Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 21/08/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 21/08/2023

Nos dias 30 e 31 de agosto, a Bienal do Livro Rio sediará pela primeira vez reuniões entre editores brasileiros e internacionais durante a 4ª Jornada Profissional. Empresas brasileiras do ramo editorial terão a oportunidade de fazer negócios com representantes de empresas de pelo menos oito países diferentes. Os participantes poderão ainda acompanhar uma programação de palestras sobre temas do mercado literário mundial. A edição anterior da Jornada movimentou mais de US$ 650 mil em novos negócios e expectativas para os meses seguintes. Os encontros serão promovidos pelo Brazilian Publishers com o apoio da Bienal do Livro Rio e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Estarão representadas nas rodadas de negócios Ciranda Cultural, Devir, Árvore, Editora do Brasil, FTD Educação, Global Editora, Melhoramentos, Pallas Editora, Rua do Sabão, SESC SP, e VR Editora, entre outras. “Poder encontrar editores internacionais e negociar a venda de direitos autorais diretamente com eles sem precisar sair do país é uma excelente oportunidade para muitos profissionais brasileiros do mercado editorial”, afirma Sevani Matos, presidente da CBL. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 21/08/2023

No Podcast do PublishNews desta semana, conversamos com Tiago Ferro, editor pioneiro na publicação digital de qualidade, um dos fundadores da e-galáxia. Ensaísta, acadêmico e escritor, autor do aclamado O pai da menina morta (Todavia), vencedor do Prêmio São Paulo e Jabuti, Tiago lança agora a sua segunda ficção, O seu terrivel abraço, também pela Todavia. A conversa passa pela sua adesão relativamente tardia à leitura e à literatura e esclarece seu caminho até se tornar um ficcionista. Falamos também de maneira detida do seu trabalho como editor de livros digitais. Também conversamos sobre alguns meandros da crítica literária no Brasil, seu estudo sobre a obra de Roberto Schwarz e da relevância do jornalismo de literatura em nossos tempos. O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube. Clique no Leia Mais para ouvir o podcast na íntegra.

PublishNews, Redação, 21/08/2023

N'O Globo, o repórter Ruan de Sousa Gabriel aproveitou um ensaio da nova edição da revista serrote (IMS) – assinado pela mexicana Natalia Carrillo e pelo espanhol Pau Luque – para escrever sobre a "hipocondria moral", fenômeno que encontrou terreno fértil nas redes sociais. "O principal sintoma é a emissão de opiniões indignadas (e às vezes ataques) que visam a atestar a correção moral e a adesão a ideias progressistas daquele que fala", diz a matéria. O jornal também informou durante o fim de semana que a influenciadora Pequena Lô vai lançar seu primeiro livro na Bienal do Livro Rio, e trouxe uma entrevista com o escritor escocês Irvine Welsh. Na Folha, uma entrevista com Natalia Timmerman, autora de As pequenas chances (Todavia), e outra com Antônio Bispo. O jornal também publicou uma reportagem sobre o "new adult", nova onda de livros picantes, e resenhou o novo livro de Bruna Mitrano. Saiu na Coluna Babel, do Estadão, a informação de que a editora Matrix suspendeu a impressão da biografia de Suzane von Richthofen após a notícia de que ela pode estar grávida. Na Coluna Literária, o jornalista Fábio Lucas destacou a literatura produzida no Nordeste, a partir de debate realizado na Bienal do Livro de Alagoas. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 21/08/2023

Para celebrar as quatro décadas da Bienal do Livro Rio, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) vai promover o lançamento do livro A grande festa do livro: 40 anos da Bienal Internacional do livro do Rio de Janeiro. A apresentação da publicação será no dia 1° de setembro, o primeiro da 21ª edição do evento, na abertura do espaço Café Literário. O livro reúne em 260 páginas os principais momentos da Bienal do Rio ao longo dos últimos 40 anos. Com organização de Eduardo Salomão e edição de Marcos da Veiga Pereira, ambos membros da diretoria do SNEL, a publicação ainda conta com a coordenação editorial de Martha Ribas, textos de Silvia Marta Vieira e projeto gráfico de Victor Burton. “Celebrar 40 anos de existência da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro é motivo de orgulho para nossa indústria, e nada melhor do que comemorar com a publicação de uma obra que resgata a história deste evento”, destacou Marcos da Veiga Pereira, Vice-Presidente para Assuntos Administrativos do SNEL. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 21/08/2023

