Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 01/08/2017
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 1º/08/2017

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação publicou, finalmente, edital que vai comprar livros didáticos para o ano de 2019 | © Assessoria de Comunicação do FNDEO Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) publicou nessa segunda-feira (31) o edital do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2019. A publicação era esperada com grande ansiedade pelos editores que trabalham com materiais didáticos, já que a promessa era que o edital viria recheado de novidades. E veio. Entre as novidades, algumas já anunciadas como a inclusão de livros para professores do Ensino Infantil e de Educação Física; ciclo de compras que passa a ser de quatro anos e não mais de três; inclusão obrigatória de material digital off-line para professores e alteração nos prazos de entrega dos livros. Tudo isso explicado na íntegra da matéria que pode ser acessada clicando no Leia Mais.

PublishNews, Carlo Carrenho, 1º/08/2017

A canoa 'encervejada' da Festa do Policarpo | © Julio VilelaSexta-feira da Flip, 9h40 da noite, ao lado das canoas repletas de cerveja à espera dos convivas da Festa do Policarpo, patrocinada por Kobo, Bookwire e Bookwitty. “Você pode me vender uma cerveja?”, pergunta um rapaz que brinca com a filha em um dos balanços da praia do Pontal em Paraty. “Pegue uma aí, tranquilo”, eu respondo. “Não, mas quanto custa?”, ele insiste. “Cara, a cerveja é para todo mundo, pode pegar”, insisto de volta. “Com o que eu posso ajudar, então?”, diz ele surpreso com a cerveja ofertada. Minutos depois, com os convidados da Festa do Policarpo chegando, outro morador paratiense pergunta: “Como funciona, o que eu tenho de fazer”? Eu respondo ali do lado da canoa encervejada: “Você pega uma cerveja e bebe, e tem pão com linguiça ali no quiosque. É para vocês”. Em seguida, mais alguém pergunta quanto custa a cerveja e se espanta quando eu dou um latão de Skol para ele. Estes momentos no início da Festa do Policarpo foram um dos pontos altos da Flip 2017 para mim. E acho que vale salientar que a ideia de fazer uma festa completamente acessível não é um detalhe, coincidência ou desleixo, mas um statement ideológico do PublishNews. A gente acredita que pessoas completamente diferentes, com origens distintas e ideias contrastantes possam conviver e formar uma sociedade. E é isto que tentamos provar e, mais importante, por em prática nas festas que realizamos na Flip. Clique no Leia Mais e leia o balanço pessoal que Carlo Carrenho fez das atividades do PublishNews e de sua participação na Flip.

PublishNews, Volnei Canônica, 1º/08/2017

olnei Canônica mediou mesa sobre políticas públicas na Casa Paraty. A mesa contou com Luis Antônio Torelli, da CBL, Cristian Brayner, do MinC, e com a senadora Fátima Bezerra | © Julio VilelaComo tudo gira em rotação e translação ao mesmo tempo, este colunista resolveu trabalhar às vezes em forma de notas, outras vezes em forma de artigo. A Festa Literária Internacional de Paraty – Flip ainda reverbera. Apresento aqui minha opinião sobre o que vi, vivi e me contaram. Mas também quero trazer coisas que estão acontecendo por aí e às quais precisamos estar atentos. Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra desta coluna, que destacou os debates sobre políticas públicas que aconteceram nos dias de Flip.

