Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 11/05/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 11/5/2023

Um novo banco de dados sobre o quadrinho brasileiro está no ar: é o Quadrinhopédia (www.quadrinhopedia.com.br), site independente criado pelo editor e pesquisador Lucio Luiz e que estreou nesta quarta-feira (10), com 850 verbetes. A ideia é catalogar informações sobre desenhistas, roteiristas, editores e outras pessoas ligadas aos quadrinhos brasileiros – e a intenção é crescer o número de entradas. O projeto foi inspirado principalmente na Lambiek Comiclopedia, site holandês com intuito parecido – o próprio Luiz conta que já contribuiu com verbetes relacionados a artistas brasileiros no site, mas diz que sentia falta de uma iniciativa semelhante em solo brasileiro. Jornalista com mestrado e doutorado em Educação e editor-chefe da Marsupial Editora, roteirista de quadrinhos ele próprio, Luiz conta que se dedica à edição de artigos sobre quadrinhos na Wikipédia brasileira há pelo menos 17 anos, mas que a ausência de "fontes fiáveis" de informação sobre o assunto, nos critérios da Wikipédia, dificultava muito o trabalho. "Também sou pesquisador de quadrinhos e percebo uma grande dificuldade em se conseguir informações sobre quadrinistas de forma fácil mesmo no meio acadêmico (ou talvez até principalmente neste meio). Geralmente, é necessário buscar uma quantidade enorme de fontes diferentes para encontrar informações e, muitas vezes, temos até informações conflitantes", comenta. Com tudo isso em vista, veio a ideia de montar a Quadrinhopédia. Clique no Leia Mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Redação, 11/05/2023

O Sesc Consolação promove a 1ª edição da Mostra Literária LivroLivreLivra neste final de semana (13 e 14) a partir das 11h. O evento usará como base as obras de Conceição Evaristo para construir o tema “escrevivência”. Entre as atividades, serão realizadas uma feira de livros, contação de histórias, saraus, entre outras. O evento tem a curadoria do Sesc Consolação e Rodrigo Motta (Banca Curva), e é gratuito. A feira reunirá 21 produtores da palavra e da leitura de diferentes formas, desde editoras de livros, livrarias, quadrinhos, zines, escritores, até artistas gráficos e visuais, na área de convivência da unidade. Com o objetivo de fomentar novos leitores e escritores, as ações e iniciativas foram pensadas com foco na leitura, expressão e formação. Entre os expositores estarão Ale Kalko, Banca Curva, Banca Tatuí, Bebel Books, Câmara Periférica do Livro, Cleyton Mendes, Coletivo SHN, Dandara Editora, Edições Barbatana, Lote 42, e outros. Além dos expositores, a mostra conta com uma programação variada. Clique no Leia mais e confira mais informações sobre o evento e o link para a programação completa.

PublishNews, Guilherme Sobota, 11/5/2023

Estreias literárias chanceladas por grandes editoras são sempre motivo de comentários e expectativas, e com o escritor carioca Gabriel Abreu e o seu romance Triste não é ao certo a palavra (Companhia das Letras) não é diferente. Nascido em 1993, com cursos de especialização em literatura, artes e pensamento contemporâneo na PUC-Rio e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Gabriel vem misturando experiências na dramaturgia, nas artes visuais e, agora, na literatura. Ele lança o livro nesta quinta-feira (11), em São Paulo, na Livraria da Tarde (Rua Cônego Eugênio Leite, 956, Pinheiros), em um bate-papo com a escritora Aline Bei. Talvez aquela formação múltipla seja o que empreste ao livro de Gabriel Abreu sua forma bastante apurada. O personagem narrador, G., tenta lidar com a ausência da mãe quando encontra uma caixa com um diário, fotografias e cartas recebidas por ela. Ele então passa a explorar esses elementos para reestabelecer a relação, mas também para, de alguma forma, tentar compreender a própria identidade. O que se constitui então é um quebra-cabeças que o escritor vai montando com habilidade incomum em um romance de estreia. Abreu respondeu às perguntas do PublishNews sobre o romance por e-mail. Clique no Leia Mais para ler a entrevista na íntegra.

