Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 10/11/2016
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Serviços editoriais com tecnologia embarcada. Diagramação, revisão, edição e impressão. Configuração, formatação e produção de e-books certificados internacionalmente.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 10/11/2016

Kobo esgota no Brasil e Cultura diz que só vai encomendar novas unidades em 2017| © DivulgaçãoOs estoques do Kobo, e-reader comercializado no Brasil pela Livraria Cultura, estão esgotados. Por isso, quem procurar pelo aparelho na rede não encontrará. A informação foi confirmada pela Cultura e pela Kobo. A Cultura disse que não houve um novo pedido à empresa canadense (depois comprada pelos japoneses) porque prepara, para 2017, o lançamento do Kobo Aura One. Só que o Aura One, versão mais fina e que promete ter um sistema de iluminação especial que não atrapalha o sono do leitor, também está esgotado em todo o mundo. Camila Cabete, que além de nossa colunista é a cara da Kobo no Brasil, confirmou que, na China, onde os aparelhos são fabricados, as máquinas estão a todo vapor para dar conta da demanda. “Esse modelo foi tão bem-avaliado que esgotou. Estamos produzindo mais para todo o mundo”, disse. Até normalizarem os estoques, o brasileiro que fizer questão de comprar um Kobo poderá baixar o app de leitura e usar o sistema para ler em um aparelho móvel.

PublishNews, Trini Vergara*, 10/11/2016

Em artigo para o PublishNews, Trini Vergara fala sobre os 20 anos da V&R, editora que fundou em 1996, de como desembarcou no Brasil e sobre os altos e baixos da vida de uma editora | © DivulgaçãoEm 2016, a V&R faz 20 anos. Quando, no verão de 1995, comecei a pensar em abrir uma editora, duas forças muito claras me impulsionavam, e as duas tinham raízes em duas emoções contrárias: a alegria e o medo. Um terror como o que se sente ao caminhar pelo trampolim mais alto de uma piscina olímpica. Não dá para voltar atrás. E você pula... Em agosto de 1996, publicamos nossos primeiros quatro livros, em uma edição de três mil exemplares cada um. Dois meses depois outros quatro, mas já com seis mil exemplares cada. Dois meses depois, outros dois livros e duas reimpressões, de oito mil cada. Ficamos estáveis em pouco tempo com tiragens que não diminuíam de dez mil por título e sempre reimprimindo. Foi sorte, foi uma surpresa, uma conjunção de fatores a nosso favor? Acho que foram os antídotos antipânicos. Ou melhor, a obsessão de diminuir os riscos em um negócio de muitos riscos. Em novembro de 1997, pela primeira vez, viajávamos à Feira de Guadalajara. Tínhamos 14 livros no catálogo. Lá, um editor brasileiro se aproximou: “quero comprar os direitos dos 14 livros, são perfeitos para o Brasil”. Felizmente ele demorou e nós decidimos não vender nenhum direito sem antes descobrir como era o mercado no Brasil. Em abril de 1998, viajamos para a Bienal do Livro de São Paulo. Dos quatro dias que durou a viagem, fomos à feira só no primeiro dia. Andamos por tudo, conversamos com alguns editores amigos e voltamos ao hotel. Passamos os outros três dias dentro do quarto, fazendo contas. Devíamos desembarcar nós mesmas nesse país? Em outro idioma? Em outra cultura? Quem colocaríamos à frente? Seis meses depois desembarcavam nossos primeiros livros em português. Dois anos depois, foi a vez do México. A V&R ainda terá novos saltos na piscina, novas aventuras. Já somos uma grande equipe e isso é o que mais desejo para todos. Entretanto, continuo vivendo a cada instante a intensa alegria de ser editora, enquanto que aquele terror abriu espaço para um saudável temor de não estar à altura. Será essa a fórmula, no final? Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra deste artigo.

