Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 05/04/2017
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 05/04/2017

Com os olhos voltados para a Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2018, que terá Sharjah como convidado de honra, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Emirates Publishers Association (EPA), com o apoio da Sharjah´s Knowledge Without Borders e da Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil (FNLIJ), organizaram, na manhã desta quarta-feira (05), um encontro de negócios entre os editores do Brazilian Publishers e dos Emirados Árabes Unidos durante a Feira Internacional do Livro Infantojuvenil de Bolonha. Participaram do encontro, além dos editores brasileiros do Brazilian Publishers, editores dos Emirados Árabes Unidos e do Líbano, totalizando 17 empresários. Esse matchmaking foi o primeiro evento de negócios entre árabes e brasileiros do calendário previsto até o início da Bienal do Livro em São Paulo. Estão previstos novos encontros também para as Feiras de Frankfurt 2017, Sharjah 2017 e Bolonha 2018. “Um programa bem-sucedido de Convidado de Honra passa obrigatoriamente pela geração de novos negócios entre os países envolvidos. Para isso, pretendemos trabalhar firmemente na aproximação entre empresários do Brasil e dos Emirados Árabes Unidos até a Bienal do Livro de São Paulo 2018 com o principal objetivo de que essas relações comerciais se perpetuem, fortalecendo ambos os mercados editoriais”, completou Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, gerente de Relações Internacionais da CBL. Clique no Leia Mais para ter acesso à íntegra desta matéria.

PublishNews, Gil Vieira Sales, 05/04/2017

Gil, editor da Editora do Brasil, manda notícias direto de BolonhaSegundo dia: a feira segue de vento em popa. Por ser fechada ao público (ou seja, diferente de nossas bienais, é um evento exclusivo para profissionais), a Feira do Livro Infantojuvenil de Bolonha concentra pessoas bastante focadas e objetivas. As reuniões costumam ser rápidas e diretas, pois o tempo urge. Casas editoriais do mundo todo participam de feiras assim porque querem ampliar seus catálogos comprando livros estrangeiros ou expandir seu nome e seu alcance vendendo livros para editoras de outros países. É assim que a boa literatura infantil e juvenil se propaga mundo afora. Na maioria dos casos, é assim que livros brasileiros são traduzidos e lançados na Coréia do Sul e é assim que livros ucranianos ganham uma edição brasileira. A dinâmica envolve valores, tiragens, porcentagens e muitos outros detalhes contratuais bastante delicados que necessitam de clareza e objetividade. Cá para nós, não é fácil vivenciar tudo isso nas muitas horas de duração de um dia inteiro de feira. E, ao fim de um dia de tantas conversas, apresentações e promessas de análises e publicações futuras, o que a gente mais quer é relaxar e curtir a noite bolonhesa. Jantar uma boa massa, apreciar um bom vinho é tudo que se almeja, seja na companhia dos queridos amigos de muitos anos de mercado editorial ou na dos amigos recém adquiridos ao longo dos poucos dias de feira. Mas quem disse que esses encontros noturnos se resumem à abordagem de outros assuntos corriqueiros? Clique no Leia Mais e saiba de que assuntos Gil tem tratado nos seus jantares à bolonhesa.

PublishNews, Redação, 05/04/2017

O Ministério da Cultura (MinC) lança logo mais, às 19h, os dois primeiros volumes da Coleção Atlas Econômico da Cultura Brasileira . A cerimônia de lançamento será realizada no Itaú Cultural (Av. Paulista, 149, Sala Vermelha – São Paulo / SP) e contará com a presença do ministro da Cultura, Roberto Freire, e do secretário da Economia da Cultura do MinC, Mansur Bassit. A Coleção é um documento inédito no Brasil, elaborado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que trará os dados necessários para dimensionar o impacto de cada segmento cultural na economia do País, em levantamento construído com uma metodologia padrão nas diferentes regiões do Brasil. Os dois primeiros volumes do Atlas consistem na apresentação do marco referencial teórico e metodológico, e reúne artigos de pesquisadores renomados no setor, que apresentam dados já existentes, e cases de outros países. A Coleção completa terá seis volumes e deve ser finalizada em abril de 2018. Clique no Leia Mais e veja alguns destaques do documento.

PublishNews, Leonardo Neto, 05/04/2017

O Projeto de Lei (PL) 49, de 2015, que institui a Política Nacional do Livro e regulação de preços, a famosa Lei do Preço Fixo, volta a ter o senador Lindbergh Farias (PT / RJ) como relator. No final de março, o ex-cara pintada teve que deixar a relatoria do PL depois de sair a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, onde o projeto de autoria da senadora Fátima Bezerra (PT / RN) está estacionado desde o começo de 2016. O PL 49 / 2015 quer estabelecer regras para a comercialização e difusão do livro. Pela proposta, todo livro receberá da editora um preço de capa, como já acontece hoje, e esse preço deverá valer para o consumidor final por um ano, não podendo ser comercializado com descontos superiores a 10%. Depois da CCJ, o projeto deve passar pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE); de lá deve seguir para a Comissão de Educação, Cultura e Esportes (CE) e depois submetido à Câmara dos Deputados.

