Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 10/10/2019
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 10/10/2019

Olga Tokarczuk e Peter Handke | © Niklas Elmehed \ Nobel MediaDepois de uma grande polêmica envolvendo histórias de assédio sexual, estupro e vazamento de informações por parte do marido de um de seus membros, a Academia Sueca resolveu suspender a entrega do Prêmio Nobel de Literatura no ano passado. Como consequência, na manhã desta quinta-feira (10), foram anunciados dois laureados: a polonesa Olga Tokarczuk (2018) e o austríaco Peter Handke (2019). Até hoje, Olga teve um único livro publicado no Brasil: Os vagantes, lançado pela Tinta Negra em 2014 e indisponível no mercado. A Todavia coloca nesta quinta-feira em pré-venda o livro Sobre os ossos dos mortos, último romance de Olga que foi a vencedora do Man Booker International Prize de 2018. Já Handke teve quatro títulos publicados no Brasil: A perda da imagem ou Através da Sierra de Gredos e Don Juan (ambos pela Estação Liberdade); Peças faladas (Perspectiva) e A ausência (Rocco). Clique no Leia Mais para ter acesso à íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 10/10/2019

Chanel Miller | © Mariah TiffanyA Intrínseca comprou, em pre-empt, os direitos do livro Know my name: A memoir, de Chanel Miller. Em 2015, ela foi a uma festa na Universidade de Stanford e acordou em um hospital sem saber como tinha chegado lá. Pouco tempo depois, Miller descobriu que havia sido agredida sexualmente enquanto estava inconsciente por um universitário chamado Brock Turner. Ele foi considerado culpado por vários crimes, incluindo “agressão com intenção de estuprar uma mulher intoxicada” e foi sentenciado pelo juiz Aaron Persky a somente seis meses de prisão. Miller ficou conhecida na época como Emily Doe e escreveu uma declaração de impacto que foi publicada pelo BuzzFeed, lida na televisão, ao vivo, no plenário do Congresso e que inspirou mudanças na lei da Califórnia. Em Know my name, ela compartilha sua história, discorre sobre a cultura que torna quase impossível para os sobreviventes obter justiça e transforma o pensamento do leitor sobre a agressão sexual. Consultada, a editora não informou quando a obra estará disponível ao leitor brasileiro.

PublishNews, Redação, 10/10/2019

Henrique Rodrigues, Juliana Leite e Tobias Carvalho estarão juntos em Óbidos (Portugal) | © DivulgaçãoJuliana Leite e Tobias Carvalho, vencedores do Prêmio Sesc de Literatura de 2018, estão entre os autores confirmados na programação do Festival Literário Internacional de Óbidos (Folio - 12 a 16/10), em Portugal. Os escritores participarão de encontro, no dia 13, às 16h, moderado por Henrique Rodrigues, escritor e analista de literatura do Departamento Nacional do Sesc. De lá, os três seguem para Lisboa onde participam de uma conversa na Fundação José Saramago, no dia 16, às 18h30. Henrique, que é colunista do PublishNews, aproveita a ida a Portugal para realizar um sonho: conhecer Coimbra. Na cidade universitária, ele faz um seminário sobre o tema Literatura brasileira hoje: resistir para existir. O encontro acontece no Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, das 11h às 13h.

PublishNews, Redação, 10/10/2019

Em comemoração ao Dia das Crianças, o editor José Xavier Cortez fará uma ação na escola estadual que leva o seu nome (Rua Hierapolis, s/n - Vila Natal – São Paulo / SP). Vai doar mais de 1,1 mil livros aos alunos do Ensino Fundamental 1. Será a chance de os meninos conhecerem o patrono da escola onde estudam e de ganhar um exemplar autografado por ele. Aos 82 anos, sêu Cortez como é conhecido no mercado tem uma história de luta e de resistência na indústria editorial. Antes de ser editor potiguar radicado em São Paulo, foi plantador de algodão, marinheiro e lavador de carros. Conseguiu se formar em economia e fundou a Cortez. “Eu cheguei aqui vindo de longe, de muito longe, e afirmo, com toda a convicção: foi a leitura que me levou a ser o que sou hoje”, diz. Ele terá muitas histórias para contar aos alunos. O evento que marca a entrega do acervo acontece nesta sexta-feira (11). Além do papo e a entrega dos livros, os alunos terão a chance de participar de uma sessão de contação de histórias conduzida por Jonas Ribeiro.

PublishNews, Redação, 10/10/2019

A partir dessa semana, ao falar “Ok Google, conte uma história”, o usuário do Google Assistente ouvirá gratuitamente mais de 30 audiolivros de histórias infantis, dos clássicos dos Irmãos Grimm como João e Maria, Cinderella e Rapunzel, a contos de figuras do folclore brasileiro como a sereia Iara e o menino Curupira. A ação é resultado de uma parceria com os aplicativos UBook e 12min e os personagens do universo Zuzubalândia e Galinha Pintadinha. Para escolher contos específicos é só dizer comandos como “Ok Google, me conte a história da Iara” ou "Ok Google, me conte a história da Rapunzel". Também é possível pausar, avançar ou retroceder a qualquer momento da experiência. Com áudios de quatro a 20 minutos, as histórias podem ser ouvidas a partir dos smartphones que precisam ter instalado o app do Google Play Livros (disponível para Android e iOS), ou das caixas de som inteligente com Google Assistente.