Criado pela editora carioca Oficina Raquel, o jogo de tabuleiro Se Joga no Livro vai ocupar 50 metros quadrados do estande do Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL) durante a Bienal do Livro Rio. O jogo "é uma atividade lúdica e informativa que ensina o processo completo de criação de um livro", segundo a editora. A iniciativa é uma das vertentes do projeto Academia Editorial Júnior (AEJ), o programa profissionalizante de capacitação editorial para jovens em situação de vulnerabilidade desenvolvido pelo SNEL, e estará acessível ao público em tempo integral ao longo de todos os dias do evento – 1º a 10 de setembro, no Riocentro, na Barra da Tijuca. Coordenado por monitores, todos os visitantes poderão participar gratuitamente do jogo, sobretudo crianças e jovens na companhia dos pais ou em excursões escolares. Na Flip 2022, o jogo foi realizado pela Editora Caraminhoca e pelo jornalista Leonardo Neto. A Oficina Raquel também marca presença na Bienal com a sua "bicicleta literária" e com autores na programação do evento. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 21/08/2023

A editora HarperCollins está em busca de um Estagiário Editorial, para atuação em São Paulo. Para se candidatar é necessário ser estudante de Produção Editorial, Letras ou Jornalismo, além de ser desejável ter domínio do Pacote Office, excelente conhecimento de português e inglês intermediário. O estagiário irá desenvolver as seguintes atividades: auxiliar no acompanhamento de trabalhos realizados por fornecedores do departamento editorial; acompanhar cadastros, contratos e pagamentos de fornecedores do editorial; auxiliar no processo de produção editorial, da aquisição ao envio para a gráfica; e dialogar com outras áreas da empresa para disponibilização de informações e materiais. Os interessados podem se inscrever pelo link: https://vagas.com.br/v2553868.

PublishNews, Paulo Tedesco, 21/08/2023

Um leitor, numa das redes sociais, comentou: por onde andavam os números sobre o mercado editorial que embasariam o que eu afirmava? Falava ele sobre recuperar o investimento com autores nacionais. De imediato respondi, polidamente, que bastaria buscar as referências feitas sobre outra editora e algumas matérias, aqui no PublishNews, e logo teria sua resposta. Impetuoso, o leitor insistiu, mas afirmar sem números que comprovem é dar um balão ao leitor, dentro, só ar. Claro, ele havia me provocado, como assim? Ou estaria ele certo? Eu havia cometido um pecado mortal em defender algo como tendência sem comprovar informações através de números? Redargui: mas observe, amigo, o que fiz foi comentar o que parece estar dando certo, a se ver as primeiras posições entre os mais vendidos a cada nova pesquisa publicada. Confesso que já pensava que a coisa iria enveredar por paixões políticas e radicalizações à direita ou ao esquerdismo. Clique no Leia Mais para ler o artigo na íntegra.

PublishNews, Redação, 21/08/2023

Após comemorar seu primeiro ano de funcionamento com mais de 300 mil empréstimos e mais de 171 mil cadastros em sua plataforma, a BibliON – biblioteca pública digital de São Paulo – prepara sua 1ª Jornada Literária, que ocorre entre os dias 21 e 23 de agosto, das 19h às 20h30, de maneira on-line e gratuita. Entre os nomes confirmados, estão Maria Valéria Rezende, Aline Bei, Cidinha da Silva e Truduá Dorrico. O evento se concentrará em vozes femininas – foram elas que ocuparam posições destacadas entre os livros e autores mais requisitados ao longo deste ano. Serão três mesas no formato on-line com temáticas distintas, mas todas com a participação de mulheres no debate. As mesas estarão focadas na literatura e no papel das mulheres nesse mundo da leitura. Clique no Leia Mais para ver a programação completa.

