Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 07/08/2015
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 07/08/2015

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) deve divulgar ainda hoje os números parciais das negociações do Programa Nacional do Livro Didático 2016 (PNLD 2016). Como o PublishNews já havia anunciado, neste ano, o FNDE optou por desmembrar as negociações: em julho, fez a negociação do PNLD 2016 Campo (anos iniciais do Ensino Fundamental) e em setembro fará a negociação do PNLD 2016 Tradicional (para as escolas públicas nas cidades). Os números que serão anunciados logo mais apontam um recorde no volume de livros comprados no PNLD Campo. De acordo com dados do FNDE, em 2013, foram comprados 4,5 milhões de livros; em 2014, 4,4 milhões e, em 2015, 3,6 milhões. Em 2016 esse número saltou para 9.901.801 exemplares, número recorde. Uma das justificativas para o aumento é a mudança na composição das coleções de livros do programa em 2016. Foram inclusos, por exemplo, a seleção de obras de temática regional, abrangendo Arte, Cultura, História e Geografia da Região. Além disso, houve aumento na base de alunos de escolas rurais. O número de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas rurais saltou de 1.950.211, em 2013, para 2.635.764, em 2014. Nesta negociação ocorrida em julho, foram feitas compras para estudantes do primeiro ao quinto ano de escolas rurais e a reposição e complementação para estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental e de primeiro ao terceiro ano do ensino médio, totalizando uma compra 73,4 milhões de exemplares o que redundou em investimento de R$ 614.212.844,80. Ao todo, participaram 29 editoras. Do PNLD Campo, no entanto, apenas três participaram: a FTD, campeã do PNLD Campo 2016; a Global, que participou pela primeira vez do programa e teve 100% de aprovação das nove coleções inscritas, e o IBEP. Clique no Leia Mais e veja detalhes do PNLD 2016.

PublishNews, Cassia Carrenho, 07/08/2015

Uma das novas ferramentas mais interessantes da lista dos mais vendidos no novo site é a possibilidade de ver o ranking das editoras por categoria e perceber onde cada editora reina. A Sextante, por exemplo, já acumula 60 livros na lista anual, sendo que 20 são da lista de negócios. A segunda editora com mais livros nesse ano na lista de negócios é a editora Gente, com nove títulos. Outro dado interessante: dos 20 títulos da Sextante em negócios, na lista anual atual, quinze também estavam na lista de 2014. Outra editora que deixa todos para trás, na lista infantojuvenil, é a Nobel. Na lista anual atual a editora aparece com 26 títulos nessa categoria. Empatadas em segundo, Vergara&Riba e Yoyo Books, tem nove. Clique no Leia Mais, veja outros destaques da lista de mais vendidos.

PublishNews, Leonardo Neto, 07/08/2015

Daniela Kfuri, gerente de marketing da Editora Objetiva, deixará, nos próximos dias, o cargo. O anúncio foi feito na última segunda-feira (3) e confirmado pelo Grupo Companhia das Letras. Junto com ela, outros três profissionais do marketing deixarão a empresa: Tatiane Ramos, Carolina Fernandes e Andrea Fernandes. Segundo a assessoria de imprensa do Grupo Companhia das Letras, a proposta inicial à equipe de marketing da Objetiva, que fica no Rio, era que houvesse a unificação e transferência do departamento para São Paulo, mas não houve acordo. Em movimento semelhante, a Companhia das Letras unificou os departamentos comerciais das duas casas em novembro passado.

PublishNews, Redação, 07/08/2015

A Thomas Nelson Brasil -- editora do novíssimo grupo HarperCollins Brasil -- está lançando um novo selo. O Vida Melhor coloca ênfase em conteúdos gerais relacionados a temas como liderança, finanças pessoais, comportamento e saúde. Para a estreia, foram escolhidos três livros do especialista em liderança já publicados pela Thomas Nelson Brasil e que agora migram para o Vida Melhor: Minutos de liderança, As 21 indispensáveis qualidades de um líder e Liderando para o sucesso, todos de John C. Maxwell. O primeiro lançamento exclusivo pelo selo será Virada financeira, escrito por Patricia Lages, especialista em finanças pessoais. O título chegará às livrarias ainda neste mês.

