Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 09/10/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 09/10/2023

Neste episódio do Podcast do PublishNews, começamos a cobertura da maior feira do mercado editorial mundial: a Feira do Livro de Frankfurt, onde a indústria editorial se encontra, discute seus assuntos mais urgentes, cria tendências, e compra e vende direitos em sua maior intensidade. Temos duas convidadas que irão pela primeira vez: Bebel Abreu foi selecionada para o Invitation Programme, e Raissa Boniolo venceu o Prêmio Jovens Talentos 2023, uma parceria do PublishNews com a Feira de Frankfurt e apoio da MVB Brasil. O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Guilherme Sobota, 07/10/2023

A Justiça de São Paulo decretou na sexta-feira (6) a falência daquela que já foi a maior rede de livrarias do país: a Saraiva. Na sentença, o juiz afirma que, embora a própria empresa tenha confessado sua falência no último dia 4, indícios de que ela já não estava cumprindo o plano de recuperação judicial eram presentes em outras fases do processo, por isso a decisão se tornou inevitável. Com a decisão, ficam suspendidas as ações e execuções contra a empresa, bem como se instaura uma proibição de "atos de disposição ou oneração de bens da falida". A empresa precisa apresentar, no prazo de 30 dias, uma lista de credores. O juiz manteve como Administrador Judicial a RV3 Consultores Ltda, que agora precisa avaliar os recursos ativos da empresa. "Poderá o Administrador Judicial adotar todas as providências para a preservação dos interesses da massa e eficiente administração de seus bens, com acesso a todos os arquivos eletrônicos, sistemas e controles das falidas, colhendo informações diretamente junto a credores, falido, órgãos públicos, pessoas jurídicas de direito privado, sem necessidade de prévia autorização judicial", diz um trecho da sentença. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 09/10/2023

Do ChatGPT a questões de direitos autorais – o tópico quente da inteligência artificial vai receber bastante atenção na Feira do Livro de Frankfurt deste ano (18 a 22 de outubro de 2023). A inteligência artificial tem talento artístico? Como os textos escritos por humanos diferem daqueles criados com a ajuda da IA? E quem detém os direitos sobre esses textos? Essas são algumas das questões que serão discutidas na Feira por Robert M. Harington, da Sociedade Matemática Americana, a linguista Naomi S. Baron, os autores best-sellers Maja Lunde e Noah Charney, o autor e CEO da Shimmr, AI Nadim Sadek, a professora universitária e especialista em IA, Katharina Zweig, a fundadora e especialista em tecnologia Mina Saidze, o especialista em direito autoral e mídia Florian Wagenknecht, e muitos outros. Clique no Leia mais para ver os eventos sobre IA na Feira de Frankfurt 2023.

PublishNews, Redação, 09/10/2023

A Feira do Livro 2ª edição | © DivulgaçãoNasce em novembro A Feirinha do Livro, festival literário infantojuvenil que ocorrerá em 10, 11 e 12 de novembro, na capital paulista. A iniciativa faz parte do projeto d'A Feira do Livro – organizada pela Associação Quatro Cinco Um e Maré Produções – para atender diferentes segmentos do mercado editorial com versões reduzidas e mais focadas. Seguindo os passos bem-sucedidos do evento principal, A Feirinha do Livro também será gratuita e ocupará a praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Além da necessidade de uma agenda mais forte voltada para o incentivo da leitura na infância e juventude, a forte presença das crianças nos ambientes de contação de histórias, teatro, oficinas, bate-papos com autores d’A Feira do Livro 2023 mostrou que há espaço para um festival de livros infantojuvenil no modelo de rua. Para contribuir com o debate sobre as políticas públicas para formar mais leitores, o novo festival literário também promoverá um seminário sobre livro, leitura, literatura e biblioteca - evento preparatório para a elaboração do Plano do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PLLLB) do Estado de São Paulo. O seminário, que ocorrerá em 10 de novembro, no auditório Armando Nogueira (Museu do Futebol), vai reunir críticos, autores, ilustradores, educadores, bibliotecários, livreiros, gestores públicos e outros especialistas para debater a leitura na primeira infância. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 09/10/2023

