Frankfurt abre inscrições para seus programas de Fellowship 2023
PublishNews, Redação, 09/02/2023
Editores podem se inscrever no Invitation e Fellowship Programme até 30 de abril; nos últimos anos o Brasil teve representantes em ambos os programas

Gustavo Faraon (Dublinense) e os editores e agentes selecionados para o Fellowship Programme de 2022 | © Nurettin Cicek / Feira do Livro de Frankfurt
Gustavo Faraon (Dublinense) e os editores e agentes selecionados para o Fellowship Programme de 2022 | © Nurettin Cicek / Feira do Livro de Frankfurt

A Feira do Livro de Frankfurt (18 a 22/10) abriu as inscrições para dois dos seus programas internacionais. Este ano, o Fellowship Programme irá focar em publicações de ficção não ilustrada e não ficção, e o Invitation Programme, mais uma vez, em editores de países com mercados em desenvolvimento.

Fellowship Programme

O Fellowship Programme leva para Frankfurt todos os anos, desde 1998, editores, gerentes de direitos e agentes literários para um programa intensivo de treinamento e networking.

Durante duas semanas, os selecionados terão uma agenda cheia que inclui visitas a editoras, agências e livrarias, apresentações de mercado, eventos de matchmaking e inúmeras oportunidades de networking em Frankfurt e Berlim, bem como na Feira de Frankfurt.

As inscrições terminam em 30 de abril e o foco deste ano será ficção não ilustrada e não ficção. Os requisitos incluem ter vários anos de trabalho na indústria editorial, bom domínio do inglês e três cartas de recomendação de parceiros comerciais internacionais. Interessados podem se inscrever clicando aqui.

O programa deste ano ocorre de 8 a 22 de outubro e cobre as despesas de hospedagem e de alimentação neste período. As passagens aéreas correm por conta dos participantes.

Nos últimos anos, o Brasil foi representado no Fellowship por Rita Mattar (ex-Companhia das Letras, 2017), Alice Melo (HarperCollins / 2018), Livia Vianna (Record / 2019), Nathalia Dimambro (Seguinte / 2020-2021) e Gustavo Faraon (Dublinense / 2022).

Invitation Programme

O Invitation Programme foca em editores de países com mercados em desenvolvimento. O programa oferece a editoras pequenas e independentes da África, Ásia, mundo árabe, América Latina e Caribe a chance de participar da Feira de Frankfurt para que possam formar redes e atuar no mercado livreiro mundial a médio e longo prazo.

As inscrições também terminam em 30 de abril de 2023 e o programa deste ano acontece de 12 a 22 de outubro. Interessados podem se inscrever clicando aqui.

Em 2019, o Brasil foi representado por Silvia Naschenveng (Mundaréu), em 2020-2021, por Maria Amélia (Amelí) e em 2022 por Zeco Montes, da Ôzé Editora.

[09/02/2023 08:00:00]