Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 27/08/2015
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Serviços editoriais com tecnologia embarcada. Diagramação, revisão, edição e impressão. Configuração, formatação e produção de e-books certificados internacionalmente.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 27/08/2015

Todo mês, o SNEL e a Nielsen têm publicado o Painel das Vendas de Livros do Brasil. Nos últimos meses, o faturamento apurado com a venda de livros em livrarias e supermercados do Brasil não crescia acima da inflação, mas também não deixava de crescer. Em maio, em comparação com o mesmo período de 2014, esse crescimento foi 21%; em junho, 8,2% e, em julho, de 8,9. O que se viu agora, no oitavo período, que compreende o intervalo entre os dias 13 de julho a 09 de agosto, foi uma variação negativa tanto em volume quanto em faturamento, em comparação ao mesmo período do ano passado.Clique no Leia Mais e tenha acesso aos números.

PublishNews, Leonardo Neto, 27/08/2015

Os olhares do mercado editorial global estão voltados para China, onde acontece até o próximo domingo (30) a Feira do Livro de Beijing. Com número recorde de expositores – 2,4 mil contra 2,2 mil na edição passada – a feira comemora o sucesso dos livros de colorir no País. Jardim secreto (aqui editado com muito sucesso pela Sextante) foi lançado na China no começo de junho desse ano. De lá para cá, já foram vendidos três milhões de exemplares do livro. Estima-se que as vendas do Jardim secreto no mundo já tenham ultrapassado 6,8 milhões de exemplares.

PublishNews, Leonardo Neto e Marla Cardoso, 27/08/2015

Sérgio Buarque de Holanda e Caetano Veloso são dois brasileiros que conquistaram novos territórios graças ao Programa de Apoio à Tradução da Biblioteca Nacional. O clássico e leitura obrigatória de todo e qualquer estudante de Humanidades no Brasil, Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda, acaba de ser publicado na Ucrânia. Lá, o livro saiu pela Calvaria Publishing House Foundation, com tradução de Taras Tsymbal. Já Caetano teve a sua obra O mundo não é chato editado pela argentina Marea, com tradução de Florência Garramuño e Álvaro Fernández Bravo, ambos professores da Universidade de San Andrés. No Brasil, os dois livros são publicados pela Companhia das Letras. Outros dois livros que lançam olhar sobre as questões tipicamente brasileiras ganharam novas traduções na Europa. Clique no Leia Mais e saiba quais foram.

PublishNews, Julio Silveira, 27/08/2015

Estou no mercado há tempo suficiente para lembrar que o que vendia livro mesmo era uma nota na Veja ou uma entrevista no Jô Soares (ainda no SBT). Quando acontecia uma dessas epifanias, a gente corria para comunicar às livrarias… por fax (#PaleolithicFeelings) e ficava esperando os pedidos. Era o que vendia livro naquela época. E hoje, o que é que vende livro? Não, eu não tenho a resposta, só tenho a pergunta. Mas tenho conversado, feito pesquisas, hipóteses. Tome-se o exemplo dos “Booktubers”, “Bookgramers”, “Instabooks”, “Bookigers” — não sei se há um nome para o movimento, mas pela quantidade de “likes” e interações, sei que as editoras (e os autores) têm que fazer parte da conversa. De fato, os selos mais populares (ou eficientes) já aparecem no feed de mais de 100 mil seguidores. E mais do que aparecer: as editoras formam parcerias. Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra da coluna de Júlio Silveira.

PublishNews, Leonardo Neto, 27/08/2015

O guardado 'Vá, coloque um vigia', de Harper Lee, sai em outubro no BrasilO Grupo Editorial Record acaba de lançar o seu blog. Para a estreia do novo espaço, que vai reunir entrevista com autores, resenhas, notícias e novidades sobre a empresa, a empresa acaba de publicar o primeiro capítulo do esperado Vá, coloque um vigia, o segundo romance de Harper Lee, que será lançado em outubro pela José Olympio, selo do grupo. A tradução é de Beatriz Horta, que também fez nova tradução de O sol é para todos, o primeiro romance de Lee publicado originalmente em 1962. No livro, Atticus Finch, o advogado que defende um negro acusado de estupro no primeiro livro, aparece com traços racistas. Narrado por Jean Louise Finch, a Scout, o livro mostra um Atticus mais complexo, sob o olhar não mais da criança da primeira obra, mas da filha que volta já adulta para o Sul, depois de uma temporada em Nova York. Nos EUA, o livro bateu recorde de vendas e causou frisson entre leitores e críticas.

