Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 03/08/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 03/08/2023

O presidente da Editora Sextante, Marcos da Veiga Pereira, encerrou o primeiro dia de palestras e conversas do 2º Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos, realizado pela Câmara Brasileira do Livro com diversos parceiros, em Atibaia, em uma mesa com Alexandre Martins Fontes, diretor-Executivo da Editora WMF Martins Fontes e da Livraria Martins Fontes Paulista. Pereira apresentou na noite de quarta-feira (2) números sobre o mercado editorial e disse acreditar que a Lei Cortez – tema central da mesa – seja mais uma questão de transformação cultural do que um mecanismo puramente econômico. Com dados da Nielsen BookScan, Pereira mostrou como os produtos mais desejados do mercado livreiro – os best-sellers – sofrem grande depreciação no valor com a política de descontos atualmente em voga no mercado. Segundo os dados, até junho de 2023, o desconto médio praticado pelo mercado em relação ao preço de capa era de 24%. Dos ISBNs ativos no mercado, apenas 3,4% foram lançados neste ano – um dos principais pontos comentados na apresentação. Em um slide, ele calculou o impacto que a Lei Cortez teria no cenário atual. Dentro do faturamento total do período, o faturamento com os livros lançados desde julho de 2022 (que seriam contemplados pela Lei) é de R$143 milhões, cerca de 12% do total. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Talita Facchini, 03/08/2023

Realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a 2ª edição do Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos iniciou nesta quarta (2) com o objetivo de debater os desafios da indústria do livro, abordando diversos temas em 20 palestras divididas em três dias. “O livro é a base de uma sociedade justa e próspera e é assim, tendo isso em mente, que gostaria que nós, profissionais da área, pudéssemos construir nossa sociedade”, disse Sevani Matos, presidente da CBL, no seu discurso de abertura. Com curadoria de Cássia Carrenho, a programação iniciou discutindo a reforma tributária: como funciona, as perspectivas e como ela afeta o setor do livro. A preocupação do setor com a Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS) apresentada pelo ex-ministro Paulo Guedes em 2020 tomou boa parte da discussão. Desde então, as entidades do livro se juntaram ativamente para garantir a imunidade tributária do livro. O assunto da decisão da Secretaria de Educação de São Paulo de tirar o Estado do PNLD também surgiu no painel. Segundo os presidentes das entidades, o assunto está sendo discutido e já houve conversas inclusive sobre providências jurídicas. “Solicitamos audiência com governador, porque sabemos que isso seria devastador para o mercado”, adiantou Sevani. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota

PublishNews, Guilherme Sobota, 02/08/2023

As principais entidades do livro – reunidas nesta quarta-feira no 2° Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos, em Atibaia (SP) – divulgaram um manifesto com "profunda preocupação" em relação à decisão do governo do Estado de São Paulo de sair do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). "A cadeia produtiva do livro lamenta a decisão da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo", diz o texto. "As perdas causadas pela ação, se não forem revertidas, serão irreparáveis". Leia o texto completo abaixo. Ainda nesta quarta-feira (2), em entrevista à Folha de S. Paulo, o secretário de Educação Renato Feder fez duras críticas ao Programa – que existe há mais de 80 anos e do qual São Paulo nunca tinha ficado de fora. O FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, órgão vinculado ao Ministério da Educação e que faz a gestão do PNLD – afirmou também nesta quarta (2), em nota: "A aquisição das obras se dá por meio de um chamamento público, de forma isonômica e transparente. Essas obras são avaliadas por professores, mestres e doutores, que tenham se inscrito no banco de avaliadores do MEC. Os livros aprovados passam a compor um catálogo no qual as escolas podem escolher, de forma democrática, os materiais que mais se adequam à sua realidade pedagógica, tendo como diretriz o respeito ao pluralismo de concepções pedagógicas". Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota e ler o manifesto.

PublishNews, Redação, 03/08/2023

Sérgio França | © Paula JonasO Grupo Editorial Zit tem um novo editor-executivo. Há 22 anos no mercado editorial, Sérgio França assume a linha editorial do Grupo – composto pelos selos Zit Editora, Escrita Fina, Tinta Negra, Nossa Casa, Ao Livro Técnico e Novo Ser. Sérgio trabalhou inicialmente como gerente de imprensa e depois como coordenador editorial dos 13 selos do Grupo Editorial Record por 16 anos. Como coordenador de publicações da FGV Direito Rio, publicou livros e supervisionou a Revista de Direito Administrativo (A1). É doutorando e mestre em História, Literatura e Bens Culturais pelo CPDOC da FGV e especialista em Produção do livro pela Cátedra da Unesco da PUC-Rio. Graduado em Jornalismo pela Escola de Comunicação da (UFRJ), é também professor do CEE da PUC-RJ e do Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais (Nespe). Em nota enviada ao PublishNews, o Grupo deixou seu agradecimento especial a Gregory Neres, editor que coordenou a editora no último ano. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Leonardo Garzaro, 03/08/2023