PublishNews, Redação, 05/04/2017

Paulina Chiziane é uma das autoras convidadas para participar da Flipoços | © DivulgaçãoComo o PublishNews adiantou em dezembro, pela primeira vez, uma comitiva de escritores moçambicanos virá ao Brasil para participar da 12ª edição do Festival Literário de Poços de Caldas, o Flipoços (29/04 a 07/05), que acontecerá no Espaço Cultural da Urca na cidade mineira. Estão confirmadas as presenças de Ungulani Ba Ka Khosa, Paulina Chiziane (foto ao lado), Mbate Pedro, Lucílio Mantaje, Sangare Okapi e Dany Wambire. Antes de chegar a Poços de Caldas, na manhã do dia 29, a comitiva fará uma parada em São Paulo e participar de uma reunião com a Comissão para a Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa (CPCLP) da Câmara Brasileira do Livro (CBL). O encontro terá a participação ainda Roberto Dove, representando o Ministério da Cultura de Moçambique, e de Romualdo Jonhan, cônsul de Moçambique no Brasil. Com o encontro, a CBL quer aproximar autores, editores e autoridades moçambicanas do Brazilian Publishers, projeto setorial de apoio à exportação de conteúdos editoriais brasileiros resultado da parceria firmada entre a CBL e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

PublishNews, Redação, 05/04/2017

Lilian Mitsunaga é uma das homenageadas no Festival Guia dos Quadrinhos | © Companhia das LetrasNo próximo final de semana (8 e 9), das 10h às 21h, site Guia dos Quadrinhos, referência nacional quando o assunto é Histórias em Quadrinhos, celebra seu 10º aniversário com o Festival Guia dos Quadrinhos. O evento nasceu da necessidade de sair do virtual para torna-se um grande encontro de colecionadores, editores, artistas e amantes da arte sequencial. Os dois homenageados desta edição são Lilian Mitsunaga (na foto ao lado), uma das primeiras mulheres a desbravar o mercado com a profissão de letrista, e o artista americano Jack Kirby, que completaria, em 2017, 100 anos e ganhará uma exposição inédita com páginas do livro Os mundos de Jack Kirby: Tributo ao rei dos quadrinhos. O evento também terá palestras com profissionais renomados como Daniel HDR, Omar Viñole, Paulo Crumbim e Cristina Eiko, entre outros convidados. Os ingressos estão sendo vendidos pelo site oficial do evento.

PublishNews, Redação, 05/04/2017

Três atividades sobre literatura têm início em abril na Metamorfose Cursos (Av. Getúlio Vargas, 1691, sala 403 - Porto Alegre / RS), e ainda estão com vagas disponíveis. Os cursos são voltados para escritores que pretendem se aprofundar no estudo da literatura, conhecer o funcionamento do mercado editorial e compartilhar leituras e experiências literárias. O Grupo de Leitura e Criação Literária (6/04 a 26/10) será ministrado pela escritora Jacira Fagundes e pretende discutir e analisar textos de diferentes autores e gêneros. O Curso de Literatura Infantil (6/04 a 29/06), com o escritor Caio Riter e a agente literária Elaine Maritza, visa a reflexão crítica sobre o processo da criação literária voltada para crianças, além de apresentar os aspectos teóricos que envolvem a produção de textos para esse público. E na Oficina de Criação Literária para Iniciantes (17/04 a 2/06), a escritora Ana Mello apresenta conceitos e técnicas de criação literária para aprimorar o texto de quem aprecia literatura ou quer ser escritor. Para preços e mais informações clique aqui.

PublishNews, Redação, 05/04/2017

O Shopping Tucuruvi, em parceria com a Livraria Cosmos, vai proporcionar aos leitores uma viagem literária com a Feira do Livro Cosmos. “Trazemos sempre novas experiências para os clientes. Pensando em quem é apaixonado por leitura, estamos com esse evento especial, que é a Feira do Livro, com mais de 12 mil títulos disponíveis para todas as idades”, detalha Laís Marques, gerente de Marketing. Romance, poesia, contos infantis, história são alguns dos gêneros literários que estão à venda na Feira do Livro Cosmos. Os valores dos títulos custam entre R$ 5 e R$ 60. O evento acontece até sábado (8), na Praça de Eventos do Shopping Tucuruvi (Av. Dr. Antonio Maria Laet, 566, Tucuruvi – São Paulo / SP), entre 10h e 22h, de segunda a sábado.

