Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 16/10/2020
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 16/10/2020

Móveis de lojas Saraiva fechadas serão vendidos à Via Varejo | © Humberto SousaA assembleia em que os credores definiriam o futuro da Saraiva foi novamente suspensa e adiada para o dia 24 de novembro. Uma nova versão do plano de recuperação judicial deverá ser apresentada até o dia 16 de novembro para que os credores tenham tempo de analisá-lo antes do conclave. Enquanto isso, o juiz Paulo Furtado de Oliveira Filho, em decisão proferida nesta quinta-feira (15), autorizou a venda de itens que faziam parte do mobiliário de lojas já fechadas ou lojas com fechamento previsto para os próximos dias. Alguns credores – entre eles a Editora Madras e a Brasil Franchising – se manifestaram contrários à venda, mas o juiz entendeu que os bens não são mais úteis à atividade da Saraiva e que há um custo para armazená-los. A Saraiva já havia fechado um contrato de intenção de vendas com a Via Varejo. Ao juiz, a varejista informou que usará parte dos recursos apurados com a venda dos objetos para cumprir o plano de recuperação judicial e outra parte será usada como capital de giro.

PublishNews, Lorenzo Herrero, 16/10/2020

Como os leitores de e-books descobrem novos títulos? Como as ofertas de mídia digital se classificam em comparação com as ofertas analógicas? Os audiolivros, podcasts e e-books estão se canibalizando ou estimulando uns aos outros? E qual o perfil dos usuários de publicações digitais? O relatório Listen & Read: The battle for attention responde a essas e a muitas outras perguntas. O documento foi apresentado durante a Frankfurt Conference – que, nesta quinta-feira (15), foi dedicada ao Áudio – por Videl Bar-Kar, diretor global de áudio da Bookwire. O relatório é atualmente a pesquisa de mercado mais atualizada e abrangente e deu um total de 12 ideias sobre o comportamento do consumidor de conteúdos editoriais em formatos digitais. Para o estudo, foram ouvidas 2.335 pessoas com idades entre 16 e 65 durante os meses de agosto e setembro de 2020 em toda a Alemanha. Mil usuários de e-books, audiolivros ou podcasts receberam perguntas mais detalhadas sobre seu comportamento de uso. Clique no Leia Mais e confira os nove tópicos mais relevantes sobre o estudo.

PublishNews, Leonardo Neto, 16/10/2020

Edmar Castelo com seus filhos Leandro e Leonardo Castelo e Tiago Fonseca | © DivulgaçãoNessa semana, a Lista dos Mais Vendidos do PublishNews apresentou crescimento de 26% frente aos números apurados na semana passada. Muito desse crescimento se deve aos dois primeiros colocados do Ranking Geral: Cresça, apareça e enriqueça (MAP / Luz da Serra), de Tiago Fonseca, que teve 6.639 cópias vendidas, e Sonhe, acredite e faça (Única), de Edmar Castelo com seus filhos Leandro e Leonardo Castelo, com 3.003. Os títulos estreantes encabeçam respectivamente as categorias Autoajuda e Negócios. Em comum, além de reunirem três verbos na sequência, os livros falam de sucesso. Se o primeiro promete um “encurtar o caminho”, o segundo conta a longa trajetória dos Castelo, desde o início, vendendo produtos de limpeza numa Kombi velha, até a construção da Ecoville, empresa que já conta com centenas de lojas franqueadas pelo Brasil. A sutil arte de ligar o f*da-se (Intrínseca), que há tempos não frequentava o pódio dos mais vendidos, reapareceu essa semana, ocupando a terceira posição, com 2.071 exemplares vendidos. Além dos dois primeiros colocados no Ranking Geral, a Lista trouxe outras sete novidades. Três delas em Não Ficção: Brincar é fundamental (Gente), de Luciana Brites, ocupando a oitava posição, com 317; A república das milícias (Todavia), de Bruno Paes Manso, na 13ª, com 204 e Todas as cartas de Clarice Lispector (Rocco), na 19ª, com 145. Clique no Leia Mais para conferir outros destaques da lista dessa semana.

PublishNews, Talita Facchini, 16/10/2020

Capa do catálogo de 2020, desenhada pela ilustradora e autora Emma AdBågeTodos os anos, a Internationale Jugendbibliothek (IJB), maior biblioteca de literatura infantil e juvenil do mundo, localizada em Munique, apresenta na Feira do Livro de Frankfurt a White Ravens, lista que serve como referência mundial na indicação das melhores obras publicadas no ano. Nesta edição, a seleção avaliou 200 livros em 36 idiomas e publicados em 56 países. Este ano, as cinco obras brasileiras selecionadas no catálogo foram: Além da chuva (FTD Educação), de Michel Gorski e ilustrações de Fernando Vilela; Histórias guardadas pelo rio (Edições SM), de Lúcia Hiratsuka; Nós: uma antologia de literatura indígena (Companhia das Letrinhas), de Mauricio Negro; Donana e Titonho (Paulinas), de Ninfa Parreiras, com ilustrações de André Neves; e Blimundo: O maior boi do mundo (Rocco Jovens Leitores), de Celso Sisto, com ilustrações de Elma. Clique no Leia Mais para conferir detalhes das obras selecionadas e ter acesso ao catálogo completo.