PublishNews, Redação, 27/08/2015

Em setembro, a Casa Educação preparou três cursos voltados para os profissionais do mercado editorial: Direito autoral para o mercado editorial, HQ para gente grande e Edição, preparação e revisão de textos. O curso sobre direito autoral acontecerá nos dias 18 e 19 de setembro, e será dado pelo advogado, e colunista do PublishNews, Gustavo Martins de Almeida. Fazendo sua inscrição até dia 31 de agosto, o aluno terá desconto de 15%. Já o curso HQ para gente grande - o que afinal faz um editor de quadrinhos será ministrado por três profissionais atuantes no mercado de HQ: Cassius Medauar, editor da JBC, Guilherme Kroll, fundador da Balão Editorial, e Sidney Gusman, responsável pelo planejamento editorial de Maurício de Sousa Produções. Esse curso acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro. O curso Edição, Revisão e Preparação de Textos será ministrado por Laura Bacelar, nos dias 26 e 27 de setembro. Acesse o site da Casa Educação e veja todos os cursos que eles estão oferecendo nos próximos meses.

PublishNews, Redação, 27/08/2015

Até o próximo domingo (30), autores e editores independentes poderão se inscrever no prêmio da Feira Miolo(s), organizada em sua segunda edição pela Lote42, na Biblioteca Mário de Andrade. Qualquer artista, autor ou editor que faça publicações impressas de forma autoral e alheio ao mainstream pode participar. Os suportes aceitos também têm uma boa gama de diversidade: podem ser livros, revistas, jornais, zines e fanzines autopublicados ou publicados por pequenas editoras. Não há restrições temáticas nas publicações, mas boletins religiosos ou partidários serão desconsiderados. A inscrição é gratuita e pode ser realizada aqui.

O ESTADO DE S. PAULO, MARIA FERNANDA RODRIGUES, 26/08/2015

Quando o jornalista sueco Stieg Larsson morreu, em 2004, ele deixou 200 páginas escritas do quarto volume de uma série de thrillers em que vinha trabalhando, a Millennium. Os três primeiros, Os homens que não amavam as mulheres, A menina que brincava com fogo e A rainha do castelo de ar, foram publicados postumamente e viraram best-sellers mundiais, com cerca de 80 milhões de cópias vendidas. Na tentativa de prolongar o sucesso da série e a herança recebida – e também de atender os pedidos dos fãs –, o pai e o irmão de Larsson se uniram à editora da obra e encomendaram um quarto volume ao também jornalista sueco David Lagercrantz. Depois de dois anos trabalhando na obra sob um rígido esquema de segurança para que a história não vazasse, ele lança, nesta quarta-feira (27), A garota na teia de aranha, em 26 países. Os direitos da obra já foram vendidos para 43 editores e a tiragem inicial soma 2,7 milhões de exemplares. A expectativa do mercado editorial é que este se torne o livro da estação.

“Não tenho muito ciúmes dos livros, gosto de emprestá-los, mesmo sabendo que não vai voltar.”
João Gilberto Noll
Escritor brasileiro
1.
Não se iluda, não
2.
Philia
3.
Jardim secreto
4.
O pequeno príncipe
5.
Ansiedade - Como enfrentar o mal do século
6.
A mágica da arrumação
7.
Abilio
8.
Floresta encantada
9.
Não se apega, não
10.
Cidades de papel
 
Folha de S.Paulo, Redação, 25/08/2015

Para concorrer com o domínio crescente das lojas on-line, a rede de livrarias japonesa Kinokuniya comprou 90% da tiragem inicial de Novelist as a vocation, próximo livro de ensaios de Haruki Murakami. Com a estratégia, a rede garantiu a procura da obra em sua loja física, relegando apenas 5 mil das 100 mil cópias do lançamento para os varejistas da internet. "A realidade da indústria hoje em dia é que é cada vez mais difícil para as livrarias físicas comprarem cópias de novos livros muito aguardados pelo mercado", disse um porta-voz da Kinokuniya. "Para rivalizarem com as livrarias on-line, os estabelecimentos físicos em todo o país devem se unir em um esforço para revigorar o mercado de distribuição tradicional de livros."

