Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 28/09/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Talita Facchini, 28/09/2023

Em 2022, o varejo de livros vivia no seu oitavo período do ano um bom momento devido às ações promocionais e ao fenômeno dos álbuns de figurinhas da Copa do Mundo. O alto volume de vendas, no entanto, tornou mais difícil a superação para o setor livreiro mesmo período em 2023. O 9º Painel do Varejo de Livros no Brasil, pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL), e que se refere ao período de 14 de agosto a 10 de setembro, traz uma queda de 16,96% no volume e de 11,41% no faturamento. Se em 2022 o setor alcançava um volume de 4,53 milhões de livros e um faturamento de R$ 191,93 milhões, em 2023 ainda estamos na marca de 3,76 milhões de obras comercializadas e um faturamento na casa dos R$ 170,04 milhões. “Um período atípico com uma variação superlativa, destacando o preço médio consideravelmente mais alto, com descontos maiores que os observados ao longo do ano. Um dos fatores considerados é a realização da Bienal do Rio de Janeiro. Por metodologia as vendas durante a feira não são contabilizadas e consta que as editoras obtiveram sucesso de vendas durante a feira”, analisa Ismael Borges, Territory Manager da Nielsen Book Brasil. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 27/09/2023

A menos de um mês para a Feira do Livro de Frankfurt, o maior evento editorial do mundo organizou uma lista com as novidades preparadas para essa que é a sua 75ª edição. Entre os que devem chamar maior atenção dos editores brasileiros, está o novo Palco Internacional no saguão entre os Halls 5 e 6, que pretende ser uma plataforma para troca entre membros da comunidade editorial internacional. Entre os tópicos de discussão nos dias profissionais da Feira (18 a 20), estão os mercados editoriais da África e da Ásia, a situação atual das bibliotecas no Reino Unido e nos EUA, e outros. Nomes conhecidos do mercado editorial por aqui, como Sevani Matos (presidente da CBL), Bebel Abreu (da Bebel Books) e Nathan Hull (colunista do PublishNews), estão entre os oradores escalados para os eventos no local. Leituras de autores de diversas partes do mundo vão ocorrer também ao longo do fim de semana (entre eles, o último vencedor do Booker Prize, Georgi Gospodinov). Clique no Leia Mais para conhecer diversas novidades da próxima edição da Feira do Livro de Frankfurt.

PublishNews, Redação, 28/09/2023

O Grupo Promolivros, do qual fazem parte as marcas Promolivros, BoraLê! e Prime, segue com seu plano de expansão e inaugurou este mês mais cinco lojas. Os novos espaços, todos com a marca BoraLê! – que opera com mix que reúne livros com preços populares e também os que frequentam as listas de mais vendidos – estão nos shoppings Tamboré, Anália Franco e Shopping Mais, todos em São Paulo; e nos shoppings Jacarepaguá e Norte, ambos no Rio de Janeiro. A inauguração da loja do Norte Shopping ocorre nesta quinta (28). Com 300 m², o espaço antes era ocupado pela Saraiva. "Estamos abrindo pontos estratégicos onde sabemos que já existiu um bom histórico de vendas de livros", conta Caio Brainer, gerente comercial do Grupo. Nos próximos dias, o Grupo prevê ainda o lançamento de mais quatro lojas: no Parque Shopping Belém (PA), Shopping Tucuruvi (SP), Shopping Parangaba (CE) e Shopping Campo Limpo (SP). Atualmente, a rede comandada por Samuel Honorato tem 150 pontos de vendas distribuídos em 17 estados.

PublishNews, Redação, 28/09/2023

A Gardners, atacadista internacional de livros, e-books, músicas e filmes para varejistas em todo o mundo, tem agora a norueguesa Beat como sua nova fornecedora de tecnologia. Marcando o primeiro de um novo tipo de acordo para a Beat Technology, a parceria fará com que os noruegueses alarguem o seu próprio portfólio para além das editoras e livrarias, e cumpram projetos técnicos em torno de novos padrões DRM - Gestão de Direitos Digitais que garantem proteção digital de arquivos, e melhorias no aplicativo móvel da Gardners. Os primeiros passos da parceria verão a implementação pela Beat da nova solução Readium LCP (proteção de conteúdo licenciado) gerenciada pela EDRLabs da França e aplicada ao próprio aplicativo da Gardners, “Read Now”, além de ser oferecida ao portfólio de varejo da Gardners clientes. “Como atacadista líder global de livros em inglês, temos orgulho de trabalhar com a Gardners. Começando com o trabalho na implementação do LCP, entregaremos esta solução DRM moderna e robusta para e-books e audiolivros. Isso será implementado em nossa plataforma, para oferecer proteção e solução na compra de conteúdo da Gardners e de seus clientes”, explicou Njål Hansen, CEO da Beat. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 28/09/2023

