Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 02/04/2018
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 02/04/2018

Em fevereiro passado, Rossieli Silva, secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), reconheceu que o governo federal estava em falta com os alunos das redes públicas de ensino do Brasil. “A gente tem um passivo de entrega de livros de literatura”, disse durante audiência pública na qual anunciou que o governo voltaria a comprar livros de literatura dentro do âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Esse passivo a que o secretário se referia em fevereiro era ocasionado pela suspensão – e depois cancelamento – do Plano Nacional Biblioteca na Escola (PNBE). Era por meio dele que o MEC comprava os livros que faziam parte dos acervos das bibliotecas das escolas públicas de Norte a Sul do país. O PNBE foi descontinuado ainda no governo Dilma, mas foi Temer quem jogou a derradeira pá de cal, quando refundou o PNLD. Para sanar essa dívida com os estudantes brasileiros, Rossieli prometeu dois editais através dos quais o governo compraria cerca de 80 milhões de exemplares de livros de literatura. O primeiro deles, o edital do PNLD 2020, pelo qual o governo comprará livros (didáticos e de literatura) para os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), foi publicado na última quinta-feira. O outro, Rossieli apelidou de “edital transitório” e por meio dele, o governo comprará livros de literatura para a Educação Infantil, para os anos iniciais do Ensino Fundamental e para Ensino Médio. Esse edital foi, finalmente, publicado nesta segunda-feira (02). Clique no Leia Mais e veja alguns detalhes do edital.

PublishNews, Redação, 02/04/2018

A partir dessa segunda-feira, o PublishNews dá início a mais um dos seus projetos para 2018. Vai ao ar, pela primeira vez, o seu podcast. Pelo programete, a equipe, que ganhou reforço de Fabio Uehara, vai comentar aquilo que foi destaque nos boletins veiculados na semana anterior, além de contar um pouco mais sobre os bastidores das notícias. Nessa primeira edição, trouxemos alguns highlights da Feira do Livro de Bolonha, onde Carlo Carrenho, fundador e CEO do PN, esteve. De lá, ele conta como se comportaram os editores, escritores e ilustradores brasileiros. Fala um pouco sobre a estrutura da feira e conta algumas curiosidades dessa que é a principal feira de livros infantis e juvenis do mundo. Além disso, o podcast resgata um pouco do Prêmio Avena PublishNews, entregue no último dia 19, e fala um pouco sobre o polêmico Projeto de Lei que quer barrar feiras de livros em escolas. Além disso, a equipe falou sobre o PNLD 2020, cujo edital foi publicado na última quarta-feira. Aqui vale uma ressalva. O programa é gravado sempre às quintas-feiras, portanto, antes da publicação do “edital transitório”, que vai comprar livros de literatura para alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Nível Médio. Esse edital só foi publicado hoje. Clique no Leia Mais para ter acesso ao podcast.

PublishNews, Leonardo Neto, 02/04/2018

Mark Manson, autor de A sutil arte de ligar o foda-se, que fechou março na primeira posição do ranking geral mensal | © DivulgaçãoMarço chegou ao fim com A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), de Mark Manson, liderando o Ranking Geral Mensal, com 50.094 exemplares vendidos. O livro leva uma considerável vantagem sobre o segundo colocado, Combate espiritual (Petra / Ediouro), do padre Reginaldo Manzotti, autor de Batalha espiritual (Petra), livro vencedor do Prêmio Avena PublishNews de 2017. Combate teve 32.461 cópias vendidas no mês que acaba de terminar. Na terceira posição, Ainda sou eu (Intrínseca), de Jojo Moyes, que encerrou março com 25.858. Ainda na lista mensal, o Ranking das Editoras é liderado pela Sextante, que emplacou 25 livros durante março. O Grupo Companhia das Letras e a Intrínseca ficaram empatadas, com 21 títulos cada, e levam a medalha de prata. A Planeta completa o pódio e fica com o bronze de março, com 11 títulos. Na semana, todas as categorias sofreram queda. A que menos sofreu foi a Autoajuda (-1%). Ela também foi a que trouxe mais novidades na semana. Foram quatro, para diversos gostos e credos. Na nona posição, ficou Zen para distraídos (Academia / Planeta), da monja Coen, que teve 1.539 cópias vendidas e ocupa a nona posição da lista. A virtude da raiva (Sextante), de Arun Gandhi, neto do líder pacifista, ficou no 12º lugar, com 1.272 exemplares. Na 17ª colocação, ficou Dinheiro é emocional (Vida), de Tiago Brunet, que vendeu 772 cópias e na lanterninha, estreou Metanoia (Princípium / Globo), o novo livro do padre Marcelo Rossi. Clique no Leia Mais e veja outros destaques da lista.