PublishNews, Redação, 10/11/2016

Reginaldo Pujol Filho é um dos autores que ganharam destaques na revista espanhola | © DivulgaçãoA Revista espanhola 2384, dedicada a traduzir e divulgar novos autores na Espanha, acaba de lançar seu número de outono. E, nessa edição, um dos destaques é a tradução do conto Quero ser Italo Calvino (do livro Quero ser Reginaldo Pujol Filho - Não Editora), do autor gaúcho Reginaldo Pujol Filho (na foto ao lado). A revista, que já publicou brasileiros como Michel Laub e Joca Terron Reiners, além de escritores de mais de 25 países, ainda traz nessa edição textos de autores da Malásia, do Níger, um ensaio sobre Elza Soares e uma “autoentrevista” do poeta mineiro Ricardo Aleixo.

PublishNews, Leonardo Neto, 10/11/2016

Socorro Acioli prepara manual de escrita criativa | @ Samuel MacedoA Seguinte, selo do Grupo Companhia das Letras, prepara, para fevereiro, o livro A história que só você pode contar, de Socorro Acioli. Trata-se de um livro sobre escrita criativa. A partir da sua experiência com Gabriel García Márquez, com quem fez a oficina Como contar um conto, em Cuba, a partir da qual nasceu o livro A cabeça do santo (Companhia das Letras), e de suas oficinas sobre o tema, Socorro desenvolveu um livro teórico que vem acompanhado de um caderno de exercícios com mais de 80 atividades de construção de personagens, de enredo e de espaço ficcional. Além de A cabeça do santo, Socorro, que tem no currículo um Jabuti e indicações para prêmios como Oceanos e São Paulo, é autora de 17 livros infantis e juvenis e tem outros três livros de não ficção: ensaios biográficos sobre Rachel de Queiroz (2003) e Frei Tito (2011) e sua dissertação sobre Monteiro Lobato (2010).

PublishNews, Leonardo Neto, 10/11/2016

Intrínseca compra os direitos dos volumes três e quatro d´O árabe do futuro | © ReproduçãoRiad Sattouf teve uma infância peculiar. Nasceu na França, mas aos três anos, mudou-se com a família para a Líbia. Em Trípoli, o menino entrou em contato com uma cultura completamente distinta e precisou superar o estranhamento diante de novos costumes — experiência que se repetiria pouco depois na Síria, quando o pai foi trabalhar lá. Com o olhar inocente de uma criança, Riad oferece um importante relato sobre os contrastes entre a vida plácida na França socialista de Mitterrand e os regimes autoritários na Líbia de Kadafi e na Síria de Hafez al-Assad. A partir de suas próprias lembranças e sensações, o autor descreve, na série em HQ O árabe do futuro, como foi adaptar-se a realidades tão díspares e mostra detalhes de sua vida em família e da relação com outras crianças. Seus livros fizeram um bruto sucesso na Europa. Por aqui, a Intrínseca já publicou os dois primeiros títulos da série e acaba de fechar contrato para publicar os números 3 e 4. O negócio foi intermediado pela Villas-Boas & Moss.

PublishNews, Redação, 10/11/2016

O Grupo GEN está com duas vagas abertas para a área comercial na sua sede em São Paulo. Para a primeira delas, para representante / divulgador júnior, é pedido que o candidato esteja cursando Marketing ou áreas afins, saber usar aplicativos e leitores de livros digitais e experiência anterior em editoras ou livrarias e na área comercial ou de marketing. O candidato selecionado vai divulgar, de maneira ativa, por telefone e e-mail, as obras publicadas pelo GEN, com foco especial no mercado acadêmico. Para o cargo de assistente de vendas, é pedido que o candidato tenha o Ensino Médio completo e conhecimentos nos sistemas Protheus e Excel. As principais atribuições do cargo são: manter relações com livrarias, distribuidores e revendedores, realizar pedidos, orçamentos de vendas e confirmações de informações dos produtos disponíveis para venda. Os interessados podem se candidatar enviando e-mail para recrutamento@grupogen.com.br.