PublishNews, Redação, 1º/08/2017

Ricardo Garrido, Gisele Mirabai e Daniele Cajueiro na entrega do 1º Prêmio Kindle de Literatura | © Júlio VilelaAbriram hoje as inscrições para a segunda edição do Prêmio Kindle de Literatura. Uma parceria entre Amazon e Nova fronteira, o prêmio é voltado para autores independentes. Para participar, os escritores devem inscrever seus romances inéditos em português de forma gratuita por meio do Kindle Direct Publishing (KDP), ferramenta de autopublicação da Amazon até o dia 31 de outubro, incluindo #premiokindle no campo das palavras-chave. Os autores terão controle total deste processo, desde o design da capa até a definição do preço do livro, e podem receber até 70% dos royalties por seu trabalho. Os títulos submetidos precisam ser romances originais em português nunca antes publicados e exclusivos para o Kindle no período do prêmio, inscritos no KDP Select. Os livros serão avaliados por editores especialistas selecionados pela Nova Fronteira, além dos autores Carlos Heitor Cony e Geraldo Carneiro. O primeiro colocado receberá um prêmio de R$ 30 mil e terá a oportunidade assinar um contrato com a editora Nova Fronteira para a versão impressa do livro. “Os leitores brasileiros estão constantemente procurando novos títulos para ler e nós esperamos que o Prêmio Kindle de Literatura incentive autores do país inteiro a publicar suas histórias e dar mais visibilidade ao seu trabalho”, afirma Ricardo Garrido, gerente geral de conteúdo para Kindle. A primeira edição do Prêmio atraiu mais de 1.700 autores brasileiros, de 460 cidades, que publicaram mais de 2 mil livros através do KDP. Os termos e condições do Prêmio Kindle de Literatura estão disponíveis no site da Amazon. A vencedora da primeira edição foi Gisele Mirabai (na foto entre Garrido e Daniele Cajueiro, da Nova Fronteira), que concorreu com o seu livro Machamba.

PublishNews, Redação, 1º/08/2017

O artista gráfico Biofa e o empresário José Brazuna, da Galeria de Arte Casa Jacarepaguá, decidiram trazer mais uma editora para o mercado, a Muro#B, que pretende abrir espaço à publicações voltadas para a arte urbana. O projeto surgiu da percepção do empresário de que a arte urbana paulista não está restrita ao talento mais visível dos chamados grafiteiros, mas que há uma rica produção cultural que merecia um espaço editorial. A editora pretende abrir espaço para publicações que dialogam com o cenário urbano através de uma perspectiva diferenciada. O primeiro lançamento da editora será a série Fragmentos, composta por três livros escritos por Biofa e que retratam a estética urbana, em toda sua poluição e banalidade. Através de fotos e textos, ele explora “pedaços urbanos” que traduzem em fotografias as tipografias das ruas, os figurantes nela presentes e o caos estético das paredes, grades e postes da cidade de São Paulo. Segundo Brazuna, “a sociedade torce o nariz para os mendigos, para muros e calçadas quebradas, grades, e, tudo que passa despercebido por nós, ou que parece sujo e feio, o artista traduz em plasticidade. Os três livros da obra Fragmentos são um tapa na cara, uma lição de que há ordem no caos paulista”. O lançamento da série acontece no dia 17 de agosto, às 17h, na Casa Jacarepaguá (Rua Bruno Lobo, 166, Butantã – São Paulo / SP). O evento será restrito a jornalistas e convidados, com abertura ao público em geral nos dias 19 e 20 e 26 e 27 de agosto, das 10h às 20h.

PublishNews, Redação, 1º/08/2017

© Cláudio DarriAberta em outubro passado, a Unidade de São José dos Campos da Livrarias Curitiba (Av. Andrômeda, 227, Jardim Satélite) acaba de inaugurar um espaço exclusivo para o público geek. O ambiente é o primeiro instalado nas 27 lojas da rede, tem cerca de 20 m², parede adesivada com tema que remete aos filmes da série Matrix e disponibiliza prateleiras e estantes com os mais variados itens para quem aprecia o estilo. Nos meses de julho e agosto, o grupo elaborou ainda uma seleção de produtos que estarão com preços especiais nas lojas físicas e on-line. “Temos inúmeros clientes que buscam esses produtos e adoram os itens que remetem ao universo dos livros, filmes, HQs e itens de presentes. Por isso, optamos em oferecer esse espaço diferenciado e a procura está muito boa”, completou Marcos Pedri, diretor comercial do grupo Livrarias Curitiba.

