Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 13/04/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 12/04/2023

O primeiro dia de eventos oficialmente “editoriais” no Rio2C 2023 reuniu nesta quarta-feira (12) autores e autoras diversos para sessões de pitching – apresentação dos seus trabalhos para players especialmente do mercado audiovisual e curiosos em geral – e em uma mesa específica da programação oficial, que discutiu adaptações literárias para as telas. Gilberto Gil foi uma das estrelas do dia, e a ministra da Cultura Margareth Menezes, que apresentaria as ações da pasta, acabou indo com a comitiva presidencial para a China e foi substituída por alguns de seus secretários. Aos poucos se consolidando como o maior evento de criatividade e inovação do país, nos moldes do americano SXSW, o Rio2C inseriu esse ano direcionamentos mais específicos para profissionais do mercado editorial – parte importante das indústrias criativas no país. Os primeiros pitchings editoriais foram realizados nesta quarta-feira (12). O evento vai até o próximo domingo, 16, na Cidade das Artes, no Rio. Alguns aspectos em comum se destacaram entre os projetos, selecionados por uma comissão curatorial: a diversidade dos personagens (de orientação sexual, de gênero e racial, especificamente) e a constante presença de elementos fantásticos ou sobrenaturais (o chamado "insólito"). Clique no Leia mais para ler a matéria completa.

PublishNews, Redação, 13/04/2023

Hubert Alquéres | © Jailton LealA Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou nesta quinta-feira (13) Hubert Alquéres como novo curador do Prêmio Jabuti. Atuante nas áreas de cultura e educação há mais de 40 anos, Alquéres tem uma história antiga com o Jabuti: durante seis anos, coordenou a Comissão do prêmio na CBL. “Recebo esse convite como uma grande responsabilidade e uma honra, por tudo que o Jabuti representa. Poder contribuir, ainda mais de perto, com essa celebração à riqueza literária e cultural de nosso país é um privilégio”, comenta Hubert, em nota. O novo curador do Prêmio iniciou sua carreira na área acadêmica como professor na Escola Politécnica da USP e no Colégio Bandeirantes. Foi secretário estadual e secretário executivo na Secretaria de Educação, além de ter presidido por quatro vezes o Conselho Estadual de Educação de São Paulo, do qual é membro desde 1998. Ele atua como vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro há 12 anos. “Hubert Alquéres construiu uma carreira brilhante, a qual muito admiramos, nas áreas da Cultura e Educação. Temos muito orgulho e respeito por toda sua dedicação e seu entusiasmo às causas de nosso setor. Sem dúvida, a escolha de seu nome trará ainda mais grandeza ao Jabuti”, avalia a presidente da CBL, Sevani Matos, no comunicado. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Talita Facchini, 13/04/2023

A CONTEC, encontro que há anos celebra a Feira do Livro de Frankfurt em diferentes cidades da América Latina, fará este ano uma edição em Buenos Aires no dia 26 de abril, antecedendo a 47ª edição da Feira Internacional do Livro de Buenos Aires (27 de abril a 15 de maio de 2023). Com o objetivo de criar um espaço de reflexão sobre os desafios e oportunidades da indústria de conteúdo, este ano a CONTEC focará nos temas da sustentabilidade, áudio e tradução. Na programação, destaque para a participação brasileira, com a presença de Karine Pansa, presidente da International Publishers Association (IPA), que falará sobre a sustentabilidade no mercado editorial – um dos pilares da IPA – e sobre os desafios atuais que o mundo dos livros enfrenta. Outra participação brasileira na CONTEC é a de Raquel Menezes, da Oficina Raquel. Ela participará da mesa “Como investir e economizar recursos na distribuição de livros”, ao lado de Tina Mamulashvili (Georgia), Arantxa Mellado (Espanha), Cecilia Fanti (Argentina) e Antonio Martín (PublishNews Espanha). Carlo Carrenho, fundador do PN e consultor editorial, também participa do evento na mesa “A ascensão dos audiolivros: uma conversa entre dois mercados”, junto com Carlos Rojas Urrutia, da Zebralution. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews+, Redação, 13/04/2023

