Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 19/05/2016
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 19/05/2016

Aumentou o número de leitores no Brasil. Essa é uma das conclusões da quarta pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada nesta quarta-feira (18), em São Paulo. Estima-se que 104,7 milhões de brasileiros (ou 56% da população acima dos 5 anos de idade) leram pelo menos partes de um livro nos últimos três meses. Em 2011, quando foi realizada a última edição da pesquisa, esse índice era de 50%. A pesquisa revela ainda que houve aumento nos índices de leitura per capita. Se em 2011, um brasileiro lia quatro livros por ano, em 2015, o índice chegou a 4,96. Os aumentos – tanto da população leitora quanto dos índices de leitura – foram sentidos nas regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Norte. No Nordeste, a população leitora se manteve estável (51% de leitores) e os índices de leitura per capita caíram de 4,3 livros por ano em 2011 para 3,93 em 2015. Clique no Leia Mais, veja alguns destaques e tenha acesso à íntegra da pesquisa.

PublishNews, Redação, 19/05/2016

Boris Schnaiderman morre aos 99 | © ReproduçãoO tradutor Boris Schnaiderman morreu no início da noite desta quarta-feira (18), vítima de complicações de uma pneumonia. Boris estava internado no Hospital Samaritano, na Zona Oeste da capital paulista, para tratar de uma fratura no fêmur. O velório acontece no centro Universitário Maria Antonia (Rua Maria Antonia, 294 – Vila Buarque – São Paulo / SP), até às 14h desta quinta-feira (19). Depois a família fará uma cerimônia no Crematório da Vila Alpina (Av. Francisco Falconi, 437 - Jardim Avelino). Boris, que tinha 99 anos, nasceu na Ucrânia e chegou ao Rio em 1925. Ele foi o pioneiro na tradução do russo para o português e um dos grandes responsáveis pela difusão da literatura russa no Brasil. São dele as primeiras traduções de importantes obras de autores como Dostoievski, Tolstoi, Chekhov, Máximo Gorki, Isaac Babel, Boris Pasternak, Pushkin e Maiakovski no País.

PublishNews, Redação, 18/05/2016

Paula Valeria Andrade ganga prêmio no Salão Internacional do Livro de Turim | © Facebook da Autora

O livro A Beija-flor Dodo & Gil Girassol, de Paula Valeria Andrade, filha de Isis Valéria, presidente do conselho diretor da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), conquistou o 1º lugar na categoria Literatura Infantil do concurso internacional Amor & Amore, da A.C.I.MA, Associação Cultural Internacional Mandala, da Itália. Paula tem o total de 14 livros publicados, entre poesia, antologias e livros infantis de pano, além de um livro didático sobre arte e tecnologia. A escritora foi premiada durante o Salão Internacional do Livro de Turim, na Itália.

PublishNews, Monique Sampaio, 19/05/2016

Danilo santos Miranda, sociólogo e diretor do Sesc São Paulo, fez uma declaração em artigo de opinião na Folha de S.Paulo de hoje (19), criticando a extinção do Ministério da Cultura. "As conquistas da cultura em tempos recentes não podem ser dispensadas sumariamente", declarou. O sociólogo ressaltou que os investimentos em cultura já eram precariamente baixos, cerca de 0,2% do orçamento da União, quando o recomendado pela Unesco é de que seja ao menos 1%, e que reduzir o ministério a uma secretaria vai contra o projeto brasileiro de ser protagonista mundial. Por fim, disse que sem pasta própria, a presença da cultura se tornará ainda mais diminuta, "continuará subsidiária, mais que nunca, adormecida, em coma, sem que os gestores futuros saibam que ela é um direito humano tal qual o é o direito à liberdade".

PublishNews, Redação, 19/05/2016

A Booknando Livros, em parceria com a Editora Novatec, promove nos dias 17 e 18 de junho o curso presencial Técnicas de produção de livros digitais. O foco é o formato ePub3 a partir do Indesign CC e do Sigil, software especifico para a produção do formato ePub. Também será abordada a produção do formato MOBI e KF8 (Amazon). O curso será conduzido por José Fernando Tavares, pioneiro do livro digital no Brasil e fundador e diretor da Booknando. A atividade acontece Centro de treinamento da Novatec (Av. Cruzeiro do Sul 2.463 – São Paulo / SP), das 9h às 18h. O curso possui ainda uma versão a distância, com vídeo aulas gravadas e tutorial on line, que pode ser acessada clicando aqui. Para o curso on line, assinantes do PN têm 10% de desconto, ao utilizar o código #PUBLISHNEWS.

