Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 06/06/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Talita Facchini, 06/06/2023

Diferente dos números gerais da Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro (ano base 2022), o subsetor de religiosos foi o único que apresentou resultados positivos. Em termos de faturamento o crescimento foi de 6%, com mais 48,6 milhões de exemplares produzidos, e a variação positiva no preço do livro foi de 7,4% – um resultado acima da inflação. Igrejas e Templos religiosos aumentaram sua importância quando o assunto é distribuição, passando de 16,3% em 2021 para 18,7% do total de vendas em 2022. “Livros fazem parte da cultura basilar das religiões, sempre foram a principal ferramenta de evangelização e continuam sendo até hoje, mesmo com o advento da tecnologia. O mercado de produção de bíblias, por exemplo, tem números espantosos em todo o mundo”, comenta Renata Sturm, editora executiva da Sankto Editorial. Renato Fleischner, responsável pelo editorial da editora Mundo Cristão, ressalta ainda que a dinâmica religiosa exige acesso permanente ao conteúdo impresso. “Seja na forma de Bíblias, seja na de livros do segmento, e isso ajuda a minimizar, em parte, as dificuldades econômicas apontadas”, analisa. No entanto, Fleischner chama atenção para outro fator quando se analisa o setor de livros religiosos, no que diz respeito ao público leitor. “As publicações religiosas atendem a uma camada da população majoritariamente pertencente às classes B, C e D. A perda do poder de compra e o alto nível de endividamento desses leitores comprometeram a performance de vendas do segmento”, ressalta. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta matéria.

PublishNews, Redação, 06/06/2023

A 31ª Convenção Nacional de Livrarias, realizada pela Associação Nacional de Livrarias (ANL), será nos dias 30 e 31 de agosto de 2023 no Rio de Janeiro, antecedendo a programação oficial da Bienal do Livro Rio. Neste ano, o evento tem como sede a Academia Brasileira de Letras – e terá o tema "Mais Livros, Mais Livrarias". A Convenção busca propor uma troca de experiências entre livreiros, editores e parceiros. Segundo a ANL, a edição de 2023 pretende celebrar a resiliência do setor, destacando as estratégias criativas que ajudaram a impulsionar o mercado nacional. “Estaremos unidos, compartilhando experiências para fortalecer ainda mais o nosso segmento. A gente torce para que haja ainda mais livrarias físicas espalhadas por todo o país”, explica Marcus Teles, presidente da ANL. A programação completa da 31º Convenção Nacional de Livrarias será divulgada em breve. As inscrições estarão abertas a partir de 19 de junho, no site oficial da ANL. Apoiadores do evento têm valores especiais de inscrições. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 06/06/2023

Também nos dias 30 e 31 de agosto, a Bienal do Livro Rio sediará pela primeira vez reuniões de negócios entre editores brasileiros e internacionais durante a 4ª edição da Jornada Profissional. Os encontros serão promovidos pelo Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) — com o apoio da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Os profissionais estrangeiros do mercado editorial que demonstrarem interesse em vir ao Brasil e participar do encontro serão apoiados pelo BP com o custeio de passagens, hospedagens e alimentação durante o evento. Além das rodadas de negócios, os participantes terão a oportunidade de acompanhar uma programação de palestras sobre os principais temas do mercado editorial mundial. E, no dia 1º de setembro, os convidados estrangeiros terão a oportunidade de realizar uma visita na Bienal do Livro Rio, também organizada pelo Programa. As inscrições ficam abertas até 7 de julho. Para se inscrever, é necessário fazer o download do termo de inscrição disponível aqui e preencher este formulário. A prioridade das vagas será concedida aos participantes do Programa. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Ricardo Almeida*, 06/06/2023

Em qualquer que seja o mercado, qualquer grande disrupção tecnológica tende a gerar tsunamis de suco gástrico nos organismos dos seus protagonistas tradicionais. Não foi diferente no mercado editorial quando o ChatGPT dominou a pauta e trouxe consigo os medos de desemprego em massa, obsolescência e apocalipse. "O que fazer para sobreviver a esse novo inimigo?", perguntam-se uns. "Há que se passar leis e regulamentações para proibir que a humanidade fique refém das máquinas!", bradam outros. "Será o fim da literatura e do mercado editorial como um todo!", garantem ainda os mais radicais. Ao que parece, a única lição que a História nos ensinou é que nunca aprendemos com as lições da História. O ChatGPT está longe de ser a primeira disrupção pela qual o mercado editorial passou. (...) O que isso significa? Que, na prática, as grandes disrupções do mercado sempre trouxeram crescimento – principalmente para quem evitou nadar contra a corrente e preferiu aproveitá-las. Clique no Leia mais para ler o artigo na íntegra.