O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, tem adiantado, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Nessa semana, o Próximo Capítulo traz as novidades que chegarão às livrarias entre 28 de maio a 03 de junho de 2023. Estão entre as novidades está Submundo (Zahar), o manuscrito inédito de Abdias Nascimento, produzido no início dos anos 1940, durante seu período como detento no Carandiru; Primeira pessoa do singular (Alfaguara), coletânea inédita que reúne oito histórias de Haruki Murakami; o novo livro de Micheliny Verunschk, Caminhando com os mortos (Companhia das Letras); e a obra infantil escrita por Gabriela Romeu e Antonia Mattos, Noite de brinquedo (Peirópolis). Confira todas as novidades clicando aqui. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.

PublishNews, Redação, 13/04/2023

A editora Novo Século abriu duas vagas em seu time. A primeira delas é para o cargo de gerente geral para atuar de forma presencial em Alphaville (SP). É necessário ter experiência na função e vivência em planejamento estratégico. A pessoa contratada atuará na organização e assessoria de todos os departamentos do Grupo e acompanhará o mercado editorial / varejo e atacado e suas melhores práticas. A contratação é PJ. A segunda vaga é para analista de licitação. Também é preciso ter experiência na função e ter fácil acesso à Alphaville. As funções do cargo incluem elaborar e acompanhar os processos de licitação; desenvolver planilhas de custos e propostas técnicas; pesquisar editais; cadastrar a empresa em órgãos públicos; e participar e negociar em pregões públicos ou eletrônicos. Interessados devem encaminhar currículos para rh@gruponovoseculo.com.br até 20 de abril e especificar no assunto o nome do cargo desejado.

PublishNews, Redação, 13/04/2023

A Êxito Distribuidora abriu uma vaga para auxiliar de compras. É necessário ter experiência na função e residir na Grande São Paulo. Entre as funções do cargo estão a análise e emissão de pedidos de compras e dar apoio ao setor administrativo. Os benefícios incluem vale transporte, convênio médico e alimentação no local. Interessados devem encaminhar currículos para compras@exitolivros.com.br.

PublishNews, Redação, 13/04/2023

Fotos do coletivo | Crédito: Ana ClaudiaO projeto Leia Mulheres, que completa oito anos em 2023, decidiu aumentar seu leque de atividades e anunciou duas novas iniciativas: o lançamento de um podcast literário quinzenal, realizado por meio de um financiamento coletivo; e uma parceria com a editora Companhia das Letras para um clube de leitura. Além de empoderar mulheres no setor, outro objetivo seria pautar escritoras independentes e consagradas no mercado editorial. O projeto alcança a marca de 2 mil encontros por ano, contabilizando os clubes filiados, e 400 mediadoras literárias voluntárias. Segundo Juliana Leuenroth, uma das mediadoras do projeto, a ideia do podcast surgiu com o intuito de atingir mais pessoas. Já o financiamento coletivo “acompanha essa empreitada para que possamos ter um projeto mais sustentável, visto que todo trabalho de coordenação e mediação é voluntário e tiramos os recursos do nosso bolso”, diz ao PublishNews. Para contribuir com o podcast ‘Leia’, clique aqui. Os clubes de leitura em parceria com a Companhia das Letras vão ocorrer mensalmente e, segundo Leuenroth, “a ideia é que eles sejam muito parecidos com os clubes que já realizamos”. O primeiro encontro será no dia 3 de maio, às 20h, sobre o livro Ciranda de pedra, clássico de Lygia Fagundes Telles. Clique no Leia mais e confira todas as informações sobre as novas iniciativas do projeto.