A falência da Saraiva repercutiu com força nos jornais e portais de notícias ao longo do fim de semana. O Estadão preparou um material com a história da rede centenária, que já foi a maior rede do Brasil, e a Folha deu mais detalhes sobre o pedido de autofalência, que resultou na decisão judicial. O portal Economia em Pauta detalhou como e por que a Saraiva faliu, e o InfoMoney explicou o que acontece agora com os acionistas. Veja, Valor e Metrópoles também noticiaram o caso. O Estadão ainda explorou um pouco o "efeito Sandy" sobre o livro A morte de Ivan Ilitch, de Tolstoi, e o Valor perfilou Pedro Pacífico, o bookster, cujo livro de estreia lançado pela Intrínseca vem chamando a atenção. Em semana de Prêmio Nobel de Literatura, a Folha resenhou livros dos últimos vencedores: Abdulrazak Gurnah, Annie Ernaux e, claro, do próprio vencedor de 2023, Jon Fosse. Clique no Leia mais para ver a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 09/10/2023

Autores da União Europeia de Escritores de Língua Portuguesa (UEELP) estarão na Feira do Livro de Frankfurt na quarta-feira (18), às 13h, para apresentar suas obras. São eles: Alessia Maglicane, Altina Ribeiro, Deise Ramos, Inêz Oludé da Silva, Ivonete Rigot-Muller, Marco Guimarães, Mazé Torquato Chotil, Regina Ribeiro e Romulo Marques. Eles serão recebidos e seus livros apresentados no Hall 3.1. – D-53, Estande do Conselho de Imigrantes de Frankfurt. Criada em setembro de 2022, a UEELP tem o objetivo de mostrar ao público e aos diversos agentes culturais não lusófonos a riqueza de uma língua pluricontinental e a diversidade das suas literaturas que ocupam espaços, reais ou imaginários, que vão da Amazônia ao Mar de Timor e do Deserto do Namibe às ruas de Lisboa. A União tem atualmente 35 membros na França, Portugal, Alemanha e Itália com o desejo de promover na Europa as literaturas de expressão portuguesa, incluindo a brasileira.

PublishNews, Redação, 09/10/2023

Preparando sua maior edição, a Feira Miolo(s) – marcada para os dias 4 e 5 de novembro, novamente na Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94 – São Paulo / SP) – publicou em seu site oficial a primeira chamada de participantes. Há representantes de 15 estados brasileiros e ainda projetos da América Latina. Do total, 36% dos projetos participam pela primeira vez. A Feira Miolo(s) dá a oportunidade ao público de entrar em contato com artistas e editores de arte impressa e na última edição, reuniu mais de 190 editoras independentes. O crescimento do evento se dá em parte por uma área de revezamento – 30 projetos irão expor por um dia, dando lugar a outros expositores no outro dia. Como contrapartida pela participação, os publicadores doam trabalhos ao acervo da Biblioteca Mário de Andrade, maior biblioteca pública de São Paulo e a segunda do Brasil. "Neste ano, foram 641 inscrições para participar da feira. Uma quantidade que superou as expectativas e tornou o processo de seleção ainda mais desafiador", diz o texto publicado pela Lote 42, idealizadora do evento, na última semana. A programação completa será divulgada em breve.

PublishNews, Redação, 09/10/2023

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou que divulgará no dia 9 de novembro, às 12h, as listas de semifinalistas do 65º Prêmio Jabuti 2023. A lista dos dez semifinalistas de cada categoria será divulgada ao público no site oficial do Prêmio Jabuti. No mesmo dia, a lista de jurados desta edição também estará disponível. Já no dia 21 de novembro, às 12h, serão anunciados os cinco finalistas, sendo a informação também compartilhada na plataforma online do prêmio. Neste ano, o eleito com o título de "Livro do Ano", além do prêmio de R$ 70 mil, terá ainda a oportunidade de viajar para a Feira do Livro de Frankfurt, um dos eventos literários mais importantes do mundo, em que o vencedor contará com passagem e estadia pagas. A cerimônia de entrega da premiação será realizada no dia 5 de dezembro no Theatro Municipal de São Paulo. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