PublishNews, Redação, 1º/08/2017

Com o objetivo de incentivar os autores independentes, a escritora Irka Barrios lançou a livraria virtual A Boa Prosa, especializada na literatura da nova geração. Vendo a dificuldade que os autores independentes encontram para manter seus livros ao alcance dos leitores, Irka decidiu abrir o espaço. Romances, contos, crônicas, poesia, literatura infantojuvenil e obras acadêmicas compõem a estante d’A Boa Prosa. No acervo, que hoje reúne cerca de 15 livros publicados por editoras como a Patuá, Oito e Meio, Bestiário, Biografias e Profecias e Penalux, há espaço para escritores estreantes e para revelações da literatura brasileira, como Bruno Ribeiro, André Timm e Roberto Menezes. A personalização é outro valor pensado por Irka para o empreendimento, que entrega todas as obras autografadas por cada escritor. Outro projeto que deve ser implementado em breve é a entrega de minicontos personalizados aos clientes da livraria, dando ao leitor a oportunidade de contribuir com a narrativa de um texto exclusivo.

PublishNews, Redação, 1º/08/2017

Fachada da Casa das Rosas, que abriu inscrições para o seu laboratório de criação poética | © Débora NazariA Casa das Rosas (Av. Paulista, 37 – São Paulo / SP), abriu as inscrições para a 3ª Cooperativa da invenção, laboratório de experimentação, criação e realização poética do Centro de Referência Haroldo de Campos. Na atividade, os participantes trabalham de forma colaborativa em torno de projetos que exploram possibilidades de criação poética a partir de novas tecnologias, além de discutir conteúdos da arte poética, design gráfico e potencialidades da voz. Para participar do processo de seleção, o participante deve enviar três trabalhos poéticos autorais, além de uma carta de interesse de dez linhas. Voltado para o público interessado em produções literárias, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Casa das Rosas. O curso acontece de 22 de agosto até 2 de dezembro, nas terças, das 19h30 às 21h30 e aos sábados, das 15h às 18h.

“Aquele que lê maus livros não leva vantagem sobre aquele que não lê livro nenhum.”
Mark Twain
Escritor e humorista norte-americano (1835-1910)
1.
Sapiens
2.
O mundo de Larissa Manoela
3.
O poder da ação
4.
Batalha espiritual
5.
Propósito
6.
Outros jeitos de usar a boca
7.
Na minha pele
8.
Box – As crônicas de gelo e fogo
9.
Como vencer gigantes
10.
O homem mais inteligente da história
 
PublishNews, Redação, 1º/08/2017

Prestes a completar 85 anos de idade, o cartunista, chargista, pintor, dramaturgo e escritor Ziraldo acumula títulos que comprovam sua pluralidade criativa e produtiva. E, em breve, toda a sua produção artística será revelada ao público pelo olhar de sua filha, a diretora Daniela Thomas, no documentário A Casa do Ziraldo, produção da Lumen em parceria com o Canal Curta!. O longa-metragem levará o público até o ateliê de Ziraldo para refazer sua história de vida e trajetória artística através de seu acervo pessoal e de sua rotina de trabalho. Um passeio por seus desenhos de humor, cartuns, histórias em quadrinhos e a literatura infantil será conduzido por Daniela, revelando memórias que narram não apenas a história de Ziraldo, mas apontam indiretamente para diversos momentos da cena cultural do país. O documentário, que está em fase de pré-produção, ainda não tem data de lançamento.

PublishNews, Redação, 1º/08/2017

A Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133 – Curitiba / PR), realiza em agosto uma oficina de Ilustração Editorial com o artista gráfico Samuel Casal. De acordo com Casal, a oficina na BPP vai apresentar aos alunos um panorama sobre o mercado de ilustração editorial. Mas será basicamente um curso prático, em que os participantes vão produzir conteúdos a partir de exercícios previamente preparados pelo ilustrador. Também haverá um debate sobre a produção dos alunos e análise de portfólios. O curso será realizado nos dias 15, 16 e 17 de agosto, das 14h às 17h. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até 7 de agosto por meio do formulário disponível no site da BPP.

