Marcos Guedes não é mais CEO da Livraria Saraiva
PublishNews, Guilherme Sobota, 15/06/2023
Em um comunicado ao mercado divulgado nesta quarta-feira (14), a empresa anunciou a saída de Guedes do cargo de CEO não estatutário da companhia; ele permanece no Conselho de Administração

Marcos Guedes | © Saraiva
Marcos Guedes | © Saraiva
Marcos Guedes não é mais o CEO da Livraria Saraiva. Em um comunicado ao mercado divulgado nesta quarta-feira (14), a empresa anunciou a saída de Guedes do cargo de CEO não estatutário da companhia. Ele permanece "única e exclusivamente" como membro do Conselho de Administração.

"A empresa agradece ao Sr. Marcos Guedes Pereira pela sua contribuição ao longo do período em que exerceu o mencionado cargo", diz o comunicado.

No cargo desde junho de 2022, com períodos como CEO interino entre 2021 e 2022, o empresário falou sobre o momento da empresa ao PublishNews em agosto do ano passado, comentando naquela altura o bom resultado de um aditamento e admitindo que a Saraiva ainda não estava salva. Ele afirma na ocasião que a recuperação judicial da empresa machucou muito o mercado.

No final de 2021, ele também havia afirmado que suas principais missões eram reestabelecer a comunicação com o mercado editorial, estabilizar a companhia e fazer a empresa voltar a crescer. “Estamos trabalhando para novos alicerces da Saraiva”, disse durante uma Sabatina.

A empresa divulgou em maio os resultados do seu primeiro trimestre de 2023. Na ocasião, a rede de livrarias anunciou o fechamento de seis lojas em abril e que terminava o primeiro trimestre do ano com 31 lojas físicas.

No início do ano, acionistas e credores conseguiu algumas vitórias no âmbito da recuperação judicial ao adiar uma assembleia da empresa para solicitar explicações sobre contratos da Saraiva com a KR Capital. A pressão era para que a companhia divulgasse ao mercado o inteiro teor do contrato que deu origem a um crédito de R$25 milhões para a KR Capital. Segundo a Saraiva, a situação foi esclarecida no âmbito do juízo, e a livraria sempre negou veementemente qualquer irregularidade nos contratos, mas os questionamentos por parte de acionistas e credores continuaram.

A Saraiva ainda não anunciou quem vai assumir o cargo de CEO a partir de agora.

[15/06/2023 12:10:00]