“Foi pela leitura que aprendi a gostar do mar e o descobri como um caminho.”
Amyr Klink
Navegador e escritor brasileiro
1.
O manual da mente humana
2.
Onde estão as flores
3.
One Piece 3 em 1 Vol. 1
4.
Novena e festa da Padroeira 2023
5.
Mais esperto que o diabo
6.
Soft Skills Teens - Como compreender essa nova geração e desenvolver as habilidades necessárias para o seu futuro
7.
A biblioteca da meia-noite
8.
Café com Deus pai - 2024
9.
O cálice dos Deuses
10.
Da Silva: a grande fake news da esquerda
 
PublishNews, Redação, 09/10/2023

O Jornal e Editora Alecrim realiza neste mês de outubro a RURALETRAS – 1ª Feira Literária da Região Rural. Atendida pelo Edital Literatura Resiste, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC-RJ), o evento ocorrerá nos dias 20 e 21/10 na praça de Mottas, no 3º Distrito, e nos dias 27 e 28/10 na sede Santa Rita do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, das 9h às 18h. Com atividades educativas e culturais para o público de todas as idades, a Feira tem como objetivos promover a literatura, a cultura e a conscientização ambiental e incentivar a reutilização criativa de resíduos. Exposição e venda de livros, oficinas de artesanato com materiais reciclados, feira de artesanato e agricultura familiar, apresentações musicais ao vivo e contação de histórias fazem parte da programação. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 09/10/2023

Gonçalo Tavares | © Joana Caiano“O fundamental, para a Literatura, é o livro; o escritor é secundário. Com Clubes de Leitura, o livro é o centro, como deve ser”. A afirmação é do autor Gonçalo Tavares, que está no Brasil especialmente para o Clube de Leitura CCBB 2023, marcado para esta quarta (11), às 17h30. Com obra extensa e aclamada pelo caráter inovador e inventivo, Gonçalo teve o livro Uma menina está perdida no seu século à procura do pai escolhido pelo público, em votação aberta, para o encontro em questão. Para ele, Clubes de Leitura são iniciativas muito importantes, na medida em que dão a oportunidade de se falar sobre livros lidos e afastam qualquer performance que descaracteriza a razão deles existirem. Uma menina está perdida no seu século à procura do pai traz à cena a Segunda Guerra Mundial, os campos de concentração e a fragilidade do ser humano. Para Suzana Vargas, curadora do Clube de Leitura CCBB 2023 e mediadora dos encontros, Gonçalo é - sem lugar a dúvidas - um dos mais importantes autores da contemporaneidade portuguesa. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 09/10/2023

A vizinha tunisiana (Tabla, 184 pp, R$ 67 – Trad.: Felipe Benjamin Francisco), do escritor tunisiano Habib Selmi, se desdobra no microcosmos de um prédio em Paris, onde dois imigrantes tunisianos de classes sociais distintas se descobrem vizinhos. A obra conta a história de Kamal Achur, um professor de matemática que emigrou para a França para terminar os estudos universitários e ficou por lá, lecionando em uma universidade pública. Casado com uma francesa e morador de um bairro rico de Paris, Kamal é um imigrante totalmente adaptado à vida francesa e ao país que adotou para viver. Um dia ele conhece Zuhra, uma tunisiana que mora no mesmo prédio e trabalha como empregada doméstica. Aos poucos, uma relação vai se formando entre os dois, o que atira Kamal num vórtice emocional e o leva a muitos questionamentos. Através desses dois personagens, e a partir de uma trama cheia de camadas – contada em primeira pessoa por um narrador muito suspeito, cujas palavras não podemos confiar totalmente, tal qual um Bentinho ou um Otelo –, que A vizinha tunisiana trata, de forma bem-humorada, não só de questões sociais, mas também expõe a ambivalência e fragilidade de uma masculinidade que não sabe mais qual seu lugar no mundo.