O Federal Trade Commission (agência americana responsável pela fiscalização antitruste), ao lado de 17 procuradores-gerais, entrou com um processo contra a Amazon nos EUA alegando que a empresa de tecnologia e varejista força um monopólio utilizando táticas anti competitivas e estratégias injustas. A Amazon negou todas as acusações, e em um post no seu blog enviado a parceiros, alegou que se a visão do governo prevalecer, quem vai sofrer são os consumidores. No mercado editorial americano, a notícia foi recebida praticamente com unanimidade, de acordo com o Publishers Weekly: “por que demorou tanto?’. O publisher da Melville House chegou a ser mais incisivo: “demorou pra c*”, escreveu. A ação do FTC não cita livros especificamente. Jed Lyons, CEO da Rowman & Littlefield, mostrou-se cético sobre o desenrolar do caso, apontando para o histórico “desfavorável” do governo americano em ações judiciais contra grandes corporações. A CEO da American Booksellers Association (ABA), Allison Hill, afirmou que a ação “é uma boa notícia para livrarias independentes e boa notícia para todos os pequenos negócios”. Um dos livreiros mais ativos na questão é Danny Caine, autor de Como resistir à Amazon e por quê (publicado aqui pela Editora Elefante). Ele afirmou que “embora o processo não vá atrás do negócio editorial da Amazon em particular, ele pode fazer muito para nivelar o campo de jogo". Clique no Leia mais para ler a notícia na íntegra.

PublishNews, Guilherme Sobota, 28/09/2023

Mestre em Literatura Brasileira e editor, o escritor Estevão Azevedo é um dos convidados do programa Viagem Literária, que está percorrendo as bibliotecas públicas do estado de SP com atividades gratuitas. Azevedo ganhou em 2015 o Prêmio São Paulo de Literatura na categoria Melhor Romance do Ano, por Tempo de espalhar pedras (publicado na época pela Cosac Naify, hoje pela Record), também lançado na Itália e em Portugal. Em 2021, fez sua estreia na literatura infantojuvenil com os livros O dia em que meu prédio deu no pé! (Companhia das Letrinhas) e Pronto, foguete, vamos! (FTD). O PublishNews perguntou a Estevão Azevedo o que ele está lendo, e esta foi a resposta: "Minha leitura atual é O livro das evidências (Biblioteca Azul), do irlandês John Banville, na magnífica tradução de Fabio Bonillo. Um homem narra ao júri os fatos de sua vida que o levaram a cometer um assassinato". Clique no Leia mais para ler a resposta na íntegra.

PublishNews, Redação, 28/09/2023

O Skeelo, ecossistema de livros e leitura, acaba de entrar no ranking de Top Startups do LinkedIn. A lista, organizada anualmente pela plataforma de mídia social focada em negócios e emprego, foi anunciada na quinta-feira (27) e apresenta empresas que estão se destacando por meio de uma base de dados exclusiva que avalia a captação de profissionais qualificados e seu impacto positivo no mercado de trabalho. “No ano em que completamos quatro anos, esse reconhecimento do LinkedIn é uma prova de que estamos atingindo o nosso objetivo de ser um facilitador de leitura e tornar a cultura mais acessível no Brasil. Já que acreditamos que nossos valores precisam refletir nossa missão, trabalhamos para que nossos talentos nos reconheçam como uma empresa flexível e diversa, como é o nosso país”, celebra Rodrigo Meinberg, CEO do Skeelo. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Daniel Massa*, 28/09/2023

