Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 09/10/2023
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 09/10/2023

Neste episódio do Podcast do PublishNews, começamos a cobertura da maior feira do mercado editorial mundial: a Feira do Livro de Frankfurt, onde a indústria editorial se encontra, discute seus assuntos mais urgentes, cria tendências, e compra e vende direitos em sua maior intensidade. Temos duas convidadas que irão pela primeira vez: Bebel Abreu foi selecionada para o Invitation Programme, e Raissa Boniolo venceu o Prêmio Jovens Talentos 2023, uma parceria do PublishNews com a Feira de Frankfurt e apoio da MVB Brasil. O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Guilherme Sobota, 07/10/2023

A Justiça de São Paulo decretou na sexta-feira (6) a falência daquela que já foi a maior rede de livrarias do país: a Saraiva. Na sentença, o juiz afirma que, embora a própria empresa tenha confessado sua falência no último dia 4, indícios de que ela já não estava cumprindo o plano de recuperação judicial eram presentes em outras fases do processo, por isso a decisão se tornou inevitável. Com a decisão, ficam suspendidas as ações e execuções contra a empresa, bem como se instaura uma proibição de "atos de disposição ou oneração de bens da falida". A empresa precisa apresentar, no prazo de 30 dias, uma lista de credores. O juiz manteve como Administrador Judicial a RV3 Consultores Ltda, que agora precisa avaliar os recursos ativos da empresa. "Poderá o Administrador Judicial adotar todas as providências para a preservação dos interesses da massa e eficiente administração de seus bens, com acesso a todos os arquivos eletrônicos, sistemas e controles das falidas, colhendo informações diretamente junto a credores, falido, órgãos públicos, pessoas jurídicas de direito privado, sem necessidade de prévia autorização judicial", diz um trecho da sentença. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 09/10/2023

Do ChatGPT a questões de direitos autorais – o tópico quente da inteligência artificial vai receber bastante atenção na Feira do Livro de Frankfurt deste ano (18 a 22 de outubro de 2023). A inteligência artificial tem talento artístico? Como os textos escritos por humanos diferem daqueles criados com a ajuda da IA? E quem detém os direitos sobre esses textos? Essas são algumas das questões que serão discutidas na Feira por Robert M. Harington, da Sociedade Matemática Americana, a linguista Naomi S. Baron, os autores best-sellers Maja Lunde e Noah Charney, o autor e CEO da Shimmr, AI Nadim Sadek, a professora universitária e especialista em IA, Katharina Zweig, a fundadora e especialista em tecnologia Mina Saidze, o especialista em direito autoral e mídia Florian Wagenknecht, e muitos outros. Clique no Leia mais para ver os eventos sobre IA na Feira de Frankfurt 2023.

PublishNews, Redação, 09/10/2023

A Feira do Livro 2ª edição | © DivulgaçãoNasce em novembro A Feirinha do Livro, festival literário infantojuvenil que ocorrerá em 10, 11 e 12 de novembro, na capital paulista. A iniciativa faz parte do projeto d'A Feira do Livro – organizada pela Associação Quatro Cinco Um e Maré Produções – para atender diferentes segmentos do mercado editorial com versões reduzidas e mais focadas. Seguindo os passos bem-sucedidos do evento principal, A Feirinha do Livro também será gratuita e ocupará a praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Além da necessidade de uma agenda mais forte voltada para o incentivo da leitura na infância e juventude, a forte presença das crianças nos ambientes de contação de histórias, teatro, oficinas, bate-papos com autores d’A Feira do Livro 2023 mostrou que há espaço para um festival de livros infantojuvenil no modelo de rua. Para contribuir com o debate sobre as políticas públicas para formar mais leitores, o novo festival literário também promoverá um seminário sobre livro, leitura, literatura e biblioteca - evento preparatório para a elaboração do Plano do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PLLLB) do Estado de São Paulo. O seminário, que ocorrerá em 10 de novembro, no auditório Armando Nogueira (Museu do Futebol), vai reunir críticos, autores, ilustradores, educadores, bibliotecários, livreiros, gestores públicos e outros especialistas para debater a leitura na primeira infância. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 09/10/2023

