Publicidade
Publicidade
O fim do departamento de marketing
PublishNews, Daniela Kfuri, 03/03/2016
Em seu artigo de estreia no PublishNews, Daniela Kfuri defende que o Marketing deve ser adotado por todos os departamentos da editora

"Quem vende livros, vende qualquer coisa. Quem vende qualquer coisa não vende livros." Essa frase foi dita a mim por uma colega do comercial da editora e nunca mais saiu da minha cabeça.

O livro é único. O leitor compra uma experiência, uma vivência, uma emoção, um conhecimento, um companheiro. Quantos casos de amor por autores, histórias e personagens nascem das leituras? No entanto, quantos bons livros são lançados e totalmente ignorados pelo mercado? Parece que saem da gráfica só para passear na livraria, para depois voltar ao depósito.

Essa tragédia é fruto de uma falta de diálogo entre os editores, o marketing e o comercial. Num passado recente, em nosso mercado ainda pouco profissional, os editores não envolviam outros departamentos em suas decisões, muitos ainda trabalham assim infelizmente. A comunicação se resume apenas a um "tá pronto, vende aí". O resultado são equipes comerciais mal treinadas que só ficam sabendo do livro 10 minutos antes da reunião com os clientes. Capas que não atingem o público-alvo, textos de capa nada vendedores, livros tão caros que destroem o projeto inteiro e títulos que não funcionam são alguns dos exemplos do que pode acontecer. Campanhas malfeitas que não surtem efeito nenhum ou entram em vigor um mês depois do livro ter sido lançado representam dinheiro, tempo e energia jogados fora.

Ainda existe um descompasso entre as expectativas e o produto. Você pode fazer uma bela campanha, gastar rios de dinheiro em diversos tipos de ações. Mas se você não tem um bom livro, daqueles que quando acaba de ler algo ficou marcado em você, nada disso importa ou vai ter eficácia. O livro é o mais importante de tudo; é o “P” de produto. E esse descompasso também nasce de uma falta de diálogo entre quem compra e faz e quem vende.

O bom marketing não é acidental. É fruto de pesquisa, de análise, de planejamento, de execução e mensuração cuidadosos e de timing perfeito. O profissional de marketing envolve-se nas decisões de características de um produto, que preço terá, onde será vendido, quanto será gasto com propaganda on e off-line e no ponto de venda. Todas essas decisões são tomadas em um cenário de mudança constante impulsionado pelas novas tecnologias. No mercado editorial não poderia ser diferente.

Até porque, hoje em dia, não há mais espaço para amadorismo. Atualmente as decisões relativas à compra, produção e investimento em marketing de livros têm que ser estudadas, discutidas com base em números, em informações do mercado e envolvem vários setores da empresa. O porquê de estarmos publicando esse livro é a grande questão. Os editores atuais têm que ser gerentes de produto de olho nos objetivos comerciais ou institucionais propostos para aquele livro. São responsáveis pelo ciclo de vida do produto. E têm no marketing um aliado muito eficaz que pode ajudá-los durante todo o processo: antes da existência do livro, durante o seu desenvolvimento e depois que é lançado. Mas para que isso aconteça, decisões estratégicas devem ser compartilhadas e a responsabilidade pelo resultado final dividida.

Já o comercial pode ter no marketing o seu melhor amigo. Vender não é a parte mais importante do marketing. Na verdade, ele tem que conhecer e entender o leitor, o livro e o livreiro tão bem que a venda seja algo natural. O marketing tem que gerar um cliente disposto a comprar, tem que facilitar o trabalho do comercial, se importar de fato com a qualificação da força de vendas e das relações com os livreiros. Da mesma forma o comercial deve alimentar o marketing com informações para que juntos possam analisar e tomar decisões de rota e esforços acertadas.

Dentro desse modelo colaborativo o marketing não fica mais restrito a um departamento. A empresa, sua visão, missão e planejamento estratégico devem estar envolvidos nesse processo. O marketing pensa como os outros departamentos e os outros departamentos pensam como marketing. O editor entende de vendas e o vendedor entende da confecção de um livro. A orientação para o cliente, seja ele leitor, livreiro ou autor, permeia todas as decisões do negócio. As informações, prioridades e dados são comuns a todos. Os departamentos estão trabalhando juntos e em sintonia porque o objetivo final é o mesmo. Cada um cumpre seu papel com excelência e entende a importância do outro na cadeia. Com isso, todos ganham: os editores, o marketing, o comercial, o livro e o leitor.

Porém cada etapa dessas que descrevi surge como um desafio permanente . É sobre elas que pretendo continuar a falar nos próximos artigos. Até lá!

Daniela Kfuri é formada em Comunicação Social pela UERJ, possui MBA em Marketing e Pós-MBA em Marketing Digital pela FGV. Com mais de 20 anos de experiência, já trabalhou em agências de propaganda e nas áreas de marketing de empresas como Jornal do Brasil, Metropolitan e Estação das Letras. Em 2006, fundou o Departamento de Marketing da editora Objetiva, englobando os selos Alfaguara, Suma de Letras, Fontanar e Ponto de Leitura. Gerenciou campanhas de marketing de autores como Luis Fernando Verissimo, Mario Vargas Llosa, Carlos Ruiz Zafón, Martha Medeiros, Stephen King, Elizabeth Gilbert, Mario Quintana, Marcelo Rubens Paiva e Arnaldo Jabor, entre outros. Trabalhou no Grupo Companhia das Letras e no Grupo Ediouro. Atualmente, a colunista é Diretora de Marketing e Vendas da HarperCollins Brasil.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Tags: Marketing
Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Daniela Kfuri defende que essa máxima deveria estar em desuso e que a performance de um livro depende de toda a cadeia: desde o autor até o livreiro
Em sua coluna Daniela Kfuri faz uma declaração de amor aos livreiros e conclui: ‘apostando no livreiro, estamos no caminho certo’
Daniela Kfuri tenta responder essa pergunta e conclui que o maior desafio é escolher o que fazer e como fazer de forma assertiva
Daniela Kfuri usa sua coluna para levantar mais questões sobre a pertinência e relevância dos selos editoriais
"Estamos vivendo mais uma batalha de informações do que uma batalha de vendas", essa frase de Philip Kotler mostra a dimensão da importância do planejamento e da pesquisa no Marketing
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Não vou sair nunca da literatura. A morte vai me encontrar escrevendo.
Mario Vargas Llosa
Escritor peruano
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar