IBGE: Setor de livros, jornais, revistas e papelaria registra ligeira queda em março
PublishNews, Redação, 22/05/2023
Queda marca uma desaceleração do setor, que, mesmo com acumulado positivo no primeiro trimestre de 2023, ainda registra diminuição nas vendas de fevereiro para março deste ano

O varejo do setor de Livros, jornais, revistas e papelaria da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE registrou queda, em março de 2023, de 8% no volume de vendas frente a março de 2022. Essa é a segunda vez consecutiva que a pesquisa aponta resultado negativo, já que fevereiro mostrou queda de 9,4%. O setor ainda acumula na pesquisa crescimento de 0,7% até março.

No indicador dos últimos dozes meses, o setor registra um crescimento de 7% no volume de vendas até março. O crescimento da receita nominal do setor, no acumulado dos últimos doze meses, é de 14,8%.

Sobre o varejo em geral, a variação de 0,8% no volume de vendas do comércio varejista na passagem de fevereiro para março de 2023, na série com ajuste sazonal, teve predominância de taxas negativas atingindo, quatro das oito atividades pesquisadas, apresentadas a seguir por ordem de magnitude de taxa: Tecidos, vestuário e calçados (-4,5%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,2%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-0,6%) e Combustíveis e lubrificantes (-0,1%).

Por outro lado, entre fevereiro e março de 2023, três dos oito grupamentos pesquisados tiveram resultados no campo positivo: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (7,7%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,7%) e Móveis e eletrodomésticos (0,3%).

Clique aqui e confira a pesquisa na íntegra.

Tags: PMC
[22/05/2023 08:00:00]