Publicidade
Oficinas e exposições na programação de janeiro da Rede de Museus-Casas Literários de SP
PublishNews, Redação, 10/01/2023
Programação é gratuita e inicia o ano de 2023 atraindo interessados em literatura, poesia e ferramentas de comunicação audiovisual

A Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis, preparou uma programação diversificada para iniciar o ano de 2023, que inclui oficinas de roteiro para podcasts narrativos e curta-metragens, exposição de periódicos brasileiros e estrangeiros que ilustram a modernidade e clube de leitura com Poesia de Cordel. A agenda é composta por atividades presenciais e virtuais, com algumas precisando de inscrição.

Na Casa das Rosas (Avenida Paulista, 37 – São Paulo /SP) o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura realizará o curso Escritas Fora do Centro, com a escritora, professora e articuladora cultural Bruna Mitrano. A atividade é promovida pelo Centro de Apoio a Escritores do museu e pretende abordar autoras periféricas contemporâneas, explorando a diversidade de vozes e linguagens em sua relação com as questões de subjetividade e de política no cenário urbano. O curso ocorre às terças-feiras, 17, 24 e 31 de janeiro, 7 e 14 de fevereiro, das 19h às 21h, por meio de plataforma virtual. As inscrições podem ser feitas aqui.

O museu também oferece no mês de janeiro a oficina online Roteiro para Podcasts Narrativos com o produtor, roteirista e editor de áudio Ricardo Terto, às quartas-feiras, 18 e 25 de janeiro e 1 e 8 de fevereiro, das 19h às 21h. A atividade tem como objetivo auxiliar aqueles que pretendem dar os primeiros passos no mundo profissional dos podcasts ou criar seus próprios conteúdos, fazendo isso de forma participativa e prática, com a elaboração de um projeto durante a oficina. As inscrições podem ser feitas aqui.

Já a Casa Mário de Andrade (Rua Lopes Chaves, 546 – São Paulo / SP) realizará nos dias 19 e 26 de janeiro e 2 e 9 de fevereiro, das 19h às 21h, o curso Mitologia, Literatura e Cinema: O Imaginário de Macunaíma, com Carlos Gonçalves, pós-doutorando em Comunicação e Audiovisual pela ECA-USP e Doutor em Ciências Sociais - Antropologia (PUC-SP). O curso online pretende analisar a construção do imaginário simbólico e estético do personagem Macunaíma, do romance de Mário de Andrade, além de discutir a diversidade cultural brasileira destacando os elos entre mitologia, tradição e modernidade na literatura e no cinema. As inscrições podem ser feitas aqui.

O museu também oferece o Clube de Leitura Casa Mário de Andrade, organizado por Lucineide Vieira, pós-graduada em Língua Portuguesa pela PUC-SP e Professora Orientadora de Sala de Leitura na Rede Municipal de Educação de São Paulo, e por Josué Gonçalves de Araújo, escritor de poemas de cordel e responsável pela Editora Areia Dourada. Como convidado deste encontro teremos Costa Senna, ator, compositor, cantor e poeta, que apresentará o seu cordel A arte de governar o teimoso mundo cão. A atividade será no dia 28 de janeiro, das 16h30 às 18h em formato híbrido — tanto presencial quanto virtual. Os interessados em participar virtualmente devem se inscrever neste link, e aqueles que preferirem o presencial devem se inscrever neste link.

Na Casa Guilherme de Almeida, a exposição O Moderno em Revista: Vanguardas do século XX em publicações do acervo de Guilherme de Almeida está instalada no museu até o dia 5 de março de 2023. A Mostra traz periódicos estrangeiros e brasileiros que ilustram a história da modernidade e pode ser visitada gratuitamente, de terça-feira a domingo das 10h às 18h, no museu localizado no Sumaré, zona oeste de São Paulo. Não há necessidade de inscrição.

E para fechar os destaques da programação de janeiro da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, a Casa Guilherme de Almeida realizará o curso Roteiro de curta-metragem: Do documentário à ficção, com Roney Freitas, bacharel em Audiovisual pela ECA-USP, autor de curtas selecionados em diversos festivais nacionais e internacionais, programado para terça a quinta-feira, dia 31 de janeiro e dias 1, 2, 7, 8 e 9 de fevereiro, das 18h30 às 21h. A atividade será presencial, no Anexo da Casa Guilherme de Almeida, e tem como objetivo proporcionar aos alunos conhecimentos e experiências próprias no desenvolvimento de argumentos e projetos de curta-metragem em cinema. As inscrições podem ser feitas nesse link.

Acompanhe a agenda completa no site de cada instituição: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade.

[10/01/2023 11:00:00]
Matérias relacionadas
Prédio que celebra a memória e a obra do escritor modernista paulista passou por reestruturação e recebe o público com duas novas exposições gratuitas
Casa Guilherme de Almeida realiza a primeira edição do festival lítero-musical Cosmópolis e a Casa das Rosas celebra a história do Bixiga
Pesquisadora Débora Tavares participa de lançamento do livro 'A face mais doce do azar' (Editora Claraboia), de Vera Saad, com presença da autora
Leia também
Festival abre programação paralela da 6a edição da Feira [SUB]; parceria com o Sesc ocorre pela primeira vez
Escritora vai debater o seu segundo romance, 'Água turva', lançado pela Companhia das Letras
De 22 a 26 de maio, o Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte terá programação gratuita, com participação de aproximadamente 400 artistas brasileiros e internacionais