Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 14/05/2020
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 14/05/2020

Submarino busca se reaproximar do mercado de livros | © Bienal Internacional do Livro Rio A partir desta sexta-feira (15), os números de vendas do Submarino.com.br passam a fazer parte da Lista dos Mais Vendidos do PublishNews. Com a parceria, a lista passa a ser composta por 18 varejistas que repassam seus números de vendas semanalmente. Esses números são compilados por nossa equipe e o resultado é a lista que veiculamos toda sexta-feira. A novidade chega com uma nova fase para o Submarino. A empresa, que hoje faz parte da holding B2W Digital, começou no fim dos anos 1990 com a aquisição da Booknet, livraria pioneira no ambiente virtual brasileiro. O livro, portanto, está no DNA da empresa, mas essa história teve diversas fases ao longo desses 20 anos. Por isso, entrevistamos Anna Sotero, diretora comercial da B2W. Na conversa, ela explica essa nova fase, fala dos planos e diz como a marca quer estar junto das editoras nesse momento de crise. Clique no Leia Mais para conferir a íntegra da entrevista.

PublishNews, Redação, 14/05/2020

Na última terça-feira (12), o PublishNews trouxe uma entrevista com Marcelo Gioia. Nela, o CEO da maior distribuidora de conteúdos digitais do Brasil, a Bookwire, falou de aumentos expressivos nos números de e-books e audiolivros distribuídos desde o início do período de confinamento. Ele disse que nos primeiros 50 dias de isolamento, a Bookwire distribuiu 9,5 milhões de unidades, isso representa 80% de tudo o que foi distribuído ao longo de 2019. “O digital foi o porto mais seguro e mais imediato de leitores que queriam se precaver e se abastecer para o período da quarentena”, disse na entrevista. O 11º episódio do ColabPublishNews vai ar nesta sexta-feira (15), trazendo Cristiane Gomes e Joana De Conti. Elas são do time da Bookwire no Brasil e vão apresentar boas práticas para editores na hora de vender livros digitais ou audiolivros. O Colab é uma série de lives em que o PN apresenta soluções que podem minimizar os efeitos da pandemia na economia do livro e a conversa com Cristiane e Joana será transmitida ao vivo pela página do PublishNews no Facebook a partir das 14h. Para assistir a todos os vídeos anteriores do Colab, clique aqui.

PublishNews, Redação, 13/05/2020

Na última terça (12), a Saraiva enviou um comunicado aos seus colaboradores anunciando o fechamento de sete lojas. A varejista explica que, o fechamento das unidades desde 23 de março, "a geração de receita deixou de acontecer". A varejista explicou no comunicado que, apesar de ter adotado inúmeras medidas, como renegociação de pagamentos, suspensão de contratos e redução de jornada para garantir a sustentabilidade do negócio, o fechamento foi inevitável. "É um momento extremamente difícil de enfrentar e sabemos que impactará muitos que nos ajudaram a chegar até aqui. Mas precisamos ser racionais e buscar equalizar os custos", diz o documento. A decisão de quais lojas fechar teve como critério os resultados de venda x o custo operacional, portanto fecham as portas no decorrer de maio e junho as lojas do Shopping Conjunto Nacional (DF), Mega Diamond (BH), Park Shopping Canoas (RS), Park Shopping São Caetano (SP), Shopping Metro Santa Cruz (SP), Mooca Plaza Shopping (SP) e Shopping Vila Olímpia (SP). Outras 12 lojas estão com seus contratos em negociação e também podem fechar, são elas: Botafogo Praia Shopping (RJ), Boulevard Londrina Shopping (PR), Shopping Eldorado (SP), Shopping Center Norte (SP), Mega Ouvidor (RJ), Shopping Recife (PE), Moinhos Shopping (RS), RioMar Shopping (PE), Iguatemi Salvador (BA), Shopping ABC (SP), Ilha Plaza Shopping (RJ) e Shopping Recreio (RJ). Clique no Leia Mais e confira a íntegra desta nota.

