Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 18/02/2016
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Serviços editoriais com tecnologia embarcada. Diagramação, revisão, edição e impressão. Configuração, formatação e produção de e-books certificados internacionalmente.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 18/02/2016

Livro de monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova, deve abrir a parceria entre Ediouro e Canção Nova | © Divulgação A Ediouro é a nova parceira da emissora de TV e editora católica Canção Nova. O acordo prevê a execução de estratégias nas áreas editorial, de comunicação, de vendas e de impressão, incluindo a produção de livros em coedições. A parceria vai favorecer o selo católico do grupo, o Petra, lançado em março do ano passado. Oito títulos, entre edições e reedições, estão previstos para esse ano. O primeiro fruto dessa parceria será a reedição de Valei-me, São José, do monsenhor Jonas Abib, fundador da emissora e autor de 66 títulos já publicados pela Canção Nova, que, de acordo com a editora, já venderam, juntos, mais de três milhões de exemplares. A Canção Nova também possui um acordo com a Planeta para produção de conteúdos em coedições e distribuição de livros. Em nota, a Canção Nova informou ao PublishNews que a nova relação não altera o casamento antigo. “A parceria com a Planeta continua, com previsão de cinco livros publicados em 2016. Nosso objetivo é fazer crescer a distribuição do conteúdo de evangelização”, disse Fábio Gonçalves, superintendente da editora Canção Nova. Clique no Leia Mais e saiba detalhes da parceria.

PublishNews, Redação, 18/02/2016

Cena do filme 'O exorcista', dirigido por William Friedkin e inspirado na obra de William Peter Blatty | © reproduçãoA DarkSide prepara, ainda para esse semestre, a publicação de Exorcismo, do jornalista e pesquisador Thomas B. Allen. No livro, ele recorre aos diários de um padre exorcista para desvendar o caso real que inspirou o livro O exorcista, obra-prima de William Peter Blatty, uma das histórias mais assustadoras do cinema e da literatura que, em 2016, completa 45 anos. Os investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren (retratados no filme A invocação do mal e donos da diabólica boneca Anabelle original) definiram a obra de Thomas B. Allen como “um documento fascinante e imparcial sobre a luta diária entre o bem e o mal”. O livro, que sairá em capa dura e com o esmero gráfico típico das obras da DarkSide, vai trazer uma tábua Ouija, criada para ser um meio para comunicação com espíritos, e um manual de como se conectar com o “outro lado”.

PublishNews, Redação, 18/02/2016

Nova chance para editores e profissionais do livro interessados em participar da Digital Book World Conference (DBW 2016) marcada para acontecer entre os dias 7 e 9 de março, em Nova York. Assinantes do PublishNews terão um desconto especial ao utilizar o código PUBNEWS5 nas suas inscrições. O desconto pode chegar a 10%. Por exemplo, a adesão total -- que dá acesso a todas as conferências, incluindo a Launch Kids, marketing masterclasses, workshops e a conferência da Nielsen e que custa US$ 1.895 -- passará a custar US$ 1.705,25. Nesse ano, um dos destaques da programação é a participação de John Ingram, presidente e CEO da Ingram, que vai falar sobre as transformações do digital ao longo dos últimos 20 anos. Além de Ingram, Johnathan Taplin (Annenberg School for Communication, USC), Scott Galloway (NYU Stern School of Business), Dominique Raccah (Sourcebooks), Clay Stobaugh (Wiley), Susan Ruszala (NetGalley), Nathan Maharaj (Kobo), Karyn Temple Claggett (United States Copyright Office), Roy S. Kaufman (Copyright Clearance Center) e o nosso colunista Mike Shatzkin (The Idea Logical Company) participam do evento. Cada um desses profissionais concederam entrevistas à equipe da DBW 2016. O resultado foi reunido em um “white paper” que pode ser acessado gratuitamente aqui. Para fazer a sua inscrição, acesse o site da DBW 2016.

