Duas Ritas entram na Lista Nielsen PublishNews
PublishNews, Talita Facchini, 04/07/2023
Rita Lee emplacou sua 'Outra autobiografia' e Rita Lobo o seu 'Panelinha – Receitas que funcionam' na lista que apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento

Rita Lee (© Guilherme Samora) e Rita Lobo (© Redes Sociais)
Rita Lee (© Guilherme Samora) e Rita Lobo (© Redes Sociais)

A Lista Nielsen PublishNews – que apura os autores brasileiros mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento no país – traz duas Ritas entre as novidades.

No período de 22 de maio a 18 de junho, Rita Lee emplacou a sua Outra autobiografia (Globo Livros) no primeiro lugar da lista de Não Ficção. No livro, ela conta – em um texto franco – detalhes do seu tratamento contra o câncer, da sua rotina, “dos avisos do Universo, de seres de luz e dos caminhos que a vida tomou”. Seu livro anterior, Rita Lee – Uma autobiografia (Globo Livros), ficou na terceira posição da lista.

A outra Rita a entrar na apuração é a chef, apresentadora e autora Rita Lobo, com a obra Panelinha – Receitas que funcionam (Senac São Paulo). O livro tem o nome do site que Rita criou em 2000 para ensinar a preparar pratos saudáveis, revelando truques e manhas, de modo que qualquer pessoa consiga fazer. Considerada pela própria Rita como sua obra definitiva, Panelinha traz mais de 550 receitas fotografadas com sugestões para variadas situações e ocasiões do cotidiano: jantares práticos, saladas elaboradas, massas rápidas, comida de criança, pratos variados com peixes, aves e carnes, sobremesas saudáveis, pães integrais, tudo para facilitar a vida das pessoas que acreditam na boa alimentação como a base da vida.

Em Ficção, a única novidade é a edição comemorativa de Água viva (Rocco), de Clarice Lispector, na 17ª posição. Descrito como um “romance sem romance”, Água viva é, segundo a editora, “um lindo poema em prosa, no qual se comemora a vida de tudo o que, intensamente, é”. A obra foi publicada originalmente em 1973 e a edição comemorativa saiu em 2020.

Tudo é rio (Record), de Carla Madeira; A hora da estrela (Rocco), também de Clarice; e Torto arado (Todavia), de Itamar Vieira Junior, formam o pódio de Ficção.

No Ranking das editoras, o Grupo Companhia das Letras, Globo e Planeta empataram na primeira posição com cinco livros cada. O Grupo Editorial Record aparece com quatro obras emplacadas na lista e Ediouro, Gente, HarperCollins, Rocco, Sextante e Todavia empataram com dois títulos cada.

[04/07/2023 09:00:00]