PublishNews, Leonardo Neto, 14/05/2020

Na última terça-feira (12), a Saraiva enviou um comunicado classificado como “confidencial” para os vendedores do seu marketplace informando a “suspensão temporária de contrato de marketplace”. A medida, explica o novo comunicado, visa “o melhoramento e aperfeiçoamento desta metodologia de venda” e que a varejista “decidiu modificar o seu atual sistema, com o objetivo de torna-lo mais eficiente e melhor atender às expectativas do nosso setor de vendas on-line e, consequentemente, a todos os nossos parceiros”. A empresa informa, então, que irá desativar temporariamente a solução de marketplace a partir do dia 31 de maio. A suspensão deverá durar até o mês de agosto. Em relatório publicado em novembro do ano passado, a varejista informou a seus acionistas que as vendas realizadas por terceiros por meio de seu e-commerce correspondiam a 20% do faturamento da sua loja virtual. O timming dessa mudança não poderia ser pior neste momento em que as lojas físicas da varejista estão fechadas e a própria empresa reconhece que não está conseguindo gerar caixa. Clique no Leia Mais e confira a íntegra desta nota.

PublishNews, Talita Facchini, 14/05/2020

Você acha que o livro vai salvar o mundo? A pergunta foi feita por Leonardo Neto, editor-chefe do PN, para algumas pessoas que passaram pelo Podcast do PublishNews no último ano. As respostas, claro, variam, passando pelas otimistas e pessimistas. No quinto episódio especial do PublishNews Entrevista, programa que que tem criado um arquivo da memória do mercado editorial brasileiro, André Argolo reuniu essas respostas e diversos pontos de vista sobre os direitos fundamentais da humanidade: a leitura, a escrita e a literatura. “O Brasil é um país – eu acho importante falar isso, em todos os lugares – que nunca se preocupou com o livro, nunca se preocupou com a literatura”, define Eduardo Lacerda (Patuá), que em sua entrevista, falou ainda sobre a história do livro no país e o descaso que continua até hoje com o livro e a leitura. José Castilho também participa da seleção da semana, em sua entrevista, ele falou sobre a Política Nacional de Leitura e Escrita, que por conta do PN ficou conhecida como Lei Castilho. Também fazem parte do episódio Luiz Alves Jr (Global), Marilena Nakano (ex-presidente e voluntária da Rede Beija-flor / Bibliotecas Vivas), Cida Saldanha (Livraria da Vila), Camila Cabete (Kobo) e Jiro Takahashi (editor) falando sobre a importância do livro e definindo em suas palavras, o que é a literatura. Clique no Leia Mais para assistir ao programa.

PublishNews, Redação, 14/05/2020

O Catarse, plataforma de financiamento coletivo que tem sido a escolha para viabilizar a publicação de milhares de títulos no Brasil, está construindo coletivamente um projeto chamado +LIVROS – Fundo emergencial para autores, editoras e livrarias independentes. Idealizado junto a um corpo técnico de autores, editores, agentes, consultores, livreiros e outros profissionais referência do mercado do livro, o fundo pretende reunir - por meio de um tipo de financiamento coletivo conhecido como matchfunding - doações de empresas e de pessoas físicas. O valor final será destinado a profissionais e pequenas empresas do setor que tenham tido sua situação agravada pelos efeitos da covid-19. O objetivo é contemplar exclusivamente os independentes do mercado em três categorias: autores, editoras e livrarias. Até a próxima quinta-feira (21), a plataforma mantém no ar um formulário para coletar informações e sugestões de pessoas físicas e jurídicas interessadas em participar do projeto e torná-lo real. É uma chance para marcas, editores, leitores, influencers, imprensa, associações e demais instituições do livro construírem de forma coletiva uma ação inédita e urgente.

PublishNews, Redação, 14/05/2020

A escritora Clarice Lispector será tema de escola de samba no Rio em 2021. Quem decidiu homenagear a autora, cujo centenário de nascimento é celebrado este ano, foi a Tradição, que volta à série A do carnaval do Rio do próximo ano. De autoria do carnavalesco e artista plástico Leandro Valente, o enredo ganhou o nome de Clarice. Ao Estadão, Valente disse que a ideia de homenagear a autora era antiga e que como a escola voltou para a série A, decidiram que era o momento certo. “Estamos num momento de incertezas, tempos difíceis. Achamos que a nossa forma de contribuir com dias e meses melhores é com arte. E resolvemos lançar o enredo Clarice. Está sendo lindo ver nossas baianas, passistas e velha guarda pulsando emoção”, contou. A ideia da escola é narrar a vida de Clarice e falar sobre sua obra. Como já adiantou, o desfile será dividido em quatro setores, com 20 alas, quatro alegorias e 1.800 componentes. A última alegoria, A hora é das estrelas, deverá contar com a participação de diversos escritores.


* Nota atualizada no dia 18/05/2020

PublishNews, Redação, 14/05/2020

Começou nesta quarta-feira (13) o LeV – Literatura em Viagem, festival português com mais de uma década e realizado na cidade de Matosinhos localizada no Norte do país. Nesse ano, por conta da pandemia, o festival está sendo virtual e a distância. Na programação que segue até o próximo domingo (17) estão nomes como José Eduardo Agualusa, Gonçalo M. Tavares, José Luis Peixoto, Lilia Schwarcz, Rosa Monteiro, Pedro Abrunhosa e Carmen Posadas. A programação completa pode ser acessada clicando aqui e a transmissão dos conteúdos é realizada por meio da página da Câmara Municipal de Matosinhos no Facebook. O PublishNews tem mantido atualizada uma página com diversas outras programações virtuais para acompanhar nesse momento de isolamentos social. Clique aqui e agende-se!

“Sinto que nosso ofício como editor é tentar, por meio da arte, vivenciar ao lado de milhares de leitores o que há de mais humano entre nós.”
Daniel Lameira
Editor brasileiro
1.
Decida vencer
2.
Mais esperto que o diabo
3.
Todo santo dia
4.
Box - Alice no país das maravilhas
5.
Como fazer amigos e Influenciar pessoas - Edição comemorativa 80 anos
6.
Box - Jane Austen
7.
À noite o Sol não some
8.
Pai rico, pai pobre - Edição de 20 anos
9.
Box - O essencial Sherlock Holmes
10.
Felicidade
 
PublishNews, Redação, 14/05/2020

Vivemos em um mundo de excessos, acredita o escritor e editor inglês Michael Bhaskar, que também é colunista do PublishNews. Para ele, e para tantos outros pesquisadores da contemporaneidade, a sociedade vive saturada de conteúdo, informações, marcas, produtos. Nesse imbróglio, se faz mais do que essencial aquilo que se resume a uma palavra: curadoria. Em Curadoria: o poder da seleção no mundo do excesso (Edições Sesc SP, 320 pp, R$ 72 - Trad.: Érico Assis), o autor escreve que “Hoje somos todos curadores, quer estejamos ‘curando’ nosso visual, nosso próximo feriado prolongado ou o que vamos assistir à noite”. A obra é dividida em três partes – O problema, A resposta, A realidade – com capítulos que avançam nas origens, princípios e efeitos da curadoria, assim como no fazer curatorial da cultura, da internet, dos negócios e de si próprio, por exemplo.

PublishNews, Redação, 14/05/2020

Inteligência artificial – Mitos e verdades (Saint Paul, 298 pp, R$ 79,90) abrange conceitos teóricos e práticos da Inteligência Artificial (IA) aplicados aos negócios. No livro, Adriano Mussa, diretor de IA da instituição Saint Paul Escola de Negócios, discorre sobre os tipos e as ondas da Inteligência Artificial, apresenta as principais técnicas da IA, com cases de aplicações reais nos mercados nacional e internacional, debate temas polêmicos sobre a substituição da mão de obra humana por máquinas e o futuro do emprego. De fácil compreensão, a obra oferece exemplos e apresenta pesquisas, dando ao leitor autonomia para a construção de seu próprio referencial. Ao longo dos capítulos demonstra que aplicar a Inteligência Artificial aos negócios não é uma tarefa tão difícil quanto parece.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.