A falência da Saraiva repercutiu com força nos jornais e portais de notícias ao longo do fim de semana. O Estadão preparou um material com a história da rede centenária, que já foi a maior rede do Brasil, e a Folha deu mais detalhes sobre o pedido de autofalência, que resultou na decisão judicial. O portal Economia em Pauta detalhou como e por que a Saraiva faliu, e o InfoMoney explicou o que acontece agora com os acionistas. Veja, Valor e Metrópoles também noticiaram o caso. O Estadão ainda explorou um pouco o "efeito Sandy" sobre o livro A morte de Ivan Ilitch, de Tolstoi, e o Valor perfilou Pedro Pacífico, o bookster, cujo livro de estreia lançado pela Intrínseca vem chamando a atenção. Em semana de Prêmio Nobel de Literatura, a Folha resenhou livros dos últimos vencedores: Abdulrazak Gurnah, Annie Ernaux e, claro, do próprio vencedor de 2023, Jon Fosse. Clique no Leia mais para ver a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 09/10/2023

Autores da União Europeia de Escritores de Língua Portuguesa (UEELP) estarão na Feira do Livro de Frankfurt na quarta-feira (18), às 13h, para apresentar suas obras. São eles: Alessia Maglicane, Altina Ribeiro, Deise Ramos, Inêz Oludé da Silva, Ivonete Rigot-Muller, Marco Guimarães, Mazé Torquato Chotil, Regina Ribeiro e Romulo Marques. Eles serão recebidos e seus livros apresentados no Hall 3.1. – D-53, Estande do Conselho de Imigrantes de Frankfurt. Criada em setembro de 2022, a UEELP tem o objetivo de mostrar ao público e aos diversos agentes culturais não lusófonos a riqueza de uma língua pluricontinental e a diversidade das suas literaturas que ocupam espaços, reais ou imaginários, que vão da Amazônia ao Mar de Timor e do Deserto do Namibe às ruas de Lisboa. A União tem atualmente 35 membros na França, Portugal, Alemanha e Itália com o desejo de promover na Europa as literaturas de expressão portuguesa, incluindo a brasileira.

PublishNews, Redação, 09/10/2023

Preparando sua maior edição, a Feira Miolo(s) – marcada para os dias 4 e 5 de novembro, novamente na Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94 – São Paulo / SP) – publicou em seu site oficial a primeira chamada de participantes. Há representantes de 15 estados brasileiros e ainda projetos da América Latina. Do total, 36% dos projetos participam pela primeira vez. A Feira Miolo(s) dá a oportunidade ao público de entrar em contato com artistas e editores de arte impressa e na última edição, reuniu mais de 190 editoras independentes. O crescimento do evento se dá em parte por uma área de revezamento – 30 projetos irão expor por um dia, dando lugar a outros expositores no outro dia. Como contrapartida pela participação, os publicadores doam trabalhos ao acervo da Biblioteca Mário de Andrade, maior biblioteca pública de São Paulo e a segunda do Brasil. "Neste ano, foram 641 inscrições para participar da feira. Uma quantidade que superou as expectativas e tornou o processo de seleção ainda mais desafiador", diz o texto publicado pela Lote 42, idealizadora do evento, na última semana. A programação completa será divulgada em breve.

PublishNews, Redação, 09/10/2023

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou que divulgará no dia 9 de novembro, às 12h, as listas de semifinalistas do 65º Prêmio Jabuti 2023. A lista dos dez semifinalistas de cada categoria será divulgada ao público no site oficial do Prêmio Jabuti. No mesmo dia, a lista de jurados desta edição também estará disponível. Já no dia 21 de novembro, às 12h, serão anunciados os cinco finalistas, sendo a informação também compartilhada na plataforma online do prêmio. Neste ano, o eleito com o título de "Livro do Ano", além do prêmio de R$ 70 mil, terá ainda a oportunidade de viajar para a Feira do Livro de Frankfurt, um dos eventos literários mais importantes do mundo, em que o vencedor contará com passagem e estadia pagas. A cerimônia de entrega da premiação será realizada no dia 5 de dezembro no Theatro Municipal de São Paulo. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

