Publicidade
IBGE aponta queda de vendas no terceiro mês seguido
PublishNews, Thales de Menezes, 15/09/2022
Pesquisa Mensal do Comércio registrou declínio de 0,8% em julho, na comparação com junho: setor de 'Livros, jornais, revistas e papelaria' apresentou redução de 2% no período

Livraria da Tarde | © Leonardo Neto
Livraria da Tarde | © Leonardo Neto
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a publicou a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) referente ao mês de julho. As vendas apresentaram recuo pela terceira apuração seguida. O volume foi 0,8% menor na comparação com o mês de junho. No acumulado de 2022, o varejo apresenta variação positiva de 0,4%. Nos últimos 12 meses, a queda acumulada é de 1,8%.

Em junho, o setor de “Tecidos, vestuário e calçados” tinha registrado o pior desempenho entre as dez categorias apuradas, com queda de 5,4%. Em julho, essas atividades continuam liderando a queda no volume de vendas, com números ainda mais graves. O declínio registrado agora é de 17,1%. O setor de “Livros, jornais, revistas e papelaria” teve uma queda de 2% em relação ao mês de junho.

O setor de “Combustíveis e lubrificantes” foi o único a mostrar alta nas vendas em julho, apontando elevação de 12,2%. Na apresentação do levantamento, o IBGE destaca que esse resultado específico é, certamente, fruto da política de redução do preço dos combustíveis promovida pelo governo, fazendo esse item ter uma deflação de 14,15% em relação no IPCA de julho.

Cristiano Santos, gerente responsável pela pesquisa, diz que a terceira queda seguida, após alta registrada nos quatro primeiros meses do ano, é reflexo da retomada de uma trajetória irregular detectada desde o período mais grave da pandemia. Maio, junho e julho acumulam um recuo de 2,7%, e esses resultados deixam o comércio praticamente no mesmo nível do período pré-pandemia. Em comparação a fevereiro de 2020, a variação é de 0,5%. “Esse patamar já esteve muito mais alto. Em julho de 2021, apresentou números 5,3% acima de fevereiro de 2020”, afirma Santos.

Na comparação com julho de 2021, “Livros, jornais, revistas e papelarias” registrou um aumento de 11,2%, se posicionando entre as três atividades que apresentaram alta, junto com “Combustíveis e lubrificantes” (17,4%) e “Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria” (4%).

A influência da pandemia

Ampliando as variações para todo o período depois do início da pandemia, tomando como base os resultados de fevereiro de 2021, último mês antes da influência da chega do coronavírus, o comércio varejista apresenta alterações muito irregulares entre suas categorias. Algumas atividades registram ótimos aumentos, como “Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria” (20,7%) e “Combustíveis e lubrificantes” (11,3%). Apontaram alta também os setores de “Material de construção” (2,3%) e de “Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo” (2,2%)

Já o setor de “Livros, jornais, revistas e papelaria” exibe uma queda acentuada, de 37,2%. Outras reduções impactantes desde o começo da pandemia estão registradas também em “Tecidos, vestuário e calçados” (-25,6%), “Móveis e eletrodomésticos” (-18,4%) e “Veículos e motos, partes e peças” (12,4%).

A Pesquisa Mensal de Comércio referente ao mês de julho de 2022 pode ser acessada neste link.

Tags: IBGE, PMC
[15/09/2022 10:00:00]
Matérias relacionadas
Setor volta a acumular perdas no ano 2023 após 2022 ter apresentado o maior crescimento anual (14,8%) da série, iniciada em 2004
Relatório aponta que as vendas do setor de Livros, jornais, revistas e papelaria recuaram 4,8% frente a outubro de 2022
Queda marca uma desaceleração do setor, que, mesmo com acumulado positivo no primeiro trimestre de 2023, ainda registra diminuição nas vendas de fevereiro para março deste ano
Leia também
Lucas de Sena passa a atuar como editor de aquisições na Rocco, e Mayra Bragança é a nova assessora de imprensa da HarperCollins
Auxiliar em negociações de direitos autorais e elaborar e analisar contratos estão entre as responsabilidades do cargo
Evento ocorre nos dias 4 e 5 de setembro reunindo profissionais do mercado editorial nacional e internacional em rodadas de negócios e palestras; inscrições vão até 5 de julho