Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Leonardo Neto, 07/05/2020
 Desde 2015, os nossos assinantes têm acesso aos autores nacionais mais vendidos em livrarias, lojas de autoatendimento e supermercados brasileiros. Os nomes aparecem na Lista Nielsen PublishNews publicada mensalmente. Em abril, a Lista de Ficção veio recheada de figurões da literatura nacional, com destaque para a onipresente Clarice Lispector, que ocupa o terceiro lugar da categoria, com A hora da estrela (Rocco). Todos os contos (Rocco), também da autora, aparece na posição de número 12. Outros dois autores do cânone literário brasileiro figuraram na lista com dois títulos: Graciliano Ramos que ocupa a quarta posição com Angústia (Record) e a 14ª, com Vidas secas (Record) e João Guimarães Rosa que aparece com o estreante Campo geral (Global), na 13ª. Mas nem só dos autores já absolutamente consagrados vive a lista. O quinto lugar, por exemplo, é ocupado por A realidade de Madhu (Novo Século), de Melissa Tobias, que estreia na Lista Nielsen PublishNews. O peso do pássaro morto (Nós), de Aline Bei, estreou em 17º lugar e Um defeito de cor (Record), de Ana Maria Gonçalves, fechou o mês de abril na 20ª posição da categoria. Quem também estreou na lista e em grande estilo foi O fim em doses homeopáticas (Globo Alt). O livro de Igor Pires traz mais uma coletânea de textos poéticos sobre as fases que perpassam os relacionamentos e que garantiu na sua estreia, o primeiríssimo lugar da lista. Pires também é coautor de Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente: Onde dorme o amor (Globo Alt) que aparece logo em seguida. Clique no Leia Mais e confira outros destaques da Lista Nielsen PublishNews de abril.
PublishNews, Leonardo Neto, 07/05/2020
A edição de 2020 da Feira Internacional do Livro de Sharjah está prevista para acontecer entre os dias 4 a 14 de novembro e a organização da feira já abriu inscrições para a Publishers Conference que antecede a abertura da feira e deverá acontecer entre 1º e 3 de novembro. Profissionais que lidam com direitos internacionais podem se candidatar para estarem presentes na programação profissional da feira até o dia 20 de junho. Para isso, devem acessar o site da feira, se cadastrar e preencher o formulário de inscrição on-line. Os selecionados podem receber um “pacote de hospitalidade”. Nos anos anteriores isso incluía passagem aérea, hospedagem e alimentação, além dos traslados entre hotel, feira e eventos externos. O resultado com os nomes dos selecionados para o programa sai em meados de outubro. Clique no Leia Mais e confira a íntegra desta nota.
PublishNews, Talita Facchini, 07/05/2020
Além dos autores, editores, livreiros, agentes literários e outros profissionais da indústria do livro, os jornalistas que cobrem o setor também fazem parte desta cadeia. Olhos e ouvidos atentos a tudo o que rola em torno do livro e da literatura, filtros do que mais pode ser relevante para a coletividade, mãos que transformam a informação em decisões soberanas que tomamos todos os dias. No quinto episódio especial do PublishNews Entrevista, André Argolo reuniu alguns dos mais importantes jornalistas do meio do livro: Rodrigo Casarin, Maria Fernanda Rodrigues, Edney Silvestre, Nanete Neves, Leonardo Neto, Isa Pessoa, Samuel Seibel, Fernanda Diamant, Vera Esaú e Lu Magalhães. Nas diversas conversas eles falam sobre suas experiências com a profissão, como começaram suas carreiras nesta área e passagens curiosas durante esse tempo. Nanete Neves, por exemplo, contou como conseguiu a façanha de ser a primeira jornalista a entrevistar Carlos Drummond de Andrade; Edney falou sobre seu prazer pela profissão; e Maria Fernanda, sobre a importância do que faz. “É um trabalho de muita responsabilidade e de muito respeito pelos que vieram e que construíram aquilo”, explicou. Clique no Leia Mais para assistir ao programa.
PublishNews, Redação, 07/05/2020
A Associação Brasileira de Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror (Aberst) abriu as inscrições para a terceira edição do Prêmio Aberst de Literatura. Serão premiadas obras publicadas entre julho de 2019 e junho de 2020 nas seguintes categorias: Narrativa curta de terror, Narrativa longa de terror, Narrativa longa e curta de suspense (thriller), Narrativa curta policial, Narrativa longa policial, Projeto gráfico de quadrinhos de suspense, policial ou terror e Projeto gráfico de literatura de suspense, policial ou terror. As inscrições devem ser feitas pelo site da Aberst até 5 de julho e o edital completo você encontra clicando aqui. Os vencedores serão anunciados no dia 7 de novembro.
PublishNews, Redação, 07/05/2020
Nesta sexta-feira (08), a Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI) e World Intellectual Property Organization (Wipo) realizam debate sobre a regulamentação do Tratado de Marrakesh, que tem por objetivo facilitar o acesso a obras publicadas às pessoas cegas, com deficiência visual ou com dificuldades físicas para ter acesso ao texto impresso. O tratado internacional foi assinado pelo Brasil em 2015 e promulgado em 2018. Agora, precisa ser regulamentado por decreto. O evento virtual começa às 14h30 com a participação de Luiz Edgard Montaury Pimenta, presidente da ABPI, José Graça Aranha, diretor regional da Wipo, e Aline Iramina, diretora do Departamento de Política Regulatória da Secretaria de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual do Ministério do Turismo. Na sequência, o advogado Gustavo Martins de Almeida, membro da Comissão de Direito Autoral da OAB-RJ e colunista do PublishNews, e Carlos Eduardo Ferrari, diretor de Articulação e Relações Internacionais da Organização Nacional de Cegos do Brasil fazem uma palestra mediada por Priscila Cantuária, titular da Coordenação de Regulação da Secretaria de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual do Ministério do Turismo. Para mais informações e inscrições, clique aqui.
PublishNews, Redação, 07/05/2020
Para celebrar os centenários de nascimento de seus acadêmicos, a Academia Brasileira de Letras (ABL) lançou uma série de podcasts dedicada a eles. Cada episódio irá abordar aspectos da vida e obra de um dos homenageados, entre eles Carlos Castelo Branco, João Cabral de Melo Neto e Celso Furtado. O primeiro episódio publicado homenageia Castelo Branco e é narrado pelo acadêmico Merval Pereira. “Carlos Castelo Branco foi o maior jornalista político da sua geração e marcou com suas colunas, a história recente da política brasileira”, introduz Pereira. Os podcasts serão publicados às quartas-feiras no site oficial da ABL, bem como em suas redes sociais e nas plataformas Spotify, Deezer e Apple. O primeiro episódio, você confere clicando aqui.
PublishNews, Redação, 07/05/2020
A ensaísta e crítica literária brasileira Walnice Nogueira Galvão reúne em Lendo e relendo (Edições Sesc SP / Olho sobre Azul, 516 pp, R$ 90) uma seleção de textos sobre arte, cultura e sociedade, perenizando décadas de trabalho voltado a descrever e analisar manifestações, personalidades, contextos sociais, movimentos e ocasos presentes no brasil e no exterior. Dividido em quatro partes – Figuras, Duos, Paisagens e FlagranteI – Walnice trata de literatura brasileira e estrangeira, teatro, cinema, artes plásticas, história, sociologia, teoria literária, literatura comparada, política e políticas públicas, voltando-se a temas que vão desde a resistência do teatro brasileiro sob a vigência da Ditadura Militar (1964-1985) até as nuances históricas do cinema chinês, a literatura de Coetzee e o enfraquecimento do Estado por meio das privatizações. Lendo e relendo abrange parte significativa de seus textos publicados entre 1997 e 2018, reunindo publicações até então dispersas em jornais, revistas e periódicos acadêmicos.
PublishNews, Redação, 07/05/2020
Em Falando de música (Todavia, 128 pp, R$ 44,90) o pianista, regente e compositor Leandro Oliveira desfaz os preconceitos por trás da visão esquemática e elitista da música clássica, apresentada na obra como parte de uma tradição viva, aberta à reinvenção do passado, aos compositores jovens e ao futuro. As peças canônicas são tratadas ao lado de clássicos do pop – Bob Dylan pode ser tão ou mais transcendente que Franz Liszt. O livro é um guia básico para quem quer se aprofundar no tema. Leandro Oliveira é anfitrião do projeto Falando de Música, em que comenta o repertório da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.
|
“A literatura torna a vida mais rica.”
1.
|
Ouse ser diferente
|
2.
|
Decida vencer
|
3.
|
Mais esperto que o diabo
|
4.
|
Como fazer amigos e Influenciar pessoas - Edição comemorativa 80 anos
|
5.
|
Box - Alice no país das maravilhas
|
6.
|
Todo santo dia
|
7.
|
A realidade de Madhu
|
8.
|
Drácula
|
9.
|
Sapiens ( edição de bolso)
|
10.
|
Nunca foi sorte
|
|