“Foi pela leitura que aprendi a gostar do mar e o descobri como um caminho.”
Amyr Klink
Navegador e escritor brasileiro
1.
O manual da mente humana
2.
Onde estão as flores
3.
One Piece 3 em 1 Vol. 1
4.
Novena e festa da Padroeira 2023
5.
Mais esperto que o diabo
6.
Soft Skills Teens - Como compreender essa nova geração e desenvolver as habilidades necessárias para o seu futuro
7.
A biblioteca da meia-noite
8.
Café com Deus pai - 2024
9.
O cálice dos Deuses
10.
Da Silva: a grande fake news da esquerda
 
PublishNews, Redação, 09/10/2023

O Jornal e Editora Alecrim realiza neste mês de outubro a RURALETRAS – 1ª Feira Literária da Região Rural. Atendida pelo Edital Literatura Resiste, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC-RJ), o evento ocorrerá nos dias 20 e 21/10 na praça de Mottas, no 3º Distrito, e nos dias 27 e 28/10 na sede Santa Rita do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, das 9h às 18h. Com atividades educativas e culturais para o público de todas as idades, a Feira tem como objetivos promover a literatura, a cultura e a conscientização ambiental e incentivar a reutilização criativa de resíduos. Exposição e venda de livros, oficinas de artesanato com materiais reciclados, feira de artesanato e agricultura familiar, apresentações musicais ao vivo e contação de histórias fazem parte da programação. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 09/10/2023

Gonçalo Tavares | © Joana Caiano“O fundamental, para a Literatura, é o livro; o escritor é secundário. Com Clubes de Leitura, o livro é o centro, como deve ser”. A afirmação é do autor Gonçalo Tavares, que está no Brasil especialmente para o Clube de Leitura CCBB 2023, marcado para esta quarta (11), às 17h30. Com obra extensa e aclamada pelo caráter inovador e inventivo, Gonçalo teve o livro Uma menina está perdida no seu século à procura do pai escolhido pelo público, em votação aberta, para o encontro em questão. Para ele, Clubes de Leitura são iniciativas muito importantes, na medida em que dão a oportunidade de se falar sobre livros lidos e afastam qualquer performance que descaracteriza a razão deles existirem. Uma menina está perdida no seu século à procura do pai traz à cena a Segunda Guerra Mundial, os campos de concentração e a fragilidade do ser humano. Para Suzana Vargas, curadora do Clube de Leitura CCBB 2023 e mediadora dos encontros, Gonçalo é - sem lugar a dúvidas - um dos mais importantes autores da contemporaneidade portuguesa. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 09/10/2023

A vizinha tunisiana (Tabla, 184 pp, R$ 67 – Trad.: Felipe Benjamin Francisco), do escritor tunisiano Habib Selmi, se desdobra no microcosmos de um prédio em Paris, onde dois imigrantes tunisianos de classes sociais distintas se descobrem vizinhos. A obra conta a história de Kamal Achur, um professor de matemática que emigrou para a França para terminar os estudos universitários e ficou por lá, lecionando em uma universidade pública. Casado com uma francesa e morador de um bairro rico de Paris, Kamal é um imigrante totalmente adaptado à vida francesa e ao país que adotou para viver. Um dia ele conhece Zuhra, uma tunisiana que mora no mesmo prédio e trabalha como empregada doméstica. Aos poucos, uma relação vai se formando entre os dois, o que atira Kamal num vórtice emocional e o leva a muitos questionamentos. Através desses dois personagens, e a partir de uma trama cheia de camadas – contada em primeira pessoa por um narrador muito suspeito, cujas palavras não podemos confiar totalmente, tal qual um Bentinho ou um Otelo –, que A vizinha tunisiana trata, de forma bem-humorada, não só de questões sociais, mas também expõe a ambivalência e fragilidade de uma masculinidade que não sabe mais qual seu lugar no mundo.

