Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Beatriz Sardinha, 31/07/2024
Após seis edições realizadas em Paraty com programação paralela à Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), a Festa Literária Pirata das Editoras Independentes (FLIPEI) será realizada em São Paulo, nos dias 2, 3 e 4 de agosto, na Central 1926 (Praça da Bandeira, 137), no centro histórico. Durante os três dias de evento, o público terá acesso gratuito a uma programação com mesas, entrevistas, debates komunais, feira de livros e rádio pirata. Ainda que cause um estranhamento inicial, a vinda do evento à São Paulo é vista com otimismo por muitos representantes de editoras e reforça a aposta que a Flipei pode funcionar de maneira autônoma. A cada edição, a curadoria do evento normalmente traz nomes para opinar sobre o contexto político. Em entrevista para o PublishNews, Cauê Seignemartin Ameni e Rafael Limongeli, organizadores da Flipei, não cravam uma estimativa de pessoas para o evento: "não sabemos ao certo o número, porque é a primeira edição na cidade, mas estamos batendo 240 mil contas alcançadas nas redes, das quais 43,8% são de São Paulo". A organização se pronunciou sobre a saída da Flipei de Paraty, reforçando o objetivo de ser um evento "pirata". Além de uma publicação no blog da editora Autonomia Literária, a iniciativa detalhou cronologicamente os fatos ocorridos com as edições da festa, desde a edição de 2019, e que justificaram sua saída de Paraty em 2024. A ida à São Paulo também sinaliza um movimento da Flipei de desviar da especulação imobiliária da cidade fluminense. Cauê comenta que a realização da Flipei no barco pirata, em 2018, já tinha acontecido com o intuito de fugir de aluguéis caros em Paraty. Para esse ano, ele afirma que o orçamento foi próximo da metade do necessário para realizar o evento no Rio de Janeiro. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 31/07/2024
A lista de semifinalistas do Booker Prize 2024 – um dos prêmios mais influentes do mundo para uma única obra de ficção – foi anunciada nesta terça-feira (30) no Reino Unido. A lista, composta por 13 livros – o ‘Booker Dozen’ –, foi selecionada pelo painel de jurados de 2024. O painel é presidido pelo artista e autor Edmund de Waal, e inclui a romancista premiada Sara Collins, a editora de ficção do Guardian Justine Jordan, a escritora e professora Yiyun Li, e o músico, compositor e produtor Nitin Sawhney. Pelo menos duas das obras semifinalistas serão publicadas no Brasil em breve, pela Editora Todavia: James, de Percival Everett, e Creation lake, de Rachel Kushner. A seleção do Booker Prize inclui romances cômicos e sombrios, épicos multigeracionais, meditações sobre a dor do exílio – além de um thriller de espionagem, um relato impiedoso sobre boxe feminino e uma releitura de um clássico do século XIX. A seleção dos jurados foi feita a partir de 156 livros publicados entre 1º de outubro de 2023 e 30 de setembro de 2024. O Booker está aberto a obras de ficção longas escritas em inglês por escritores de qualquer nacionalidade e publicadas no Reino Unido ou Irlanda. O anúncio do vencedor do Booker Prize 2024 será feito em uma cerimônia e jantar realizados no Old Billingsgate, em Londres, na terça-feira, 12 de novembro. O autor vencedor receberá £ 50 mil (R$ 363 mil). Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 31/07/2024
O novo episódio do Papo CBL, o podcast que traz informações sobre o mercado editorial brasileiro, já está disponível. Esse mês, o programa está em um formato diferente, com 4 convidadas, curadoras de alguns dos espaços da Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A edição deste ano é a 27º e vai acontecer de 6 a 15 de setembro, no Distrito Anhembi, na capital paulista. Uma das participantes é Cassia Carrenho, responsável pelo espaço Papo de Mercado. O espaço também manterá assuntos importantes do setor, como estratégia comercial e best seller. Além de trazer oficinas todas as manhãs, e uma programação voltada para as mulheres do mercado editorial. Outra convidada é Solange Petrosino, à frente do Espaço Educação. Diana Passy, curadora da Arena Cultural também participa do episódio. Elisabete da Cruz, conta o que vai ter no Espaço Infâncias.Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 31/07/2024