O GLOBO, ANCCELMO GOIS, 28/08/2015

A editora HarperOne publicou ontem no New York Times um anúncio parabenizando nosso Paulo Coelho, 68 anos, por estar há sete anos na lista dos mais vendidos do jornalão americano com O alquimista. As informações são da coluna de Ancelmo Gois em O Globo.

PublishNews, Redação, 27/08/2015

A Martins Fontes – Selo Martins, estará na Bienal do Rio (03 a 13/09) com estante localizado entre as ruas I16 e J13. A grande aposta da editora é no ex-refugiado italiano e antigo membro dos Proletariados Armados pelo Comunismo (PAC), grupo de extrema esquerda da Itália. Batisti autografa seu livro O cargueiro sentimental (180 pp, preço ainda não definido). O lançamento acontece no estande da editora, no dia 12 às 19h. Além disso, a Bienal marcará o lançamento de Frida Khalo (340 pp, preço ainda não definido), de Rauda Jamis; As cartas de Ernest Hemingway – Volume 1 (1907-1922) (404 pp, preço ainda não definido), organizado por Sandra Spanier e Robert W. Trogdon e a biografia C.S. Lewis - Além do universo mágico de Nárnia (440 pp, R$ 64), de Robert MacSwain.

PublishNews, Redação, 27/08/2015

Em 2015, o Grupo Autêntica comemora seu 18º aniversário em plena Bienal do Rio (03 a 13/09). O evento será a oportunidade de mostrar os selos Autêntica, Autêntica Infantil e Juvenil, Nemo e Vestígio. Nesta edição, o grupo mais do que dobrou os investimentos, já que em 2013 contava com um estande de 64m² e este ano comparecerá na feira com um espaço de 135m². Durante a Bienal, promoverá oito lançamentos com sessões de autógrafos contra os quatro da edição anterior. Assim, estima aumentar as vendas em 120%. Entre as grandes atrações, a Editora Gutenberg chega com o lançamento do livro Um ano inesquecível, formado pelo quarteto Paula Pimenta, Thalita Rebouças, Bruna Vieira e Babi Dewet. Outro encontro que promete movimentar o evento é o da estrangeira Leigh Bardugo, sucesso de vendas em todo o mundo com a série distópica intitulada Trilogia Grisha. O grupo estará no ponto I11 H12, do Pavilhão azul na feira.

PublishNews, Redação, 27/08/2015

Quem não se muda para um livro quando começa a ler? Esse é o conceito que as Editoras Santuário e Ideias & Letras levarão para o seu estande em forma de casa-livro na Bienal Internacional do Rio (03 a 13/09). O espaço convida os visitantes a explorar o mundo lúdico da literatura e a aderir ao slogan criado pelo grupo — reconhecido por seus 115 anos de atuação no segmento de livros e subsídios religiosos e humanísticos, com mais de mil títulos lançados — para o evento: “Meu lar, meu livro”. O stand receberá grandes autores como Mauricio de Sousa, o grande homenageado da Bienal 2015, que lançará no local o terceiro livro da coleção Turma da Mônica visita, que desta vez conta a história da aventura dos personagens na visita ao Círio de Nazaré, em Belém do Pará.

PublishNews, Redação, 27/08/2015

Buscando a valorização da cultura e da literatura nacional, a Rapsódia – Empreendimentos Culturais traz à Caixa Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111, Centro, São Paulo/SP), o projeto Jorge Amado em 4 faces. A vivência dedicada ao legado de Jorge Amado acontecerá de 8 a 11 de setembro. Nos quatro dias, serão realizadas oficinas, leituras dramatizadas e uma mesa de debates dedicada à apresentação de parte da obra do escritor baiano ao público infanto-juvenil, com a presença de Márcio Henrique Muraca e Marisa Mello, pesquisadores da obra de Jorge Amado. O evento gratuito é aberto a todos que têm interesse pela obra do escritor. Para participar é preciso se inscrever, até o dia 6 de setembro, poelo e-mail jorgeamado4facessp@gmail.com.

PublishNews, Redação, 27/08/2015

O Guinness World Records comemora hoje (27) seis décadas de recordes quebrados e aproveita para divulgar o lançamento da 61ª edição do livro conhecido por reunir curiosidades e feitos fantásticos. A obra chega em outubro às livrarias brasileiras, pela editora Agir, com recordes mundiais atualizados e fotos inéditas. No Guinness World Records 2016 é possível descobrir a substância mais fedida do mundo, conhecer o explorador polar mais jovem, ver os pets mais talentosos de todo o planeta, saber tudo sobre o maior roubo de diamantes, entre outras curiosidades.