PublishNews, Redação, 07/08/2015

Entra no ar na próxima terça-feira (11) o site Correio IMS, com 100 cartas escritas pelas mais diversas personalidades brasileiras, de pessoas comuns a escritores, poetas, pintores, músicos, arquitetos, figuras da história cultural e política do país. Inéditas ou não, o fundamental é que a carta seja interessante sob um determinado aspecto: seja pelo vigor de uma emoção expressa em palavras comuns, seja pelo valor literário ou por seu conteúdo histórico. O site prevê também a publicação de cartões-postais, bilhetes e telegramas. Será possível ler tanto a famosa carta em que d. Amélia de Leuchtenberg se despede de d. Pedro II ainda menino quanto um cartão-postal de Ziraldo a Carlos Drummond de Andrade. Com a intenção de situar o leitor, cada carta é precedida de um parágrafo em que o documento é contextualizado, indicando-se, assim, as circunstâncias em que foi escrito. Há ainda um pequeno perfil biográfico de cada remetente e destinatário, assim como fotos de cada um deles.

PublishNews, Redação, 07/08/2015

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – São Paulo/SP) recebe, neste sábado (8), às 11h, Luis Fernando Verissimo para o projeto Segundas Intenções. Com mediação de Manuel da Costa Pinto, Verissimo vai falar sobre a sua vida e obra e bater um papo com os frequentadores da biblioteca. A entrada é gratuita.

PublishNews, Redação, 07/08/2015

A Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) reúne mais de 140 profissionais de venda direta de livros, na próxima segunda-feira (10), no Hotel Comfort Downtown (Rua Araújo, 141, Centro, São Paulo/SP) para apresentar o Projeto Fênix - Recuperando o orgulho de pertencer ao mercado do livro no Brasil. O projeto, lançado no último Salão de Negócios da ABDL, em março, traz com ações coordenadas e desenvolvidas por representantes de todos os segmentos, com o objetivo de fortalecer a imagem do vendedor de porta-a-porta no Brasil. A programação acontece das 8h30 às 18h, com a presença de palestrantes como Jô Furlan, Marcos Silvestre e César Frazão.

PublishNews, Redação, 07/08/2015

O jornalista Moacir Assunção é o próximo convidado do projeto O Autor na Praça. Ele estará no Espaço Plínio Marcos (Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto, Pinheiros, São Paulo/SP), neste sábado (8), às 15h, em tarde de autógrafos de seu livro mais recente São Paulo deve ser destruída (Record, 280 pp, R$ 45), a história do bombardeio efetuado pelo governo federal à cidade para sufocar a revolução dos tenentes de 1924. Mais informações sobre o evento podem ser acessadas aqui.

“Pela grossura da camada de pó que cobre a lombada dos livros de uma biblioteca pública pode medir-se a cultura de um povo.”
John Steinbeck
Escritor norte-americano (1902-1968)
1.
Não se iluda, não
2.
Jardim secreto
3.
Philia
4.
Floresta encantada
5.
Cidades de papel
6.
A mágica da arrumação
7.
Ansiedade - Como enfrentar o mal do século
8.
Minha vida fora de série - 3ª temporada
9.
O pequeno príncipe
10.
A herdeira
 
PublishNews, Redação, 07/08/2015

A Biblioteca Estação Leitura, localizada na estação Central do MetrôRio, vai promover o lançamento do livro Palavras cruzadas (Rocco), romance de Guiomar de Grammont. O evento faz parte da 5ª edição do Encontro com Territórios – uma série de ações literárias focadas em tardes de autógrafos realizadas com diversos autores e tem como tema a abordagem sobre diferentes territórios culturais nas obras dos autores convidados. Para a esta nova edição, dia 14 de agosto, às 18h, será realizado um talk-show comandado pelo jornalista e poeta Claufe Rodrigues, com a escritora Guiomar de Grammont, além da participação da poetisa Elisa Lucinda. Em seguida, Guiomar vai autografar 80 exemplares do seu novo livro, que serão distribuídos gratuitamente aos leitores da biblioteca. O evento é gratuito.