PublishNews, Redação, 18/02/2016

Senador Ricardo Ferraço desiste de relatoria de projeto de Lei do Preço Fixo | © Pedro França/Agência SenadoNo fim da tarde desta quarta-feira (17), o senador Ricardo Ferraço (sem partido) desistiu da relatoria do Projeto de Lei (PL) 49/2015 que pretende regulamentar o varejo de livros no Brasil. A matéria está estacionada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) desde fevereiro do ano passado. Agora, o PL aguarda novo relator. Depois da CCJ, o projeto deve passar pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE); de lá deve seguir para a Comissão de Educação, Cultura e Esportes (CE) e depois submetido à Câmara dos Deputados. Antes do Carnaval, o senador fez uma declaração à coluna Painel das Letras que gerou polêmica entre os defensores da Lei: "o preço fixo me causa espanto como consumidor. Se eu posso comprar mais barato, por que eu vou pagar mais caro?".

PublishNews, Bernardo Gurbanov, 18/02/2016

Feira do Livro de Cuba acontece na Fortaleza de San Carlos de la Cabaña, monumental estrutura de pedra construída no Século XVIII | © Bernardo GurbanovAté o próximo dia 21, algo em torno de 230 mil cubanos pagarão para ter acesso ao evento cultural mais importante do ano. Tal como ocorre em dezenas de feiras internacionais de livros, os jovens dominam a paisagem. Sem youtubers, nova febre do mundo editorial capitalista, simplesmente porque, no País de Fidel Castro, o acesso à internet é extremamente limitado. Diante das limitações orçamentárias, o Estado reduziu os subsídios outorgados às editoras que já não podem publicar sem se preocupar se o livro vai vender ou não. Precisam agora desenvolver uma administração auto-sustentável, escolher cuidadosamente as obras a publicar. Zuleica Romay Guerra, diretora do Instituto Cubano do Livro, cunhou uma frase muito feliz: “em Cuba quase nenhum livro morre virgem”. Alguém o compra e caso não o leia, o repassa pra frente até o livro encontrar o(s) seu(s) leitor(es). Cuba teve um incontestável sucesso na formação de um país de leitores. Agora que sopram ventos de distensão e possível levantamento do embargo econômico imposto pelos EUA, não pode perder a oportunidade de promover sua revolução em matéria de acesso às novas tecnologias de comunicação, de informação e de produção intelectual. Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra do artigo de Bernardo Gurbanov especialmente escrito para o PublishNews.

Publishers Weekly, Calvin Reid, 16/02/2016

Durante a cerimônia que marcou a primeira visita oficial de editores americanos à Feira do Livro de Havana, representantes da Publishers Weekly e a Combined Book Exhibit, agência de promoção de livros instalada nos EUA, assinaram um protocolo de intenções com o Instituto do Livro de Cuba. O pacto prevê que as partes continuem promovendo "a cooperação e entendimento" entre os EUA e a indústria editorial cubana. O acordo prevê uma contínua presença de editores americanos na feira e abre caminho para levar editores cubanos à BookExpo America (BEA), que, em 2016, acontece de 11 a 13 de maio, em Chicago. Zuleica Romay Guerra, presidente do Instituto Cubano do Livro, disse que editores cubanos estão procurando aprender como funciona o mercado dos EUA. "Em particular, estamos interessados no vasto mercado de falantes do espanhol nos EUA e em Puerto Rico. Queremos ver clássicos cubanos traduzidos para o inglês. Queremos a melhor literatura norte-americana e que a melhor literatura cubana seja visível e conhecida nos EUA", disse.

PublishNews, Redação, 18/02/216

Augusto Alvarenga, que assina com Vinícius Grossos, o livro '1+1=a matemática do amor', primeiro romance de temática LGBT da Faro | © DivulgaçãoA Faro Editorial acaba de contratar seu primeiro romance juvenil de temática LGBT. O romance 1+ 1 = A matemática do amor conta a história de Lucas e Bernardo, garotos de 16 anos que são melhores amigos. Os dois são vizinhos desde a infância, e transformaram o quintal como uma extensão da própria casa. Tudo parecia bem até os pais de Bernardo avisarem de uma mudança rápida para Portugal. Nesse momento os garotos começam a viver a experiência de uma eminente separação, algo que nunca haviam pensado. E sob a nova ameaça, contando apenas com o tempo que resta, os dois começam a perceber a importância daquela relação e seu impacto sobre sua própria felicidade. A obra foi escrita à quatro mãos, por Vinícius Grossos, que já publicou pela Faro O garoto quase atropelado; e Augusto Alvarenga, autor de Um amor, um café & Nova York 1 e 2 (D´Placido) A cada capítulo um dos garotos narra os acontecimentos sob o seu próprio ponto de vista. O lançamento será no final deste primeiro semestre.