PublishNews, Redação, 1º/08/2017

“O mar de fora e o mar de dentro” é a expressão usada em Fernando de Noronha para diferenciar as águas que separam o arquipélago do continente e as que se abrem para o Atlântico. Além disso, resume o embate que dá força ao romance de estreia de Carlos Marcelo, Presos no paraíso (Planeta, 288 pp, R$39,90). O livro narra a trajetória do historiador Tobias que, após concluir trabalho de documentação fotográfica para uma agência de turismo, passa por momentos de tensão em um cenário paradisíaco. Quando dois antigos moradores são encontrados mortos lado a lado, o delegado Nelsão recorre às lentes de Tobias para ajudá-lo na coleta de provas para a investigação do misterioso crime. Além de mostrar um lado pouco explorado de um dos destinos turísticos mais admirados do país, Presos no paraíso investe na alternância de pontos de vista e tempos narrativos. Enquanto Nelsão avança na investigação com base na experiência profissional, Tobias narra o contato com ilhéus, turistas e o envolvimento com Lena, gerente da pousada onde ele se hospedou. Pelos olhos do visitante, o leitor conhece também aspectos sombrios da ilha, como as ruínas de presídios e desavenças provocadas por religião, sexo e poder.

PublishNews, Redação, 1º/08/2017

Nascida em Gana e criada nos EUA, a jovem Yaa Gyasi tornou-se um dos nomes mais comentados na cena literária norte-americana em 2016. Seu romance de estreia, O caminho de casa (Rocco, 448 pp, R$ 54,50), recebeu resenhas estreladas dos mais importantes jornais e revistas do país, alcançou a lista dos mais vendidos do The New York Times. Nas primeiras páginas, conhecemos Effia, nascida no século XVIII, no calor almiscarado da terra dos fântis de Gana, na Costa do Ouro africana. Uma das mais belas jovens de sua aldeia, vítima da ira constante da mulher que a criou, Effia se vê afastada da família ao ter sua mão concedida a um homem branco, James Collins, governador britânico recém-nomeado para o Castelo de Cape Coast. Ali, no conforto de seu novo lar, Effia não pode imaginar que sua meia-irmã axânti, Esi – da qual desconhece a existência –, está no calabouço, empilhada com outras centenas de escravos, em meio a excrementos e gritos de raiva e medo, à espera dos navios que os levarão para as plantações na América do Norte e do Caribe. Yaa mostra as consequências do comércio de escravos dos dois lados do Atlântico ao acompanhar a trajetória de duas meias-irmãs desconhecidas uma da outra, e das gerações seguintes dessa linhagem separada pela escravidão.

PublishNews, Redação, 1º/08/2017

Depois de uma longa existência no Vazio, o onipotente Senhor D. resolve experimentar e criar o tempo, o espaço e a matéria. Aos poucos, surgem também os astros celestes, as primeiras formas de vida e os seres pensantes. E com eles, os dilemas inesperados até mesmo para o Criador — que parecia ter tudo sob controle. Como lidar com os anseios e as incertezas dessas criaturas? Qual o sentido de sua existência? Até que ponto Ele consegue — e deve— intervir nesse novo mundo? Em Senhor D. (Companhia das Letras, 176 pp, R$ 39,90 - Trad.: Laura Teixeira Motta), Alan Lightman constrói um romance encantador e original sobre o surgimento do universo, narrado justamente pelo responsável por criá-lo. Uma fábula que discute com delicadeza questões de ciência, filosofia, religião e de nossa existência.

PublishNews, Redação, 1º/08/2017

Correspondido ou não, desejado, inesperado ou platônico, amor nunca é demais e nem sai de moda. E é por isso que ele é o protagonista desta coletânea de contos ABC do amor (Galera / Record, 266 pp, R$ 32,90) que reúne textos de A.C. Meyer, Brittainy Cherry e Camila Moreira. Elas escrevem sobre encontros e desencontros da vida quando o sentimento verdadeiro sempre fala mais alto. Em Doce reencontro, A.C. Meyer faz do amor o tempero mais importante para unir dois corações distanciados pelo tempo. As cartas que escrevemos é de autoria da americana Brittainy C. Cherry. A história gira em torno de Jake, um jovem promissor ator de Hollywood que retorna ao interior do Kansas para o casamento de sua ex-namorada. E o conto Além das cores, de Camila Moreira, encerra a antologia. Alice está vivendo um dos piores dias da sua vida. Como se não bastasse ser demitida, ela pega o seu noivo na cama com sua melhor amiga. Mas a sua proximidade com Leandro, um prodígio da arte, vai mostrar que ele pode ser muito gentil além de ser bem atraente.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.