Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 12/05/2017
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 12/05/2017

Em abril, livrarias e supermercados venderam R$ 116.424.141,97 em livros, crescimento de 4,15% na comparação com o mesmo período do ano passado | © Vanessa Araújo / Divulgação Livrarias CuritibaFeriados podem ser uma pedra no sapato de quem trabalha com comércio. Para alegria de uns e desespero de outros, abril foi um mês cheio deles. Só entre os dias 28 de março e 24 de abril, intervalo que compõe o quarto período do Painel das Vendas de Livros no Brasil, foram dois: Semana Santa (14/04) e Tiradentes (21/04). Mesmo diante desse cenário, o Painel – estudo realizado mensalmente pelo Bookscan Nielsen a pedido do Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL) – trouxe números positivos na comparação com o mesmo período do ano passado. Em volume, o relatório aponta crescimento de 1,8% e em faturamento, o crescimento nominal, desconsiderando a inflação no período, foi de 4,15%. Para ver outros detalhes do Painel e acessar a sua íntegra, clique no Leia Mais.

PublishNews, Leonardo Neto, 12/05/2017

Pedro Bial entrevista Rita Lee em seu novo programa | © Divulgação / TV GloboPedro Bial, o cara que testemunhou a queda do Muro de Berlim e conduziu as primeiras 16 edições do Big Brother Brasil, agora tem um programa de TV só seu: o Conversa com Bial, que já começa a dar indícios da sua influência sobre a venda de livros no País. É muito difícil afirmar categoricamente que um programa alavanca as vendas de um livro, mas, coincidências à parte, depois da exibição da entrevista com Rita Lee, que foi ao ar no dia 3 de maio, o livro Rita Lee – uma autobiografia (Globo) teve um boom nas vendas e voltou a figurar entre as primeiras colocações da Lista Geral dessa semana. Sempre importante observar que a apuração da lista é referente a um período anterior. No caso da lista dessa semana, as vendas computadas foram realizadas entre os dias 1º e 07 de maio, ou seja, coincide com a semana da entrevista. Na semana passada, foram vendidas pouco mais de mil cópias do livro. Nada mal, mas muito pouco para aparecer entre os 20 da Lista Geral. Nessa semana, depois da entrevista, as vendas dispararam e Rita Lee – uma autobiografia não só voltou para a Lista Geral, como voltou muito bem-posicionado, no segundo lugar ao vender 3.889 exemplares. Perdeu só para Batalha espiritual (Petra / Ediouro), do padre Reginaldo Manzotti, que ocupa a primeiríssima posição da lista pela 10ª semana consecutiva. Um outro destaque da lista dessa semana também veio da TV. É a biografia de Hebe Camargo, escrita pelo jornalista Arthur Xexeo e publicada pela BestSeller (Record), que estreia na 7ª posição da lista de Não Ficção. Clique no Leia Mais e veja outros destaques da lista dessa semana.

PublishNews, Redação, 12/05/2017

Antonio Candido influenciou a crítica literária brasileira | © André Gomes de MeloMorreu hoje (12), aos 89 anos, o crítico literário e sociólogo, Antonio Candido. Segundo disse a escritora Edla Van Steen ao Estadão, ele estava internado no hospital Albert Einstein com problemas no intestino. Antonio iniciou sua carreira como crítico na revista Clima em 1941, tornou-se docente de literatura brasileira em 1945 e influenciou a crítica literária do país desde então. Cândido ganhou quatro vezes o Prêmio Jabuti e entre suas principais obras estão O método crítico de Silvio Romero, Formação da literatura brasileira, Os parceiros do Rio Bonito e Brigada ligeira e outros escritos. Ainda de acordo com o jornal, o velório acontece no próprio hospital (Av. Albert Einstein, 627 – Morumbi - São Paulo / SP), até às 17h desta sexta-feira.

