Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 27/09/2017
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 27/09/2017

Marina Colasanti durante a entrevista que concedeu a Leonardo Neto | © Diego Lima“Ser indicada pela segunda vez ao Hans Christian Andersen; ter ganho o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantojuvenil, no México, e lançar praticamente de uma só vez quatro títulos é uma boa forma de se comemorar seus 80 anos, né, Marina?”. Essa foi a primeira pergunta que fiz ontem a Marina Colasanti numa entrevista que conduzi no jantar em comemoração aos seus 80 anos. Para a minha surpresa, ela respondeu “não!”. Diante da minha cara de decepção (quem conduz uma entrevista em público sabe o peso que um simples “ene-a-o-til” tem na evolução do papo), ela completou: “um bom jeito de comemorar 80 anos é assim: com amigos”, disse apontando para o público que lotou o Restô Ipanema, local escolhido para o evento. O que Marina sabia antes de chegar ao restaurante era que a Global, uma de suas editoras, preparava um jantar para a família. Ao chegar e encontrar pessoas que acompanham a sua vida há mais de cinco, seis décadas, ela ficou surpresa e emocionada. Mas o que eu estava fazendo ali? Conheci Marina pessoalmente há menos de um mês! Bom, o aniversário era dela, mas o presente quem ganhou foi eu. Desde março, Cassia Carrenho, ex-gerente comercial do PublishNews e hoje produtora de eventos, e eu resolvemos colocar na rua um projeto que acalantávamos já tinha algum tempo. Queríamos reunir pessoas em torno da comida para contar boas histórias. Nascia, então, o Panela de Histórias. A primeiríssima edição, homenageou Cora Coralina, minha conterrânea, cozinheira de mão cheia e colega de Marina no estrelado casting de autores da Global. Clique no Leia Mais e veja como foi o evento.

PublishNews, Mike Shatzkin, 27/09/2017

Nos EUA, existem duas conversas paralelas sobre o futuro do varejo que estão bastante ativas. Uma acontece dentro da indústria do livro e se concentra em torno de qual será o futuro – e se haverá um? – da Barnes & Noble. O outro é sobre o futuro dos concorrentes de varejo da Amazon no sentido mais amplo, em particular os grandes varejistas que servem de âncora para os shopping centers e que atraem o tráfego para todas as outras lojas que compartilham o mesmo estacionamento. Sempre que a B&N anuncia seus resultados financeiros, toda a indústria do livro presta atenção. Quando uma rede com a ubiquidade e a marca da Toys R Us anuncia perdas, como aconteceu na semana passada, todos prestam atenção. A Barnes & Noble está mudando a gerência executiva e divulgando pronunciamentos estratégicos bastante vagos e pouco convincentes em um contexto de declínio das receitas e queda dos preços das ações. Como a B&N é a única capaz de colocar um novo título na frente da maioria dos clientes de livrarias e o maior cliente de varejo para os catálogos dos editores, ocupa uma posição de singular importância para quase todas as editoras. A Amazon talvez já seja uma conta maior para a maioria das editoras, mas isso não altera a importância única da B&N. Portanto, não é surpreendente que as editoras estejam obcecadas com a saúde financeira e operacional da rede. E embora eu ainda seja cético de que sua morte – ou mesmo um rápido encolhimento – seja iminente, as consequências se isso acontecesse mudariam a indústria. De maior interesse é o impacto que a Amazon está tendo em todos os varejistas. Clique no Leia Mais para ler a íntegra dessa coluna.

PublishNews, Redação, 27/09/2017

A Metabooks e a Ivo Camargo - Soluções Comerciais no Mercado Editorial firmaram uma parceria com o objetivo de beneficiar o mercado do livro. Ambas as empresas acreditam que o potencial de venda do livro está intimamente ligado à qualidade do cadastro, que devem, portanto, chegar de maneira rápida e eficiente nas mãos do livreiro. Atualmente, a Ivo Camargo cuida do cadastro dos títulos de seus clientes, como o fluxo de dados atual é muito trabalhoso e passível de erro, a empresa ficou com essa função. “Não é toda editora que consegue organizar as informações exigidas pelo mercado ou ter pessoal para investir todo esse tempo neste processo tão trabalhoso, o que acaba impactando negativamente no resultado comercial”, explica Talita Camargo, responsável pela área de metadados da empresa. “Nós valorizamos este trabalho e acreditamos que a parceria com a Metabooks vai trazer resultados positivos pela eficácia e rapidez”, afirma. Com a plataforma da Metabooks, os editores focam o seu trabalho de preenchimento de metadados num único lugar, sem repetições e com economia de tempo. Na prática, a parceria oferece descontos para os clientes Ivo Camargo que contratarem os serviços de uso da plataforma e, além disso, a Ivo passa a representar a Metabooks comercialmente, buscando novos parceiros para a empresa.

