Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 16/12/2016
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto e Talita Facchini, 16/12/2016

Luís Antonio Torelli é oficialmente candidato à reeleição na CBL | © DivulgaçãoLuís Antonio Torelli, que preside a Câmara Brasileira do Livro (CBL) desde 2015, é candidato à reeleição para o biênio 2017 - 2019. “O incentivo ao livro e à leitura, que estão no DNA da CBL, marcou essa primeira gestão. Se tiver a oportunidade de estar à frente da CBL nesse segundo mandato, farei frente para que a gente resolva os nossos problemas. Quero discutir temas relacionados ao mercado. Quero mexer em coisas do mercado que são tabus há muitos anos, a prática da consignação, por exemplo. Precisamos debater sobre isso e encontrar uma solução”, posicionou. Pela apuração do PublishNews, não há ainda nenhuma outra chapa para concorrer com Torelli. O período para candidatura, no entanto, segue aberto até o dia 22 de janeiro. As eleições foram marcadas para o dia 21 de fevereiro. Clique no Leia Mais para saber os eixos que Torelli elencou para o seu possível segundo mandato.

PublishNews, Leonardo Neto, 16/12/2016

Numa semana de poucas novidades, livro com píluas de sabedoria do papa Francisco ganha destaque | © Alfredo Borba / WikiCommonsNuma semana de poucas novidades, o livro Sabedoria do papa Francisco (Planeta), de Andrea Kirk Assaf, ganhou destaque ao vender 639 unidades e ficar na 18ª colocação da lista de não ficção. Harry Potter e a criança amaldiçoada (Rocco) continua imbatível e reinando absoluto na primeira posição da lista geral, com 12.343 exemplares vendidos. Com uma diferença de 3.632 exemplares, O homem mais inteligente da história (Sextante), de Augusto Cury, aparece na segunda posição. Completando o pódio, Rita Lee – uma autobiografia (Globo Livros) aparece no terceiro lugar, com 5.957 exemplares vendidos. As vendas, em comparação com a semana passada, cresceram. Se na última semana foram vendidas 145.952 unidades, nesta, foram 157.572. No ranking das editoras, a Sextante ficou sozinha na primeira posição, com 15 títulos. Na segunda colocação, ficou o Grupo Companhia das Letras, com 14 títulos e o bronze foi para a Intrínseca, que emplacou 13. Clique no Leia Mais e veja outros destaques da lista de mais vendidos dessa semana.

PublishNews, Redação, 15/12/2016

Dados de Nielsen BookScan mostram que na Black Friday as livrarias aumentaram os seus volumes de venda em 115% na comparação com as semanas anteriores | © Telma KoboriEm um ano de altos e baixos para o mercado editorial, a Black Friday, dia dedicado a promoções no comércio, veio para injetar ânimo no setor com uma série de indicadores positivos. Dados de Nielsen BookScan mostram que o período, em comparação com as quatro semanas anteriores à data comercial, trouxe crescimento em volume (+115%) e em faturamento (+65%), maiores descontos (22 pontos percentuais) e queda do preço médio (-23%). Comparando com a edição do evento no ano passado, a Black Friday 2016 resultou em um aumento de 6,05% em volume de vendas e de 4,20% em faturamento. O desconto médio ficou em 37,79%, expandindo 4,06 pontos percentuais. Há três anos (2013), o desconto médio era de 29,98%. Clique no Leia Mais e veja outros detalhes dos dados da Nielsen sobre a Black Friday.

PublishNews, Redação, 16/12/2016

Na última quarta-feira (14) profissionais do livro e amigos do PublishNews estiveram presentes no “Último melhor happy hour do ano”, como foi apelidada a festa que o PublishNews realizou com a Metabooks, plataforma de metadados que desembarcou no Brasil em 2016. Colocamos na página do PublishNews no Facebook as fotos dos melhores momentos da festa. Acesse lá, curta, comente, se marque e compartilhe esse momento com seus amigos. Que venha 2017!