PublishNews, Redação, 10/11/2016

Está marcado para a próxima quarta-feira (16), às 19h, na Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94, Centro – São Paulo / SP), o evento de entrega do Prêmio Abeu 2016. Entre os finalistas das cinco categorias estão Literacura: psicanálise como forma literária (Editora Unfesp), de Fernanda Sofio; Capitalismo e colapso ambiental (Editora Unicamp), de Luiz Marques; Arte, Educação e Cultura (Editora UFSM), organizado por Marilda Oliveira de Oliveira (Org.), e Me esqueci completamente de mim, sou um departamento de Cultura (Imprensa Oficial do Estado de SP), de Carlos Augusto Calil e Flávio Rodrigo Penteado. Clique aqui para conferir a lista completa dos finalistas.

PublishNews, Redação, 10/11/2016

Cine Pirineus é um dos palcos do Flipiri que acontece de 18 a 20 de novembro | Rodrigo Gomes da Paixão / WikicommonsPirenópolis, cidade histórica no interior de Goiás, é uma dessas localidades que viu o auge e a decadência do ouro no interior do Brasil. Dona de uma arquitetura colonial e de uma paisagem natural rica, cheia de cachoeiras e montanhas, Piri, para os íntimos, é também conhecida como o “berço da cultura goiana”. Nasceu ali o primeiro jornal do Estado e, pertinho dali, em Corumbá de Goiás, nasceram dois grandes expoentes da literatura do estado: Bernardo Elis, que ocupou a cadeira de número 1 da Academia Brasileira de Letras, e J. J. Veiga. Pois foi justamente nesse binômio Literatura e Natureza que Íris Borges buscou inspiração para compor a programação da Festa Literária de Pirenópolis, a Flipiri, que chega a sua oitava edição a partir do próximo dia 18. “A 8ª Flipiri intende trazer a literatura como parte intrínseca de paisagens naturais, onde a natureza se revela muito mais do que cenário, mas fonte de inspiração”, explicou. Entre os dias 18 e 20 de novembro, prédios históricos e espaços culturais de Pirenópolis e de seus 10 povoados se transformarão em palcos para a realização de oficinas, bate-papos, mesas e palestras com mais de 25 escritores e ilustradores, rodas de leituras e contação de histórias, exposição e lançamentos literários, além de apresentações musicais. Entre os convidados estão Ignácio de Loyola Brandão, Tiago de Melo Andrade e Nurit Bensusan. Clique no Leia Mais e veja mais detalhes da programação da Flipiri.

“Não importa o suporte da literatura. A força do texto literário está na palavra, na narrativa em si. Tanto faz se está em papel ou na tela do computador.”
Ana Maria Machado
Escritora brasileira
1.
Harry Potter e a criança amaldiçoada
2.
Força para vencer
3.
Fator de enriquecimento
4.
O diário de Larissa Manoela
5.
Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares
6.
A garota no trem
7.
Encontros
8.
Por que fazemos o que fazemos?
9.
Novos caminhos, novas escolhas
10.
Prometida
 
PublishNews, Redação, 10/11/2016

A 6ª Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLiQ) começa nesta quinta-feira (10) com a abertura oficial a cargo do poeta, improvisador e rapper paulista Fabio Brazza. O poeta mossoroense Antonio Francisco é também autor confirmado na Feira, e está programado um encontro no palco entre os dois artistas. A abertura será a partir das 19h no Anfiteatro da Cidade da Criança (Av. Rodrigues Alves, s/n - Natal / RN) com entrada gratuita. Até o próximo domingo (13), a 6ª FLiQ terá mais de 80 horas de atividades divididas em mais de 40 atrações entre autores, artistas e especialistas em literatura, artes plásticas, games, história em quadrinhos locais e também nacionais. A Feira também vai abrigar o lançamento de novas produções de diversos autores e editoras, além de exposições de artes plásticas e HQ’s. Na literatura, uma das grandes atrações é o escritor e youtuber Affonso Solano. À frente do canal do YouTube Matando Robôs Gigantes e autor de livros de fantasia, Affonso Solano participa de um bate-papo sobre esse gênero de literatura na noite do sábado (12) às 19h30. Entre os ilustradores convidados, destacam-se Rogério Coelho, indicado para o Prêmio Jabuti deste ano na categoria Ilustração, e o também ilustrador carioca Ferreth. Confira a programação oficial no site da FLiQ.