PublishNews, Redação, 18/05/2016

Fornecer elementos para uma visão histórica do mercado editorial do livro infantil e discutir as principais mudanças ocorridas nas concepções de leitura e do livro infantil e o papel do editor na elaboração de uma linha editorial são os principais objetivos do curso Literatura infantil: painel histórico e análise de tendências. A iniciativa será promovida pela Universidade do Livro (Praça da Sé, 108, Centro, São Paulo / SP) entre 31 de maio a 03 de junho, das 18h30 às 21h30. A condução será de Lenice Bueno da Silva, que durante 14 anos foi editora de literatura infantil da Editora Ática e desde 2002 é gerente editorial do selo Salamandra, pertencente ao grupo Santillana e a Editora Moderna.

PublishNews, Redação, 18/05/2016

Está marcada para o dia 18 de junho a Mostra de Literatura da Fase Estadual do Mapa Cultural Paulista. Nesta edição 2015/2016, mais de 600 obras literárias participaram do projeto, que identifica e promove segmentos que não teriam acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural. Os seis selecionados de cada categoria (Crônica, Poesia e Conto, 18 no total) recebem o prêmio estímulo e o troféu Mapa Cultural Paulista. Durante a solenidade, atores farão leituras das obras premiadas que também receberão destaque na antologia. A programação inicia às 9h na biblioteca Parque Villa-Lobos (Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros, São Paulo / SP). A iniciativa é da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, com produzido do Abaçaí Cultura e Arte.

PublishNews, Redação, 19/05/2016

Começa hoje (18), na cidade mineira de Ipatinga, o Salão do Livro Vale do Aço. A programação segue até o dia 22 de maio e inclui o 1º Seminário de Literatura Salão do Livro Vale do Aço, além da feira de livros com mais de 250 editoras reunidas em 14 estandes, espetáculos para visitação escolar e público em geral, oficinas, lançamentos de livros e exposições. A programação cultural será centralizada no Centro Cultural Usiminas, no Shopping Vale do Aço, com atividades itinerantes em bibliotecas e centros culturais em Itapinga, Coronel Fabriciano Timóteo, Açucena, Naque e em Belo Oriente, todas cidades da região do Vale do Aço. A entrada é franca. Confira aqui a programação.

“Descrever seu estilo não é tarefa para o autor.”
Arnon Grunberg
Escritor holandês
1.
A coroa
2.
Como eu era antes de você
3.
Ruah
4.
Depois de você
5.
Encontros
6.
Herobrine - A lenda
7.
De volta ao jogo
8.
Philia
9.
AuthenticGames
10.
Todo seu
 
PublishNews, Redação, 18/05/2016

Da febre nacionalista pós-1822 até os planos sobrepostos da produção atual, o curso Poesia Brasileira, uma Introdução vai mapear os versos revolvidos entre oralidade e escrita. Os encontros -- que acontecem nos dias 4, 11, 18 e 25 de junho, sempre aos sábados, das 11h às 13h – vão contar com recursos multimídia e uma antologia de poemas brasileiros preparada para o curso. Cada encontro divide-se numa primeira parte expositiva, e numa segunda de análises de poemas em colaboração com os participantes. A promoção é da Casa do Saber (Rua Dr. Mario Ferraz, 414, São Paulo / SP), com condução do editor Pedro Marques Neto.

PublishNews, Redação, 18/05/2016

A edição de maio do jornal Cândido, publicado pela Biblioteca Pública do Paraná, traz um especial sobre editores independentes. À frente das chamadas microeditoras, esses jovens profissionais vêm se caracterizando principalmente pela qualidade gráfica de seus produtos e por utilizar estratégias alternativas de distribuição. Dentro desse nicho, a editora Patuá é uma referência. Fundada há pouco mais de cinco anos, já conta com 350 títulos publicados. O editor e idealizador, Eduardo Lacerda, percorre o país para lançar seus autores (são pelo menos 10 eventos por mês). A proximidade entre escritores e o público consumidor e a abertura de espaços para lançamentos e oficinas são recursos utilizados por outras editoras, como Lote 42 (SP), Mondrongo (BA), Arte & Letra (PR) e Livrinho de Papel Finíssimo (PE), todas ouvidas pela reportagem. A edição 58 do Cândido ainda traz outros conteúdos. Uma reportagem assinada por Marcio Renato dos Santos relembra os 100 anos de nascimento de Murilo Rubião, escritor mineiro de narrativa breve que marcou seu nome na literatura brasileira do século XX. É possível ler a versão online do jornal aqui.

