Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 11/04/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 11/04/2023

Com mais de mil palestrantes, 11 palcos e uma expectativa de atrair pelo menos 40 mil pessoas, começa nesta terça-feira (11) a edição 2023 do Rio2C, considerado o maior evento de criatividade e inovação da América Latina. O encontro ocorre na Cidade das Artes (Av. das Américas, 5300, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro / RJ) e vai até o domingo (16). O setor editorial começa, nesta edição, a dar seus primeiros passos mais consistentes no evento com o Pitching editorial, seção que vai reunir autores, escritores e criadores com profissionais dos mercados editorial e audiovisual – os pitchings começam às 9h30 de quarta (12) e se espalham pela programação até o fim do dia da quinta (13). "Trazer o mercado editorial para o Rio2C já era um desejo antigo", explica a head de mercado do Rio2C, Susana Campos. "Estamos construindo essa iniciativa desde 2019 e agora, com muita alegria, conseguimos colocar em prática com a primeira edição do pitching editorial. Como a indústria criativa se alimenta das propriedades intelectuais, percebemos a importância de inserir o mercado editorial na programação do evento. A ideia é criar oportunidades de relacionamento e estabelecer pontes entre empresas e criadores do mercado editorial com os mais diversos segmentos da indústria criativa". O conceito de "soft power" – que se traduz, de maneira resumida, na forma como uma nação projeta culturalmente a sua imagem para o resto do mundo – é o tema desta edição do Rio2C. Outras temáticas prementes, como a retomada da cultura, inovações tecnológicas, iniciativas sustentáveis, inteligência artificial e o futuro da comunicação estarão presentes nas discussões do Rio2C. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Redação, 11/04/2023

Os vencedores do International Excellence Awards, da Feira do Livro de Londres, foram anunciados nesta terça-feira (11) – a uma semana do início oficial do evento. Empresas norte-americanas, inglesas e uma livraria turca levaram os prêmios. A Feira também anunciou nos últimos dias duas outras novidades: a mudança de data para a edição de 2024 não coincidir com Bolonha; e o line-up completo dos autores que estarão presentes na edição de 2023. A Bloomsbury Publishing (Reino Unido) foi anunciada hoje como a vencedora do Prêmio de Iniciativa em Sustentabilidade (Sustainability Initiative Award), nova categoria que destaca a importância de medidas de sustentabilidade na indústria do livro. Minoa, loja da Turquia, foi a vencedora do prêmio de Livraria do Ano (Bookstore of the Year Award). A Macmillan Audio (EUA) levou o prêmio dos audiolivros, o Audiobook Publisher Award for 2023. O diretor da LBF (London Book Fair), Gareth Ripley, também informou um movimento para o ano de 2024: visando evitar o conflito de datas com a Feira do Livro de Bolonha, o evento em Londres será realizado entre os dias 12 e 14 de março de 2024. Bolonha ocorrerá entre 8 e 11 de abril. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Redação, 11/04/2023

Em uma nova fase – com reposicionamento no mercado e fortalecimento do catálogo e da relação com autores e leitores – a editora Oficina Raquel anunciou a chegada de duas novas pessoas em seu time. Entram Philippe Valentim, professor da educação básica, articulador cultural, fundador do Viradão Cultural Suburbano e do Mutirão Cultural Rolé Literário; e Andréia Martinz, especialista em marketing e comunicação para mercado editorial, que já trabalhou como gerente de marketing na Editora Cobogó e na plataforma de autopublicação digital Bibliomundi. Mudança também na Global. A editora renovou seu time de comunicação e marketing, visando estar mais próxima dos seus clientes e buscando tecnologias que possam entregar uma melhor experiência e capacitação para o mercado editorial. Sendo assim, Ronaldo Rodrigues Lopes assumiu o departamento de marketing da editora. E Vanessa Bonomo entrou para o time da Centauro Comunicaciones no cargo de Senior Account Executive. Bonomo iniciou sua trajetória no livro com a Larousse, em 2003 e seu último cargo foi como Gerente Comercial na Saraiva Educação. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Guilherme Sobota, 11/04/2023

O Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio e a Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio anunciaram recentemente os contemplados com o Selo Cátedra 10 – 2022. O vencedor na categoria Hors Concours (categoria que considera livro e autor) foi Os veinhos narradores (Fatum), de Francisco Gregório, José Matos e Regina Porto. Entre outras, a obra juvenil Lady Musashi e a Ordem dos Cavaleiros Arcanos (Editora Gaivota), escrita por Maicon Tenfen, recebeu o Selo Seleção, ao lado de Cambitos – Uma história de gente fina (Editora do Brasil), de Blandina Franco e Tino Freitas, com ilustrações de Guilherme Karsten; e Que bicho passou por aqui? (Editora do Brasil), de Rogério Andrade Barbosa, ilustrado por Thais Linhares. Na categoria Distinção, figuram livros como A melhor mãe do mundo (Companhia das Letrinhas), de Nina Rizzi e Veridiana Scarpelli, Babel África (Globinho), de Magali Attiogbé e Muriel Bloch, e Doçura (Tibi), de Emilia Nuñez e Anna Cunha. São 55 selecionados no total. A lista completa de vencedores pode ser conferida aqui. Instituída em 2016, por ocasião da comemoração dos 10 anos da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio, a premiação busca reconhecer os melhores na produção literária anual para crianças e jovens. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 10/04/2023

The Book of Goose (Farrar, Straus and Giroux), romance da escritora Yiyun Li, foi selecionado vencedor do PEN/Faulkner Award for Fiction 2023. O prêmio foi anunciado na última semana nos EUA. O júri deste ano considerou 512 romances e coletâneas de contos publicadas por autores norte-americanos em 2022 – 205 editoras fizeram inscrições no prêmio, incluindo casas independentes e acadêmicas. "The Book of Goose é um romance deslumbrante, nada convencional e cheio de nuances", disse o júri, formado por Christopher Bollen, R.O. Kwon e Tiphanie Yanique. "É o conto de uma amizade complicada, de duas garotas se aproximando e se afastando. A prosa é singular; as personagens centrais, Agnès e Fabienne, nos assombraram com sua engenhosidade radical e ambições ousadas e rebeldes". Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 11/04/2023

Vista de Botafogo e Pão de Açúcar, Rio de Janeiro - 1910 (circa). Autoria não identificada | © Coleção Pedro Corrêa do Lago / Acervo IMSO Instituto Moreira Salles (IMS) disponibilizou para download gratuito parte de seu acervo fotográfico e iconográfico em domínio público. São cerca de 10 mil obras, entre fotografias, em maior quantidade, gravuras, desenhos e pinturas, produzidas entre o século XVI e as três primeiras décadas do século XX por nomes como Marc Ferrez, Georges Leuzinger, Revert Henrique Klumb, Augusto Malta, Charles Landseer, Jean-Baptiste Debret, Johann Moritz Rugendas, J. Carlos e outros. Entre os principais temas abordados, estão: paisagens naturais e urbanas; retratos; expedições; o trabalho forçado de pessoas escravizadas; povos indígenas; desenvolvimento urbano; arquitetura; manifestações populares; política e cartografia. A decisão do IMS segue o movimento já aderido por outras instituições nacionais e internacionais que já disponibilizam parte de seus acervos em domínio público para download. Entre elas, é possível citar o Arquivo Nacional, Arquivo Público do Estado de São Paulo (Apesp), Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (USP), Biblioteca Nacional, Museu de Arte de São Paulo (Masp), New York Public Library e outros. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 11/04/2023