PublishNews, Redação, 09/10/2023

Télumée Lougandor é uma força da natureza, cheia de vida e dotada de uma alegria inata, sempre posta à prova por sua condição de mulher negra em Guadalupe. Em Chuva e vento sobre Télumée Milagre (Carambaia, 288 pp, R$ 119,90) ela conta sua história e a de suas ancestrais. O romance é da escritora guadalupense Simone Schwarz-Bart, uma das vozes mais importantes da vigorosa literatura do Caribe, ao lado de nomes como o da romancista Maryse Condé e do pensador Frantz Fanon. Télumée carrega consigo o conhecimento de um ambiente complexo e das armadilhas que lhe reservam a persistência da espoliação colonial e da lógica patriarcal. A sabedoria vem de uma linhagem feminina que remonta a sua bisavó. São quatro gerações de mulheres fortes, determinadas e forjadas por uma história de adversidades. A edição da Carambaia tem tradução de Monica Stahel, ensaio do escritor brasileiro Itamar Vieira Junior e um posfácio de Vanessa Massoni da Rocha, especialista na obra da autora. Para Vieira Junior, o romance intensamente poético de Schwarz-Bart revela “uma cosmovisão de mundo profunda narrada com grande paixão”. Para ele, “a narrativa dessa linhagem de mulheres carrega a história de um continente inteiro”.

PublishNews, Redação, 09/10/2023

O insólito literário é a chave de leitura que consegue dar conta dos absurdos da história recente humana, perpetrados pelos processos de colonização europeus. E Roque Larraquy tece com maestria seu insólito, adicionando temas caros à ficção científica nesta crítica a facetas argentinas que esse país desejaria esquecer. A telepatia nacional (Moinhos, 136 pp, R$ 56 – Trad.: Sérgio Karam), como nas melhores histórias da literatura fantástica, insere nomes reais em uma trama ficcional complexa. Inicia com o sequestro de índios da Amazônia peruana em 1930, que são levados, através do Brasil, a Buenos Aires. O objetivo? Replicar em solo portenho o projeto asqueroso europeu que gerou lucros imensos no séc. XIX: um zoológico humano. Contudo, se esse enredo parece focar no passado, não se engane. Larraquy se vale de tais acontecimentos com o intuito de minar nossas certezas sobre a diferença entre o real e o imaginado, a memória e o delírio e, por fim, o que se é e o que se pode ser. Somente o contato com o Outro pode fazer o indivíduo escapar, mesmo que um pouco, de si mesmo.

PublishNews, Redação, 09/10/2023

Adrien, Étienne e Nina se conhecem na escola aos dez anos, em 1986, e rapidamente se tornam inseparáveis. Eles passam o dia juntos nadando na piscina, trocando confidências e prometendo que um dia sairão do interior da França e se mudarão para Paris, onde viverão de música. Os três não podiam ser mais diferentes: Étienne é o rebelde, Adrien, o ingênuo, e Nina, a emotiva. No entanto, a união entre eles é maior do que qualquer diferença. Um não se vê sem o outro. Mas, às vezes, nem mesmo o laço mais forte é capaz de resistir aos percalços da vida. Enquanto a infância vai ficando para trás, a forte conexão entre os três também começa a ceder aos obstáculos que surgem ao longo do caminho. Trinta anos depois de se conhecerem, Adrien, Étienne e Nina se tornaram estranhos uns para os outros. A amizade que eles juraram que seria eterna não existe mais. Porém, um acontecimento inesperado pode trazer à tona segredos enterrados há muito tempo. Um carro é encontrado no fundo de um lago, e Virginie, uma jornalista com um passado enigmático, começa a investigar o caso enquanto reflete sobre a relação entre os três amigos. À medida que ela se aproxima da verdade, uma sequência de eventos e mistérios que se estende por três décadas é revelada e o destino dos três se cruza novamente. Escrito por Valérie Perrin, Três (Intrínseca, 528 pp, R$ 89,90 – Trad.: Julia Sobral Campos) é uma comovente história sobre as mudanças inevitáveis da vida e como os laços que nos unem e as escolhas que fazemos definem quem somos.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.