PublishNews, Redação, 19/05/2016

A Academia Brasileira de Letras (ABL) dará continuidade aos Seminários Brasil, brasis de 2016 com o tema Política e ódio. Os palestrantes do encontro que acontece hoje (19) serão o Acadêmico e historiador José Murilo de Carvalho, o psicanalista Eduardo Vidal e o cientista político Renato Lessa. O seminário, com entrada franca, começa às 17h30, no Teatro R. Magalhães Jr. (Av. Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro / RJ), e será transmitido pelo site da ABL.

PublishNews, Redação, 18/05/2016

O cheiro dos livros antigos é inigualável. Buscando resgatar esse odor, perfumistas têm criado fragrâncias para a pele ou para a casa com esse aroma. Um estudo sobre o apelo do cheiro dos livros antigos indica que o tipo de papel utilizado nas páginas continha lignina, um químico parecido com a vanilina, um composto que dá à baunilha o seu cheiro. À medida que as páginas envelhecem, o composto liberta-se, dando origem ao perfume característico. O cheiro está muito associado à memória e a nostalgia. Marcas na Europa estão investindo na fragrância e prometem todo o tipo de sensações, desde o aroma dos grandes escritores, até os prazeres de um livro acabado de imprimir. Mas o preço está longe de ser razoável, podendo ultrapassar os 180 euros.

PublishNews, Redação, 19/05/2016

Ícone da música e da poesia contemporâneas, o canadense Leonard Cohen possui uma legião de fãs em todo o mundo. Em I’m your man – A vida de Leonard Cohen (BestSeller / Grupo Editorial Record; 504 pp; R$ 79,90; Trad.: de Patrícia Azeredo), a jornalista inglesa Sylvie Simmons desvenda a trajetória de Cohen, da infância em Montreal ao lançamento de Old Ideas, passando pela construção da carreira artística, pela imersão na cultura judaica, a obsessão com a simbologia cristã e a devoção ao budismo. Para escrever o livro, a autora visitou as várias cidades em que Cohen viveu e trabalhou, como Montreal, Califórnia, Nova York, Londres e Hidra, entre outras. Nesses locais, conversou com familiares e amigos do músico, além de parceiros de trabalho, produtores, editores, professores, amantes, rabinos e monges. Ao todo, realizou entrevistas com mais de 100 pessoas, que cederam a ela também cartas, diários, agendas de endereços, matérias de jornais e fotos.

PublishNews, Redação, 19/05/2016

A parceria entre a Mauricio de Sousa Produções e a Companhia das Letrinhas está ganhando seu terceiro “filhote”, na Coleção Turma da Mônica. Trata-se da clássica história Chico Bento, 7 anos (48 pp., R$ 34,90), que fez sucesso desde a sua primeira publicação, em 1982, e ganha uma releitura nos traços estilizados da ilustradora Rosinha. Todo mundo faz aniversário. Alguns preferem festejar com vários amigos, outros não querem nem pensar sobre isso. O tempo vai passando e, às vezes, as pessoas nem percebem que estão crescendo: as brincadeiras mudam, outros pensamentos vão aparecendo, a imaginação se transforma. É o que Chico Bento vai aprender.

PublishNews, Redação, 19/05/2016

Graças ao surgimento do urban sketching, a técnica da aquarela vem vivendo um segundo auge em sua história. Apesar de requerer uma habilidade considerável, a pintura com aquarela possibilita que nos entreguemos ao acaso e a surpresas. Trata-se de um verdadeiro desafio técnico e expressivo. Aquarela para urban sketchers - Como desenhar, pintar e contar histórias coloridas (GGili Brasil; 156 pp; R$ 110), de Felix Scheinberger, é um manual prático e acessível sobre essa técnica inovadora de pintura. As pequenas lições aqui explicam as dicas fundamentais desse meio – como a aplicação de camadas de tinta e as aguadas –, apresentam os materiais e as ferramentas mais usados, além de truques simples e conselhos sobre questões práticas, narrativas e estilísticas. Com uma abordagem direta e bastante visual, o presente livro oferece conhecimentos muito sólidos sobre a teoria das cores.

PublishNews, Redação, 19/05/2016

A dança é uma manifestação artística que envolve o trabalho de inúmeros profissionais. Além dos bailarinos, coreógrafos e produtores, há os programadores, especialistas em programação dos teatros e casas de espetáculo. Entre eles, há uma importante relação para entender o foco para com o espectador. É baseada nessa questão e, principalmente, a fim de apresentar reflexões sobre a relação entre o público de dança e os espetáculos, que a professora Doutora Isaira Maria Garcia de Oliveira lança Recepção em dança - O especialista e o espectador (Prismas Editora; 180 pp.; R$ 52). O lançamento acontece na próxima quinta-feira (19), às 19h30, no Centro de Pesquisa e Formação do SESC (R. Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista, São Paulo / SP). Para participar é necessário se inscrever aqui.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.