O Museu do Futebol divulgou os textos vencedores do 3º Concurso de Crônicas Esportivas do Museu do Futebol, realizado em parceria com a Revista Placar e com o apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo. Com um número recorde de 696 inscrições válidas, 20 escritoras e escritores foram escolhidos com crônicas que tinham como tema central O Futebol na Várzea. A crônica O melhor jogador de todos os tempos, da escritora Viviane Ferreira Santiago, ficou em primeiro lugar. Ela receberá um prêmio de R$ 7mil e terá sua história publicada na edição impressa da Revista Placar. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 31/07/2024
O PublishNews publica regularmente a Área Indie, espaço publieditorial que reúne informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial no e-mail comercial@publishnews.com.br. Essa semana a Área Indie traz duas novidades. Duas mulheres que sempre viveram em mundos completamente diferentes, cada qual com suas dores e vivências, se conectam no romance Olhares silenciosos: Além das palavras (autopublicado), de Romilda Santos. Clara é uma mulher que se comunica apenas pelo olhar. Erika, uma mulher bela, inteligente e bem-sucedida profissionalmente, enfrenta uma traição que abala sua vida. Em busca de cura para suas feridas íntimas, ela volta para suas raízes e procura refúgio nos braços de Dona Joana, uma mulher que também carrega atravessamentos cruéis. No romance Sobre rodas – um espírito em movimento (autopublicado), de Thais Pessanha, uma manhã ensolarada, porém fria, de Julho, em Escápia, foi marcada por dois eventos raros: um apagão que havia tomado todo o planeta e, no mesmo momento, o nascimento da sua mais nova cidadã – Olímpia – com uma doença rara chamada Osteogênese Imperfeita, popularmente conhecida como a doença dos “ossos de vidro”. A fragilidade óssea de sua doença a colocava longe de qualquer prática esportiva, porém seu espírito ansiava por sempre estar em movimento. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 30/07/2024
O Nespe, uma empresa atuante na área editorial, com foco em treinamento de profissionais para o mercado e produção de conteúdo, procura um especialista em mídias sociais. O regime de trabalho é híbrido (2 dias por semana presenciais no Rio de Janeiro, bairro do Flamengo; 3 dias remoto), quatro horas por dia, cinco dias por semana (13h às 17h). Entre as funções, estão desenvolver e executar planos de mídia estratégicos ((Google Ads, Facebook, Instagram, X, LinkedIn, YouTube e TikTok); criar conteúdo original e envolvente para diversas plataformas; gerenciar postagens e impulsionamento de conteúdo e produzir e coordenar campanhas de e-mail marketing. São requisitos experiência em gestão de mídias sociais e campanhas pagas com foco em engajamento, crescimento de base de seguidores e conversões diretas, capacidade de analisar dados e métricas para otimização de campanhas, criatividade e habilidades organizacionais. A empresa oferece oportunidade de trabalho híbrido e oportunidades de crescimento. Interessados devem enviar currículo e portfólio para contato@nespe.com.br até 4 de agosto de 2024.
PublishNews, Redação, 30/07/2024
A Elo Editora abriu vagas para dois profissionais de design, um gráfico e outro editorial. Na vaga para designer gráfico, o candidato vai criar materiais para campanhas institucionais, comerciais e projetos especiais; e desenvolver e criar materiais gráficos para campanhas de marketing, incluindo anúncios, flyers, manuais, banners, e-mails, entre outras funções. É necessária a formação em Design gráfico ou campo relacionado; experiência comprovada em design gráfico, de preferência em uma função similar (produção de materiais de divulgação); e domínio do pacote adobe: Abode Illustrator, Photoshop, InDesign e Acrobat. Já o designer editorial vai atuar na diagramação dos livros e criação de projeto gráfico; no tratamento de imagens e proposição de layouts / identidades gráficas, e fechamento de arquivo para gráfica. Entre os requisitos, estão graduação em Design Gráfico, Publicidade ou Produção Editorial e experiência no segmento editorial de livros. Interessados devem enviar currículos e portfólio para curriculos@eloeditora.com.br.