Realejo dos mundos (Relicário) é um romance inédito de Adriana Lisboa, escrito em homenagem à peça homônima multimídia de Jocy de Oliveira, de 1987. Por sua vez, ao se deparar com tamanho elogio à sua obra, Jocy de Oliveira compôs Realejo de vida e morte, um roteiro cinemático e teatral baseado neste novo romance. Escrita a quatro mãos, a nova obra então conjuga romance, roteiro bilíngue, prefácio da jornalista Joselia Aguiar, fotografias coloridas da encenação da peça no Sesc Pompeia em 2022, partituras QR codes e anotações. O livro terá eventos de lançamento nas Livrarias da Travessa em Ipanema, no Rio de Janeiro (nesta terça, dia 11 de abril), e em São Paulo (Rua dos Pinheiros, 19 de abril), ambos às 19h. O conceito circular do livro é responsável por sua grande originalidade, segundo a editora, na medida em que compila o roteiro de Jocy composto de 46 cenas para o longa de Realejo de vida e morte; uma profusão de fotos da estreia em 2022 no teatro do SESC Pompeia; 14 partituras para o futuro filme; QR codes para o leitor ouvir a música simultaneamente com a leitura do livro; e o romance de Adriana Lisboa, Realejo dos mundos, inspirado na obra de Jocy de Oliveira. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 11/04/2023

No mês em que chega ao fim a exposição temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, o Museu da Língua Portuguesa (Praça da Luz, s/nº – Centro Histórico de São Paulo / SP) prepara uma programação especial sobre culturas indígenas, com exibição de filmes e apresentação de danças, entre 11 e 15 de abril. A mostra, que aborda as línguas dos povos originários, ficará em cartaz até 23 de abril. Confira a programação completa clicando aqui. Além disso, o espaço vai promover atividades educativas para o público de todas as idades, principalmente o infantil, o primeiro encontro do ciclo "Museus, língua e preservação" e a apresentação do segundo trabalho selecionado no Plataforma Conexões. O Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Os horários de funcionamento do museu são de terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h). Os ingressos são adquiridos pela internet no site da Sympla e custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia); crianças de até sete anos não pagam. Aos sábados, o museu oferece entrada gratuita.

“Em literatura, o melhor meio de ficar célebre é morrer”
Victor Hugo
Poeta francês (1802-1885)
1.
Onde estão as flores
2.
Café com Deus pai
3.
É assim que começa
4.
É assim que acaba
5.
Nunca foi segredo
6.
O poder da autorresponsabilidade
7.
Tudo é rio
8.
Minutos de sabedoria
9.
A biblioteca da meia-noite
10.
A garota do lago
 
PublishNews, Redação, 11/04/2023

A escritora Tatiana Salem Levy foi a convidada do sexto e último encontro da 11ª temporada do projeto Paiol Literário, que aconteceu na última quinta-feira (6). A entrevista foi conduzida pelo escritor e editor do jornal Rascunho, Rogério Pereira, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Paiol no Youtube. Tatiana Salem Levy nasceu em Lisboa (Portugal), em 1979. Mas viveu durante muito tempo no Brasil. É escritora, ensaísta e pesquisadora na Universidade Nova de Lisboa. Com o romance A chave de casa (Record), traduzido para diversos idiomas, recebeu o Prêmio São Paulo de Literatura como autora estreante em 2008. Publicou ainda os romances Dois rios (Record, 2011) e Paraíso (Foz, 2014). Seu romance mais recente é Vista chinesa (Todavia, 2021). Tem também livros dedicados ao público infantojuvenil, e um livro de crônicas. Escreve críticas e comentários culturais no jornal Valor Econômico. Clique no Leia mais e confira o vídeo da entrevista completa.

