Este livro é um convite à transformação, oferecendo insights valiosos sobre a importância de criar ambientes de trabalho mais colaborativos, inclusivos e, sobretudo, humanos. Project Thinking é essencial para líderes, gestores e qualquer pessoa interessada em promover mudanças significativas na cultura organizacional, priorizando o bem-estar e o desenvolvimento pessoal e profissional de todos.
PublishNews, Redação, 07/08/2024
Os profissionais de hoje têm mais oportunidades do que os de qualquer outra geração. No entanto, enfrentam desafios sem precedentes, incluindo inflação, escassez de mão de obra e de moradia e mudanças climáticas. A noção de aposentadoria também está passando por uma profunda reformulação à medida que a expectativa de vida aumenta e nossa relação com o trabalho muda. Nesse contexto, os conselhos financeiros seguidos por nossos pais não fazem mais sentido. A partir dessas constatações e de sua vasta experiência profissional, Scott Galloway, um dos professores de administração mais populares do mundo, apresenta um manual para os tempos de hoje. Ao discutir desde temas básicos como a escolha acertada da carreira até dicas de filosofia de vida e como aproveitar as grandes ondas econômicas, A álgebra da riqueza (Intrínseca, 352 pp, R$ 59,90 – Trad.: Antenor Savoldi Jr.) é o guia prático ideal para alcançar o que a maioria de nós deseja: ficar ricos.
|
|
|