PublishNews, Redação, 10/11/2016

Valter Hugo Mãe lança ’Homens imprudentemente poéticos’ em Curitiba | © Rita Rocha / DivulgaçãoO escritor português Valter Hugo Mãe tem encontro marcado com leitores de Curitiba nesta quarta-feira (10), às 19h30, para lançamento do seu livro Homens imprudentemente poéticos (Biblioteca Azul / Globo Livros, 192 pp, R$ 44,90). O bate papo e sessão de autógrafos acontecem na unidade das Livrarias Curitiba do Shopping Palladium (Av. Pres. Kennedy, 4121), com entrada. Serão distribuídas 500 senhas e o encontro será mediado pelo jornalista e escritor Marcio Renato dos Santos.

PublishNews, Redação, 10/11/2016

Cristiane Sobral e Rosane Borges debatem a literatura negra, em evento no Rio | © Ricardo Pacheco e Ayalla Salvador / DivulgaçãoO Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março, 66) recebe, nesta quinta-feira (10), a partir das 18h30, um debate sobre a literatura negra, com as escritoras Rosane Borges e Cristiane Sobral, que aproveitam o evento para lançar seus livros Esboços de um tempo presente (148 pp, R$ 40), de Rosane, e O tapete voador (104 pp, R$ 30), de Cristiane, ambos publicados pela Editora Malê, fundada no início deste ano com o propósito de promover a obra literária de autores negros. O debate contará ainda com a participação dos pesquisadores e ativistas Angélia Basthi e Ricardo Riso. A entrada é franca.

PublishNews, Redação, 10/11/2016

No próximo sábado (12), a Criativo Editora realiza o lançamento coletivo da coleção Sketchbook custom (64 pp, R$ 34,90 cada volume), que reúne 30 livros de autores das mais variadas vertentes - com esboços e artes-finais em vários estágios, num flagrante não convencional da produção de cada um, ao longo de suas carreiras. Os autores participantes do projeto são: Adriana Yuri, Alexandre Jubran, Álvaro de Moya, Ariel Olivetti, Arthur Garcia, Bira Dantas, Cah Roszar, Eduardo Schloesser, Fabio Moraes, Fausto Bergocce, Fran Santiago, Franco de Rosa, João Zero, Julio Shimamoto, Laudo Ferreira, Lily Carrol, Lorena Kaz, Marcatti, Marcio R. Gothard, Mike Deodato, Mozart Couto, Nilton Simas, Novaes, Raquel Sumeragi, Spacca, Suu Hideto, Thiago Spyked, Ulisses Peres, Vilachã e Will Conrad. O evento acontece no Memorial da América Latina / Biblioteca Latino-Americana (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda – São Paulo / SP), das 14h às 17h, e contará com a presença de cerca de 20 artistas.

PublishNews, Redação, 10/11/2016

Desde a infância, as imagens da morte rondam a mente de Franklin Carvalho, a tal ponto de a obsessão permanecer na vida adulta e virar ideia para um projeto de mestrado. Em vez do texto tradicional acadêmico, o jornalista preferiu enveredar pela ficção. Sorte dos leitores porque foi assim que nasceu Céus e terra (Record, 208 pp.; R$ 29,90), vencedor do Prêmio SESC de Literatura na categoria Romance. O livro conta a história de um menino pobre do sertão baiano, que é convocado para ajudar a salvar um homem crucificado. Os dois acabam morrendo. Como uma espécie de fantasma, o garoto de 12 anos começa a acompanhar a rotina da pequena cidade de Araci e assim passa a compreender os símbolos e tradições locais que não puderam ser integralmente assimilados durante sua breve vida terrena.