PORTAL G1, REDAÇÃO, 26/08/2015

Uma ideia simples para contribuir com a educação da comunidade. Com o objetivo de estimular a leitura, a diretora de uma escola, Ivanilda de Oliveira deu à geladeiras quebradas uma nova função - elas viraram bibliotecas comunitárias em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. O projeto Maré do Saber nasceu dentro de uma creche municipal no Centro, onde Ivanilda, que é educadora há 29 anos, trabalha. Preocupada com a formação dos pequenos leitores, ela e as professoras da unidade começaram em 2012 a estimular o hábito entre as crianças, mesmo nos primeiros anos de idade.

PublishNews, Redação, 27/08/2015

Liliane Prata – jornalista mineira e hoje editora da revista Claudia – começou sua carreira com O diário de Débora (Marco Zero) no qual contava o dia a dia de uma adolescente típica, seus amores e dissabores. Agora Débora cresceu e reaparece no mais recente livro da escritora. Eu odeio te amar (Gutenberg, 240 pp; R$ 34,90) traz uma Débora com boas perspectivas profissionais, noivo lindo, apaixonado e bem-sucedido, preparativos para o grande dia encaminhados, lua de mel para a Grécia marcada. Nada parecia fora do lugar até que Débora resolve fazer uma surpresa no final do expediente a Felipe, seu noivo. Entretanto, sem que ele a note, flagra uma cena para ela inquestionável de traição no dia anterior à cerimônia de casamento. Atônita e desesperada, pensa no que fazer, mas, sem reação, vai embora sem que ele note que ela esteve ali. O livro será lançado e autografado hoje (27), às 19h, na Livraria Saraiva do Shopping Pátio Paulista (Rua Treze de Maio, 1947, Bela Vista, São Paulo/SP).

PublishNews, Redação, 27/08/2015

Hoje (27), a partir das 18h, a Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073, Bela Vista, São Paulo/SP) recebe o lançamento do livro ilustrado Desenhos de um garoto solitário (Farol Literário, 128 pp., R$ 21,90). O autor, o goiano Naldo Junio, é um garoto de 19 anos, apaixonado por desenhar. Ele é o criador da página no Facebook com o mesmo nome da obra, que já tem mais de 900 mil curtidas. Para os fãs de São Paulo, a editora lançou a promoção “Eu quero ganhar um desenho inédito!”. Para ganhar um desenho feito pelo Naldo, os interessados devem enviar um e-mail para rsvp@editoradcl.com.br e colocar no assunto: “Eu vou ao lançamento em São Paulo!”. Em seguida, receberão por e-mail uma ficha que deverão preencher com os seus dados completos e depositar na urna que estará na Livraria. O sorteio do desenho será feito no evento, às 21h30.

PublishNews, Redação, 27/08/2015

O professor, consultor editorial e escritor Paulo Tedesco lança Livros: um guia para autores (Buqui, 144pp., R$ 29,90; R$ 9,90 o e-book), um livro sobre livros, sobre como eles são feitos, por que foram criados, o que faz com que sejam escritos, como são produzidos, da escolha da capa à distribuição nas livrarias. Tedesco oferece um fio condutor para quem tem o desejo de escrever, talvez até já tenha alguns textos publicados, mas não sabe como alcançar a materialização de um projeto de maior porte, como ver um livro chegar às prateleiras e às mãos dos leitores.

PublishNews, Redação, 27/08/2015

É com o objetivo de ajudar a preencher uma lacuna na formação dos licenciados em inglês e também de suprir a falta de materiais que abordem teoria e prática e auxiliem o professor a cumprir com o objetivo de ensinar com qualidade seus alunos, que o professor Luciano Amaral Oliveira escreveu Aula de Inglês: do planejamento à avaliação (Parábola Editorial, 272 pp., R$ 38). O autor, que é doutor em Letras, acredita que que alguns cursos de letras no Brasil ainda não fazem um trabalho eficiente na formação de professores. Em vista disso, os professores de inglês da rede pública municipal e estadual anseiam por cursos de formação continuada e por textos que deem a eles alguma luz acerca de questões que os inquietam.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.