PublishNews, Redação, 16/12/2016

A Editora Brasileira lança, na próxima segunda (19), às 20h, na Casa do Saber (Rua Dr. Mario Ferraz, 414, Jardim Paulistano – São Paulo / SP) o livro USP: 80 anos de história (200 pp, R$ 80). Na década de 1930, um sonho republicano começou a tomar forma em São Paulo: o da criação de uma universidade moderna. Com a derrota dos paulistas na Revolução de 1932, essa aspiração ganhou urgência e, logo depois, em 1934, surgiu a Universidade de São Paulo (USP). Dividida em quatro partes (Nascer, Estar, Fazer e Compartilhar), a obra apresenta as imagens da trajetória de oitenta anos da USP como uma universidade pública e gratuita para todos. O evento terá ainda um bate-papo seguido de sessão de autógrafos com Francisco Alambert, José Márcio Rego e Mario Vitor Santos. A entrada é gratuita e para o bate-papo é necessário se inscrever pelo site da Casa do Saber.

PublishNews, Redação, 16/12/2016

Neste sábado (17), Licko Turle, cofundador do Centro do Teatro do Oprimido ao lado de Augusto Boal, lança o livro Teatro(s) de rua do Brasil: A luta pelo espaço público (Perspectiva, 118 pp, R$ 42). O lançamento é parte da programação do Fórum pelo direito à liberdade de expressão, dentro da 11ª Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas. A obra, contemplada pelo programa de fomento à cultura Rumos Itaú Cultural, na edição 2013-2014, foi escrita em parceria com Jussara Trindade e é a continuidade das observações dos dois pesquisadores sobre essa modalidade teatral realizada nas sucessivas visitas a todos os estados do país. O livro oferece, em primeira instância, o mapeamento dos grupos e de individualidades. Mostra os movimentos que encontraram estratégias de combate à sua marginalização e até criminalização, e, por fim, conta novidades e possibilidades de uma prática que continua se desenvolvendo a cada dia, mesmo com todos os desafios. É uma homenagem ao anônimo que tenta manter-se visível e audível. O lançamento acontece no Centro Cultural Arte em Construção (Av. dos Metalúrgicos, 2100, Tiradentes – São Paulo / SP), às 10h.

PublishNews, Redação, 16/12/2016

Interior da Biblioteca Parque Villa-Lobos | © SP LeiturasNa próxima terça-feira (20), a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) completa dois anos de atividade. Para celebrar o aniversário, o espaço realiza sua festa neste domingo (18), com uma programação gratuita e repleta de atividades especiais para todas as idades. “Criada para ser viva e democrática, a Biblioteca Parque Villa-Lobos é hoje um espaço de todos: com programação cultural intensa e recursos de acessibilidade avançados, atrai todos os tipos de público e faixas etárias”, afirma Silvia Antibas, coordenadora da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura da Secretaria da Cultura do Estado. Nos seus dois anos de vida, a biblioteca recebeu mais de 420 mil visitantes. Clique no Leia Mais e veja outros números da Biblioteca Parque Villa-Lobos.

PublishNews, Redação, 16/12/2016

Escritor angolano Ondjaki participa, via Skype, do último encontro do ano da Liga das Universidades Leitoras | © Divulgação / Companhia das LetrasEm 2015, a Companhia das Letras criou a Liga das Universidades Leitoras, um grupo de cinco faculdades – Faculdades Campos Salles, Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Empresas de Tupã (FACCAT), Instituto Singularidades, Faculdades Sumaré e Universidade Cruzeiro do Sul (UnicSul) – que montou, cada qual no seu campus, um Clube de Leitura constituído por alunos dos cursos de Pedagogia de cada uma destas instituições. A ideia é formar futuros professores em leitores proficientes. Os clubes foram implementados por Claudia Aratangy. Neste sábado (17), será o encerramento do segundo ciclo de leituras e terá a participação, via Skype, do escritor angolano Ondjaki – um dos autores dos livros lidos durante esse ano. O evento acontece a partir das 8h30, na Faculdade Sumaré (Rua Capote Valente, 1.121 – São Paulo / SP).