Há quase 10 anos eu conhecia o Território Indígena do Xingu. Desde então, tive a oportunidade de estar em Ipatse algumas vezes e foi em uma delas que nasceu a Biblioteca Indígena do Xingu (BIX). Ainda na metade de 2021, Takumã Kuikuro e Mutuá Mehinako me convidaram para passar um ano como professor na Escola Estadual Indígena Central Karib, localizada na aldeia. Eu não pude aceitar o convite. Mas também não consegui recusá-lo. Daí surgiu a ideia de criar a BIX, um conjunto de ações que, além da construção de um acervo inicial, também contou com aulas de formação continuada para os professores indígenas e oficinas de escrita criativa. Para isso, convidei dois amigos professores, Lorena Fontes e Rafael Zacca, que me ajudaram a conceber e a executar o projeto em janeiro de 2022. Ao todo, compramos cerca de 300 livros com o valor arrecadado numa vaquinha online. Além disso, foram mais de 90 horas de trabalho pedagógico em sala de aula. Tudo isso rendeu um material incrível que ainda está aguardando publicação. São poemas, contos, crônicas, mitos e histórias tradicionais dos kuikuro. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“Livros infantis terminam com pontos finais. Histórias infantis, não.”
Peter Hunt
Escritor britânico
1.
O código dos negócios extraordinários
2.
Onde estão as flores
3.
O poder da autorresponsabilidade
4.
A biblioteca da meia-noite
5.
É assim que começa
6.
Café com Deus pai
7.
É assim que acaba
8.
Da Silva: a grande fake news da esquerda
9.
Minutos de sabedoria
10.
Mais esperto que o diabo
 
PublishNews+, Redação, 27/09/2023

O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, tem adiantado, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Nessa semana, o Próximo Capítulo traz as novidades que chegarão às livrarias entre 5 a 11 de novembro de 2023. Estão entre as novidades, o primeiro volume da obra crítica reunida de Mario Pedrosa, crítico visual fundamental do século XX, pela Companhia das Letras; a autobiografia focada em negócios de Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, que sai pela Maquinaria Editorial; e o infantil O livro das pessoas malvadas (Nova Fronteira), que Toni Morrison escreveu com o filho, Slade. Confira todas as novidades clicando aqui. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.

PublishNews, Redação, 28/09/2023

Pedro Machado © DivulgaçãoA diversidade cultural do Rio de Janeiro que não aparece nos cartões-postais da cidade e se descola de estereótipos é o tema da antologia Encruzilhadas suburbanas (Oficina Raquel, 170 pp, R$ 55). O livro reúne produção inédita de 23 autores que participam do mutirão Rolé Literário, coletivo criado no subúrbio do Rio em 2019. A organização do volume é Pedro Machado, mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e professor na Maré. O movimento cultural intensificou as atividades em encontros frequentes no Bar do Papa (Rua Cândida Bastos, 164 – Rio de Janeiro / RJ), espaço que se tornou conhecido como o QG dos escritores. O lançamento do livro, com todos os autores reunidos, será no domingo (1º de outubro), a partir das 13h, com cerveja gelada e feijoada no Bar, em Cascadura, Zona Norte do Rio. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 28/09/2023

Os artigos presentes em Teoria social, verdade e transformação (Boitempo, 240 pp, R$ 59), escritos ao longo dos últimos 30 anos, endereçam uma crítica marxista às teorias da ciência e do conhecimento hoje dominantes, empreendendo um ataque ao relativismo e procurando defender a vigência do conceito filosófico de verdade. A obra é uma amostra da produção teórica madura de Mario Duayer e abarca o conjunto de temas aos quais ele dedicou parte substantiva de sua atividade como professor e pesquisador: crítica ontológica, filosofia da ciência e crítica do valor. A crítica ontológica serve de guia para os 12 textos do volume, que conta ainda com apresentação de Maurício Vieira Martins e prefácio de Virgínia Fontes. Comparecem ao texto autores como Richard Rorty, Thomas Kuhn, Irme Lakatos, John Searle e Roy Baskhar para terem seu pensamento rigorosamente esquadrinhado. O resultado é um livro vibrante, de forte teor literário, com acentos irônicos e humorísticos, que revela um pensador único. Diferentemente do que se poderia esperar, a proposta de conectar os conceitos de verdade e de transformação social, ainda mais de um ponto de vista marxista, não soa como algo extemporâneo, mas como uma lufada de ar puro no debate da filosofia das ciências.