PublishNews, Redação, 11/5/2023

O PublishNews tem uma nova colunista: a jornalista Tatiany Leite. A novidade é que Taty Leite – como é conhecida a criadora do canal Vá Ler um Livro – será a primeira colunista em vídeo da plataforma de notícias do mercado editorial brasileiro. A cada 15 dias, a jornalista vai comentar assuntos recentes e relevantes para o setor do livro, emprestando ao PN seu carisma e conhecimento sobre os diversos temas relacionados à cobertura diária realizada pela redação. Os vídeos serão publicados nas redes sociais do PublishNews – Instagram e TikTok – e também nos perfis da própria colunista: @tatianyleite. Na primeira coluna, a jornalista comentou uma reportagem recente do PN sobre novos espaços de cobertura de livros na mídia– relembrando o costume tradicional da publicação de literatura no século 19 e início do 20, os folhetins, que depois se transformaram em romances clássicos da literatura brasileira, como de José de Alencar e Machado de Assis.

PublishNews, Redação, 11/5/2023

Estão abertas as inscrições para o próximo evento da Série Quintas do Carmo, com o tema "O futuro do livro no Brasil”. O evento ocorre nesta quinta-feira (11) às 15 horas, no Centro Cultural PGE-RJ (Antigo Convento do Carmo – Rua Primeiro de Março, S/Nº, Centro, Rio de Janeiro / RJ). O painel contará com exposições de Bruno Mendes, diretor Comercial e de Marketing da Ediouro e sócio do PublishNews; Daniela Kfuri, diretora Comercial e de Marketing da HarperCollins; Everson Chaves, gerente de Marketing do Grupo Editorial Record; Paula Drummond, editora da Globo Livros; e Thati Machado, fundadora do Se Liga Editorial. O mediador será o diretor do Centro Cultural PGE-RJ e professor da UERJ e da FGV Anderson Schreiber, coordenador do evento. Os interessados em se inscrever devem acessar o formulário online disponível em https://bit.ly/3nnT7gO. As vagas são limitadas.

PublishNews, Redação, 11/05/2023

Na madrugada do dia 29 de abril, a Livraria Jenipapo (R. Fernandes Tourinho, 241 – Belo Horizonte / MG) foi invadida por assaltantes, que roubaram objetos como um notebook, celular e uma caixa de som. Aproveitando-se do infortúnio, o dono da livraria, Fred Pinho, escreveu e publicou uma crônica no perfil da Jenipapo no Instagram afirmando que os livros Tudo pode ser roubado (Todavia), de Giovana Madalosso, e Direito à vagabundagem (Fósforo), de Paula Carvalho, também haviam sido furtados. O era texto irônico e serviu como um divertido mal-entendido para aliviar as tristezas do roubo real. De toda forma, o Sempre Um Papo recebe, na própria livraria, Giovana e Paula para sessão de autógrafos e uma conversa descontraída sobre suas obras publicadas. O evento é gratuito e ocorre nesta quinta-feira (11), às 19h30. Fred, dono da livraria, fez uma nova publicação esclarecendo os fatos e expondo a brincadeira. “A ideia era denunciar os males pelos quais os comerciantes da região estão passando (...). Imaginei uma situação absurda, insólita, como forma de valorizar a história, criar engajamento, sem pensar que as pessoas pudessem acreditar”, escreveu ele, na nota.

PublishNews, Redação, 11/5/2023

Rita Lee nos deixou de corpo, mas está de alma em todas as cabeças e corações de quem gosta de música criativa e dançante. Uma geração toda se vestiu de Rita e os desenhistas não foram diferentes. Bastou a notícia de sua morte ecoar e todos começaram a postar suas caricaturas e cartuns homenageando a musa do rock. O presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil, JAL, reuniu as homenagens e logo postou no Blog oficial do Troféu HQMIX uma mostra virtual com o título "RITA LEENDA! A ovelha negra entre as nuvens brancas”. Por enquanto, são mais de 50 cartuns. Trata-se de uma exposição virtual que não tem data para terminar. Afinal os cartunistas se identificam com a própria Rita e seu humor corrosivo, que é muito comum também nos cartuns. "Rita continuará com suas músicas embalando desenhistas em seus trabalhos de traços feitos com lápis dançantes", diz o comunicado da Associação.