“Trocadilhos são a mais alta forma de literatura.”
Alfred Hitchcock
Diretor estadunidense (1899-1980)
1.
Liberdade na alma e dinheiro na conta
2.
Chega de ser empresidiário
3.
Amorização
4.
Café com Deus pai
5.
Onde estão as flores
6.
Nunca foi segredo
7.
O poder da autorresponsabilidade
8.
A biblioteca da meia-noite
9.
Mais esperto que o diabo
10.
Pai, me conta a sua história?
 
PublishNews, Redação, 21/08/2023

A largada da Maratona do Escritor 2023 está marcada para esta terça-feira (22). O evento on-line e gratuito para escritores é realizado por Lilian Cardoso, especialista no mercado literário, diretora da LC – Agência de Comunicação e finalista do Prêmio PublishNews 2021 na categoria Profissionais de Marketing e Vendas. Durante as três aulas on-line e gratuitas, a professora do curso Escritores Admiráveis vai apresentar os caminhos de publicação e estratégias para divulgação, além de como transformar uma ideia em um livro. A transmissão dos encontros será no YouTube, sempre às 20h, e os interessados devem ser inscrever gratuitamente pelo site para receber os links e materiais de apoio: https://liliancardoso.com.br/m... Esta é a quinta edição do workshop para escritores que já reuniu, somando todas as edições, mais de 33 mil inscritos. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 21/08/2023

A um mês das eleições, Ritch Gulliver, parlamentar do Partido Conservador da Escócia, é encontrado morto em um galpão vazio, no cais do porto de Leith, em Edimburgo. Seu corpo está nu, amarrado e castrado. Sabe-se que, antes de chegar ao local do crime, ele se registrou em um hotel boutique onde costumava ter encontros amorosos secretos. Depravado, racista, corrupto, a opinião geral é de que Ritch fez por merecer. A lista de suspeitos inclui empresários rivais, oponentes políticos, além dos incontáveis grupos que ele ofendeu. Mas ninguém poderia ter previsto o nível de brutalidade. Longas lâminas (Rocco, 384 pp, R$ 89,90 – Trad.: Rogério Galindo), de Irvine Welsh, é o segundo volume de uma série que tem como protagonista o detetive Raymond Lennox. Em sua mais nova imersão ao submundo, não faltam sexo, drogas, violência nem humor, temas que permeiam a sua obra desde o lançamento de seu primeiro romance, Trainspotting, best-seller que ganhou adaptação para o cinema, dirigida por Danny Boyle e estrelada por Ewan McGregor. Assombrado por um ataque sofrido na infância, Ray Lennox tem a tarefa de resolver o intrincado caso envolvendo o parlamentar, mas para isso precisa deixar de lado suas opiniões pessoais. Enquanto sai a campo para buscar a verdade sobre o que realmente aconteceu, a lista de ataques brutais continua aumentando. E, com o andar das investigações, uma pergunta persiste: quem são as verdadeiras vítimas nessa situação?

PublishNews, Redação, 21/08/2023

Lançada recentemente no exterior, a obra A inquilina silenciosa (Planeta, 304 pp, R$ 69,90 – Trad.: Flávia Souto Maior), de Clémence Michallon, já é um sucesso de vendas. Agora, o thriller psicológico chega ao Brasil pela Editora Planeta e tende a conquistar o público que consome o gênero. Na obra, três mulheres convivem com um serial killer e precisam unir forças para escapar das garras deste homem perverso. James Patterson, escritor best-seller, define o livro como “Ousado, satisfação completa; um romance único, triunfo da arte de contar histórias.” Em sua primeira obra de língua inglesa, a autora francesa desenvolve, de forma fidedigna e complexa, um vilão no corpo de um herói. O serial killer Aidan Thomas é visto pela sociedade como um homem exemplar. É um pai preocupado e um viúvo enlutado. Mas o que mesmo os mais próximos, incluindo a filha, não sabem é que ele esconde um segredo sombrio: é um assassino em série. Aidan já matou oito mulheres e está pronto para fazer a próxima vítima, que vive em um galpão há alguns anos. Porém, por conta da morte da esposa, ele é obrigado a mudar de casa e adiar o fim de Rachel, a nona vítima, retratada no livro também como A Mulher. Assim, ela passa a morar na mesma casa que o sequestrador e a filha dele, Cecilia. Apesar dos anos em cativeiro, A Mulher não desistiu de lutar e enxerga na jovem menina uma chance de escapar do destino terrível que lhe está reservado. Contado pela perspectiva de três mulheres e com capítulos curtos e envolventes, A inquilina silenciosa é um romance psicológico que explora o impacto das ações de um serial killer na vida das pessoas que o rodeiam e aborda, de forma única, assuntos relevantes para a sociedade, como trauma, manipulação e o poder das aparências.