PublishNews, Redação, 30/07/2024
O Grupo Novo Século está contratando um Editor Pedagógico. Entre as funções, estão prestar assistência pedagógica às áreas Editorial, Marketing e Comercial; e prestar orientações sobre os conteúdos dos livros e criar junto ao editorial, conteúdos para projetos. É preciso ter ensino superior completo em Pedagogia ou Letras; experiência anterior com assessoria pedagógica em editoras de livros; disponibilidade para atuar em híbrido. Local: Alphaville (SP). Os interessados enviar currículos para o e-mail rh@gruponovoseculo.com.br colocando no assunto o nome da vaga: Editor Pedagógico.
|
“Existe uma diferença entre a ideia do que escrever e o começar a escrever.”
1.
|
Novena e festa da Padroeira do Brasil - 2024
|
2.
|
Café com Deus pai - 2024
|
3.
|
Mundo mais consciente
|
4.
|
É assim que acaba
|
5.
|
Mais esperto que o diabo
|
6.
|
Fogo & sangue
|
7.
|
Como ser uma família extraordinária?
|
8.
|
As 48 leis do poder (capa dura)
|
9.
|
Harry Potter - Meu diário mágico
|
10.
|
Café com Deus pai
|
|
|
PublishNews, Redação, 31/07/2024
O Radar de Licitações – seção fixa do PublishNews+ que reúne, semanalmente, informações sobre processos licitatórios para a compra, confecção de livros e demais serviços editoriais – traz mais dois novos editais, para livros didáticos e técnicos. O primeiro visa a aquisição de livros de apoio para a prática pedagógica, com valor que ultrapassa os R$ 57 milhões. Já o segundo edital tem como objeto registro de preço para eventual fornecimento de livros para educação em diferentes níveis. O valor também ultrapassa os R$ 300 milhões. A seção, exclusiva para os assinantes do PN+, é alimentada pelo Radar de Licitações, consultoria de Natália Vieira que, além de buscar novas licitações, presta um serviço de apoio aos editores e distribuidores interessados em vender para governos, nas mais diversas esferas de poder. Para acessar o Radar dessa semana, clique aqui.
PublishNews, Redação, 31/07/2024
No livro A mulher de dois esqueletos (Dublinense, 160 pp, R$ 69,90), uma mulher se aproxima dos quarenta anos e se depara com questões que definirão seu futuro. Entre elas, um dilema fundamental: haverá espaço numa só vida para se dedicar de verdade à criação de um filho e à criação artística? Neste romance híbrido, Julia Dantas constrói um jogo duplo, no qual a ideia de ter um filho interfere nas ambições artísticas de uma escritora ao mesmo tempo em que o desejo de viver da arte afeta suas possíveis ambições maternas. Entre dilemas existenciais e conflitos da vida prática, adentramos o espaço mental de uma narradora que é às vezes marcado pelo delírio e às vezes resultado de afiada lucidez. Nascida em 1985, em Porto Alegre, Julia Dantas é escritora, tradutora e doutora em Escrita Criativa. Seu livro de estreia, Ruína y leveza (Não Editora), foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Criação Literária e do Prêmio AGES, além de ter tido um capítulo selecionado para a revista Machado de Assis, da Biblioteca Nacional. Ela se chama Rodolfo (DBA), por sua vez, foi vencedor do Prêmio AGES e do prêmio da Academia Rio-Grandense de Letras.
PublishNews, Redação, 31/07/2024
Com o pai à iminência da morte, é para a sua casa de infância que Marcelo, protagonista de Amanhã tardará (Tusquets, 320 pp, R$ 64,90) se vê obrigado a retornar – trajeto árduo que, como numa peregrinação, precisa terminar a pé. Quando chega à fria e remota Ourives, no entanto, ele descobre que sua vila natal é tão pouco convidativa quanto sua história familiar pregressa: Inês, sua irmã, o recebe com um gesto de violência e de medo, forçando-o a navegar pelo contrafluxo da memória na tentativa de revisitar as razões que levaram ao rompimento de sua relação. Pedro Jucá nasceu em Fortaleza, Ceará, em 1989, e atualmente mora em Curitiba com seus três gatos, Willow, Hopper e Nimbus. Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, atua como Procurador do Estado do Paraná. Além do papel de estudioso da Psicanálise, dedica-se à literatura como ofício e profissão: agenciado pela Agência Riff, escreve crônicas para o Curitiba Cult e, em 2022, lançou o livro de contos Coisa amor (Urutau). É pós-graduado em Escrita Criativa pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e pós-graduando em Psicanálise, Arte e Literatura pelo Instituto ESPE. Já foi contemplado com prêmios como o Prêmio Ideal Clube de Literatura, Prêmio Off Flip e Prêmio de Literatura UNIFOR.