PublishNews, Volnei Canônica, 02/04/2018

Desde 1967, o International Board on Books for Young People – IBBY apresenta a mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil – DILI. A data é comemorada no dia 02 de abril, em homenagem ao nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, considerado o pai da literatura infantil mundial. Todos os anos, o IBBY seleciona uma de suas seções nacionais - atualmente são 75 países que fazem parte do IBBY - para patrocinar a mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil - DILI. A seção nacional selecionada escolhe um escritor e um ilustrador de seu país para criar a mensagem que será divulgada mundialmente. No Brasil, o IBBY é representado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ. Em 2018, a seção do IBBY na Letônia, ficou responsável pela mensagem do DILI. Criada em 1993, a Latvijas Bernu un jaunatnes literaturas padome – LBJLP - Conselho de Literatura para Crianças e Jovens da Letônia, em tradução livre, tem como membros diferentes profissionais na área de livros infantis: autores, ilustradores, pesquisadores, críticos, bibliotecários, editores e professores. A LBJLP convidou a escritora Inese Zandere e o ilustrador Reinis Pēterson para criar essa bela mensagem que mostra que a criança nunca foi e nunca será pequena. Clique no Leia Mais para ver a íntegra dessa coluna.

PublishNews, Gustavo Faraon e João Varella*, 02/04/2018

Livraria TavernaO Indie Book Day pegou mesmo por aqui. Na segunda edição em que a iniciativa se espalhou pelo Brasil, houve mais atenção e participação dos leitores, grande engajamento das editoras, maior interesse das livrarias e muito mais espaço nos veículos, nos blogs e instagrams dedicados aos livros. Mas se o nome em inglês atrapalha, o papo sobre bibliodiversidade parece difícil e o conceito de editor independente é confuso até para os próprios, então como? Este ano, resolvemos esclarecer de cara duas coisas que geraram dúvidas e até certo desconforto em editoras e livrarias no ano passado, primeiro ano em que batemos bumbo em torno da data. Clique no Leia Mais para saber outros detalhes do Indie Book Day e conferir na íntegra o primeiro artigo escrito por Gustavo Faraon e João Varella para o PublishNews.

PublishNews, Redação, 02/04/2018

Neste final de semana, a coluna da Babel deu destaque para os livros infantis e adiantou que a Global lança este mês, a obra Clarice, de Roger Mello, com ilustrações de Felipe Cavalcante. A editora prepara ainda algumas reedições de obras do autor. A coluna adiantou também lançamentos na Zahar, Martins Fontes - Selo Martins, Lago de Histórias, Pulo do Gato e Alaúde. Na Painel das Letras, o destaque foi para a nova revista literária Olympio, que chega ao mercado no próximo mês e será lançada durante a Flip. A edição de estreia terá uma entrevista com Silviano Santiago e um conto inédito do sul-africano J.M. Coetzee, A velha e os gatos. N’O Globo, Lauro Jardim contou que Vladimir Netto se prepara para entregar à Sextante dentro de três meses, o segundo volume da obra Lava Jato – o juiz Sérgio Moro e os bastidores da operação que abalou o Brasil, que inspirou a série O mecanismo.

PublishNews, Redação, 02/04/2018

Em maio, acontece a segunda edição do curso de imersão produzido por Cassia Carrenho. No ano passado, a oficina levou os alunos para um final de semana do terror com alguns autores, onde puderam aprender dicas importantes sobre o gênero. Dessa vez, a imersão terá como tema Literatura fantástica e 15 participantes poderão passar um final de semana com os autores André Vianco e Felipe Castilho, e a editora Mariana Rolier, para aprimorar sua escrita, entender como funciona o mercado, interagir com outros autores e ainda ter um momento individual para apresentar seu trabalho: os participantes irão escrever um conto que será publicado em formato digital numa coletânea editada por Mariana. A viagem acontece de 18 a 20/05, num sítio próximo a São Paulo e inclui ainda a hospedagem, transporte até o local, refeições e sorteio de livros. O investimento é de R$ 2.890 e para mais informações é só clicar aqui.

PublishNews, Redação, 02/04/2018

A Casa Contemporânea (Rua Capitão Macedo, 370 – São Paulo / SP) está com inscrições abertas para o curso de Revisão Gramatical e Produção de Textos, com a revisora e preparadora de textos Mônica Rodrigues. O curso irá abordar temas como revisão gramatical, reforma ortográfica, como evitar os principais erros de português, pontuação e acentuação, cuidados ao redigir e-mails, elaborar relatórios, tabelas, pontuação, concordância nominal e concordância verbal e atividades práticas. O curso inclui ainda apostila, certificado e bloco para anotações, além de sorteio de livros. As aulas acontecem nos dias 14, 16 e 18 de maio, das 19h às 21h30 e o investimento é de R$ 440.