Foi em maio deste ano que recebi um curioso e-mail da sra. Wu Bei, de quem eu nunca ouvira falar. Segundo a mensagem, uma comitiva com 19 editores chineses estaria em São Paulo em julho para uma missão comercial. Os editores me convidavam para um seminário, cujo objetivo era estreitar as relações comerciais do mercado livreiro entre Brasil e China. Ainda, diziam-se interessados em conhecer os autores da Rua do Sabão, apresentar autores chineses e estabelecer parcerias e relações comerciais de longo prazo. Tudo isso acompanhado de café, pão de queijo e doces em um hotel. Eu, como bom brasileiro, logo pensei que era golpe. Lembrei imediatamente daquele e-mail, que todos já receberam, no qual o príncipe saudita perseguido procura uma pessoa de coração puro em quem possa confiar uma herança de milhões de dólares. E também dos falsos encontros do Tinder, do golpe do carro clonado, do SMS que alerta para os pontos no cartão prestes a expirar. Do anúncio de emprego bem remunerado sem sair de casa, do golpe do saque do FGTS, do WhatsApp clonado de um amigo. Me imaginei acordando em uma estrada, amarrado, a 50 km de São Paulo, com dores de cabeça após ter ingerido um “Boa Noite, Cinderela”, as contas bancárias negativas após uma dezena de transferências via pix. Eu, inocente, explicaria para o delegado: “Achei que eram editores chineses querendo publicar meus livros”, afirmação que arrancaria uma risada dos investigadores. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta coluna.

PublishNews+, Redação, 03/08/2023

O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, tem adiantado, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Nessa semana, o Próximo Capítulo traz as novidades que chegarão às livrarias entre 17 a 23 de setembro de 2023. Estão entre as novidades uma nova edição de A construção social da subcidadania (Civilização Brasileira), estudo fundador da ciência social de Jessé de Souza; também edições especiais de livros de Italo Calvino e do romance O drible, de Sérgio Rodrigues, pela Companhia das Letras; e Para de ser doida! Acorde para a vida e siga os 3 passos para conquistar o amor (e outras dicas) (Principium), da "sensitiva" Márcia Fernandes. Confira todas as novidades clicando aqui. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.

PublishNews, Redação, 03/08/2023

Foto de RDNE @ Stock ProjectO Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8), em parceria com o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) e as escolas de Biblioteconomia ECA/USP, FESPSP e UNIFAI, promove nos dias 9, 15, 24 de agosto e 1º de setembro o I Fórum de Bibliotecas Escolares: construção de políticas públicas para formação cidadã, reunindo entidades nacionais representativas da área da Biblioteconomia Escolar. As inscrições para os debates são gratuitas e estão abertas. Além de vagas presenciais, os eventos serão transmitidos ao vivo pelo Canal do YouTube do CRB-8. O Fórum será dividido em quatro painéis para os quais foram convidados pesquisadores bibliotecários, professores, políticos e representantes da área da educação, que vão fomentar diálogos acerca da Biblioteconomia Escolar. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 03/08/2023

O Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira) entra na sua 3ª edição para reverenciar a obra epistolar de Carlos Drummond de Andrade. O evento vai ocorrer de 31 de outubro, aniversário de 121 anos do Poeta, até 5 de novembro de 2023, no centro histórico (Praça do Centenário) da cidade mineira. Carlos Drummond de Andrade escreveu cartas durante toda a sua vida. As correspondências com seus amigos são uma verdadeira obra-prima da literatura epistolar brasileira, segundo a organização. Entre os amigos mais frequentes de Drummond estavam Mário de Andrade, Pedro Nava, Alceu de Amoroso Lima, Silviano Santiago, Fernando Sabino, Tristão de Athayde, Cyro dos Anjos, Abgar Renault, entre tantos outros. Com esses e outros, Drummond trocava ideias sobre literatura, política, filosofia e assuntos cotidianos, sempre com muita inteligência e humor. Além disso, as correspondências de Drummond também são um registro histórico importante. Elas retratam a vida cultural do Brasil nas décadas de 1940 a 1980, abordando eventos como a Semana de Arte Moderna, a Ditadura Militar e a fundação da Academia Brasileira de Letras. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

“Com a liberdade, livros, flores e a lua, quem poderia não ser feliz?”
Oscar Wilde
Autor irlandês (1854-1900)
1.
7+1 passos para conquistar o que mais sonhou
2.
Nunca foi segredo
3.
Café com Deus pai
4.
A biblioteca da meia-noite
5.
Mais esperto que o diabo
6.
É assim que acaba
7.
É assim que começa
8.
Tudo é rio
9.
O poder do ânimo
10.
À deriva
 
