Flitabira chega à 3ª edição prestando homenagem a Conceição Evaristo e Portinari
PublishNews, Redação, 05/10/2023
Com o tema 'Arte, Literatura e Correspondências', evento ocorre de 31 de outubro a 5 de novembro e conta com mais de 100 autores na programação

A 3ª edição do Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira está chegando. De 31 de outubro a 5 de novembro, o evento ocupará o Centro Histórico de Itabira (MG), tendo como tema central a Arte, Literatura e Correspondências e com mais de 100 autores na programação.

Com curadoria de Afonso Borges e Sérgio Abranches, todas as atividades do evento serão gratuitas via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, a Lei Rouanet, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio da Prefeitura de Itabira e UBE – União Brasileira de Escritores.

Conceição Evaristo | © Aline Macedo
Conceição Evaristo | © Aline Macedo
Nessa terceira edição, o Flitabira inaugura na cidade um “circuito cultural” que começa abaixo da Rua Tiradentes e termina na Casa de Drummond, na Praça do Centenário. A montagem inclui estabelecimentos de gastronomia e artesanato, palco onde se apresentarão os músicos de viola caipira, descendo para a livraria com espaço para crianças e terminando no auditório, todos edificados no meio da Rua Major Lage, lugar em que se localiza a casa onde o poeta morou.

O ponto alto do Festival acontecerá no dia 4 de novembro, às 21h, quando a escritora Conceição Evaristo receberá o Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano, outorgado pela UBE – União Brasileira de Escritores –, seguido de mesa de debate com a Ministra Cármen Lúcia.

No entanto, o Flitabira começa no dia 31 de outubro, aniversário de 121 anos de Carlos Drummond de Andrade, com exibição no YouTube do Flitabira da sessão de leituras de cartas do poeta feitas por atores, atrizes e escritores. Paralelamente, no Twitter, acontecerá o Concurso Nacional de Palíndromos CDA, o #desafiopalindromoCDA121, sob a curadoria de Leo Cunha e Ricardo Cambraia, experts no assunto.

A abertura oficial será no dia 1.º de novembro, às 18h, com falas de Danilo Miranda, diretor regional do Sesc-SP, dos curadores Afonso Borges e Sérgio Abranches e de Fabiano Piúba, Secretário de Formação, Livro, Leitura, representando a Ministra da Cultura Margareth Menezes.

João Candido Portinari | © Maria Edina Portinari
João Candido Portinari | © Maria Edina Portinari
Nos demais dias, cerca de 100 escritores e escritoras participarão de palestras, debates, aulas-espetáculos e sessões de autógrafos para todas as idades: infantil, infantojuvenil e adulto. Para compor as mesas, entre os autores confirmados estão Aílton Krenak, Alexandre Amaro, Andréa Pachá, Ministra Cármen Lúcia, Conceição Evaristo, Danilo Miranda, Eliana Alves Cruz, Estevão Ribeiro, Eugênio Sávio, Fabrício Carpinejar, Jamil Chade, Jefferson Tenório, João Carrascoza, João Candido Portinari, Márcia Tiburi, Paula Pimenta, Pedro Drummond, Raquel Cané, Rejane Dias, Rodrigo Lacerda, Rogério Robalinho, Sérgio Abranches, Silvana Gontijo, Simone Paulino, Tino Freitas, Trudruá Dorrico, Wagner Schwartz, entre outros.

Em um palco montado na área de Gastronomia, acontece o I Festival Literário de Viola Caipira, com alguns dos mais destacados violeiros do País – todos eles escritores: Roberto Corrêa, Marcos Assunção, Ivan Vilela e Fabrício Conde –, em shows e aulas-espetáculos.

Outras atrações compõem o Festival, como a exposição “Portinari Negro”, já instalada na Praça do Areião, composta de 42 reproduções de telas de Candido Portinari, expostas em painéis de 3 metros de altura. A seleção e curadoria são do Projeto Portinari, fundado em 1979 por João Candido Portinari, fundador e diretor-geral da instituição, que estará no festival. A exposição esteve em cartaz, com sucesso de público de crítica na cidade de Paracatu. A entrada é gratuita.

Confira a programação completa clicando aqui.

[05/10/2023 10:00:00]