PublishNews, Redação, 11/05/2023

Inspirado na inocência muito conectada com o meio infantil, o autor e ilustrador Marcio R. Garcia narra uma aventura fantástica sobre aprendizado, consciência e crescimento que começa na infância, mas não termina quando completamos 18 anos. Com muita sensibilidade, embarcamos em uma jornada repleta de sentimentos que nos leva ao encontro da nossa criança interior, que parece esquecida dentro de todos os problemas da vida adulta. Afinal, ser criança também é um ato de Coragem (inVerso, 44 pp, R$ 48). Marcio R. Garcia é ilustrador, pedagogo e especialista em literatura; o autor também tem perfis ativos nas redes sociais, onde compartilha conteúdos sobre seus livros.

“Qualquer jornalista que não seja demasiado obtuso ou cheio de si para perceber o que está acontecendo sabe que o que ele faz é moralmente indefensável”
Janet Malcolm
Jornalista norte-americana
1.
Menos é mais
2.
Onde estão as flores
3.
Café com Deus pai
4.
Ative sua mente
5.
Salvar o fogo (capa dura)
6.
É assim que acaba
7.
É assim que começa
8.
A biblioteca da meia-noite
9.
Nunca foi segredo
10.
Nick e Charlie
 
PublishNews, Redação, 11/05/2023

Depois de se mudar para Onomichi, Hiroshima, Tasuku Kaname, um estudante do ensino médio, fica em desespero após os colegas de classe encontrarem pornô gay em seu celular. Convencido de que sua vida acabou, ele fica chocado ao ver uma mulher pular da janela em uma casa próxima. Confuso, Tasuku a segue e acaba conhecendo outras pessoas com dilemas parecidos com os dele. Shimanami Tasogare: sonhos ao amanhecer (JBC, 168 pp, R$ 33,90) é uma obra indispensável sobre aceitação, amor, amizade e superação. O mangá tem metáforas e imagens simbólicas que ajudam a entender a vida e o sentimento de pessoas da comunidade LGBTQIA + e os problemas diários que elas têm que enfrentar.

PublishNews, Redação, 11/05/2023

O livro Vênus invisível (Devir, 276 pp, R$ 99,90 – Trad.: Arnaldo Oka), que dá nome a essa coletânea, é uma surpreendente história de ficção cientifica sobre uma jovem, que adora ufologia, e literalmente desaparece diante de seus pretendentes – uma história que só poderia ter sido criada por Junji Ito. Este volume apresenta ainda as dez mais notáveis histórias curtas do mestre Junji Ito (Uzumaki, Gyo), incluindo a clássica “O Mistério da Falha de Amigara”, a adaptação da perturbadora “Poltrona Humana”, de Ranpo Edogawa e o mangá autobiográfico “Mestre Umezz e Eu”, em que Ito conta a influência que Kazuo. Esta luxuosa edição conta ainda com mais de 30 páginas coloridas e um pôster especial. Junji Ito nasceu em 31 de julho de 1963, em Gifu, no Japão. Desde novo, por influência das irmãs, tem como principais referências os mestres do terror, como Kazuo Umezz, Hideshi Hino, Yasutaka Tsutsui e o autor norte-americano H.P. Lovecraft.

PublishNews, Redação, 11/05/2023

Indivisível (Conrad, 64 pp, R$ 49,90) é o resultado do trabalho de conclusão de curso (TCC) de Marília Marz realizado em 2017. A HQ foi finalista do prêmio Dente de Ouro, na categoria "Quadrinhos" em 2018, foi vencedora do prêmio de publicações Des.gráfica 2018 e foi indicada ao Troféu HQ Mix 2020 na categoria "Novo talento - roteirista". Em 2020, Indivisível foi lançada de forma digital pela Conrad Editora. O quadrinho explora e discute a cultura negra e leste-asiática presentes no bairro da Liberdade, em São Paulo, mostrando como antigamente ele era ocupado por escravizados do século XIX e agora ele é muito conhecido como o bairro da colônia oriental. Dividido em duas narrativas opostas associadas às culturas negra e leste-asiática, principalmente a japonesa, a obra busca contribuir para o entendimento do processo de construção da identidade do bairro.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.