“É verdade que as escritoras deparam com mais obstáculos que os homens, mas jamais me preocupei com essas coisas. Sou mulher e escritora e, para mim, escrever é a minha prioridade. Faço o melhor que posso e não me preocupo.”
Elizabeth Strout
Escritora americana
1.
A sutil arte de ligar o foda-se
2.
Combate espiritual
3.
A parte que falta
4.
O poder do hábito
5.
Ainda sou eu
6.
Outros jeitos de usar a boca
7.
Seja foda!
8.
Sapiens
9.
A sorte segue a coragem!
10.
Propósito
 
PublishNews, Redação, 02/04/2018

Quando era apenas uma menina vivendo no Paquistão, o maior desejo de Malala era ter um lápis mágico. Mas quando seu direito à educação foi colocado em perigo por homens que acreditavam que meninas não deveriam ir à escola, Malala percebeu que a sociedade em que vivia precisava de mudanças imediatas. E mesmo sem o desejado lápis mágico, ela foi capaz de enfrentar grandes obstáculos até encontrar dentro de si a força e as ferramentas necessárias para mudar o mundo. Em Malala e seu lápis mágico (Cia das Letrinhas, 46 pp, R$ 34,90) seu primeiro livro infantil, a garota paquistanesa ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, retorna à própria infância para apresentar sua história aos pequenos leitores e inspirar uma nova geração a quebrar o silêncio para transformar o mundo em um lugar melhor.

PublishNews, Redação, 02/04/2018

Caio não está com a menor vontade de voltar para casa. Marcos, o namorado de sua mãe, irá visitá-los pela primeira vez. Mas Caio, que prefere ficar sozinho com ela, já avisou que não vai fazer tudo que ele quiser, pois já sabe como os namorados das mães de seus amigos os tratam. Acontece que Marcos não se intromete em nada e nem é do tipo sabe-tudo. Não diz nada quando chega à casa de Caio, quando estão jantando, fazendo alguma atividade ou até quando o menino faz suas malcriações. Até que um dia, Caio quer muito ir ao jogo do seu time de futebol favorito, mas a mãe não quer porque detesta futebol e seu pai infelizmente tem que trabalhar. Assim, o menino cria coragem e pede para Marcos, que com alegria aceita o convite. Juntos, os dois acabam se divertindo muito e Caio descobre que o namorado da mãe até que é bem legal. O namorado da mamãe (Gaudí Editorial, 32 pp, R$ 42) foi escrito por Anke Wagner e ilustrado por Heike Herold.

PublishNews, Redação, 02/04/2018

A Editora Vale das Letras lançou este mês a série Dino Aventura 4D (32 pp, R$ 39,90), feita para quem quer descobrir todas as curiosidades sobre os dinossauros. O livro contém imagens, fatos e conhecimentos sobre o mundo dos dinossauros com realidade aumentada e efeito sonoro. Para usar a tecnologia, o leitor deve baixar o aplicativo da editora, ValedasLetras4D, encontrar as páginas com o selo 4D, focalizar a página na tela do tablete ou celular e ver os dinossauros ganharem vida. Os dinossauros podem ser observados, inclusive em zoom, de muitos ângulos diferentes, além de se moverem, comerem, andarem e até executarem movimentos de ataque. A coleção conta com os livros Dinossauros carnívoros e Dinossauros herbívoros.

PublishNews, Redação, 02/04/2018

Onde está Wally? fez a alegria de crianças e adultos no final da década de 1980. Criada pelo ilustrador inglês Martin Handford, a série se tornou uma série mundial e inspirada em sua obra, a Ciranda Cultural lançou a coleção Onde está? que estimula os leitores a encontrar as maiores lendas da música do século XX: Elvis Presley e The Beatles. Onde está o Elvis? (24 pp, R$ 19,90) esconde o rei do rock em Graceland, sua mansão; no Alladin Hotel, local de seu casamento; em Honolulu, Havai, locação de um de seus mais famosos filmes e em outros lugares divertidos. Já Onde está a banda The Beatles? (24 pp, R$ 19,90) coloca os meninos de Liverpool escondidos no meio de uma multidão em locais como o Cavern Club; na Abbey Road e muitos outros locais que fazem parte da história da banda.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.