“A poesia, longe de ter morrido, está mais viva do que nunca, quando agarrada assim pelos cornos por um verdadeiro poeta.”
Vinicius de Moraes
Sobre Ferreira Gullar
1.
Harry Potter e a criança amaldiçoada
2.
O homem mais inteligente da história
3.
Rita Lee - uma autobiografia
4.
Humano demais
5.
Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares
6.
Por que fazemos o que fazemos?
7.
O diário de Larissa Manoela
8.
Diário de um banana - Vai ou racha
9.
Não se enrola, não
10.
Como eu era antes de você
 
PublishNews, Redação, 16/12/2016

Segundo episódio de série sobre Ferreira Gullar vai ao ar neste sábado (17) | © DivulgaçãoNeste sábado (17), às 21h, o canal independente Curta! apresenta Um poeta entre Marx e a Kalashinikovo, segundo episódio da série Há muitas noites na noite, que fala sobre o poeta Ferreira Gullar, morto no último dia 4. A produção, dirigida por Sílvio Tendler, traça um panorama sobre o período de exílio do escritor durante a Ditadura Militar, mesclando animações, músicas, leituras, documentos e ilustrações em sete episódios. Nesse capítulo, Tendler aborda a viagem de Gullar a Moscou onde passa a frequentar a Escola de Quadros, centro de ensinos que funcionava clandestinamente na URSS. Choque cultural, solidão e uma paixão avassaladora foram alguns dos desafios enfrentados pelo poeta que em um determinado momento é obrigado a voltar para a América Latina. Sem poder desembarcar no Brasil ele passa pelo Chile e Peru. Há muitas noites na noite conta com depoimentos do próprio Gullar, além de registros históricos de intelectuais, artistas e amigos como Fagner, Eduardo Galeano, Sérgio Britto, Alcione, Nathalia Timberg, Eric Nepomuceno, entre outros.

PublishNews, Redação, 16/12/2016

O coletivo Monstra e a agência de benfeitorias urbanas Satrápia fecharam com Beach Park, parque aquático instalado no Ceará, para levar de volta à Fortaleza os Ninhos de Livros, mini-bibliotecas compartilhadas que já fazem parte do cenário de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. A ideia é simples: basta escolher qualquer obra disponível no ninho, sem pagar nada por isso. Além de estimular a leitura, a iniciativa promove a economia colaborativa, ao convidar o leitor a deixar no espaço um livro para outra pessoa e, assim, continuar o ciclo. Ao todo, serão instalados nove Ninhos na capital cearense. O primeiro já foi instalado na Praça Portugal. Até o dia 21 de dezembro, os cidadãos de Fortaleza poderão escolher, por meio de uma enquete onde querem que os outros oito Ninhos sejam instalados.

PublishNews, Redação, 16/12/2016

Elena Ferrante retorna ao universo de A filha perdida, romance que ela considera um divisor de águas em sua carreira, para contar essa fábula sombria, narrada do ponto de vista de Celina, uma boneca que é perdida em uma praia. Após ganhar um gatinho de presente do pai, Mati — dona de Celina e sua melhor amiga — fica tão fascinada que acaba esquecendo a boneca, que é a sua favorita. Deixada para trás na areia deserta e sem saber como voltar para casa, em Uma noite na praia (Intrínseca, 40 pp, R$ 34,90), Celina vai enfrentar uma noite interminável, cheia de sustos e surpresas, além da companhia indesejada de um salva-vidas cruel e seu terrível ancinho. À luz das chamas de uma fogueira, a noite transforma-se numa aventura fantástica e assustadora que só termina ao nascer do sol. Uma história de impressões, percepções, ao mesmo tempo leve e repleta de tensão, dedicada não só ao público infantil, mas aos fãs da autora de todas as idades. O livro marca a estreia de Elena Ferrante na literatura infantil.

