Publicidade
Pensa que é fácil?
PublishNews, 09/02/2012
Pensa que é fácil?

Agora está realmente acontecendo: os mercados editorial e livreiro caíram na realidade digital! Como distribuidora, posso dizer que estamos numa fase passiva, captando contatos que nos chegam diariamente. Parece fácil...

A livraria digital que usamos de case vem recebendo obras de sucesso, simultaneamente com os lançamentos dos impressos. Grandes editoras, grandes lançamentos. Acabei de ler três best sellers, comprados no digital, em loja brasileira de editora brasileira...fiquei tão feliz!

Ainda estamos com algumas questões: o DRM ainda não é tão confortável, os sites estão implementando a tecnologia e se acostumando com este novo mercado. As editoras ainda não possuem verba tão definida de marketing para este tipo de produto (acham que é só converter e disponibilizar e esquecem que a internet equivale a uma livraria do tamanho da lua! Os livros têm que se destacar!). Mas o digital já é realidade no Brasil. Em breve grandes players internacionais virão e pronto: brasileiro é meio assim, precisamos ainda do aval do “primeiro mundo” para acreditar e apostar em algo.

O que não podemos esquecer é que o Brasil é hoje a vedete da vez. Chegou a hora de ditarmos tendências e andar com as próprias pernas, não acham?

Todo esse movimento pode também gerar uma ideia errada de facilidade extrema. Estou me referindo às instituições de ensino e ao nosso governo. Este anunciou compras milionárias de tablets sendo que o mais importante, antes do gadget, é o sistema que operará e distribuirá o conteúdo aos alunos. Não adianta nada comprar tablets se os próprios livros didáticos se encontram um passo atrás na digitalização. Se uma universidade investe todo o seu capital em gadgets...sinto muito, não terá fôlego para o desenvolvimento da tecnologia que deverá estar atrás do hardware. O que adianta ter um tablet se o conteúdo de que o aluno precisará não está digitalizado e não está sendo comercializado?

Isso tudo se mostra bem perigoso. Vocês sabem que não tenho talento para o drama e costumo ver as coisas com as tais lentes cor-de-rosa. Mas será que esse processo todo voltado para gadget, e não para o conteúdo, não estará dando uma forcinha à pirataria? Lembra das músicas? Ipod antes de conteúdo à venda = pirataria.

Não querendo desanimar, reafirmo que a migração para o digital veio para facilitar. Sim, é fácil e simplifica os processos. Mas antes que invistam no hardware, pensem nas tecnologias e na conversão dos acervos.

Ora, vejam só...uma “veterana” dos e-books dando conselho ao governo...hihi

Links úteis

Novas lojas de e-books que me encantam:

http://www.buqui.com.br/site/default.asp

http://www.travessa.com.br/ebook

Lista de possíveis erros de DRM para o leitor ou loja de e-books:

http://www.adobe.com/br/products/digitaleditions/help/

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

[08/02/2012 22:00:00]
Leia também
Em novo artigo, Camila Cabete compartilha o que viu e ouviu durante sua primeira visita aos Emirados Árabes Unidos
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Lançada pela Moah! Editora, coleção conta com quatro livros que funcionam como um diário, em que os tutores podem contar a sua história com o seu pet
O poeta, romancista e artista plástico Daniel Pimentel lança livro com poemas eroticamente ilustrados, boa parte deles com temática LGBTQIA+
Seção publieditorial do PublishNews traz livros escritos por Daniel Pimentel, Bruno Gualano e Heloisa Hernandez
Escrito por Bruno Gualano e publicado pela Moah! Editora, 'Bel e o admirável escudo invisível' será lançado no sábado (18/05), na Livraria Miúda