PublishNews, Volnei Canônica, 12/05/2017

O MinC Na última quarta-feira (10), a Folha de S.Paulo noticiou que a Biblioteca Demonstrativa de Brasília (BDB) permanecia de portas fechadas e que o Ministério da Cultura realizou uma nova licitação para outra reforma, de quase R$ 2 milhões, que beneficia a empresa GPM Arquitetura e Construção. Um dos sócios da referida empresa é funcionário do Iphan, autarquia ligada ao MinC. O jornal me entrevistou por e-mail para saber o que tinha acontecido com a BDB no período em que eu estava à frente da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), de julho de 2015 a junho de 2016. A pedido do próprio jornal, a entrevista se tornou um artigo que, infelizmente, acabou não sendo publicado pelo veículo de comunicação. Então, resolvi compartilhar o artigo que traz o histórico e traz meu posicionamento de porque a BDB já deveria estar com as suas portas abertas atendendo à população. Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra do texto.

PublishNews, Redação, 11/05/2017

As bibliotecas estão desenvolvendo ações e projetos para que o público com deficiência possa acessar e fazer uso dos materiais disponíveis em suas instituições. Neste cenário, torna-se vital que os profissionais do setor estejam preparados para desenvolver e atuar nestes projetos. O curso de extensão Acessibilidade em Bibliotecas, desenvolvido pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP - Rua General Jardim, 522, Vila Buarque - São Paulo / SP), auxilia nesta demanda. O conteúdo das aulas tem como objetivo capacitar profissionais para que possam atender e criar formas de interação da biblioteca e o público com deficiência. As aulas são voltadas a bibliotecários, alunos de graduação e pós-graduação, especialmente bacharéis em Biblioteconomia, Ciências da Informação, candidatos a concursos, e profissionais interessados no tratamento descritivo da informação no contexto das bibliotecas. As aulas, ministradas pelo professor Leonardo Assis, começam no próximo dia 13 e vão até 8 de julho, sempre aos sábados, das 8h às 13h.

PublishNews, Redação, 12/05/2017

Com as constantes mudanças no mercado editorial de livros infantis, uma das tarefas mais importantes das editoras é se posicionar de forma competitiva. Neste caminho, o trabalho do ilustrador, considerado em muitos casos coautor do livro, torna-se fundamental. Para analisar esses assuntos em profundidade, a Universidade do Livro (Praça da Sé, 108, 7º andar – São Paulo / SP) lança o curso presencial Livro infantil e mercado editorial: artistas, editores e leitores. Ao longo de 12 horas / aula, a editora Lenice Bueno da Silva (ex-Ática e ex-Salamandra) e o ilustrador Fábio Sgroi apresentam, de 16 a 19 de maio, das 18h30 às 21h30, as novas tendências na edição de livros para crianças, os aspectos envolvidos no processo, o destaque que cada livro merece e a atuação do editor e do designer como gerentes de produto. Além desses assuntos, os professores ainda abordam a relação entre texto e imagem nos livros para crianças, os conceitos relativos ao livro como objeto, o mercado de livros infantis voltados para a escola, o processo de criação de um livro infantil e os custos envolvidos.

PublishNews, Redação, 12/05/2017

De segunda a quinta-feira da próxima semana, a Editora Malê leva seus autores para conversas com o público e lançamentos literários em diferentes unidades da Livraria da Travessa, no Rio de Janeiro, e também no Centro Cultural Banco do Brasil. A série começa com Martinho da Vila, que estará na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 - Rio de Janeiro / RJ), na segunda-feira (15), lançando Conversas Cariocas, seu 15º livro e o primeiro reunindo crônicas. No dia seguinte, o jornalista, sociólogo, tradutor, professor e pesquisador da comunicação Muniz Sodré fala sobre a cultura afro-brasileira na literatura e autografa a nova edição de A lei do santo, na Livraria da Travessa de Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 97, Botafogo - Rio de Janeiro / RJ). O livro reúne contos e é uma das principais obras do autor. O terceiro encontro acontecerá quarta-feira (17), na Biblioteca do Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Primeiro de Março, 66 - Rio de Janeiro / RJ). A escritora e poeta mineira Conceição Evaristo falará sobre literatura e questões raciais e de gênero e também lançará Poemas da recordação e outros movimentos, seu terceiro livro publicado pela Malê, em menos de um ano. Por fim, no dia 18, o ator e jornalista Ernesto Xavier estará na Travessa de Botafogo para debater a discriminação racial e lançar Senti na pele, um projeto iniciado nas redes sociais – com depoimentos de vítimas do racismo - e transformado em livro pela Malê. Os encontros ocorrem sempre às 19h e têm entrada gratuita.