PublishNews, Redação, 07/08/2015

Em comemoração aos 120 anos de amizade entre Japão e Brasil, acontece na próxima semana, entre os dias 10 e 13 de agosto, na Casa de Cultura Japonesa da USP (Av. Professor Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária, São Paulo/SP), a edição 2015 do Simpósio Internacional de Língua Japonesa como Língua Global (EJHIB). O evento contará com a participação da Estação Liberdade, que comercializará toda a sua linha de livros japoneses com desconto de 30%. A programação completa do evento e outras informações podem ser acessadas aqui.

PublishNews, Redação, 07/08/2015

O programa Sempre um Papo exibido, semanalmente há 11 anos, pela TV Câmara, entra o mês de agosto com novos horários. As entrevistas passam a ser exibidas aos sábados, às 21h e as reprises aos domingos, às 12h. Para marcar esta nova fase, o projeto buscou nos arquivos registros com dois renomados autores. Neste final de semana (8 e 9), será prestada uma homenagem ao psiquiatra, educador e escritor Içami Tiba - que faleceu no último dia 1 de agosto - com a exibição de uma entrevista gravada em 2014. Nos dias 15 e 16 de agosto, será exibida uma entrevista, gravada em 2013, com Luis Fernando Veríssimo e Milton Hatoum.

PublishNews, Redação, 07/08/2015

Neste mês, o programa de incentivo à leitura Ler é uma Viagem visita cidades do Estado de São Paulo realizando oficinas de Leitura e escrita criativa com Dom Quixote para professores da rede pública. A iniciativa já passou por Mairinque e estará em Osasco nos dias 18, 19 e 20. Os encontros são inspirados na obra Dom Quixote das crianças, de Monteiro Lobato, na qual Dona Benta reúne as crianças do Sítio do Picapau Amarelo para ouvir as histórias de Dom Quixote de La Mancha, um fidalgo que ao ler romances de cavalaria, acredita que tenham sido verdadeiros e decide sair pelo mundo para viver sua própria aventura. O projeto lança mão do recurso da escrita de cartas, prática que vem se perdendo ao longo dos anos. A primeira atividade proposta pela oficina é escrever uma carta, sem destinatário obrigatório.

PublishNews, Redação, 07/08/2015

A fábula de Pinóquio serve de inspiração para o projeto Esopo em Dó Maior, da Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94, Centro, São Paulo/SP). O projeto realiza atividades infantis como pintura e narração de histórias dramatizadas com acompanhamento musical. A apresentação acontece neste sábado (8), às 11h. Sob a coordenação do ator e animador cultural Markito Alonso, idealizador da iniciativa, um trio faz a narração dramatizada da história de Carlo Collodi, juntamente com os instrumentistas Rafal Amaral (guitarra elétrica, cavaco e vocal) e Anselmo Mancini (teclado e vocal). Os artistas distribuem no final da apresentação ilustrações com desenhos da história que foi contada e giz de cera para que as crianças possam colorir. A entrada é franca.

Neste domingo, será comemorado o Dia dos Pais e o Instituto Pró-Livro lembra que, de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, os pais estão na terceira posição entre os maiores influenciadores da leitura por prazer, com 17%, atrás dos professores (45%) e das mães (43%). Pode-se dizer que no geral, a mulher lê mais que o homem. Entre os leitores, 57% são do sexo feminino, portanto é natural que tenham uma maior influência. Entre os não leitores, 68% disseram que nunca viram os seus pais lendo. Pelos dados apresentados nesse estudo, é possível ver que ter um influenciador de leitura dentro de casa faz bastante diferença para criar novos leitores, crianças que crescerão com vontade e o hábito de ler.