PublishNews, Redação, 27/09/2017

© André Wanderley / Divulgação O lançamento oficial da quinta FlinkSampa aconteceu este mês e entre as novidades do evento que acontece na Semana da Consciência Negra (16 a 18/11) está um Seminário Internacional voltado para educadores, sob o tema Ética e estética – Educação inclusiva no século 21. Além disso, haverá concursos para jovens autores e estudantes, o Festival de Curta-Metragens Afrominuto, o Prêmio Jovem Negro de Literatura e o Prêmio Flink de Literatura, em parceria com o Sesi-SP. O FlinkSampa também terá a 15ª edição do Troféu Raça Negra, na Sala São Paulo, que este ano homenageará a atriz e cantora Zezé Motta (na foto ao lado) e o cartunista Mauricio de Sousa, pelo seu trabalho em prol da inclusão social. Já o homenageado e patrono dessa edição da FlinkSampa será o escritor Paulo Lins, autor de Cidade de Deus. Durante três dias serão realizados lançamentos e vendas de livros e quadrinhos, produtos de afro-empreendedores, além de atividades culturais para professores e estudantes de todas as idades: palestras, debates e contações de histórias. Esse ano, a FlinkSampa também tem um novo endereço, na Faculdade Zumbi dos Palmares (Av. Santos Dumont, 843 – São Paulo / SP). A programação completa você confere clicando aqui.

PublishNews, Redação, 27/09/2017

Lima Barreto será um dos homenageados da Bienal do Livro de PernambucoA Bienal Internacional do Livro de Pernambuco chega a sua 11ª edição e pretende continuar estimulando a paixão do cidadão pela literatura, especialmente nas crianças e adolescentes. Marcado para acontecer de 6 a 15 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco (Av. Professor Andrade Bezerra, s/n – Olinda / PE), o evento terá como homenageados os escritores Fernando Monteiro e Lima Barreto. Em sua programação, palestras, oficinas literárias, bate-papos, apresentações infantis, culturais e outras atividades que acontecerão em espaços diferenciados. O Círculo das ideias será o coração dos debates da bienal e receberá autores convidados como Walnice Nogueira, Tony Sillas, Lilia Schwarcz e Gustavo Lacombe. Para representar o universo da cultura pop, o evento contará com o Mundo Geek, que terá ações desde a participação de cosplays a rodas de discussão sobre literatura fantástica. A Bienal do Livro de Pernambuco também terá um espaço reservado para as crianças, a Bienalzinha, que contará com uma programação especial.

PublishNews, Redação, 27/09/2017

Até o dia 4 de outubro, o Sesc São Paulo e a Boitempo realizam no Teatro Paulo Autran do Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195 – São Paulo / SP) e no Cinesesc em São Paulo, o evento 1917: o ano que abalou o mundo. Mais de 30 conferencistas, nacionais e estrangeiros, incluindo alguns nomes de grande representatividade das ciências humanas, discutirão o tema durante mostra de cinema, curso, debates, conferências e lançamento de livros. Essa será uma das maiores atividades culturais do Brasil sobre o centenário da Revolução Russa, um dos acontecimentos históricos definidores do século XX. O período da tarde será ocupado por dez conferências que abordarão temas históricos e políticos relacionados à Revolução Russa, como a igualdade de gênero, a ideia do comunismo, representações artísticas do pensamento utópico, o legado, entre outros. Cada conferência contará com um ou mais comentadores e um mediador, este responsável pela interlocução e participação do público. Hoje, às 17h, acontece a palestra de Tamás Krausz, Lênin: vida e obra de um líder revolucionário, e às 20h a conferência Diálogos com o pensamento teórico de Lênin. A mostra de cinema acontece de 28 de setembro a 4 de outubro, no Cinesesc, e conta com a exibição de Aleksandr Nevsky (1938), de Serguey Eisenstein; Solaris (1971), de Andrei Tarkovsky; O Caminho para Berlim (2015), de Serguey Popov, entre outros. O evento pretende ir além da discussão acadêmica, ao promover um balanço do último século, tomando a história da Revolução Russa e seus desdobramentos como eixo. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