PublishNews, Redação, 12/05/2017

Continuando as celebrações de 18 anos do O Autor na Praça, o projeto recebe este sábado (13) a jornalista Kátia Bagnarelli, autora do livro Sócrates Brasileiro – Minha vida ao lado do maior torcedor do Brasil (Prumo); o jornalista, ator e diretor de teatro Oswaldo Mendes, autor de Bendito Maldito – Uma Biografia de Plínio Marcos (LeYa), e a jornalista e biógrafa Regina Echeverria, autora de Furacão Elis – A biografia de Elis Regina (LeYa) e A história de Princesa Isabel (Versal). Eles estarão no Espaço Plínio Marcos (tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto, Pinheiros – São Paulo / SP), para um bate-papo sobre biografias. Além disso, eles farão sessões de autógrafos e leitura de seus livros. O encontro terá participação especial do ator Claudio Koca que vai apresentar trecho de O Bicho de São Sereré, adaptação do romance O prisioneiro de uma canção, de Plínio Marcos e do cartunista Junior Lopes, realizando caricaturas. O encontro começa às 15h e é gratuito.

“Ler não é decifrar, escrever não é copiar”
Emilia Ferreiro
Pedagoga argentina
1.
Batalha espiritual
2.
Rita Lee - uma autobiografia
3.
A Cabana (capa do filme)
4.
Os 13 porquês
5.
Por que fazemos o que fazemos?
6.
O homem mais inteligente da história
7.
O poder da ação
8.
Ansiedade - Como enfrentar o mal do século
9.
Novos caminhos, novas escolhas
10.
Propósito
 
PublishNews, Redação, 12/05/2017

O Espaço Cultural Lago de Histórias (Rua Marechal Cantuária 18, sobrado, Urca – Rio de Janeiro / RJ), inaugurado recentemente com a proposta de incentivar as artes e o fazer literário, está com inscrições abertas para uma oficina com Marcio Vassallo (foto ao lado). No encontro, marcado para o próximo sábado (13), o escritor propõe destravar a criatividade e escancarar o baú de ideias que todo escritor tem dentro de si. O encontro acontece das 9h às 13h. As inscrições, ao custo de R$ 250, podem ser feitas pelo e-mail contato@lagodehistorias.com.br ou pelo telefone: (21) 3518-5549.

PublishNews, Redação, 12/05/2017

João Carrascoza participa do Segundas Intenções na BVL neste sábadoAs bibliotecas Parque Villa-Lobos (BLV - Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001, Alto de Pinheiros - São Paulo / SP) e a de São Paulo (BSP - Av. Cruzeiro do Sul, 2630, Santana - São Paulo / SP) têm uma programação com enfoque literário neste fim de semana, 13 e 14 de maio. Um dos destaques é o Segundas Intenções com o João Anzanello Carrascoza na BVL, neste sábado, às 11h. No bate-papo, o autor vai falar da trajetória como escritor, dos autores preferidos e de futuros lançamentos. Já a BSP realiza no sábado, também às 11h, o programa Jogos para Todos!, que ensina técnicas de xadrez, alguns movimentos e como disputar taticamente as partidas. No mesmo dia, a biblioteca realiza a contação de histórias Pedro, José e João, baseada na obra de Câmara Cascudo. A narração da história é feita em Libras com interpretação para o português, com o Grupo Mãos de Fada, às 16h, na Hora do Conto.

PublishNews, Redação, 12/05/2017

A Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido, 133, Centro – Curitiba / PR) realiza, neste sábado (13), uma programação especial para comemorar o Dia Internacional da Família. As atividades começam às 9h30 com uma troca de livros infantis. Logo depois, às 10h, haverá uma oficina com material reciclável e um bate-papo conduzido pelas psicólogas Sonia Maria Barcellos Siqueira e Lisete Dallarmi Cunnigham, da Associação Paranaense de Terapia Familiar. Às 11h é hora da leitura do livro A bruxa de Salomé, de Audrey Wood, e para finalizar, às 11h15, haverá uma gincana entre famílias. O encontro é gratuito.

