3º Flitabira teve 167 atividades; veja os números do festival
PublishNews, Redação, 07/11/2023
Evento teve programação nacional com presença de 40 escritores e escritoras – 19 mulheres e 21 homens, sendo três indígenas e seis negros

Após cinco dias de programação, o Flitabira encerrou sua terceira edição com 167 atividades. Apresentado pelo Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, o evento contemplou 33 mesas de debate nacionais, 17 locais, 11 virtuais, 20 espetáculos infantis e 85 sessões de autógrafos.

O tema do 3º Flitabira foi "Arte, Literatura e Correspondências", celebrando a importância que as cartas trocadas entre Carlos Drummond de Andrade e seus familiares e amigos agregam.

No que tange à programação internacional, dois autores marcaram presença no Flitabira: Raquel Cané e Pedro Drummond, neto de Carlos Drummond de Andrade, patrono do Festival. Já a programação nacional teve a presença de 40 escritores e escritoras – 19 mulheres e 21 homens, sendo três indígenas e seis negros.

A programação regional trouxe 14 mesas para o Festival, das quais cinco abordaram o tema central do evento, as epístolas drummondianas. As demais mesas de debate trataram temáticas como mulheres na literatura, inclusão, arte e cidade, literatura marginal, religiosidade e fé e a história da cidade de Itabira. No total, 22 mulheres e 20 homens compuseram a lista de intelectuais da programação local, sendo 11 negros e 23 professores. Um desses professores foi Maxsandro Soares, professor dos três alunos que subiram ao pódio do Prêmio de Redação do Flitabira na categoria 3, que agracia estudantes entre 15 e 18 anos.

Quanto à premiação, considerada um dos principais momentos do Festival, 22 escolas aderiram à proposta, dentre elas públicas e privadas da Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio. No total, cerca de 9,2 mil estudantes estiveram envolvidos e puderam participar do concurso.

Ainda sobre os números, mais de 60 pessoas compuseram as equipes de produção, comunicação e audiovisual. Indo além, foram feitas 51 contratações para equipe de montagem, limpeza, seguranças, brigada, alimentação, livraria e afins, totalizando mais de 110 contratações diretas e indiretas.

A estrutura englobou dois palcos, uma ampla livraria, áreas de leitura e lazer, em um espaço coberto de quase 900m² - isso sem contar com a parte descoberta do Flitabira, que englobou a área destinada à gastronomia. Para a livraria, coração do Festival, foi montado um espaço de 244 metros quadrados dedicado à venda de livros no Flitabira, com cerca de 15 mil exemplares disponíveis, incluindo mais de 4 mil títulos literários abrangendo diversos gêneros, como romance, poesia, ensaio, aventura, terror, crônica, biografia, infantojuvenil, entre outros.

Tags: Flitabira
[07/11/2023 09:00:00]