PublishNews, Redação, 16/12/2016

Em O ladrão de verrugas (Zit, 32 pp, R$ 26,90), a escritora Mathilda Kóvak se une ao ilustrador Cesar Lobo para criar uma história cheia de suspense, aventura e humor. Uma narrativa repleta de originalidade, construída com linguagem de quadrinhos e com carisma, na cômica interseção entre o detetivesco e o nonsense. Como todo bom larápio, Arseninho Lupão sabe ser meticuloso. Antes de efetuar o furto, examina detidamente a vítima. Planeja o bote. É hábil com as aras. O que o diferencia de seus colegas no mundo da gatunagem, é que não está atrás de dinheiro. Tampouco de relógios, joias ou celulares. O que o leva ao crime é a obsessão por algo diminuto, improvável e protuberante. Uma coisinha pequena e, para alguns, até meio asquerosa, que Lupão só consegue extrair após uso de gás hilariante e de sua infalível formula secreta.

PublishNews, Redação, 16/12/2016

Narrado de forma poética e muito bem-humorada, o livro Quando Ju escapou pra dentro (Berlendis & Vertecchia, 96 pp, R$ 35), de Alan Minas, conta a história da menina Ju, que está às vésperas de completar 9 anos e terá que lidar com a crise conjugal de seus pais e se deparar, pela primeira vez, com dificuldades financeiras que provocaram a troca de sua escola. Muita coisa acontecendo ao mesmo tempo na vida de Ju, que cola dentro de si o que por fora não pode mais ser colado. Ela inventa um novo caminho. Talvez uma nova chance para os três. Ela sairá vitoriosa? Em busca de entendimento através de sua dor e conflito, Ju conta com a ajuda de amigos imaginários, entre eles: o Macarrão, seu caranguejo de tecido; os Sapatos de seus pais e o Menino de Asas, personagem central de um livro, com os quais se encontra no seu quarto. Juntos eles pensam, questionam, inventam, reinventam e procuram soluções para o fim dos conflitos e das dores da pequena Ju. Uma história contemporânea que nos ensinará que a fantasia e sonho são capazes de mudar o mundo ao nosso redor.

PublishNews, Redação, 16/12/2016

A Peirópolis lança o álbum ilustrado A menina que organizava (40 pp, R$ 39). O livro de Eve Ferretti e Fabiola Werlang narra a trajetória de uma menina verdadeiramente ordeira, ou seria uma bordadeira inconformada? Na escola, estava sempre impecável, com perfume e o uniforme sem sujeira, em casa arrumava desde a cozinha até a sala de estar e até na hora de dormir não se mexia para evitar que o lençol ficasse amassado, mas não queria saber de brincadeiras. Em imagens emolduradas sobre paredes marcadas pelo tempo, Eve Ferretti traz para a narrativa um clima que em nada combina com os rituais perfeccionistas da personagem. As autoras compartilham feições próprias de sua personalidade ou de pessoas com quem conviveram para, sem julgamento, iluminar aspectos do comportamento humano.

PublishNews, Redação, 16/12/2016

Violetinhas na janela (Petit, 96 pp, R$ 39,90) é a versão em quadrinhos do best-seller Violetas na janela, psicografado por Vera Lúcia de Carvalho. Com ilustrações de Luis Hu, o leitor faz uma viagem pelo mundo dos espíritos acompanhando Patricinha e seus amigos. Um dia Patricinha acordou e percebeu que não estava em casa. Viu um lugar que lembrava um hospital, mas sem barulho de hospital. Usava o mesmo pijama azul de todos os dias, só que aquela não era sua cama nem seu quarto. Como podia? Ela começou a ficar intrigada. É possível acordar de uma hora para outra num lugar estranho, e ainda por cima sem medo? Pois esta é a melhor parte da história: Patricinha descobriu que nem sempre precisamos ter medo do que não entendemos. Ela conta as coisas incríveis que conheceu após esse despertar, como as colônias, por exemplo, um lugar cheio de cor, bom humor e alegria, e convida seus leitores a embarcarem em uma viagem pelo mundo dos espíritos.

PublishNews, Redação, 16/12/2016

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.