Casa das Rosas recebe bate-papo sobre as fronteiras entre ficção, história e política
PublishNews, Redação, 22/03/2024
Pesquisadora Débora Tavares participa de lançamento do livro 'A face mais doce do azar' (Editora Claraboia), de Vera Saad, com presença da autora

Escritora Vera Saad lança seu novo romance na Casa das Rosas | © Divulgação
Escritora Vera Saad lança seu novo romance na Casa das Rosas | © Divulgação
A face mais doce do azar (Editora Claraboia), novo romance da escritora paulista Vera Saad, será tema de um bate-papo de lançamento neste sábado, dia 23 de março, às 14h, no Jardim da Casa das Rosas (Av. Paulista, 37, Bela Vista – São Paulo / SP), com participação da autora e da pesquisadora Débora Tavares, mestre e doutora em Literatura pela Universidade de São Paulo, onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. No evento, intitulado “Nas malhas da história: ficção hoje”, as fronteiras entre ficção, história e política serão debatidas, trazendo a utopia e a distopia em destaque na literatura contemporânea.

Segundo a autora, o livro mostra como a política afeta diretamente a vida das pessoas. “Não podemos simplesmente dizer que não gostamos desse tema. Tudo é política”, enfatiza. Vera argumenta também que a obra retrata uma época anterior a muitos avanços nas pautas relacionadas aos direitos femininos. “Vivenciei o mundo antes e depois do ‘não é não’, e sei do impacto que isso teve para as mulheres. Não conheço uma mulher com mais de 40 anos que não tenha sofrido abuso sexual, e o que é pior, sem ter consciência de que aquilo era um abuso”, revela Saad.

A face mais doce do azar é narrado a partir das percepções de Dubianca, uma menina na pré-adolescência, inteligente e sensível. No começo da obra, a garota, também chamada de Dubi ou Bianca, vive na pele os desacertos da política econômica brasileira ao precisar se mudar, junto com os pais, para o porão da casa dos tios após a família perder a estabilidade financeira e com ela a moradia.

Além de política e governo Collor, Vera elenca também como temas do livro família e abuso sexual. “Como o livro trata de uma família, pensei que a menina é sempre o lado mais frágil da corda. Quis dar voz a essa garota, seria a vez dela de contar a própria história”, argumenta a autora. Há uma sutileza na inserção do assunto ao mesmo tempo que a escritora consegue criar uma atmosfera de tensão crescente entre as duas personagens envolvidas no ato. O livro retrata ainda o efeito devastador que essa perversão causa na vida de uma pessoa.

Vera Saad é natural de Ourinhos, interior de São Paulo, mas cresceu e vive atualmente na capital do estado. É formada em jornalismo pelo FIAM-FAAM Centro Universitário, mestre em Literatura e Crítica Literária e doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). A trajetória literária da escritora começa ainda nos anos de 1990 quando vence o concurso de contos Sesc On-line em 1997, avaliado pelo consagrado autor Ignácio de Loyola Brandão. A escritora foi ainda finalista do VI Prêmio da Jovem Literatura Latino-Americana com o romance Estamos todos bem.

[22/03/2024 11:48:11]