“A literatura é um ato de prazer que não deve ter segundas intenções.”
Sérgio Sant’Anna
Escritor brasileiro
1.
Batalha espiritual
2.
Por que fazemos o que fazemos?
3.
A Bela e a Fera
4.
Ansiedade - Como enfrentar o mal do século
5.
O homem mais inteligente da história
6.
O poder da ação
7.
A prisão do rei
8.
Rita Lee - uma autobiografia
9.
Poder extrafísico
10.
O poder do hábito
 
PublishNews, Redação, 05/04/2017

O livro Clarice, uma biografia (Companhia das Letras, 560 pp, R$ 69,90), de Benjamin Moser, lançado originalmente em 2009, deu aos brasileiros uma nova imagem de Clarice Lispector e consagrou sua obra no exterior. Se hoje Clarice é uma figura mítica das letras brasileiras — bela, misteriosa e brilhante —, sua vida foi recheada de percalços que a tornam mais complexa do que mostra a imagem oficial. Mãe solteira numa época em que o divórcio não era legalizado no Brasil, ela batalhou para sobreviver. Escrevia crônicas em jornais e revistas, dava dicas de moda e etiqueta para damas da sociedade. Enfrentava angústia e solidão e amargava, apesar do prestígio junto aos críticos, a pecha de “autora difícil”, o que nem sempre lhe garantiu acesso às editoras. Ao empreender uma síntese inédita entre vida e obra de uma autora clássica, Benjamin Moser deu uma contribuição de extrema importância para a cultura brasileira. A edição da Companhia das Letras traz posfácio inédito de Michael Wood.

PublishNews, Redação, 05/04/2017

O livro Memórias de uma moça bem-comportada (Nova Fronteira, 320 pp, R$ 39,90 – Trad.: Sérgio Milliet) é uma autobiografia de uma das maiores escritoras do século XX, Simone Beauvoir. Dona de um espírito inconformado e autêntico, Simone relata ao leitor sua infância religiosa numa família de classe média parisiense, a adolescência rebelde e a posterior devoção à literatura. Ela evoca vividamente suas amizades, seus interesses amorosos, seus mentores e o início da duradoura relação com o escritor e filósofo existencialista Jean-Paul Sartre. Entre romances, ensaios e livros de memórias, Simone de Beauvoir lançou mais de 20 obras. Memórias incríveis, numa obra essencial para quem deseja conhecer um pouco mais a vida de um dos principais ícones do feminismo até hoje. O livro faz parte da coleção Clássicos de Ouro, publicados pela editora Nova Fronteira.

PublishNews, Redação, 05/04/2017

Com narrativa leve, em tom quase confessional, Gabriel Lacerda faz aparecer a dimensão simplesmente humana de um personagem histórico no livro Meu tio, Carlos Lacerda (Edições de Janeiro, 196 pp, R$ 48). Não o polêmico político que derruba presidentes, escreve artigos e faz discursos candentes. Gabriel mostra simplesmente o tio Carlos, um homem como tantos outros, que viaja e traz presentes para a família, gosta de conversar e plantar rosas, sempre agitado e vibrante, algumas vezes teimoso, outras vezes aberto ao diálogo. De forma coloquial o livro descreve episódios da relação entre tio e sobrinho, relembrando alguns dos principais acontecimentos da história política do Brasil, desde a derrubada de Vargas, em 1945, à cassação dos direitos políticos de Lacerda, em 1968. Tudo sob o enfoque único e privilegiado do autor em tais momentos. Assim, tem-se aqui rico material para pesquisadores e leitura agradável para qualquer pessoa que se interesse por histórias: seja a história do Brasil, sejam histórias de vida.

PublishNews, Redação, 05/04/2017

Filósofo, ensaísta, jornalista, crítico literário e sociólogo, é sabido que Walter Benjamin foi um dos grandes pensadores do século XX. Entre sua vida e sua obra, que se misturam, há um mundo de influências e ideias. É a partir dessa experiência de vida que o filósofo e professor alemão Bernd Witte escreve Walter Benjamin: uma biografia (Autêntica, 160 pp, R$ 57,90 – Trad.: Romero Freitas). Para além das informações já conhecidas sobre a vida de Benjamin, esta biografia oferece nova perspectiva acerca de seus textos, ao examinar os fatos que o cercavam e apresentar os temas e os autores que influenciaram sua obra. A proposta de Witte é compreender as circunstâncias emocionais, familiares, sociais e econômicas em que Benjamin viveu durante tempos tão difíceis como o período entreguerras. A biografia percorre desde Infância berlinense até as teses Sobre o conceito da História para reunir os objetos, as descrições, as impressões, os livros lidos, os momentos vividos, as cartas, as preocupações e as brumas que envolvem seu personagem.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.