PublishNews, Redação, 16/10/2020

Fachada da McNally Jackson, de Nova York, adesivada para a campanha | © Redes Sociais da ABANesta semana, quando a Amazon realizou o seu “Prime Day”, campanha de altos descontos para os clientes que pagam pelo serviço de fidelidade da gigante de Seattle, seis livrarias independentes nos EUA surgiram vestidas para a guerra como parte da campanha #BoxedOut, encabeçada pela American Booksellers Association (ABA). As vitrines das livrarias foram adesivadas com dizeres como “Books curated by real people not a creepy algorithm” (“Livros curados por pessoas reais e não por algoritmos assustadores”); “Buy books from people who want to sell books, not colonize the moon” (“Compre livros de pessoas que querem vender livros, não colonizar a lua”) ou, indo mais direto ao ponto, “Amazon, please, leave the dystopia to Orwell” (Amazon, por favor, deixe a distopia para Orwell”). Clique no Leia Mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 16/10/2020

Aproveitando a campanha do Outubro rosa – sobre a conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama – e para celebrar a produção editorial feminina, a Primavera Editorial dá início, na próxima segunda (19), à primeira edição da Feira de Livros Rita Lobato. Até o dia 31 de outubro, o evento irá reunir players do mercado editorial brasileiro como Jandaíra, Grupo Autêntica, Grupo Editorial Pensamento, Quintal Edições, Dita, Blucher e Luas Editora com uma ampla programação de rodas de conversa, abordando temas como gênero e as diversas normas sociais que validam essas construções. “Vamos abordar temas como a saúde mental feminina, gordofobia na ginecologia, saúde sexual holística, tecnologias como ferramenta para combater o preconceito na medicina, entre outros. Não são temas triviais ou fáceis, mas são muito relevantes para elevar a régua desse debate que precisamos fazer sobre as diferentes formas de preconceito contra as mulheres”, explica Lu Magalhães, presidente da Primavera Editorial. A feira é uma homenagem à primeira mulher formada em medicina no Brasil, que se especializou em obstetrícia pela Universidade Federal da Bahia, em outubro de 1887. A programação completa você confere clicando aqui e as conversas serão transmitidas pelo canal da Primavera no YouTube.

PublishNews, Redação, 16/10/2020

Publicado pela primeira vez em 1964, Ou isto ou aquilo (Global, 66 pp, R$ 55), de Cecília Meireles, é um livro que imprimiu sua marca na memória afetiva de gerações de leitores e ocupa posto de destaque na literatura infatojuvenil. Brincando com as palavras, a autora cria um universo encantador com a borboleta no jardim, a bela bola que rola, a casa da avó, a água da chuva e a lua, que aparece depois da chuva, e pinta outras cenas que somente a sensibilidade de Cecília Meireles tem o dom de revelar. No livro, a autora faz uso desses recursos. Explora a sonoridade, o ritmo, as rimas, as repetições, a musicalidade. Para comemorar o Dia das Crianças, a Global publicou uma nova edição de Ou isto ou aquilo em capa dura. A obra ganhou ilustrações de Odilon Moraes.

PublishNews, Redação, 16/10/2020

É a regra da vida: tudo passa… E com as casas que habitamos não poderia ser diferente. As casas e seus moradores constroem memórias; cada parede erguida, cada retoque, cada flor plantada no jardim é uma marca, uma lembrança afetiva de uma vida bem vivida. Mas como acontece com tudo, nada dura para sempre e quando os ocupantes de uma casa precisam seguir em frente, as paredes devem se abrir para que outros venham e comecem tudo de novo. Em Atrás do tapume (Editora do Brasil, 40 pp, R$ 52,50), livro de imagens criado por Mariângela Haddad, o leitor vai encontrar uma reflexão sobre o tempo, sobre a história e sobre tantos lares, doces lares.

“Precisamos de todos os tipos de escritores escrevendo vários tipos de livro.”
Bernardine Evaristo
Escritora britânica
1.
Cresça, apareça e enriqueça
2.
Sonhe, acredite e faça
3.
A sutil arte de ligar o foda-se
4.
Box Harry Potter
5.
Decida vencer
6.
Batismo de fogo
7.
Mais esperto que o diabo
8.
Sol da meia-noite
9.
Do mil ao milhão
10.
Harry Potter e a pedra filosofal (capa dura)
 
PublishNews, Redação, 16/10/2020

Nos olhos de quem vê (Escrita Fina, 56 pp, R$ 39,90 – Ilustração: Fernanda Morais), a autora Angélica Lopes busca mostrar como tudo é uma questão de perspectiva. Muitas vezes uma coisa não é o que parece ser. Olhos cegos de paixão, por exemplo, podem transformar em príncipe um bobão. Os de criança arteira só enxergam brincadeira. Os de mãe acham que é anjo seu pimpolho. Quem tem olho grande nunca se satisfaz. Assim, o livro lança mão da velha máxima de que “tudo depende dos olhos de quem vê” para chamar a atenção dos leitores para um tema tão caro aos nossos dias: as diferenças nas formas como todos enxergamos o mundo. Nos olhos de quem vê se aproxima de temas complexos como perspectiva e alteridade, preconceito e diversidade.

PublishNews, Redação, 16/10/2020

Quantas pessoas cabem em um único carro? Já imaginou aglomerar um montão de novos amigos e sair se aventurando por aí? Escrito e ilustrado por Guilherme Karsten, Carona (Companhia das Letrinhas, 32 pp, R$ 49,90) convida o leitor a um passeio divertido na companhia de uma trupe inusitada. Escrito no gênero conto cumulativo, Karsten utiliza rima, ritmo e repetições para construir uma narrativa em movimento, que dialoga com o desejo, cada vez mais presente, de sair por aí. Carona possui linguagem e estética ideais para leitores iniciantes, entre três e seis anos, que estão se familiarizando com a narrativa verbal e já foi publicado em francês, espanhol, inglês, chinês e coreano.

PublishNews, Estevão Ribeiro, 16/10/2020

 
©2001-2025 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.