Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 07/03/2019
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 07/03/2019

Dois projetos de Lei que tramitam no Senado Federal e que podem afetar a indústria do livro estão com novos relatores |© Roque de Sá / Agência SenadoAos poucos, Brasília vai retomando as suas atividades normais e com isso, vão surgindo novidades sobre os projetos de lei que afetam de alguma forma o mercado editorial brasileiro. Dois desses projetos que estão no Senado começam o ano legislativo com novos relatores. O primeiro deles que merece destaque é o PL 2.640 / 2015, de iniciativa do deputado reeleito Luciano Ducci (PSB / PR), que quer mexer na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para vedar o apelo ao consumo nos estabelecimentos públicos e privados de educação básica. Aqui no PublishNews, o projeto ficou conhecido como "PL da Divulgação Escolar", já que em algum momento da sua tramitação recebeu redação proibindo a realização de feiras de livros nos ambientes escolares. O outro projeto que começou o ano legislativo com novo relator é o 461 / 2018, de autoria do senador Romário (Podemos / RJ). O objetivo do projeto de lei é alterar o artigo 42 da Lei Brasileira de Inclusão de Pessoas com Deficiência (LBI) para obrigar que bibliotecas públicas a adquirir obras em formatos acessíveis. Para saber quais foram os senadores designados relatores para esses projetos, clique no Leia Mais.

PublishNews, Redação, 07/03/2019

A porta da Academia Sueca aberta para quem quiser ver | © K. Svanholm / Nobel MediaDepois do escândalo que fez com que o Nobel de Literatura fosse cancelado no ano passado, o prêmio passou por uma reformulação e neste ano, serão entregues duas honrarias. Em diálogo com a Fundação Nobel, a Academia Sueca, responsável pela escolha implementou várias mudanças, dentre elas, alterações no regulamento, tornando possível que os membros renunciem, e a não inclusão de membros que estejam sujeitos a conflitos de interesses ou investigações criminais. A Academia também aprovou um novo sistema para o seu Comitê Nobel nos próximos anos, e cinco membros externos independentes participarão da tarefa de selecionar os laureados do Nobel. O novo comitê terá como missão apresentar sua própria proposta conjunta para um Prêmio. A Academia também se comprometeu a investigar a questão de como os casos de expulsão devem ser tratados no futuro. Em seu comunicado oficial o Prêmio ainda acrescentou que “embora leve tempo para restaurar totalmente a confiança, a diretoria da Fundação Nobel acredita que os pré-requisitos para isso agora são bons. Dadas as reformas que foram implementadas e planeadas, a Academia Sueca tem a oportunidade não apenas de deixar o ano passado para trás, mas também de se tornar uma organização que funciona melhor no futuro”.

PublishNews, Redação, 07/03/2019

Marcio Teixeira Tupinambá deverá ser o novo presidente da ABDL, entidade que reúne empresas e profissionais do porta a porta de livros no Brasil | © DivulgaçãoA Associação Brasileira da Difusão do Livro (ABDL) anunciou na semana passada a candidatura de chapa única para a eleição da nova diretoria da entidade, que acontecerá na quinta-feira da próxima semana (14). Intitulada “Livros, meu ofício”, a chapa tem como candidato à presidente da Instituição Marcio Teixeira Tupinambá (JGS). A entidade reúne editores, distribuidores, creditistas e vendedores no segmento porta a porta. De acordo com a última Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro (Fipe / SNEL / CBL), esse canal foi responsável por 5,29% das vendas (em valor) de livros no país, tendo faturado R$ 209 milhões em 2017. “A expectativa da diretoria para o novo período é a melhor possível, serão continuadas e ampliadas as ações da ABDL, envolvendo cada vez mais os associados, buscando assim novos caminhos para o desenvolvimento do setor, entendemos que estamos começando um novo momento em função da retomada do crescimento econômico nacional”, manifestou Tupinambá por meio de sua assessoria de imprensa. Nomes como Diego Drumond (Faro), Leandro Carvalho (Templus), Donaldo Buchweitz (Ciranda Cultural) e Marcus Vinícius Barili (Melhoramentos) são alguns dos que compõem a chapa.

PublishNews, Redação, 07/03/2019

No final de fevereiro, a coluna da Babel comentou sobre um ponto “estranho” no novo edital da Leiturinha, maior clube de assinatura do Brasil. No edital, o clube dedicado a livros infantis disse que não seria permitido inscrever obras que “apresentem seres mágicos, como bruxas, fadas e duendes, como temática central na história”. Depois da questão ter sido levantada e ter repercutido de forma negativa, a Leiturinha informou à coluna nesta quarta-feira, que cometeu um erro e que inclusive já distribuiu livros do gênero para seus assinantes. "A curadoria não exclui bruxas, fadas e duendes, especialmente porque sabe-se da importância do imaginário e destes seres mágicos na literatura infantil. Inclusive, o clube já enviou livros como Os convidados de Senhora Olga, Os Moomins, Para que serve um livro? e vários outros.”, disse em seu comunicado oficial, que ainda frisa que a intenção do clube é “respeitar a diversidade de crenças, valores e culturas dentro de seleções surpresa enviada para milhares de famílias”. A Leiturinha publicou também uma nova versão do edital que pode ser lido clicando aqui.

PublishNews, Carlo Carrenho, 07/03/2019

Impressora rotativa digital em operação na Podiprint, em Antequera | © DivulgaçãoCom menos de 50 mil habitantes e uma economia tradicionalmente dedicada à agricultura e mais recentemente ao turismo, ninguém esperaria que a cidade andaluza de Antequera, no sul da Espanha, estivesse no caminho do Brasil para Portugal. Mas está. Pelo menos no que se refere a livros por demanda (POD) – e POD para mim sempre significa impressão um-a-um, pois impressão de dois exemplares já é baixa tiragem. Mas explico: a Podiprint, maior gráfica digital de livros espanhola, localiza-se em Antequera. Clique no Leia Mais e descubra porque Antequera está entrando no mapa do mercado editorial lusófono.

PublishNews, Redação, 06/03/2019

Guilherme Loureiro | © Reprodução FacebookFaleceu na última terça-feira (5), aos 59 anos, o assessor de imprensa Guilherme Loureiro. Guilherme dedicou sua vida profissional à causa do livro, tendo passado pelas editoras Summus e Global. Mais recentemente, criou sua própria empresa e assessorava companhias como a Livraria Loyola e a Scortecci. "Guilherme era absolutamente querido no meio e deixará saudades", lembrou Carlo Carrenho, fundador do PublishNews. "Mais do que isso, ele foi um dos primeiros profissionais de comunicação do setor a apoiar e valorizar o PublishNews logo nos seus primeiros anos", lembrou Carrenho.

PublishNews, Redação, 07/03/2019

Gabo no Festival de Cinema de Guadalajara em 2009 | © Festival Internacional de Cinema de Guadalajara / WikiCommonsLançada em 1967, a obra Cem anos de solidão (Record), de Gabriel García Márquez, vencedor do Nobel de Literatura em 1982, vai virar série da Netflix. O livro narra a história dos Buendía e suas diversas gerações, assim como a ascensão e a queda de Macondo, vilarejo fictício onde se passa o romance. Empenhada em expandir seu catálogo além do território americano, a Netflix anunciou que comprou os direitos de exibição do romance nesta quarta-feira, mas não deu informações sobre o número de episódios e sobre o elenco. A série será gravada na Colômbia e os filhos do escritor, Rodrigo e Gonzalo García, atuarão como produtores executivos.

PublishNews, Redação, 1º/03/2019

Publishers’ Forum 2018 | © Sven SerkinPara que qualquer mercado continue a crescer, é necessário sempre pensar estratégias e continuar inovando. Pensando nisso, está marcado para os dias 9 e 10 de maio, em Berlim, o Publishers’ Forum evento que pretende reunir editores de todo mundo para discutir como equilibrar suas principais metas de negócios e ao mesmo tempo investir nas novas possibilidades e perspectivas para o mercado. O evento dirigido por Rüdiger Wischenbart e Klaus-Peter Stegen irá focar nos interesses conflitantes: diversificação e core business, como aumentar a eficiência de ambos? Para isso, Fórum irá discutir com os editores ideias para ajudá-los serem mais eficientes, tendo em mente suas estratégias de negócio e apresentando histórias de sucesso do mercado - tendo como foco os livros e outras mídias como séries de TV e filmes -; e pensando em maneiras de como tornar o processo de publicação mais eficiente. Entre os palestrantes que já confirmaram presenta, destacam-se Emma House (Publishers Association), Ulrich Klopotek (Klopotek), David Linderman (IBM), Michael Reynolds (Europa Editions), Sara Sargent (Random House), Patrici Tixis (Planeta), Holger Volland (Feira do Livro de Frankfurt), Ashleigh Gardner (Wattpad) e Olivia Hetreed (roteirista de filmes como Garota com brinco de pérola e O morro dos ventos uivantes).

“Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com seu amante.”
Clarice Lispector
Escritora brasileira (1920-1977) no livro 'Felicidade clandestina'
1.
A sutil arte de ligar o foda-se
2.
O milagre da manhã
3.
Seja foda!
4.
Me poupe!
5.
Tamo junto
6.
As aventuras na Netoland com Luccas Neto
7.
O poder da ação
8.
O poder do hábito
9.
O poder da autorresponsabilidade
10.
Minha história
 
 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.