PublishNews, Redação, 12/04/2023

O Artists' Valley by Bis, espaço destinado para quadrinistas na CCXP23, inicia na próxima quarta-feira (19) o processo de seleção para artistas que desejam expor seus trabalhos na feira. Os selecionados terão a oportunidade de apresentar seus quadrinhos e outras criações no evento que reúne centenas de milhares de pessoas em São Paulo. Os interessados podem acessar – a partir do dia 19 de abril, ao meio-dia, horário de Brasília – o site da CCXP e clicar em Inscrever-se, ler o manual e em seguida preencher o formulário de inscrição. Haverá um processo de seleção por parte do evento. As opções de mesas disponíveis e seus respectivos preços, bem como os critérios considerados na avaliação das inscrições, estarão descritos no manual. Os artistas selecionados serão notificados por e-mail. O prazo final para as inscrições é o dia 10 de maio. Para a edição de 2023, que será realizada no São Paulo Expo entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, o espaço contará com mais de 550 artistas em 368 mesas, 16 a mais do que na edição anterior. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“Que ninguém se engane: só se consegue a simplicidade através de muito trabalho”
Clarice Lispector
Escritora brasileira (1920-1977)
1.
Onde estão as flores
2.
Café com Deus pai
3.
É assim que começa
4.
É assim que acaba
5.
Nunca foi segredo
6.
O poder da autorresponsabilidade
7.
Tudo é rio
8.
Minutos de sabedoria
9.
A biblioteca da meia-noite
10.
A garota do lago
 
PublishNews, Redação, 13/04/2023

O Sesc Carmo (Rua do Carmo, 147 – São Paulo / SP) oferecerá um Clube de Leitura para discutir a obra Torto arado (Todavia), de Itamar Vieira Júnior, na próxima segunda-feira (17), das 18h às 19h30. O encontro visa promover uma discussão de troca de impressões entre os leitores. A mediação fica a cargo do projeto Mulheres Negras na Biblioteca, com participação de Camila Araújo e Carine Souza. A atividade é gratuita e acontece na biblioteca da unidade. Nessa obra, Itamar Vieira Júnior traz a potência da relação entre duas irmãs Belonísia e Bibiana que se tornaram símbolos de resistência do sertão nordestino. O projeto Mulheres Negras na Biblioteca visa o incentivo à leitura de obras de escritoras negras, idealizado e organizado por profissionais de Biblioteconomia e Letras, visando a inclusão dessas obras nos acervos das bibliotecas.

PublishNews, Redação, 12/04/2023

Sérgio Vaz está completando 35 anos de trabalhos com arte e poesia com um novo livro: Flores da batalha (Global Editora). O evento de lançamento ocorre no Cemur (Centro Municipal de Recreação e Cultura – Praça Nícola Vivilechio, 334 - Jardim Bom Tempo) de Taboão da Serra (SP), nesta quinta-feira (13), a partir das 19h. A obra integra o segundo título da série "Flores", que teve início com Flores de alvenaria, publicado em 2016. Os textos relatam, "de maneira profunda e honesta", segundo a editora, as dores e a alegria de viver na periferia de São Paulo. A capa foi produzida pelo ilustrador Mauricio Negro e o prefácio é assinado por Emicida, que teve Sérgio como inspiração para descobrir a poesia e o universo literário. “Sérgio me fez ver uma vida na poesia que depois se expandiu para toda a literatura, de uma forma simples e convidativa. E fez isso comigo e com mais um monte de gente”, escreve o cantor. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 13/04/2023

Ísis Rossetti é uma bruxa. Como monitora responsável por atividades sobrenaturais na cidade de São Paulo, ela sabe que não pode intervir em questões humanas. Porém, no cotidiano urbano, as pessoas estão sempre em perigo e é impossível não tentar ajudar. Quando Ísis recebe a missão de uma divindade, em meio a casos policiais estranhamente similares e investigações extraoficiais, ela precisará revisitar traumas do passado para proteger os comuns e enfrentar o temido Corregedor. Porém bruxa (Suma, 320 pp, R$ 59,90) é o romance de estreia de Carol Chiovatto, autora finalista do Prêmio Jabuti 2021. A nova edição da fantasia urbana contém uma carta inédita aos leitores, além de dois contos extras. Carol também é autora das obras Árvore inexplicável e Senciente nível 5.