PublishNews, Redação, 27/09/2017

Daqui a pouco, a Balada Literária 2017, programada para acontecer de 8 a 12 de novembro, irá anunciar sua programação numa transmissão ao vivo pelo Facebook. Ao meio-dia, o escritor e curador do evento, Marcelino Freire, começa a apresentação pela sua página na rede social para falar sobre as novidades da festa que este ano homenageia o poeta Torquato Neto. A Balada Literária terá nos próximos meses, além da edição paulistana, uma Teresina e outra em Salvador. Para participar da transmissão é só clicar aqui e enviar suas perguntas.

PublishNews, Redação, 27/09/2017

O Centro Espírita Allan Kardec (CEAK), de Campinas, realiza no dia 7 de outubro, o já tradicional Festival do Livro Espírita. Em sua décima edição e com o tema Ler para conhecer, estudar para transformar, o evento traz mais de 1.800 títulos divididos entre livros, CDs e DVDs com até 60% de desconto. O destaque dessa edição fica por conta da banca de saldão com promoções atrativas, e as oficinas com grandes nomes já confirmados, como Régis de Morais, que vai abordar o tema "Sexo e Sexualidade na Visão Espírita", Orson Peter Carrara, com o tema "Preparando-se para uma Vida de Paz", Lincoln Vieira Tavares, que vai falar sobre a Casa Espírita e muitos outros. Serão no total oito oficinas que acontecerão ao longo do dia. Haverá também uma programação especial para as crianças, sorteios de brindes, praça de alimentação e o espaço Café Literário, destinado para uma pausa e encontros com os amigos. A décima edição do festival do livro espírita acontece das 9h às 18h, no ginásio de esportes do Educandário Eurípedes (Av. Dr. Theodureto de Almeida Camargo, 750, Vila Nova – Campinas / SP). A entrada é gratuita.

“A leitura é fundamental para o desenvolvimento da educação. No entanto, não pode ser encarada apenas como um dever. Quando vista como prazer, pode ser ainda mais produtiva e gostosa.”
Zuenir Ventura
Escritor brasileiro
1.
Felipe Neto
2.
Minha vida fora de série - 4ª temporada
3.
7 semanas para emagrecer, mudar o pensamento e a vida
4.
Sapiens
5.
It - A coisa
6.
O poder da ação
7.
Batalha espiritual
8.
Propósito
9.
Coluna de fogo
10.
Minutos de sabedoria
 
PublishNews, Redação, 27/09/2017

Músico e escritor, Enzo Banzo transita entre as duas artes (música e literatura) há um bom tempo. Em 2014 publicou o livro Poesia colérica, e agora, une mais uma vez os dois temas em seu disco solo Canção escondida. O disco cumpre o desafio de musicar poemas de autores como Luís de Camões, Carlos Drummond de Andrade, Paulo Leminski, Arnaldo Antunes, Alice Ruiz, Danislau, Marcelino Freire, Cleusa Bernardes – mãe do artista – e Clara Averbuck. Canção escondida tem como proposta revelar a canção que existe dentro de todo poema, levando-o da linguagem escrita para a musical – vem daí o título do disco. “Com esse disco quero desmistificar a ideia de que poesia é algo inacessível", explica o compositor. O processo criativo do disco veio a partir da fruição estética entre Banzo e a poesia. De forma natural, um poema lhe sugere uma melodia. Este mês, Enzo lançou pelas plataformas digitais, a canção Acabou o champagne, música inspirada em um poema de Clara Averbuck. O álbum foi produzido com patrocínio do Instituto Algar por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

PublishNews, Redação, 27/09/2017

O som e a fúria (Companhia das Letras, 376 pp, R$ 59,90), de 1929, é considerada a obra mais importante do escritor norte-americano ganhador do prêmio Nobel de Literatura em 1949, William Faulkner. O romance surgiu em um período de isolamento, depois que o autor teve seu terceiro romance recusado por diversas editoras. Abalado, Faulkner investiu num estilo ousado, tecido por quatro vozes narrativas distintas e saltos inesperados no tempo. É dessa forma, permeada por tons bíblicos e ecos de tragédias gregas, que o escritor retrata a violenta decadência dos Compson, família aristocrática do sul dos EUA, que parece viver num desnorteante presente em estado bruto. Com tradução de Paulo Henriques Britto e uma análise crítica de Jean-Paul Sartre publicada em 1939, o clássico de Faulkner ganha nova edição.