PublishNews, Redação, 03/08/2023

Advogada e membro da Academia Carioca de Letras, a autora Miriam Halfim ficou bastante tocada ao conhecer a história de Dirce de Assis Cavalcanti, filha de Dilermando de Assis (1888-1951), hoje com 90 anos. Apontada tantas vezes como "a filha do assassino", Dirce sofreu bullying na escola e na vida por causa do julgamento moral da sociedade que condenou seu pai — mesmo absolvido em dois tribunais — por matar o escritor Euclides da Cunha (1866-1909) em legítima defesa, no episódio que ficou conhecido como "A Tragédia da Piedade". Mais de um século depois, esses dois personagens, que se tornaram arqui-inimigos por causa do amor de Anna Emília (1872-1951), retornam ao palco do Centro Cultural da Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241 – Rio de Janeiro / RJ), sob a direção de Ary Coslov, no espetáculo "Matar ou Morrer - Dilermando de Assis e Euclides da Cunha", que estreia no dia 3 de agosto. No espetáculo, uma juíza, interpretada por Maria Adélia, é tão obcecada por essa história que acaba tornando-se mediadora desse reencontro fictício e turbulento de Euclides e Dilermando, vividos, respectivamente, por Sávio Moll e Marcelo Aquino, numa espécie de "limbo da existência". Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 03/08/2023

Após o sucesso com o romance Vozes de Retratos Íntimos (Taverna), Taiasmin Ohnmacht parte para a ficção científica em seu novo livro, Uma chance de continuarmos assim (Diadorim, 128 pp, R$ 62,40), que dialoga diretamente com a obra de Octavia E. Butler. Paula e sua amiga Marcela desenvolvem um dispositivo que permite deslocar-se no tempo. O leitor é convidado a transitar entre futuros possíveis, distopias, utopias e fragmentos imprecisos. As personagens sabem do histórico racista da humanidade, leram Kindred, elas têm certeza que voltar para o passado não é uma opção para mulheres negras. Elas decidem então ir para o futuro, porém, o que encontram lá também não parece promissor. Uma chance de continuarmos assim é uma ficção especulativa na qual afeto, tempo e memória são indissociáveis. Nesta distopia, Taiasmin Ohnmacht traz o Afrofuturismo para a realidade do sul do Brasil, tratando de questões de gênero e raciais.

PublishNews, Redação, 03/08/2023

Em 2021, anos após o início de uma epidemia de infertilidade, a desolação generalizada da humanidade fez ruir as bases da civilização. A raça humana será extinta quando a geração mais jovem se for. Um dos últimos países a manter alguma estrutura de governo, a Inglaterra vive em caos, submetida a um domínio despótico. Tocando sua rotina solitária nesse mundo sem esperança, um historiador apático se encontra com uma jovem que vai mudar sua vida, e o futuro da humanidade. Narrado com emoção e suspense, marca registrada da autora P. D. James, Filhos da esperança (Aleph, 368 pp, R$ 94,90 – Trad.: Aline Storto Pereira) é um clássico da literatura distópica. Adaptado para o cinema em 2007 por Alfonso Cuarón, Filhos da esperança é uma história fascinante sobre a possibilidade de um futuro em condições desoladoras.

PublishNews, Redação, 03/08/2023

O Repórter (Telha, 338 pp, R$ 83,90) narra a saga de Fausto Tenaz, repórter investigativo para descortinar um possível quebra-cabeça que envolve máfia, grandes somas em dinheiro e um experimento que criou uma “cidade laboratório”. Essas são as peças-chave de O Repórter, obra de estreia de Marco Cotrim. Na obra, Tenaz, como todo bom repórter investigativo, é cético por natureza e obstinado por dever de ofício. Um vultoso investimento internacional no Mato Grosso do Sul que desperta tremenda euforia entre os brasileiros, para ele, é motivo de grande desconfiança. Algo sugere que o inusitado e envolvente experimento econômico-sociológico da “cidade laboratório”, criada com o propósito de impulsionar um avanço moral na humanidade, é atravessado por um caudaloso rio de dinheiro de origens muito questionáveis.

PublishNews, Redação, 03/08/2023

Quando uma névoa perigosa toma conta das cidades e seres sombrios ameaçam a vida de todos os habitantes da Terra, o que resta da humanidade se refugia no alto de megaedifícios e estabelece uma nova comunidade. Sob a proteção de uma instituição autointitulada Torre, recebem segurança e cuidados em troca de obediência e ordem. Em A Torre acima do véu (HarperCollins, 384 pp, R$ 64,90), Beca e sua família têm uma relação próxima com a Torre e ganham a vida resgatando, acima do véu, objetos da antiga civilização que possam ter algum valor na chamada “Nova Superfície”. Admiradora dos esforços de seus líderes, a jovem anseia saber mais sobre o que a humanidade já foi um dia e nem imagina que esse desejo está próximo de se realizar. Roberta Spindler destrói e reinventa o mundo em A torre acima do véu, explorando, em uma sociedade distópica, as consequências da brutalidade e da fragilidade das relações humanas.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.