PublishNews, Redação, 18/02/2016

A Rocco lança, em março 12 de março, o romance Anna e o homem das andorinhas, do autor estreante Gavriel Savit. O título é a grande aposta da editora Knopf no segmento jovem adulto de 2016 nos Estados Unidos, e destaque do catálogo do Fábrica231. A trama traz um misto de ficção histórica com realismo mágico. Anna tem apenas sete anos quando seu pai, professor de linguística, é levado por soldados alemães. Ela então encontra o homem das andorinhas, uma figura misteriosa, que guarda muitos trunfos na manga. Sem nada a perder, a garota decide segui-lo.

“Em Cuba, quase nenhum livro morre virgem.”
Zuleica Romay Guerra
Diretora do Instituto Cubano do Livro
1.
Como eu era antes de você
2.
Ruah
3.
Depois de você
4.
A sereia
5.
Dois mundos, um herói
6.
Muito mais que 5inco minutos
7.
O nome de Deus é misericórdia
8.
Philia
9.
Mentes geniais
10.
O pequeno príncipe - Pocket
 
O Globo, Ancelmo Gois, 17/02/2016

Pedagogia do oprimido, do famoso educador Paulo Freire (1921-1997), é o único livro brasileiro citado no projeto Open Syllabus, que lista os títulos mais pedidos nas universidades dos EUA, noticiou Ancelmo Gois. O livro aparece na rabeira, na 99ª posição. Mas fica à frente, entre outros, do clássico Rei Lear, de Shakespeare (1564-1616). Em primeiro na lista está Os elementos do estilo, de William Strunk, sobre escrita inglesa. Em segundo, A república, de Platão, seguido, veja só, por O manifesto comunista, de Karl Marx.

PublishNews, Redação, 18/02/2016

A Casa Fernando Pessoa de Portugal acaba de disponibilizar um acervo com 1.142 volumes de vários gêneros e idiomas da biblioteca pessoal do escritor português, mantida desde 1918. O material pode ser acessado online em formato PDF ou JPEG. Todos os títulos são disponibilizados na íntegra, com dedicatórias, selos, estudos sobre ele, anotações e livros anotados com pedaços de poemas. A odisséia, de Homero, por exemplo, pode ser acessada em seis línguas. Para acessar a biblioteca digital, clique aqui.

PublishNews, Redação, 18/02/2016

No dia do 71º aniversário da morte do poeta Mário de Andrade, um encontro em São Paulo vai relembrará os propósitos e realizações dos criadores da Semana de Arte Moderna de 1922, focalizando brevemente as ações e a poesia do próprio Mário, assim como de seus companheiros Oswald de Andrade e Guilherme de Almeida, entre outros. A revista Klaxon, porta-voz do movimento, será uma referência central para a discussão, que procurará traçar, também, uma trajetória da contribuição modernista até o contexto atual de criação poética. A palestra Evocação do Modernismo, acontece no dia 25 de fevereiro, às 19h, na Casa Mário de Andrade (Rua Lopes Chaves, 546, Barra Funda, São Paulo/SP), com condução do poeta, ensaísta e tradutor Marcelo Tápia. Faça sua inscrição aqui.

PublishNews, Redação, 18/02/216

Entre esta sexta-feira (19), e o dia 26 deste mês, as Fábricas de Cultura Brasilândia, Capão Redondo, Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha, em São Paulo, receberão o pesquisador em filosofia e escritor Brunno Almeida Maia (Unifesp) para o ciclo de palestras Vestir o corpo com palavras: a relação entre a Literatura e a Moda. As palestras, que têm entrada gratuita, irão abordar temas como gêneros, identidade, sexualidade, memória, corpo e a modernidade no século XIX. As palestras costuram, ainda, as palavras e as roupas com autores como José de Alencar, Virginia Woolf, Charles Baudelaire, Marcel Proust e Marina Colasanti. Confira a programação completa com horários e endereços, clicando aqui.