PublishNews, Redação, 10/10/2019

A nova editora Excelsior fechou uma parceria com a Saraiva e com a Paramount e colocou três mil ingressos do filme Projeto Gemini a disposição de leitores que comprarem o livro homônimo pela varejista. No livro (e no filme de Ang Lee), Henry Brogan (Will Smith) é um assassino de elite e vira alvo de um agente misterioso que, aparentemente, é capaz de prever todos os seus movimentos. Para seu horror, logo descobre que o homem que está tentando matá-lo é uma versão clonada dele mesmo — mais nova e mais veloz. Agora, em meio a uma caçada internacional, Brogan deve confrontar seu passado, suas escolhas e ele mesmo se planeja sobreviver.

PublishNews, Redação, 10/10/2019

A 2ª edição do Gamboa de Portos Abertos – Edição Literatura começa nesta sexta (11) e segue até domingo (13). O festival irá homenagear o escritor Machado de Assis e ocupará a Praça da Harmonia e outros 24 espaços culturais da região integrados ao projeto. Um dos objetivos do evento é a valorização da cultura e comunidade local, por isso o nome de Machado de Assis como destaque, ícone da literatura brasileira que nasceu na região do Porto. Entre os destaques da programação está o lançamento virtual do livro O que será (Objetiva), de Jean Wyllys, nos Espaços Culturais; palestra da tradutora Mara Welferinger sobre o livro Aprendo, logo existo: introdução à neuropedagogia, de Hélène Trocmé-Fabre; e a Roda de Conversa com a escritora Luciana Grether. Além disso, nomes como Antônio Carlos Secchin e Antônio Cicero, Nei Lopes, Luiz Antônio Simas, Luciana Grether, Mara Welferinger, entre outros participam da programação. Na Praça da Harmonia, atividades dedicadas às crianças acontecem no sábado, como o Projeto Pé de Livro; e lançamento do livro Meu Lote, do Mestre Nei Lopes. A programação completa você confere clicando aqui.

PublishNews, Redação, 10/10/2019

Biruta (Moderna, 32 pp, R$ 45 – Ilustração: Odilon Moraes) conta a história de uma galinha cega que foi salva do trágico destino de virar almoço de domingo graças ao inesperado amor do pequeno neto de um fazendeiro do interior. A escritora Sônia Barros resgata memórias de infância para narrar o encontro entre o menino da cidade e a ave que perdeu a visão. Nas páginas do livro, é o acaso que leva o enredo ao desfecho inusitado, mostrando às crianças leitoras que há diferentes maneiras de vermos o outro ou de percebermos o mundo que nos cerca. Nessa edição que privilegia o diálogo entre o texto poético de Sônia Barros e a ilustração de Odilon Moraes, a obra oferece ao leitor a possibilidade de vislumbrar as diferentes possibilidades que podem surgir de um mesmo acontecimento.

“A leitura feita pelo adulto com a criança é um poderoso instrumento para a aproximação da família com a literatura.”
Angela Dannemann
Superintendente do Itaú Social
1.
A sutil arte de ligar o foda-se
2.
Do mil ao milhão
3.
Escravidão -Vol 1
4.
Mais esperto que o diabo
5.
O milagre da manhã
6.
O poder da autorresponsabilidade
7.
Ideias para futuramente você não ficar no passado
8.
Luccas Neto em "Os aventureiros"
9.
As aventuras de Mike
10.
Esteja, viva, permaneça 100% presente
 
PublishNews, Redação, 10/10/2019

Ceuci, a Mãe do Pranto (Estrela Cultural, 32 pp, R$ 44,90 – Ilustração: Jô Oliveira) é uma lenda do povo Anambé, natural do norte do Pará, narrada agora pelo escritor Cristino Wapichana. Nela, um curumim (menino, na língua tupi) sai para pescar na floresta que comia tudo o que via pela frente. Até gente. Corajoso, ele se julgava mais esperto do que todos e decidiu se aventurar em uma pesca, contrariando os conselhos de sua mãe. No entanto, mal sua jornada começou e o pequeno curumim avistou Ceuci sobre a sua canoa. Uma senhora gulosa, a Mãe do Pranto, devorava peixes sem parar e, quanto mais comia, mais fome tinha. Não tardou para que ela descobrisse a presença do menino bem ali, no meio da mata. A partir disso, a narrativa se transforma numa aventura com a perseguição de Ceuci atrás do curumim curioso.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.