PublishNews, Redação, 06/06/2023

Um encontro promovido pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio na última semana reuniu representantes do setor do livro para detalhar os planos da prefeitura para a candidatura do Rio de Janeiro como Capital do Livro 2025. O título é concedido desde 2001 pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Participaram da reunião com o secretário Marcelo Calero o presidente do Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL), Dante Cid, a GL Events, que organiza junto com o SNEL a Bienal do Livro Rio, a Associação Nacional de Livrarias (ANL), o Real Gabinete Português de Leitura, a Fundação Biblioteca Nacional, a Academia Brasileira de Letras (ABL), a Fundação Roberto Marinho, a Câmara Brasileira do Livro (CBL), Pen Clube, além de representantes de órgãos dos governos estadual, municipal e federal e da Organização dos Estados Americanos. A cidade vencedora para o ano de 2025 será revelada pela Unesco até o fim do mês de agosto. Para Dante Cid, a eleição do Rio de Janeiro vai representar uma vitrine importante para o setor editorial de todo o país. “No ano em que a Bienal completa 40 anos, esperamos receber todos em primeiro de setembro na abertura, para comemorarmos essa conquista”, destacou, em um comunicado enviado ao PublishNews. Clique no Leia mais para ler a notícia na íntegra.

PublishNews, Redação, 06/06/2023

O Selo Off Flip – editora sediada em Paraty – anunciou os textos vencedores do Prêmio Off Flip de Literatura deste ano, nas três categorias: conto, crônica e poesia. O grande saque, de Andrea Dórea (RJ) foi a obra vencedora em Crônica; As tâmaras maduras, de Jovina Benigno (CE) foi escolhido como melhor Conto; e Tessitura, de Antônio de Pádua Barros (PE), o melhor livro de Poesia. Os três autores terão estadia em Paraty durante a Flip (22 a 26/11) e dividirão premiação de R$ 24 mil com o segundo e o terceiro colocados em cada categoria. Os textos vencedores, bem como finalistas e demais selecionados, serão publicados em coletâneas. Nesta edição, o prêmio teve mais de 3 mil inscritos em todas as regiões do Brasil e também no exterior. A lista completa das obras selecionadas você confere aqui. A comissão encarregada da seleção final dos textos foi formada por Flávio de Araújo (escritor e coordenador de oficinas literárias), Ovídio Poli Junior (escritor, doutor em Literatura e curador literário), Paulliny Tort (jornalista e escritora, vencedora do prêmio da APCA) e Rodrigo Casarin (especialista em Jornalismo Literário e colunista do Uol, onde edita o Página Cinco). O evento de premiação e lançamento das coletâneas vai integrar a programação do Sesc Paraty durante a Flip.

PublishNews, Redação, 06/06/2023

Entre os dias 6 e 10 junho, o escritor Richard Zenith realiza eventos de lançamento do livro Pessoa: uma biografia (Companhia das Letras) no Brasil. O americano, radicado em Lisboa desde 1987, participa também da programação de A Feira do Livro, que ocorre de 7 a 11 de junho, em São Paulo. O primeiro evento ocorre nesta terça-feira (6), às 19h, na Livraria Circulares, em Brasília (DF). Ele passa na quarta (7) pelo Rio, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, e desembarca em São Paulo para participar da Feira no sábado (10). Ao longo de mais de três décadas, Zenith se notabilizou como um dos mais respeitados especialistas na obra do autor de Mensagem. Finalista do prêmio Pulitzer 2022 e eleito um dos melhores livros do ano por publicações como The New York Times, The Spectator, The New Statesman, Kirkus Reviews e Publishers Weekly, Pessoa: uma biografia é um tour de force da história cultural e das biografias literárias. A vinda do autor, um dos maiores especialistas em Fernando Pessoa no mundo, foi viabilizada pelo Instituto Camões em parceria com a editora Companhia das Letras. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 06/06/2023