PublishNews, Redação, 07/08/2015

O humor do cartunista Allan Sieber está de volta em Quem tá chorando? A grande viagem dos pais de primeira viagem (Veneta; 88 pp, R$: 34,90) , que ele assina com a mulher, a roteirista Claudia Jouvin. No livro, eles relatam a chegada de Max, o primogênito do casal, e a verdadeira revolução que é o nascimento de um filho na vida da família. Das transformações da gravidez até as aventuras dos primeiros meses, com direito a noites mal dormidas e choros misteriosos, Allan e Claudia mostram em tiras bem-humoradas os dilemas da paternidade e da maternidade. O livro traz duas capas (uma de Allan e a outra de Claudia) e é dividido em duas partes, que exploram o olhar do pai e da mãe sobre a chegada do bebê.

PublishNews, Redação, 07/08/2015

Você sabia que o recorde de maior coleção de calcinhas do Brasil era do cantor Wando, que tinha mais de 17 mil peças? E que Helô Pinheiro, aos 57 anos, foi a brasileira mais velha a posar para uma revista masculina? De forma independente, o RankBrasil vem registrando recordes exclusivamente brasileiros desde 1997, por iniciativa do paranaense Luciano Cadari. Com a popularidade da internet, a coleção, que era apenas um hobby, ganhou repercussão, conquistou a mídia e se tornou referência. Em 11 de novembro de 1999, Cadari criou um site e oficializou o instituto. Hoje, são mais de mil títulos registrados. A primeira edição impressa do RankBrasil (Panda Books, 256 pp., R$ 69,90), traz os grandes recordistas nacionais divididos em 14 categorias.

PublishNews, Redação, 07/08/2015

O sucesso da página on-line Page Not Found – blog conhecido por noticiar fatos inusitados, curiosos, polêmicos e bizarros – agora se desdobra nas páginas de papel de Baseado em fatos reais (Agir, 272 pp; R$ 29,90; R$ 20,40). O livro reúne 14 contos inspirados em alguns dos casos mais inusitados entre as 17 mil histórias verídicas postados no blog, desde sua origem em junho de 2006, retratando a história de um ator pornô americano que nasceu mulher, virou homem e depois se descobriu gay. A obra, assim como o blog, é assinada por Fernando Moreira.

PublishNews, Redação, 07/08/2015

O professor Ian Stewart está de volta com mais uma divertida miscelânea de curiosidades e questões mais aprofundadas sobre a matemática no livro Os mistérios matemáticos do Professor Stewart - Resolvidos por Hemlock Soames e o Dr. Watsup (Zahar; 320 pp; R$ 49,90; e-book R$ 29,90 Trad. George Schlesinger). Só que desta vez ele vem acompanhado pelo detetive Hemlock Soames e seu fiel companheiro, o dr. John Watsup. Vizinhos e rivais de Holmes e Watson, eles recebem os casos não solucionados pela famosa dupla criada por Conan Doyle. Stewart apresenta mais de 120 problemas envolvendo lógica, algoritmo, progressão numérica, entre outros, e questões como a discrepância de Erdős, o que não sabemos sobre números primos, datas matemáticas (como o dia Pi), o porquê de o mundo ser redondo e enigmas indecifráveis.

PublishNews, Redação, 07/08/2015

Alain de Botton entra no debate sobre como os noticiários são construídos e como os seus aspectos ideológicos moldam a nossa compreensão da realidade em seu novo livro, Manual do usuário (Intrinseca, 240 pp.; R$ 29,90; e-book R$ 19,90 – Trad. Clóvis Marques). O escritor se vale de 25 histórias típicas do noticiário – como um desastre de avião, um homicídio, um escândalo político e uma entrevista com uma celebridade – para construir sua análise. Ele também traz questões como: por que manchetes de grandes desastres nos envolvem tanto? O que torna a vida amorosa das celebridades tão interessante? Por que adoramos ver políticos se dando mal? E por que as notícias sobre revoltas em países distantes costumam ser tão entediantes?

PUBLISHNEWS, ESTEVÃO RIBEIRO, 07/08/2015

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.