PublishNews, Redação, 10/11/2016

Um dos romances mais importantes da literatura brasileira. Um dos escritores mais geniais do mundo. Um clássico para ser lido, relido, com inesgotável prazer. Dom Casmurro, de Machado de Assis, merecia uma edição que buscasse traduzir e respeitar, graficamente, todos os superlativos relacionados à obra. Com um projeto gráfico especialmente dedicado ao romance, ilustrações, fotografias, impressão e acabamentos de qualidade, e o texto de um especialista refletindo sobre os impactos causados pela leitura do livro, a Carambaia lança o seu Dom Casmurro (384 pp, R$199,90, a edição especial e R$ 99,90, a edição normal). Com uma tiragem limitada a 1.000 exemplares, todos numerados a mão, a edição tem capa dura, é protegida por uma luva e conta com um caderno de imagens do Rio de Janeiro da época do escritor e do romance. Sobre essas fotografias, o artista plástico Carlos Issa fez intervenções gráficas, utilizando diversas técnicas – letraset, tinta, lápis, fita adesiva. Ele também ilustrou individualmente 100 capas, tornando-as personalizadas.

PublishNews, Redação, 10/11/2016

“Janela ou corredor?” é uma daquelas frases que parecem dividir a torcida. Opiniões à parte, Martha Medeiros já escolheu seu lugar. É na janela, como espectadora das maravilhas que o mundo tem a oferecer a quem quiser se aventurar por ele. Não é só a cor local, os sabores, a atmosfera que encantam a viajante; é também o fato de encontrar em cada um dos destinos um motivo para celebrar a vida. É um restaurante que se revela uma surpresa, um mercado de pulgas, um monumento, mas também o clima das ruas, pegar carona numa moto, conhecer pessoas, se comunicar numa língua diferente. Martha Medeiros, com sua escrita única, transporta o leitor para os mais diversos lugares do planeta no livro Um lugar na janela 2: relatos de viagem (L± 176 pp.; R$ 34,90). Do cosmopolitismo ao sagrado, da praia paradisíaca ao balneário hippie, do polo gastronômico ao recanto histórico, o cardápio é variado, para todos os gostos. Para ela, viajar é uma maneira de deixar para trás nossa rotina, nosso “eu chato”. É dar aquela chacoalhada no dia a dia e, quem sabe, voltar com uma nova perspectiva para aqueles problemas que há tempo estão incomodando. Mudar de ares é muitas vezes o que falta para a gente promover aquele turning point sempre adiado e ir ao encontro das nossas emoções mais secretas.

PublishNews, Redação, 10/11/2016

Um antropólogo desembarca na Amazônia para estudar os mitos de um povo indígena e a misteriosa história do “apanhador de pássaros”. Aos poucos, o pesquisador vai se aproximando da descoberta - mas ela pode ter consequências desastrosas. Rio acima (Companhia das Letras, 152 pp.; R$ 34,90), de Pedro Cesarino, é um misto de Nove noites, o romance de Bernardo Carvalho em que um pesquisador mergulha na vida dos índios do Xingu, e de Coração das trevas, o clássico de Joseph Conrad em que o lento avançar por um rio selvagem revela um universo sombrio. Nesse livro, o pesquisador paulista Pedro Cesarino mostra que é também um ficcionista.

PublishNews, Redação, 10/11/2016

A família Dionti (Berlendis & Vertecchia Editores; 216 pp.; R$ 46), de Alan Minas, narra a fantástica história de um pai e seus dois filhos, Kelton, de 13 anos, e Serino, de 15, que vivem em um sítio no interior de Minas Gerais. A mãe não mora mais com eles, pois derreteu de amor por outra pessoa, evaporou e partiu. Enquanto todos os dias Josué sonha com a volta da mulher a cada chuva que cai, ele cuida dos filhos com olhar atento, preocupado com a possibilidade de que tenham herdado a natureza da mãe. Mas Serino é seco e chora grãos de areia. E Kelton, ao se apaixonar pela primeira vez por uma garota de circo, literalmente se liquefaz de amor. A família Dionti retrata de forma especial histórias de amores, de encantos e desencontros, onde os personagens buscam seus caminhos, em um mundo onde realidade, fantasia e sonho se misturam. A poesia e o realismo fantástico emprestam à trama e seus personagens, sutileza e força para transcenderem em suas jornadas oníricas. O livro será lançado neste sábado (12), a partir das 15h, na Blooks (Praia de Botafogo, 316, Lojas D e E – Rio de Janeiro / RJ).

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.