Raissa Boniolo é a vencedora do Prêmio Jovens Talentos 2023
PublishNews, Redação, 06/09/2023
Criadora e coordenadora do Centro de Dados e Estratégia do Grupo Companhia das Letras, Raissa viajará para Frankfurt com as despesas de passagem e hospedagem pagas; anúncio foi feito durante o Rio International Publishers Summit nesta quarta

Na tarde desta quarta (6), durante a programação do Rio International Publishers Summit, o PublishNews anunciou o vencedor do Prêmio Especial do Jovens Talentos, que em parceria com a MVB Brasil, reconhece profissionais com menos de 35 anos que se destacaram na indústria editorial.

Raissa Boniolo, criadora e coordenadora do Centro de Dados e Estratégia do Grupo Companhia das Letras foi a escolhida desta sétima edição do Prêmio pelo júri composto por Marifé Boix-Garcia (Feira de Frnkfurt), Dante Cid (presidente do SNEL), Fernanda Garcia (diretora executiva da CBL), Lu Magalhães (PublishNews) e Ricardo Costa (CEO da MVB Brasil). Ela viajará para Frankfurt com as despesas de passagem e hospedagem custeadas pela organização do prêmio.

Raissa concorreu ao prêmio com Anna Clara Gobatto (Planeta), Jorge José de Souza Pereira (Revista Philos), Leopoldo Cavalcante (Aboio) e Rafaela Fernandes Lamas (Autêntica).

“Fiquei extremamente impressionado com a qualidade dos trabalhos apresentados, com o nível de inovação, modernidade que esses jovens apresentaram”, comentou Dante sobre o Prêmio e os finalistas logo após o anúncio da vencedora. “Eu fico muito confiante num futuro bastante inovador e repleto de avanços tecnológicos da nossa indústria, algo mais necessário do que nunca e esses jovens mostraram que isso é viável, não só através da tecnologia, mas também de um trabalho criativo de licenciar e apresentar o trabalho editorial em diversas mídias, frentes e modelos comerciais”. Sobre o trabalho feito por Raissa, especificamente, o presidente do SNEL completou: “Todas as editoras precisam dar a importância devida que o tratamento de dados requer”.

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cásper Líbero (2021) e especialista em estudos de Cultura Material & Consumo pela ECA-USP (2023), Raissa criou o Centro de Dados e Estratégia do Grupo Companhia das Letras, sendo responsável pelas áreas de CRM, Mídias Digitais, Inteligência de Mercado e SEO.

Ao longo de dois anos, ela desenvolveu metodologias para identificar oportunidades de títulos de acordo com sazonalidades, aplicando pesquisas quantitativas que geraram valiosos insights sobre o comportamento do público, especialmente nas redes sociais.

Em 2022, após contribuir para a adesão da Companhia ao selo Carbon Free, Raissa criou o Centro de Dados e Estratégia do Grupo, iniciativa que surgiu da necessidade de unificar de forma consciente, segura e escalável as áreas de análise de dados e mídias digitais da empresa. Hoje, a Companhia tem aproximadamente 20 modelos de relatórios já produzidos atendendo os principais departamentos do mercado.

A inscrição de Boniolo ao Prêmio contou com recomendações de Luciana Borges, diretora comercial da Companhia; Rodrigo Galano, market analyst da Nielsen Book Brasil; e Isabella Oliveira, estagiária de inteligência de mercado da Companhia; além de dados, apresentações e cases sobre seu trabalho na editora.

“Raissa trouxe para o time novas ferramentas de análises, é focada nos indicadores e traz muitas dicas de caminhos para novas ações, e com uma proatividade que poucos profissionais têm, ela tem nos provocado a repensar ações visando melhorias - e que os tiros sejam disparados para os alvos certos”, elogiou Luciana. “Através do que foi estruturado pela Raissa, hoje conseguimos trabalhar em conjunto para entender as principais tendências do mercado, o comportamento do consumidor, que ferramentas e estratégias temos a nossa disposição para conquistar, cativar e principalmente – fidelizar – os mais diferentes tipos de público e como investir nosso orçamento de forma mais certeira”, reforçou Isabella.

“Se eu estou aqui hoje é porque eu recebi o apoio de muitas pessoas, tive oportunidades, portas que foram abertas para mim desde o início, até hoje”, disse Raissa na entrega do prêmio, citando o nome de Isabella, Laura Dourado, Matinas Suzuki Jr., diretor de operações da Companhia, entre outros.

“Tudo isso foi possível porque através de dados eu vi que a gente tem muita oportunidade que a gente perde. Oportunidades sociológicas e humanas que a gente precisa trabalhar e trazer para a atualidade”, finalizou.

Já venceram o Prêmio Especial do Jovens Talentos nomes como Daniel Lameira (2015), Guilherme Filippone (2016), Gustavo Lembert (2017), Diana Lassy (2018), Carolina Rocha (2019) e Anna Luiza Cardoso (2020/2021).

[06/09/2023 15:00:00]