PublishNews, Redação, 21/08/2023

Na trama de Jogo fatal (Intrínseca, 128 pp, R$ 34,90 – Trad.: Karoline Melo), de Holly Jackson, Pip acaba de ser convidada para um evento com todo o seu grupo de amigos. Porém, a festa nada convencional envolve um jogo de investigação em que todos precisam se vestir com roupas dos anos 1920 e fingir que estão em uma ilha particular onde um milionário foi assassinado. O personagem de cada um deles é peça importante da trama, mas o que Pip queria mesmo era ficar em casa e decidir o tema do seu projeto de conclusão do Ensino Médio. Porém, basta o jogo começar para que Pip se entregue a um mundo imaginário cheio de intrigas, segredos e sangue. Conforme analisa as pistas e elimina os suspeitos, ela descobre um lado de si mesma que não conhecia antes. E o crime fictício não é o único em sua mente… afinal, sua cidade foi marcada pelo susposto assassinato de Andie Bell, a garota mais popular do colégio, por seu namorado, Sal Singh, cinco anos antes. Neste prelúdio da série best-seller Manual de assassinato para boas garotas, Holly Jackson mostra como uma brincadeira inocente deu início à carreira de Pip como detetive amadora. A trama acompanha a vida dos personagens antes de tudo mudar para sempre, além de conter pistas que não passarão despercebidas pelos aficionados por thrillers, investigação e true crime. Junto a este lançamento, chega às lojas o box contendo a série completa. Os quatro livros também podem ser adquiridos separadamente.

PublishNews, Redação, 21/08/2023

Em Todas as boas pessoas daqui (Faro, 288 pp, R$ 59,90 – Trad.: Fernando Silva), de Ashley Flowers, uma cidade é marcada pelo infame caso de January, a menininha que foi encontrada morta horas depois ao seu desaparecimento. Margot tinha seis anos na época, a mesma idade de January – elas eram amigas e vizinhas. Vinte anos depois, Margot amadureceu, formou-se em jornalismo, mudou-se para outro estado, mas sempre viveu assombrada por aquele crime, e com a ideia de que poderia ter sido ela a escolhida pelo assassino... que nunca foi encontrado. Quando retorna à cidade para cuidar de seu tio, Margot sente como se tivesse entrado em uma cápsula do tempo: tudo se parece exatamente como se lembrava - um lugar habitado por pessoas reprimidas e reservadas. Até que outro caso acontece. Natalie Clark, de cinco anos, desaparece em circunstâncias quase idênticas às da menina da sua infância. Com todos os sentimentos de pavor voltando, Margot se vê sem saída. Ou surta ou age. Ela decide, então, investigar o que aconteceu com Natalie e também com sua amiga na infância. Mas a polícia, as famílias e os habitantes da cidade não parecem muito dispostos a ver alguém revirar o passado. À medida que Margot se aprofunda no desaparecimento de Natalie, ela começa a suspeitar de que há algo verdadeiramente sinistro naquela comunidade: uma espécie de pacto de segredos que pode destruir a vida de muita gente. O assassino de January pode ser a mesma pessoa que levou Natalie? E qual será o risco que ela corre ao tentar descobrir o que realmente aconteceu naquela noite vinte anos atrás? Arrepiante e intenso, Todas as boas pessoas daqui propõe aos leitores a seguinte pergunta: do que seus vizinhos são capazes de fazer atrás de portas fechadas?

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.