Publicidade
Publicidade
'Se o livro deu certo, o editorial acertou; se deu errado, a culpa é do comercial e do marketing'. Será?
PublishNews, Daniela Kfuri, 16/03/2017
Daniela Kfuri defende que essa máxima deveria estar em desuso e que a performance de um livro depende de toda a cadeia: desde o autor até o livreiro

Todo profissional da nossa indústria quer ver seu livro nas listas de mais vendidos. Figurar numa lista é motivo de comemoração. Significa que todo o trabalho da cadeia do livro - autor, editorial, revisão, produção, marketing, vendas, distribuição - está correto. Se todos esses elementos não estiverem alinhados, a possibilidade de erro é grande, a coisa não vai pra frente. Diferente de prêmios literários, a lista de mais vendidos é um reconhecimento comercial que vem direto do consumidor final para todos os que trabalham em uma editora.

Assim que comecei no mercado editorial, Roberto Feith, um dos profissionais do livro mais brilhantes que já conheci (e que tive a honra de ter como chefe por 10 anos), me disse: "você precisa estar colada no comercial, ir a todas as livrarias, pesquisar, saber o que podemos fazer em conjunto em termos de marketing". E, é claro, eu fui. A vivência ao lado do comercial me ajudou a compreender muitas necessidades e, acima de tudo, a dar valor a esses profissionais que, no fundo, trazem dinheiro pra casa, dinheiro que paga todos os nossos salários. Já esperei por horas para reunião com compradores; já comemorei a chegada de grandes pedidos e de metas batidas; já levei puxada de orelha de livreiro por causa de capa e título; já tive que contar por muitas vezes a mesma história do livro e já acompanhei cliente reclamando dos mais diversos assuntos. A vida do comercial é cíclica, meta realizada num dia, no outro já tem outro desafio batendo à porta. Desafio que é da empresa inteira.

Marketing e comercial têm formas diferentes de ver o mundo, mas que são complementares. O marketing tem uma visão orientada para os consumidores, enquanto o comercial tem uma visão mais orientada para o negócio. Como eu mesma escrevi no meu primeiro artigo no PublishNews: vender não é a parte mais importante do marketing. Na verdade, ele tem que conhecer e entender o leitor, o livro e o livreiro tão bem que a venda seja algo natural. O marketing tem que gerar um cliente disposto a comprar, tem que facilitar o trabalho do comercial, importar-se de fato com a qualificação da força de vendas e das relações com os livreiros. Da mesma forma, o comercial deve alimentar o marketing com informações para que, juntos, possam analisar e tomar decisões de rota e esforços acertadas.

Enquanto profissional de marketing, o ritmo não é diferente, não. São campanhas para administrar, lançamentos para fazer, estratégias em PDV, ações institucionais, encontro com autores, feiras para montar, atividades supercriativas em redes sociais para pensar, tentar fazer o máximo com pouca verba.

E quem nunca escutou o muxoxo: "se o livro deu certo, o editorial acertou; se o livro deu errado, a culpa é do comercial e do marketing". Essa frase é fruto de um tempo em que não se escutava a ponta e não se trocavam ideias. Não se escutava o livreiro. De um tempo em que se entregava um produto pronto para que esses departamentos apenas vendessem, sem pesquisa, sem viabilidade, sem nada. Esse tempo não existe mais, ou pelo menos não deveria existir. Estamos todos juntos.

Hoje, é impossível trabalhar sem marketing. O marketing na origem do produto, não só na comunicação, que pense em números, além de ser criativo. Hoje também é impossível não escutar, valorizar e não abastecer o comercial de informações, um comercial que possa ler e que possa gerir o catálogo, além dos lançamentos.

Por isso, um prêmio como o Avena PublishNews, que resolve homenagear os livros mais vendidos e os profissionais de vendas e marketing vem mais do que em boa hora! Vai ser uma festa de reconhecimento para o mercado editorial, uma festa de um trabalho coletivo bem-feito. Parabéns aos que criaram o prêmio. Parabéns às empresas que vão recebê-lo.

[O Prêmio Avena PublishNews, uma correalização do PublishNews da International Paper, fabricante dos papéis Chambril Avena e Chambril Avena + para o segmento editorial, será entregue no próximo dia 29, às 19h, no teatro da Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500 - Sumaré - São Paulo / SP). Para participar do evento, é preciso preencher um formulário].

Daniela Kfuri é formada em Comunicação Social pela UERJ, possui MBA em Marketing e Pós-MBA em Marketing Digital pela FGV. Com mais de 20 anos de experiência, já trabalhou em agências de propaganda e nas áreas de marketing de empresas como Jornal do Brasil, Metropolitan e Estação das Letras. Em 2006, fundou o Departamento de Marketing da editora Objetiva, englobando os selos Alfaguara, Suma de Letras, Fontanar e Ponto de Leitura. Gerenciou campanhas de marketing de autores como Luis Fernando Verissimo, Mario Vargas Llosa, Carlos Ruiz Zafón, Martha Medeiros, Stephen King, Elizabeth Gilbert, Mario Quintana, Marcelo Rubens Paiva e Arnaldo Jabor, entre outros. Trabalhou no Grupo Companhia das Letras e no Grupo Ediouro. Atualmente, a colunista é Diretora de Marketing e Vendas da HarperCollins Brasil.

[16/03/2017 08:15:00]
Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Em sua coluna Daniela Kfuri faz uma declaração de amor aos livreiros e conclui: ‘apostando no livreiro, estamos no caminho certo’
Daniela Kfuri tenta responder essa pergunta e conclui que o maior desafio é escolher o que fazer e como fazer de forma assertiva
Daniela Kfuri usa sua coluna para levantar mais questões sobre a pertinência e relevância dos selos editoriais
"Estamos vivendo mais uma batalha de informações do que uma batalha de vendas", essa frase de Philip Kotler mostra a dimensão da importância do planejamento e da pesquisa no Marketing
Em seu artigo de estreia no PublishNews, Daniela Kfuri defende que o Marketing deve ser adotado por todos os departamentos da editora
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Projeto de Lei que cria o Fundo Nacional Pró-Leitura é aprovado na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Volnei Canônica explica tudo sobre o que isso significa
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Volnei Canônica usa sua coluna para falar sobre a cena da literatura infantil e juvenil dentro da premiação do Jabuti
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua coluna, Paulo Tedesco fala sobre a qualidade da leitura dos brasileiros, podemos ler muito, mas "a realidade é de que lemos mal, e muito mal"
Se eu não coloco uma emoção em palavra, não sei se aquela emoção existe. A emoção só passa a existir na hora em que encontro uma fórmula escrita que traduza aquele sentimento.
Affonso Romano de Sant'Anna
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar