Publicidade
Publicidade
Uma breve descrição da minha experiência na Booksellers Conference, em Sharjah
PublishNews, Camila Cabete, 06/05/2024
Em novo artigo, Camila Cabete compartilha o que viu e ouviu durante sua primeira visita aos Emirados Árabes Unidos

Com grande alegria, recebi há alguns meses a notícia de que fui selecionada e aprovada para participar do programa de convidados da conferência de livreiros e editores em Sharjah. Fui escolhida para compartilhar sobre a iniciativa da Árvore no mercado editorial e toda a inovação que temos implementado e disponibilizado para o mercado educacional.

Logo após a alegria, vieram os medos... Nunca havia ido para um país com uma cultura tão diferente da minha. Não sabia como me comportar, como não ofender. Sempre que tenho contato com uma cultura tão diferente da minha, meu único pensamento é evitar ofender. Não é sobre ser alguém que não sou... mas sempre que possível, escolho não causar desconforto.

Os preparativos para a viagem foram marcados por medo e preocupação... Muitos preconceitos estavam embutidos na bagagem, por puro desconhecimento. Falo isso sem receio dos preconceitos que tinha em relação à cultura muçulmana. Não por me sentir superior ou julgar, mas sim por falta de conhecimento e exposição a países e povos dessa cultura.

Cheguei em Sharjah de madrugada, um dia antes da conferência. Foi uma experiência única. O povo árabe sabe receber como ninguém. Desde a saída do avião até o hotel, recebi 100% de ajuda e acompanhamento. Ao passar por Dubai, olhei pela janela do táxi. Era como ver uma cidade do futuro. Muita infraestrutura e limpeza. Mal podia acreditar que poucos dias antes haviam enfrentado um grave problema climático.

Na House of Wisdom | © Talita Facchini
Na House of Wisdom | © Talita Facchini
No primeiro dia da conferência, vi mais preconceitos sendo derrubados. Mulheres fortes, diretoras de grandes grupos e muitas editoras e livreiras, não apenas dos Emirados, mas de todo o Oriente. Deliciei-me com palavras encorajadoras e trocas de experiências em gestão. Diferentes países compartilhando um ambiente de gentileza. Livreiros cujas lojas foram destruídas em guerras civis se reerguendo e contando histórias de sucesso. Incrível, não?

O formato da conferência me fascinou. Tive a oportunidade de apresentar a Árvore, bem como ouvir experiências de outras empresas em um estande, onde nossa marca se destacou para os participantes da conferência. Muitas trocas e keynotes extremamente fascinantes: desde uma mulher forte que lidera um grande grupo nos Emirados até livreiros da Itália e do Líbano compartilhando suas vulnerabilidades sem nenhum constrangimento. A imprensa presente no evento foi muito bem tratada e informada.

No comando deste evento, havia muitas mulheres fortes: Emma House - curadora, e Sheika Bodour Al Qasimi, que além de antropóloga e arqueóloga, é presidente da Universidade Americana de Sharjah. Ela também está à frente da PublisHer - que já visitou o Brasil e promoveu encontros no mercado focados no empoderamento e na divulgação de mulheres autoras e editoras.

Devo admitir que sim, há muito dinheiro envolvido aqui, mas a maestria da organização e a gentileza ultrapassam qualquer poder econômico.

Nos meus dois dias livres, pude conhecer rapidamente Dubai em seus pontos turísticos, a maravilhosa Biblioteca em Sharjah (House of Wisdom) e tudo isso com o olhar de uma estrangeira maravilhada. Minha mente foi completamente desconstruída. Preconceitos derrubados. Vi uma biblioteca lotada de mulheres, dentro e fora do espaço reservado para elas. Este espaço reservado, com camas e nichos para ler e trabalhar confortavelmente, estava repleto de livros feministas clássicos e modernos. Foi durante o tour que descobri que o parlamento tem 40 cadeiras, sendo 20 reservadas para mulheres, e que o Emirado está em 24º lugar no ranking de equidade de gênero (o Brasil está em 78º). 70% dos alunos nas universidades são mulheres. Um país que sabe aplicar muito bem suas riquezas. Raramente me senti tão segura em um país estrangeiro como me senti lá.

Na volta, trouxe muitas conexões, editores e autores que escapam do mainstream ocidental. Trouxe coisas que apenas me ajudarão na luta pela bibliodiversidade nas escolas. África, América Latina, Europa, Ásia... Que experiência maravilhosa!

Até breve, Sharjah! Saí de lá com a certeza de que um dia voltarei. Agradeço pela gentileza e carinho.

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Lançada pela Moah! Editora, coleção conta com quatro livros que funcionam como um diário, em que os tutores podem contar a sua história com o seu pet
O poeta, romancista e artista plástico Daniel Pimentel lança livro com poemas eroticamente ilustrados, boa parte deles com temática LGBTQIA+
Seção publieditorial do PublishNews traz livros escritos por Daniel Pimentel, Bruno Gualano e Heloisa Hernandez
Escrito por Bruno Gualano e publicado pela Moah! Editora, 'Bel e o admirável escudo invisível' será lançado no sábado (18/05), na Livraria Miúda
A leitura do mundo precede a leitura da palavra.
Paulo Freire
Educador brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar