Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 23/07/2018
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Serviços editoriais com tecnologia embarcada. Diagramação, revisão, edição e impressão. Configuração, formatação e produção de e-books certificados internacionalmente.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto e Talita Facchini, 20/07/2018

Uma grande onda de demissões bateu na praia da Livraria Cultura nesta sexta-feira (20). A empresa não fala em números, mas o mercado fala em cerca de 140 demitidos, incluindo Ricardo Schil, que trabalhava na empresa havia 17 anos (com uma breve passagem nesse período pelo Grupo GEN) e atualmente atendia pelo cargo de gerente de produtos editoriais. Em posicionamento oficial enviado à redação do PublishNews, a Cultura diz que passa por uma reestruturação causada pela “necessidade de adequação da empresa à realidade econômica brasileira, marcada por recessão de quatro anos sem perspectiva clara de melhora; ambiente tumultuado por conta do processo eleitoral; indicadores que infelizmente não mostram recuperação consistente”. No mesmo comunicado, a empresa diz que tem um plano estratégico, apelidado de Plano 2020, em curso e que prevê, dentre outras coisas, a permanência de “poucas e boas lojas”; um reposicionamento para que 80% da receita apurada pela varejista venha dos canais digitais e uma estrutura “mais horizontal, enxuta e dinâmica, com austeridade nos gastos”. Clique no Leia Mais para conferir a íntegra do comunicado enviado à redação.

PublishNews, Redação, 23/07/2018

O fim do livro esgotado é o sonho de muitos editores. Saber que poderá vender aquele título enquanto durar o contrato com o autor (e não enquanto durarem os estoques) pode significar aumentos significativos no seu caixa. E é isso o que promete a Meta, dona da plataforma UmLivro que se presta a oferecer soluções de impressão por demanda, comercialização e logística justamente destes títulos que estão esgotados. A plataforma UmLivro é uma das parceiras da Casa PublishNews em Paraty em 2018 e é também quem dá as boas-vindas aos nossos convidados nesse ano com o happy hour O fim do livro esgotado que acontece nesta quarta-feira a partir das 18h30 e terá cervejas Jeffrey, que é apoiadora do evento. Essa novidade foi contada no Podcast do PublishNews dessa semana, que contou com a participação de Silvia Rebello, sócia da BR75, que ficou responsável pela edição e produção do livro de João do Rio que será lançado na Casa nesse ano. O livro, que está sendo cuidado com muito esmero, é resultado de uma parceria do PublishNews com a BR75 e com a R.R. Donnelley e servirá como um souvenir para quem visitar a Casa nesse ano. Clique no Leia Mais e confira outros destaques do podcast dessa semana.

PublishNews, Redação, 23/07/2018

Neste final de semana, o Estadão trouxe a notícia de que o quadrinista brasileiro Marcelo D’Salete venceu o Prêmio Eisner, considerado o "Oscar dos quadrinhos", na categoria melhor publicação estrangeira nos EUA com o livro Cumbe (Veneta). A obra narra histórias de africanos trazidos ao Brasil para trabalhar como escravos. O jornal também fez uma lista com todos os livros sobre Hilda Hilst, a homenageada da Flip deste ano, lançados por editoras como Companhia das Letras, Nova Fronteira, L&PM, e-galáxia, Quelônio e Edições Sesc. Já que essa é a semana da Flip, a coluna da Babel também falou um pouco mais sobre a programação paralela da festa literária. Um dos destaques será o pré-lançamento de Lula Livre / Lula Livro, título da antologia organizada por Ademir Assunção e Marcelino Freire com contos, poemas, crônicas e cartuns feitos por 80 autores em defesa do ex-presidente. N’O Globo, Ancelmo Gois contou que Hilda Hilst também será celebrada em Sidney, na Austrália, com uma peça escrita por um brasileiro. Obscene Madame D, dirigida por Carlos Gomes, é inspirada no livro A obscena Senhora D (1982), de Hilda, que conta a história de uma mulher de 60 anos que “desaprende a conceder”. Clique no Leia Mais para ler a íntegra dessa nota.

PublishNews, Redação, 23/07/2018

Logo mais, às 19h, a Casa Educação realiza o webinar gratuito BNCC, e agora? A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Na palestra, Lauri Cericato, que coordena do MBA em Livros Didáticos da Casa, irá mostrar o que fazer para adequar os livros didáticos e os Sistemas de Ensino, além de explicar melhor como funciona a BNCC. A aula tem duração de 2 horas e os interessados podem se inscrever clicando aqui.

PublishNews, Redação, 23/07/2018

Quem conhece Paraty sabe: há ali uma exuberante riqueza natural e um preservado cenário arquitetônico e cultural. É com base nesses dois pilares que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Ministério do Meio Ambiente apresentou à Unesco a candidatura da cidade a Patrimônio da Humanidade. Se confirmada como tal, Paraty será o primeiro sítio misto (patrimônio ambiental e cultural) brasileiro a ser reconhecido como Patrimônio Mundial, em 2019. Durante a Flip (25 a 29/07), o público terá oportunidade de conhecer o conteúdo do dossiê apresentado à Unesco. Na Casa do Iphan, no Centro Histórico, o público pode conhecer os valores que fazem do território um lugar sem igual no mundo. A candidatura faz um recorte de mais de 130 mil hectares, em que o centro histórico se cerca de quatro áreas de preservação ambiental. A abertura da casa será nesta quarta (25) e vai contar com representantes do Iphan, Ministério do Meio Ambiente e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

PublishNews, Redação, 23/07/2018

Nas duas últimas edições da Flip, a Sesi SP Editora esteve na festa literária sendo parceira da Casa PublishNews. Neste ano, em que a editora vai lançar o livro de Jocy de Oliveira que abre a programação oficial da Flip, a Sesi SP segue em carreira solo, com uma casa só para eles. O espaço acolherá uma exposição sobre o fotógrafo francês Pierre Verger (em parceria com a editora baiana Corrupio), servirá de ponto de encontro para alguns dos autores que compõem o catálogo da editora paulista e, além disso, oferecerá bate-papos, mesas de discussão e atividades para as crianças (no período matutino). Como parte da programação da Casa, no dia 26, às 18h, acontece a mesa Mulheres de Machado, com Anabela Mota e José Luiz Passos, com mediação de Carola Saavedra. No dia seguinte (27), às 16h, acontece o lançamento do livro Leituras de Jocy, abrindo a Flip, e logo em seguida, às 17h, o lançamento de Antropofagia: Palimpsesto selvagem e o modernismo, de Beatriz Azevedo. No dia 28, às 18h, para fechar a programação, Afonso Borges, idealizador do Sempre um Papo e curador do Fliaraxá participará de uma mesa juntamente com Roberto Muylaert com o tema O papel da cultura e o papel do marketing.

PublishNews, Redação, 23/07/2018

Durante o mês de agosto, acontece, no Distrito Federal, o Festival Itinerante de Leitura (FIL) que percorre creches, asilos, hospitais e casas abrigo levando, gratuitamente, leituras afetivas, performances, contações de histórias, canções e poesias. Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC), a quinta edição do FIL vai reunir uma caravana de escritores, ilustradores e educadores brasilienses, assim como vindos de outros estados e também do exterior, por nove regiões administrativas do DF para promover encontros diretos entre eles e leitores de todas as idades. A programação completa pode ser conferida aqui. Entre os confirmados para esta edição estão Roger Mello, Alessandra Roscoe, Adriana Nunes, Dad Squarisi, Romont Willy e Tino Freitas, todos do DF; Alex Gomes e Cris Alhadeff, do Rio de Janeiro; Alexandre Rampazo e Penélope Martins, de São Paulo.

PublishNews, Redação, 20/07/2018

No próximo mês, o escritor Jacques Fux ministra na Casa do Saber (Rua Dr. Mario Ferraz, 414 – São Paulo / SP) o curso Literatura, matemática e cabala. Nessa aula, ele irá falar sobre quais relações a literatura pode estabelecer com a matemática e a cabala. Como palavras, números, equações e abstrações se articulam num conto, num romance e num texto “sagrado”? Quais são os limites e as confluências entre raciocínio e imaginação? O encontro aborda essas questões tomando como ponto de referência as obras de Jorge Luis Borges, Ítalo Calvino, Lewis Carroll e Georges Perec, escritores que incorporaram, pelas vias da ficção e dos jogos de linguagem, conceitos matemáticos e cabalísticos diversos. O curso acontece no dia 1º de agosto, das 20h às 22h e o investimento é de R$ 185.

“Toda escrita nasce do embate entre o escritor com algum aspecto da sua realidade, seja ela interior ou exterior, consciente ou não.”
Patrícia Melo
Escritora brasileira
1.
As aventuras na Netoland com Luccas Neto
2.
A sutil arte de ligar o foda-se
3.
O milagre da manhã
4.
Combate espiritual
5.
Seja foda!
6.
Me poupe!
7.
O poder da autorresponsabilidade
8.
Felipe Neto - A vida por trás das câmeras
9.
O poder da ação
10.
O poder do hábito
 
PublishNews, Redação, 23/07/2018

Equilibrado e repleto de realismo e sensibilidade, Aquela água toda (Alfaguara, 112 pp, R$ 39,90) é um dos principais exemplos da força emotiva da prosa de João Anzanello Carrascoza. No conto que dá nome a esta coletânea, um simples domingo de verão na praia se transforma, pelas mãos de Carrascoza, em um exemplo singelo de beleza. Já em Passeio, a expectativa por um fim de semana diferente leva toda a família a um estado de excitação e suspense. O primeiro beijo, descrito no conto Cristina, vem carregado de todo desejo inocente da primeira juventude. Mas também existem lembranças dolorosas, como a cobrança do aluguel atrasado no conto Paz, que incita um jovem garoto a se preocupar com a mãe. Conjunto expressivo da obra de um dos principais contistas contemporâneos, Aquela água toda traz ilustrações do artista plástico Visca.