Fenômeno de vendas dentro da categoria young adult, a carioca Clara Alves ganhou novos motivos para comemorar: seu livro Romance real (Seguinte) acaba de ter os direitos de publicação vendidos para os Estados Unidos. A obra será publicada com o título London on my mind pela editora Scholastic, a mesma que publica os livros dos também autores brasileiros Vitor Martins e Lucas Rocha. A expectativa é que a obra seja lançada em território norte-americano no verão de 2024. Clara sempre esteve ligada aos livros mesmo antes de tornar-se escritora de ofício. Trabalhou por alguns anos no mercado editorial e, quando decidiu apostar no seu sonho, viu sua vida transformada pela popularidade que Conectadas atingiu em seus mais de 100 mil exemplares vendidos. O sucesso a alçou como um dos principais nomes da literatura LGBTQIAP+ contemporânea. “Trabalhar no mercado editorial me fez ter uma visão bem realista da profissão escritor. Então eu sempre soube que seria muito difícil, para não dizer impossível, alcançar certos sonhos. Por isso é tão difícil de acreditar que o meu livro vai ser publicado nos Estados Unidos. Às vezes parece que eu ainda sou aquela adolescente publicando on-line e sonhando em um dia ser uma autora conhecida”, diz Clara, em nota. Clique no Leia Mais para ler a íntegra desta nota.

“Escrever pensando em produzir obra-prima é uma armadilha.”
Pedro Mairal
Escritor argentino
1.
Rita Lee - outra autobiografia
2.
Café com Deus pai
3.
Rita Lee - uma autobiografia
4.
Mais esperto que o diabo
5.
É assim que acaba
6.
Atlas: A história de Pa Salt
7.
#umdiasemreclamar
8.
Quem pensa enriquece: o legado
9.
A biblioteca da meia-noite
10.
É assim que começa
 
PublishNews, Redação, 06/06/2023

Logo mais, às 19h30, a editora Summus lança no Auditório da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP (Av. da Universidade, 308 – Cidade Universitária – São Paulo / SP), o livro A escola dos sonhos – Desejos e projetos de vida dos educadores brasileiros. Escrito pelos professores da Universidade de São Paulo Ulisses F. Araújo e Valéria Arantes, a obra mostra os resultados de uma extensa pesquisa que alcançou 3,5 mil docentes de Norte a Sul do país. Ouvindo-os sobre particularidades de seus anseios pela escola ideal, os autores buscam colocar no centro do debate educacional, por meio da professora Luana, a voz dos docentes, daqueles que estão em sala de aula e conhecem os seus estudantes, suas fragilidades, dificuldades e também resiliências. Situado em um novo campo de conhecimento, denominado de Pedagogia Positiva, a proposta do livro é trazer para o centro do debate educacional as experiências belas e inspiradoras da profissão docente e das escolas, em vez de focar apenas nos problemas e nas lacunas da educação. O lançamento do livro faz parte de um seminário na FEUSP que que discutirá os resultados da pesquisa apontada na obra, com os autores e coordenadores do programa de pesquisa e a participação do professor Nilson José Machado. O evento também será transmitido on-line, pelo canal no YouTube da FEUSP. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 06/06/2023

Em parceria com a mãe, Ique Carvalho reflete sobre família, luto, relacionamentos amorosos, tempo e finitude na obra Não deixe pra ser feliz depois (Academia, 176 pp, R$ 51,90). Após Lu Carvalho ser diagnosticada com câncer, mãe e filho construíram as mais de 50 crônicas presentes no livro a partir de diálogos que tiveram e dos sentimentos que transbordam as reflexões de Ique, os inspirando a continuar e a acreditar. De maneira sincera e vulnerável, os textos permeiam as desilusões amorosas, a experiência do autoconhecimento, a parceria materna e as paixões fulminantes, imprimindo no papel a extraordinária experiência do que é amar. Ao longo das páginas, Ique e Lu retratam o dia a dia da busca pelo amor, da procura pelo sentido e do empenho em manter a esperança. Para além da luta contra o câncer, mãe e filho compartilham relatos, aprendizados e o cotidiano de maneira singela, mas muito potente, levando leitores e leitoras em um mergulho profundo na força do que é a própria vida. O autor ainda criou uma seleção de músicas especialmente para cada texto.