PublishNews, Redação, 11/04/2023

Grant Golliher é um verdadeiro encantador de cavalos. Em sua experiência com animais que sofreram maus-tratos, ele aprendeu lições inestimáveis sobre liderança, comunicação, limites, justiça, confiança e respeito, que se mostraram úteis também aos humanos. Para compartilhar seu aprendizado, Grant promove todo ano em seu rancho em Wyoming (EUA) um evento que atrai juízes, celebridades e executivos de empresas como Microsoft, Toyota e Disney para participar do que um CEO já chamou de “a experiência mais transformadora que já tive”. Em Pense como um cavalo (Sextante, 208 pp, R$ 49,90 – Trad.: Ivanir Calado), ele reúne histórias de muitas dessas pessoas – e também de vários cavalos – para ilustrar seus ensinamentos e ajudar o leitor a entender melhor a própria condição humana, superando traumas, criando relacionamentos mais felizes e liberando potenciais inexplorados em muitos aspectos da vida.

PublishNews, Redação, 11/04/2023

Não é fácil estar em paz com nossas decisões, tampouco desapegar do passado e evitar frustrações. Em meio a tantos percalços, muitas vezes esquecemos que, para construir o futuro que desejamos, precisamos primeiro focar em nós mesmos e no nosso presente. É o que Yung Pueblo, autor de Clareza & conexão, sugere em seu novo livro A resposta está dentro de você (Intrínseca, 256 pp, R$ 49,90 – Trad.: Jaime Biaggio). Na obra, o leitor é convidado a iniciar uma jornada de amor-próprio e desapego. A partir de textos curtos, o poeta e palestrante oferece reflexões diárias capazes de nos motivar e nos reconfortar até nos momentos mais sombrios. Com mensagens simples e poderosas, ele lembra que somos responsáveis pela nossa felicidade e mostra como, a partir da revolução interior, podemos criar um mundo melhor. A resposta está dentro de você promete ajudar os leitores a entenderem plenamente não apenas quem são, mas quem querem ser.

PublishNews, Redação, 11/04/2023

Qual jornada percorrer para construir um mundo melhor? Talvez o acesso a informações confiáveis sobre tecnologia, saúde, finanças ou meio ambiente seja o começo. Ou, quem sabe, o caminho seja encontrar felicidade no meio do caos, e apesar dele. Em Manifesto da felicidade (Editora Gente, 256 pp, R$ 59,90), Mauricio Matos, entusiasta da vida e do planeta, afirma que cada pessoa é singular, do jeito mais bonito possível. Para ele, encorajar e empoderar uns aos outros a fazer a própria magia e compartilhá-la com o mundo é o primeiro passo na construção de comunidades inovadoras e criativas, propícias ao bem-estar individual e coletivo. Como em um manifesto, este livro reivindica para o mundo, para os sujeitos e para o agora, o direito de florescer e desenvolver uma vida feliz e significativa. Manifesto da felicidade convoca a todos para descobrirem um momento de felicidade em uma sociedade que busca ser bem-informada, saudável e produtiva. O leitor descobrirá como recuperar o controle da vida, definindo coletivamente quais desejos e aspirações são prioridades; os quatro pilares do bem-estar e como implementar novos hábitos duradouros; como manter acesa a chama por conhecimento, tornando-se um lifelong learner e um humilde curioso por natureza; como planejar a rotina para ter dias mais leves e produtivos; como olhar a vida com mais generosidade e gratidão.

PublishNews, Redação, 11/04/2023

Se sua relação te incomoda, está na hora de você investigar a si mesmo com profundidade. O amor terminou ou você se cansou desta pessoa? Foi um relacionamento bom enquanto durou ou sempre te fez mal? Eis uma verdadeira dolorosa: apenas afeto não é suficiente para manter uma relação. E, em muitos casos, o que chamamos de “amor” é, na verdade, possessão, medo ou conformismo. Por isso, Walter Riso explora os sete principais motivos que levam alguém a se cansar de um relacionamento – e como sair dele – em seu novo livro Me cansei de você (Academia, 144 pp, R$ 51,90). A partir de cartas de despedidas escritas pelo autor, este livro nos ensina a dizer adeus quando tudo o que pensamos sobre nossos parceiros é: Te amo, mas não te aguento mais. Deixe de sofrer à toa e tome a atitude que a realidade te exige – antes que seja tarde demais.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.