PublishNews, Redação, 13/04/2023

De um lado, uma vida comum entre os humanos, uma existência baseada em omissão. Do outro, um mundo oculto e sombrio comandado por monstros, um lugar ao qual suas raízes sempre pertenceram. Esta é a história de Joan Hunt, protagonista do livro Apenas um monstro (Alta Novel, 416 pp, R$ 79,90 – Trad.: Giovanna Chinellato), fantasia de estreia da autora australiana Vanessa Len. Na obra, o leitor é convidado a acompanhar a jornada de Joan, uma jovem de 16 anos apaixonada pelo trabalho voluntário que presta à histórica Holland House, em Londres. Este também é o local onde a moça conhece Nick, seu colega de trabalho que a convida para um encontro. Porém, antes mesmo de encontrá-lo, a vida dela desmorona: Joan esbarra em um senhor e o contato a faz desmaiar. Misteriosamente, a menina acorda 12 horas depois sem saber o que houve. Logo Joan descobre que voltou no tempo e sua vida rapidamente começa a se desfazer. Sua família não é apenas excêntrica, eles são monstros com poderes ocultos e aterrorizantes. E Nick não é apenas um garoto fofo, ele é um lendário matador de monstros que fará qualquer coisa para derrubá-los. Enquanto luta contra Nick, Joan é forçada a trabalhar com implacável Aaron Oliver, herdeiro de uma família de monstros que odeia a sua. Essa é a única maneira de salvar a si mesma e sua família. Apenas um monstro é o primeiro volume de uma trilogia.

PublishNews, Redação, 13/04/2023

Tunuva Melim é uma irmã do Priorado. Como todas as mulheres de sua família, desde que nasceu ela vem se preparando para defender o mundo do retorno do Inominável — um wyrm que foi derrotado pela primeira vez há mais de 500 anos. Enquanto aguardam por um inimigo que tarda a aparecer, as novas gerações de irmãs estão começando a questionar o propósito do Priorado. A Oeste, no Rainhado de Inys, Sabran, a Ambiciosa, se casa com o novo Rei de Hróth. Juntos, eles estabelecem uma aliança capaz de fortalecer ambos os reinos e salvá-los da ruína. Agora, espera-se que a filha deles, Glorian, dê continuidade a sua linhagem de rainhas, a única maneira de manter a humanidade a salvo. Glorian, porém, está longe de se sentir à altura da tarefa. No Leste, os dragões ali adorados como divindades se recolheram para dormir há mais de 200 anos. No alto de uma montanha seiikinesa, Dumai vive clamando pelo despertar dos deuses. Entretanto, ela irá se deparar com revelações que colocarão em xeque tudo em que sempre acreditou. Quando uma nova ameaça surge e tudo parece sair de controle, essas três mulheres de mundos tão diferentes terão que encontrar forças para enfrentar o inimigo e cumprir seu dever, enquanto tentam não deixar de lado os desejos do coração. Épico, emocionante e repleto de reviravoltas, ao mesmo tempo em que narra alguns dos acontecimentos que moldaram o mundo apresentado em O priorado da laranjeira, este primeiro volume de Um dia de céu noturno (Plataforma 21, 672 pp, R$ 99,90 – Trad.: Alexandre Boide) apresenta novos detalhes e personagens poderosas do universo criado por Samantha Shannon.

PublishNews, Redação, 13/04/2023

Gujaareh, a Cidade dos Sonhos, sofre sob o domínio imperial do Protetorado Kisuati. Uma cidade onde a única lei era a paz agora conhece a violência e a opressão. E pesadelos. Uma praga misteriosa e mortal assombra os cidadãos de Gujaareh, condenando os infectados a morrer gritando enquanto dormem. Preso entre sonhos sombrios e senhores cruéis, o povo anseia por se levantar — mas Gujaareh não conheceu nada além da paz por muito tempo. Alguém deve mostrar-lhes o caminho. A esperança está com dois párias: a primeira mulher a se juntar ao sacerdócio da Deusa dos Sonhos e um príncipe exilado que deseja recuperar seu direito como primogênito. Juntos, eles devem resistir à ocupação kisuati e descobrir a fonte dos sonhos assassinos… antes que Gujaareh se perca para sempre. No livro Sombras do Sol (Morro Branco, 512 pp, R$ 89,90 – Trad.: Aline Storto Pereira) N. K. Jemisin, uma das mais premiadas autoras da atualidade, apresenta o capítulo final da duologia Dreamblood.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.