PublishNews, Redação, 06/06/2023

Faz parte da existência humana buscar respostas para as mais variadas questões da vida. No geral, a procura é por explicações objetivas relacionadas com inquietações subjetivas. Por que estamos aqui? O que significa amar? Como superamos o sofrimento? A felicidade é realmente possível? Para responder estas e outras indagações, o poeta Iain S. Thomas e a especialista em tecnologia Jasmine Wang resolveram utilizar a inteligência artificial a partir do programa GPT-3, capaz de usar a linguagem humana para solicitar um modelo. O resultado disso está compilado na obra O que nos torna humanos? (Latitude, 232 pp, R$ 69,90 – Trad.: Ricardo Giassetti). Em um primeiro momento, os autores enviaram ao GPT-3 trechos selecionados dos principais textos religiosos e filosóficos que formaram a base da crença e da filosofia humana. Devidamente “equipada” com esses conhecimentos e valores humanos, o GPT-3 respondeu perguntas elaboradas com a sensibilidade de Iain S. Thomas e a racionalidade da Jasmine Wang. Eram esperadas respostas banais e mecanizadas, mas a inteligência artificial mostra que tem alma de poeta. Este livro é uma reflexão contemporânea que vai inspirar, comover e proporcionar um novo entendimento sobre o que significa ser humano e alavancar o debate: a IA será capaz de substituir a humanidade?

PublishNews, Redação, 06/06/2023

Em A fórmula da autoconfiança (Citadel, 144 pp, R$ 44,90 – Trad.: Karina Gercke), Napoleon Hill apresenta a espinha dorsal da filosofia desenvolvida por ele para alcançar o sucesso: acreditar em si mesmo. Na obra, o leitor é guiado a superar as autopercepções negativas causadas por atitudes destrutivas enraizadas pela sociedade. Estruturado em cinco capítulos, o autor inicia o livro com uma explicação aprofundada do conceito de autoconfiança e ensina a construí-la por meio da ação. Como um manual para o leitor descobrir seu propósito principal, a obra conta com um diário para ser preenchido conforme as ações sugeridas por Hill são executadas, com o objetivo de visualizar e estimular as realizações. Após detalhar as leis do triunfo para uma vida de prosperidade e riqueza, Napoleon Hill observou que a autoconfiança é um estado de espírito necessário para o crescimento, pois ser confiante é a grande chave para o sucesso. Assim como todas as obras do autor, este título põe em evidência o amplo conhecimento no campo do desenvolvimento pessoal.

PublishNews, Redação, 06/06/2023

Não é segredo que a busca pela felicidade é um tema recorrente desde a antiguidade, mas são os debates atuais que evidenciam a urgência da saúde mental e do bem-estar coletivo como forma de desenvolvimento da sociedade. Embora o Brasil seja conhecido como o país do carnaval, do samba e da alegria, em suas pesquisas, Mary Elbe se deparou com o dado de que apenas 29% dos brasileiros se declaram felizes. Mais do que um sentimento passageiro, a felicidade é um estado duradouro, construído dentro de cada pessoa e mostra-se como uma forma de ver a vida e que leva à prosperidade, ao sucesso e à realização nos mais diversos âmbitos da vida, e por isso mesmo pode parecer inalcançável. A autora, após profunda investigação sobre o tema pelo viés da neurociência e da psicologia positiva, apresenta o livro Prática da felicidade (Gente, 256 pp, R$ 59,90), obra que expõe seus estudos e garante: é possível ser mais feliz – desde que haja uma mudança de mentalidade e de pensamentos, por meio da alteração de atitudes, criação de novos hábitos.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.