PublishNews, Redação, 23/07/2018

Tami e Richard, que se conheceram e se apaixonaram em uma marina no paradisíaco Taiti, viveram uma intensa história de amor até o destino interferir nesse verdadeiro sonho e lhes pregar uma peça. O que era para ser uma viagem tranquila e romântica, se transforma em desespero após a passagem do inesperado furacão Raymond. Vidas à deriva (Astral Cultural, 272 pp, R$ 34,90 – Trad.: Cláudia Mello Belhassof) é uma história real sobre a força de uma mulher que, além de enfrentar a morte de perto, passou 41 dias em alto mar suportando a fúria da natureza. Tami, ao compartilhar sua história, nos faz lembrar que, mesmo nos momentos mais sombrios, não estamos sozinhos. A história deu origem ao filme de mesmo nome que estrou no último mês nos cinemas.

PublishNews, Redação, 23/07/2018

“Vocês vão passar dos 100 anos”. Foi o que o médico respondeu com muita convicção a Sylvie e Dan numa consulta de rotina. A notícia poderia parecer animadora, mas viver mais de um século quando já se tem uma década de relacionamento significa ter pela frente, pelo menos, mais 68 anos de vida conjugal. E isso, definitivamente, é tempo demais. Em Mas tem que ser mesmo para sempre? (Record, 378 pp, R$ 42,90), Sylvie e Dan sempre foram “um casal com C maiúsculo”. Unidos, felizes e conectados de forma tão intensa que conseguem completar as frases um do outro. Mas descobrir a quantidade de anos de casamento que os aguarda é um pouco preocupante, afinal, como manter a paixão acessa durante todo esse tempo? É assim que surge o projeto “Me surpreenda”, cujo único objetivo é jamais cair na rotina. No universo literário de Sophie Kinsella, qualquer projeto é uma oportunidade para o desastre e situações hilárias e no fim, eles descobrem que há inúmeras coisas que precisam aprender sobre o outro, e, sobretudo, sobre eles mesmos.

PublishNews, Redação, 23/07/2018

Um recurso natural que vem caminhando para a escassez nos dias atuais é o fio condutor do romance Água (Chiado, 482 pp, R$ 46), escrito por Hilber Cunha. A sociedade como conhecemos há muito já não existe mais. A água, que antes era um recurso abundante, acabou. A fome, doenças e a violência do ser humano dizimaram quase toda a população. Os que sobraram, se dividiram entre aqueles que viviam nas fortalezas, com acesso à água e comida; e os Esquecidos; nômades que viviam em ambiente desolador, à volta de algum poço cavado por eles próprios. Nascido nessa realidade, o jovem Aato logo cedo, teve que deixar sua vila nativa devido ao esgotamento do poço que os abastecia. Vagando como um Vadio, como eram conhecidos os que não tinham uma vila à volta de um poço, decidiu se aproximar de um pequeno povoado; e imaginou ser seu fim quando um golpe contundente em sua cabeça o fez desmaiar. Mas ao contrário, foi o início de algo muito maior que poderia supor. O velho conhecido como Dalgamir o toma por herdeiro de seus conhecimentos e o leva a tomar parte nos eventos modificariam para sempre aquela realidade.

PublishNews, Redação, 23/07/2018

Em Uma noite e a vida (Fábrica 231 / Rocco, 256 pp, R$ 29,50), escrito pela paulistana Chris Mello, Virginia está disposta a deixar sua versão mochileira e passional para trás e entrar de vez na vida adulta, provando para família e para si mesma de que é capaz de crescer sem dramas, mesmo que abandonando sonhos pelo caminho. Prestes a se formar em publicidade, Caio vive a vida como se fosse um galã do cinema, acredita que seu charme lhe abrirá muitas portas, e que a vida se resume a festas, garotas, cigarros e música. Quando o destino une a vida dos dois jovens, Virginia se reencontra com seu lado sonhador, e Caio descobre que nem todo carisma do mundo é capaz de resolver alguns problemas. Entre conflitos familiares, segredos e inseguranças, eles descobrem juntos que amadurecer é doloroso e que o amor chega sem aviso, e acontece mesmo para aqueles que ainda não estão preparados para ele.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.