PublishNews, Redação, 18/02/2016

Está marcado para a próxima segunda-feira (22), o lançamento oficial do IV Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico. O projeto criado pela escritora e musicista Dulce Auriemo em sua última edição, em 2014, recebeu cerca de duas mil redações e contou com a participação de mais de 70 escolas de 13 Estados brasileiros. A ação faz parte do Projeto Espantaxim que há 14 anos incentiva a literatura e estimula a criatividade e imaginação dos pequenos. “Com o tema "Brasil, gigante pela própria natureza”, frase extraída do Hino Nacional Brasileiro, a proposta é provocar nos pequenos escritores o sentimento de patriotismo e de cidadania. Será a oportunidade para as crianças, de 7 a 12 anos de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, expressarem o que pensam e sentem em relação ao País em que vivem. Os trabalhos podem ser inscritos até 31 de maio, conforme regulamento disponível aqui.

PublishNews, Redação, 18/02/2016

A notícia isolada de que um editor do jornal britânico News of the World invadia caixas postais de telefones atrás de recados que lhe rendessem furos sobre a realeza não seria tão aterradora se parasse por aí. O problema surgiu quando o repórter Nick Davies decidiu investigar a história mais a fundo e descobriu crimes e corrupção que afetavam boa parte da imprensa britânica e alcançavam os mais altos níveis do poder. Vale-tudo da notícia (Intrínseca; 480 pp; R$ 49,90; e-book R$ 34,90 - Trad. Marcelo Levy) narra esse escândalo jornalístico. Na trama real, jornalistas usando prostitutas para colher segredos dos clientes, detetives grampeando linhas telefônicas nos postes e revirando o lixo das celebridades, funcionários de hospitais vazando prontuários médicos e editores chantageando políticos com intrigas sexuais. Davies descortina a relação então estabelecida entre a imprensa, a Scotland Yard e o governo britânico, com episódios de assédio moral, chantagem, subornos e invasão de privacidade.

PublishNews, Redação, 18/02/2016

Em maio de 2015, a maior organização esportiva do planeta, era alvo de uma ação da polícia suíça. Segundo investigações americanas, a Fifa havia montado uma “Copa do Mundo da fraude”, movimentando durante 24 anos pelo menos US$ 150 milhões em propinas e subornos. As prisões e acusações levaram à renúncia do presidente da entidade, Joseph Blatter. Com base em 15 anos de cobertura jornalística da Fifa e a partir de documentos exclusivos, o jornalista Jamil Chade desvenda em Política, propina e futebol (Objetiva; 336 pp.; R4 25,50; e-book R4 17,90) como funcionava o pagamento de propinas, de que forma cartolas usavam contratos comerciais e de TV para enriquecer, traça as conexões entre política e futebol e mostra por que a Copa do Brasil foi a mais cara da história.

PublishNews, Redação, 18/02/2016

Traduzido para mais de 15 idiomas, A utilidade do inútil - Um manifesto (Zahar; 224 pp; R$ 39,90; e-book R$ 19,90) mostra como a lógica utilitarista e o culto da posse acabam por murchar o espírito das pessoas, pondo em perigo não só a cultura, a criatividade e as instituições de ensino, mas valores fundamentais como a dignidade, o amor e a verdade. Para respaldar essa discussão, o italiano Nuccio Ordine constrói um mosaico de citações de grandes filósofos e escritores, uma espécie de manifesto abaixo-assinado por Platão, Montaigne, Kant, Shakespeare, Victor Hugo, Cervantes, Dickens, Baudelaire, García Lorca, Stevenson, Calvino, García Márquez e David Foster Wallace. O livro é completo com um ensaio do famoso educador americano Abraham Flexner, inédito em português, que prova como também as ciências exatas nos ensinam a utilidade do inútil.

Os bichinhos são hoje verdadeiros objetos de estudo. No livro Os animais célebres (Martins Fontes - Selo Martins; 312 pp; R$ 35), ao considerar 40 deles, Michel Pastoureau destaca tudo o que a pesquisa das relações entre o homem e o animal pode trazer para a história social, econômica, religiosa, cultural e simbólica. Cada capítulo é dedicado a um animal. Entre os bichos estudados, alguns existiram de fato, como o elefante de Aníbal e a Besta de Gévaudan, outros foram tirados da Bíblia, como a baleia de Jonas, ou da mitologia, a exemplo do Minotauro, o cavalo de Tróia, da literatura, como Renart e até de imagens, como Mickey e Pato Donald.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.