PublishNews, Redação, 09/10/2023

Télumée Lougandor é uma força da natureza, cheia de vida e dotada de uma alegria inata, sempre posta à prova por sua condição de mulher negra em Guadalupe. Em Chuva e vento sobre Télumée Milagre (Carambaia, 288 pp, R$ 119,90) ela conta sua história e a de suas ancestrais. O romance é da escritora guadalupense Simone Schwarz-Bart, uma das vozes mais importantes da vigorosa literatura do Caribe, ao lado de nomes como o da romancista Maryse Condé e do pensador Frantz Fanon. Télumée carrega consigo o conhecimento de um ambiente complexo e das armadilhas que lhe reservam a persistência da espoliação colonial e da lógica patriarcal. A sabedoria vem de uma linhagem feminina que remonta a sua bisavó. São quatro gerações de mulheres fortes, determinadas e forjadas por uma história de adversidades. A edição da Carambaia tem tradução de Monica Stahel, ensaio do escritor brasileiro Itamar Vieira Junior e um posfácio de Vanessa Massoni da Rocha, especialista na obra da autora. Para Vieira Junior, o romance intensamente poético de Schwarz-Bart revela “uma cosmovisão de mundo profunda narrada com grande paixão”. Para ele, “a narrativa dessa linhagem de mulheres carrega a história de um continente inteiro”.

PublishNews, Redação, 09/10/2023

O insólito literário é a chave de leitura que consegue dar conta dos absurdos da história recente humana, perpetrados pelos processos de colonização europeus. E Roque Larraquy tece com maestria seu insólito, adicionando temas caros à ficção científica nesta crítica a facetas argentinas que esse país desejaria esquecer. A telepatia nacional (Moinhos, 136 pp, R$ 56 – Trad.: Sérgio Karam), como nas melhores histórias da literatura fantástica, insere nomes reais em uma trama ficcional complexa. Inicia com o sequestro de índios da Amazônia peruana em 1930, que são levados, através do Brasil, a Buenos Aires. O objetivo? Replicar em solo portenho o projeto asqueroso europeu que gerou lucros imensos no séc. XIX: um zoológico humano. Contudo, se esse enredo parece focar no passado, não se engane. Larraquy se vale de tais acontecimentos com o intuito de minar nossas certezas sobre a diferença entre o real e o imaginado, a memória e o delírio e, por fim, o que se é e o que se pode ser. Somente o contato com o Outro pode fazer o indivíduo escapar, mesmo que um pouco, de si mesmo.

PublishNews, Redação, 09/10/2023

Adrien, Étienne e Nina se conhecem na escola aos dez anos, em 1986, e rapidamente se tornam inseparáveis. Eles passam o dia juntos nadando na piscina, trocando confidências e prometendo que um dia sairão do interior da França e se mudarão para Paris, onde viverão de música. Os três não podiam ser mais diferentes: Étienne é o rebelde, Adrien, o ingênuo, e Nina, a emotiva. No entanto, a união entre eles é maior do que qualquer diferença. Um não se vê sem o outro. Mas, às vezes, nem mesmo o laço mais forte é capaz de resistir aos percalços da vida. Enquanto a infância vai ficando para trás, a forte conexão entre os três também começa a ceder aos obstáculos que surgem ao longo do caminho. Trinta anos depois de se conhecerem, Adrien, Étienne e Nina se tornaram estranhos uns para os outros. A amizade que eles juraram que seria eterna não existe mais. Porém, um acontecimento inesperado pode trazer à tona segredos enterrados há muito tempo. Um carro é encontrado no fundo de um lago, e Virginie, uma jornalista com um passado enigmático, começa a investigar o caso enquanto reflete sobre a relação entre os três amigos. À medida que ela se aproxima da verdade, uma sequência de eventos e mistérios que se estende por três décadas é revelada e o destino dos três se cruza novamente. Escrito por Valérie Perrin, Três (Intrínseca, 528 pp, R$ 89,90 – Trad.: Julia Sobral Campos) é uma comovente história sobre as mudanças inevitáveis da vida e como os laços que nos unem e as escolhas que fazemos definem quem somos.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.