PublishNews, Redação, 12/05/2017

Em Família: urgências e turbulências (Cortez, 144 pp, R$ 38), Mario Sergio Cortella se vê agora desafiado por perguntas que têm provocado preocupação em diversos segmentos da sociedade, especialmente entre os pais que percebem uma irrefreável erosão das relações familiares: como melhorar o convívio entre pais e filhos? Como educar os jovens? Como estipular limites a eles? Como ser presente na criação e educação dos filhos, diante da vida atribulada que os adultos têm? Como evitar a fragmentação das relações familiares? Como não deixar que a tecnologia atrapalhe o convívio e os estudos? Como impor autoridade a jovens cada vez mais desacostumados a obedecer? Como lidar com crianças e jovens que parecem estar tão mimados, quanto despreparados para enfrentar as dificuldades da vida? A obra traz em suas páginas, além de respostas para estes e outros questionamentos, um posicionamento firme e claro: os pais que enfrentam situações como essas devem estar sempre alertas aos riscos que os conflitos em família podem provocar e, mais do que isso, devem adotar uma postura ativa, urgente e corajosa para encontrar soluções. O lançamento do livro acontece hoje, às 19h30 na Livraria Saraiva MegaStore do Shopping Pátio Higienópolis (Av. Higienópolis, 618 – São Paulo / SP).

PublishNews, Redação, 12/05/2017

Uma celebração à maternidade. Uma pergunta por dia, o livro-diário que já vendeu no Brasil mais de 100 mil exemplares, ganha agora uma edição especial exclusiva para as mães. Mais do que um álbum de fotos, mais do que um tradicional livro do bebê, Uma pergunta por dia para mães (Intrínseca, 368 pp, R$ 49,90) é o instrumento perfeito para registrar cada acontecimento não só do crescimento dos filhos, mas da intensa experiência de aprendizado, descobertas e autoconhecimento na qual a mulher embarca ao ser mãe. Funciona assim: são 365 perguntas diferentes, uma para cada dia do ano. Você começa qualquer dia e, percorridos doze meses, volta para o início. E é aí que reside o ponto alto do diário, porque cada novo ano é um convite a rever as respostas anteriores, revisitar as mais diversas lembranças e refletir sobre como tudo já mudou e se transformou. O livro vem em edição luxuosa, com capa dura, interior em duas cores, fitilho marcador de página e pintura prateada nas laterais.

PublishNews, Redação, 12/05/2017

Não existem pais nem filhos ideais. E fazer da convivência familiar algo harmônico é um processo cada vez mais trabalhoso, num mundo em que paciência e tempo para ouvir o outro são artigos raros e a maioria dos pais acaba projetando nos filhos seus próprios anseios e frustrações. Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de Columbia, Shefali Tsabary aborda, em Pais e mães conscientes (Bicicleta Amarela / Rocco, 304 pp, R$ 44,50 – Trad.: Talita Rodrigues), alguns dos principais desafios da árdua tarefa de educar, começando por entender que a criação dos filhos não deve ser encarada como a fabricação de um novo “minieu”, mas como a chance de estimular da melhor forma alguém que possui identidade própria. Comparando a educação de uma criança ao ato de andar numa corda bamba, em que os pais precisam se equilibrar o tempo todo entre o coração e a razão, a autora defende que criar um filho é uma grande oportunidade de mudança e crescimento.

PublishNews, Redação, 12/05/2017

A vida de casado nem sempre é fácil. O que dizer então da vida de casados quando chegam os filhos? Antes que consigam perceber, um casal jovem, cheio de energia e ainda descobrindo como conviver um com o outro, passa para o papel de pai e mãe, tendo que lidar com crianças barulhentas todas sujas de salgadinho, brigas entre irmãos e brinquedos espalhados pela casa. Casamentos saudáveis e estáveis é a melhor maneira de criar ambientes que nutrem amor e segurança na criação dos filhos. Para isso os casais precisam aprender a manter a chama da intimidade acessa entre si. Apesar dos filhos (Thomas Nelson, 224 pp, R$ 29,90) quer ajudar casais a manter os votos e construir um casamento centrado em Deus em vez de um casamento centrado nos filhos ou no “eu”. Abordando desafios em diversas áreas da vida a dois, Patrick e Ruth Schwenk compartilham diversos momentos de sua caminhada e incentivam os leitores a explorar maneiras de criar as crianças juntos, como uma equipe, e ao mesmo tempo conservar e alimentar o amor pelo cônjuge, ainda que tudo pareça uma loucura.

PublishNews, Estevão Ribeiro, 12/05/2017

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.