PublishNews, Redação, 28/07/2023

O que você quer da vida? Em algum momento você já foi surpreendido com esta pergunta? E o que lhe veio à mente: ganhar muito dinheiro ou trabalhar pela justiça? Correr maratonas ou cantar em um coral? Ter filhos ou viajar pelo mundo? Esteja você mudando de emprego, repensando suas prioridades ou reconsiderando todo o caminho de sua vida, você já pensou "o que você quer da vida" de verdade? Nem sempre é fácil ter uma resposta ou definir um caminho de forma clara. Neste guia filosófico, Valerie Tiberius traz reflexões sobre as coisas importantes da vida que nos ajudam a lidar com os desafios cotidianos e um mundo, muitas vezes, sem compaixão. O que você quer da vida? (Latitude, 224 pp, R$ 64,90 – Trad.: Luciane Gomide) é baseada em duas questões importantes: como identificamos nossos valores e metas e reconhecemos os conflitos entre eles? E como nossos valores e metas podem ser aprimorados para que possamos gerenciar esses conflitos e promover uma maior realização? A autora enfatiza a importância da conexão consigo mesmo, lembrando da profunda influência que outras pessoas têm em nossas escolhas; e ao mesmo tempo traz reflexões sobre como nos manter em nosso próprio caminho. Sendo assim, o livro oferece estratégias para lidar com obstáculos à realização de objetivos, incluindo preconceito de gênero e outros tipos de discriminação.

PublishNews, Redação, 28/09/2023

Jogo de luz e sombras, sugestão e provocação, corpos ascendidos, signos do amor, caminhos do desejo em busca da beleza convulsiva. O erotismo empreendeu sua trajetória poética e iluminou diferentes autores desde a antiguidade, passando pela literatura medieval, mas “pertence propriamente ao espírito moderno”, como destaca o surrealista Robert Desnos em Do erotismo (100/cabeças, 88 pp, R$ 68– Trad.: Alexandre Barbosa de Souza), considerado em suas manifestações escritas e do ponto de vista do espírito moderno que chega às livrarias com tradução de Alexandre Barbosa de Souza pelas edições 100/cabeças no ano de seu centenário. No livro, Desnos apresenta sua visão filosófica e libertária do erotismo em um inventário crítico sobre o tema em autores e obras de diferentes épocas e lugares, com destaque para Guillaume Apollinaire e Marquês de Sade. Rabelais, Baffo, Aretino, Mariana Alcoforado, Théophile Gautier, Pierre Louÿs, Charles Baudelaire e Sacher-Masoch estão entre os nomes que passam pelo escrutínio do autor. Do erotismo foi publicado originalmente em 1923, ano que precedeu a publicação do Manifesto do surrealismo (1924), no qual André Breton aponta Desnos como aquele que possivelmente mais tenha se aproximado da verdade surrealista. Assim como Desnos, o erotismo é essencial para o movimento surrealista, sendo evocado e celebrado em diversos textos do movimento.

PublishNews, Redação, 28/09/2023

Diálogos sobre a natureza humana (nVersos, 256 pp, R$ 59,90) é o novo livro do professor Luiz Felipe Pondé, onde ele apresenta diálogos com os grandes pensadores ocidentais, como Platão, Santo Agostinho, Freud etc., a fim de tentar mapear uma profunda análise sobre a natureza humana e sua capacidade de ser perfectível ou imperfectível. Mas o que é perfectibilidade e imperfectibilidade no olhar filosófico? Perfectibilidade não é abordada aqui no sentido de domínio da técnica, como, por exemplo, tornar-se um grande expert em medicina. A perfectibilidade está intimamente associada à noção de evolução e desenvolvimento contínuo do indivíduo, ou da humanidade como um todo; não se trata de uma evolução no sentido adaptativo, darwinista, mas da capacidade de aperfeiçoar ou melhorar algo ou alguém. A ideia é que, por meio da educação, do conhecimento, da moralidade, os indivíduos e a sociedade podem melhorar e atingir estados cada vez mais elevados de perfeição, mesmo que tal estado ideal possa nunca ser plenamente alcançado. Por outro lado, o termo imperfectibilidade diz respeito à natureza inerentemente imperfeita dos seres humanos e das estruturas sociais. Reconhece-se que os seres humanos são falíveis e limitados em suas capacidades, e que a sociedade é complexa, com sistemas imperfeitos que podem não ser completamente corrigidos ou aprimorados.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.