PublishNews, Redação, 27/09/2017

Em Correio Sul (Via Leitura / Edipro, 96 pp, R$ 24,90), Antoine de Saint-Exupéry registra sua experiência como aviador comercial e descreve a rotina dos primeiros bravos homens a se arriscarem como pilotos do correio aéreo. A obra, publicada originalmente em Paris em 1929, ganha nova versão com tradução e projeto gráfico inéditos. Nesta aventura, o autor francês cria Jacques Bernis, um aviador solitário e oprimido pela árdua e monótona labuta como piloto de uma agência postal, que inaugura uma nova rota ligando a Europa à África. Ao narrar os dramas do personagem, Saint-Exupéry contrapõe a eles a rotina exaustiva do correio aéreo. As constantes viagens de Bernis lhe tiram a paciência necessária ao trabalho, e o fazem perder-se entre memórias e fatos, a ponto de ele não poder mais distinguir se sobrevoa o deserto ou suas lembranças. Correio Sul, o primeiro romance do autor, tem a história de amor entre Bernis e a mulher casada Geneviève, que rejeitada pelo marido após uma tragédia encontrou abrigo nos braços do piloto.

PublishNews, Redação, 27/09/2017

O romance Por dois mil anos (Amarilys, 352 pp, R$ 59,90), de tintas autobiográficas e em registro de diário, é a obra mais conhecida de Mihail Sebastian. Seu protagonista, um jovem judeu cujo nome jamais é mencionado, registra seu contato com diferentes facetas da sociedade romena ao longo dos anos, naquilo que chama de “um tempo de espasmo” – o período entre guerras que testemunhou a ascensão do fascismo e colocou em xeque a intelectualidade europeia. Da universidade, onde tentava passar despercebido pelos grupos de agressores antissemitas, à vida profissional adulta, o protagonista convive e conversa com reacionários, revolucionários, fanáticos e libertinos, sem jamais se identificar com nenhum grupo particular. Mas isso não o impede de perceber que nem amizades de longa data nem um esforço de assimilação o protegem de ser visto como um pária.

PublishNews, Redação, 27/ 09/2017

Séculos separam Adrienne, uma jovem moradora de Seattle nos dias de hoje, de Falcão, um sedutor lorde escocês conhecido por ser um conquistador de batalhas (e também de donzelas). Nenhuma mulher resiste ao seu charme, mas nenhuma despertou de fato o seu interesse. Até Adrienne aparecer nas highlanders escocesas do século XVI. Ela cresceu em um orfanato, de onde fugiu assim que completou 18 anos. Na faculdade, viveu um noivado conturbado até, finalmente, conseguir escapar. Mesmo longe, Adrienne ainda não conseguiu superar o passado e está certa de que nunca irá conseguir se relacionar com outro homem novamente. Até que em uma noite ela acorda na Escócia de 1513. Longe de seu tempo, a jovem acaba se casando com Falcão, de quem jura que irá manter a distância. Mas o poder de sedução do lorde irá comprometer a determinação dela. Brumas do tempo (Verus / Record, 308 pp, R$ 34,90) é o primeiro livro de Karen Marie Moning publicado no Brasil. A obra, um romance histórico e sensual, abre a série Highlanders.

PublishNews, Redação, 27/09/2017

Aos 21 anos, a universitária Ellie Kolstakis tem um objetivo: perder a virgindade. Cansada de ouvir as aventuras sexuais da melhor amiga, Lara, e das colegas de faculdade, ela decide que já passou da hora de ter as próprias histórias para contar. A partir daí, começa uma saga para encontrar não o príncipe encantado, mas um homem que esteja disposto a levá-la para a cama. Esse é o ponto de partida de Virgem (Fábrica 231 / Rocco, 288 pp, R$ 39,90 – Trad.: Fabienne W. Mercês), romance de estreia da jornalista Radhika Sanghani. Decidida a virar o jogo nos quatro meses que restam até se formar, a jovem divide seu tempo entre o trabalho de conclusão de curso, depilações inusitadas, seu blog, festas, conselhos de amigas e até mesmo tutoriais constrangedores no YouTube, envolvendo-se em situações mirabolantes e, claro, hilárias. Mas acaba descobrindo que arranjar um parceiro para sexo casual não é tão simples quanto parece.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.