PublishNews, Redação, 31/07/2024
Ontem à noite (Harlequin Books, 380 pp, R$ 59,90 – Trad.: Nathália Capuchinho), de Mhairi McFarlane, conta a história de Eve, Justin, Susie, e Ed são amigos desde a adolescência. Agora na casa dos 30 anos, suas histórias estão cada vez mais interligada, os encontros de quinta-feira são sagrados, Eve e Susie se falam todos os dias, a língua de Justin está mais afiada do que nunca e Eve ainda é secretamente apaixonada por Ed. Talvez ela devesse ter seguido em frente, mas não consegue parar de imaginar o que poderia ter sido. E sabe que Ed também pensa nisso. Mas, de repente, tudo o que Eve dava como certo acaba. Depois de uma noite trágica, Eve não só vai ter que aprender a lidar com um buraco em seu peito do tamanho de sua pessoa favorita, mas também, à medida que os segredos do grupo são revelados, vai começar a questionar se realmente conhece seus amigos tão bem assim. Para desatar o nó de ressentimentos e mágoas, ela talvez tenha que embarcar numa busca em companhia de alguém com quem nunca esperava contar.
PublishNews, Redação, 31/07/2024
Da mesma forma como correm rios submersos sob o cimento de São Paulo, o passado também corre sob o presente, às vezes sob a forma de água e outras sob a forma de pedra. Em Soroca (Urutau, 320 pp, R$ 60), romance inaugural de Angela Marsiaj, o passado violento do país emerge e submerge como onda, em meio a um presente que apenas em aparência superou os traumas antigos. Romance escrito em dois tempos, com personagens, tramas e linguagem distintos, Soroca — “fenda no solo em razão de infiltração de água” — mostra ao leitor de que forma nosso passado é inescapável, mesmo quando pensamos tê-lo superado. Nesse novelo narrativo, questões indígenas originárias são mescladas a um relacionamento complexo e atual entre mãe e filha, trazendo à tona tanto problemas subjetivos e afetivos quanto o debate ecológico. Marsiaj confere singularidade a cada uma das vozes que compõem este romance polifônico, e, por isso, as relações que se estabelecem são sempre complexas e autênticas, tanto no presente quanto no passado.
PublishNews, Redação, 31/07/2024
Em 2004, a série de TV "Os sonhadores" tinha tudo: um elenco de jovens aparentemente inocentes cantando com toda a emoção, índices de audiência astronômicos e uma química invejável entre os protagonistas, que inflamava fóruns de fanfic pela internet. Até que, durante a transmissão ao vivo do episódio final da segunda temporada, tudo ruiu. Após o desastre que levou ao cancelamento da atração, os quatro protagonistas seguiram caminhos muito diferentes. Kat se tornou advogada. Liana virou o estereótipo da esposa entediada de atleta. Noah, o garoto de ouro, foi o único que saiu ileso e pronto para estourar em Hollywood apesar de tudo. E Summer se transformou no maior exemplo dos danos causados pela fama adolescente. Agora, em Os sonhadores (Arqueiro, 320 pp, R$ 59,90 – Trad.: Carolina Rodrigues), de Laura Hankin, 13 anos depois, os fãs imploram por um reencontro com o final que nunca tiveram. E os quatro têm motivações muito pessoais para voltar: a busca por perdão, ou por vingança, ou por uma segunda chance com o primeiro amor. Enquanto eles aos poucos redescobrem a magia da série original, segredos antigos ameaçam ressurgir – inclusive a verdade por trás de sua queda.
|
|
|